O Planeta TV

Momentos Em Família: Protagonista pede desculpas e diretor é afastado

E mais: O todo Poderoso da Globo está preocupado com a audiência.

Por: Jeferson Cardoso

A Globo precisa realizar grupo de discussão para descobrir os motivos da péssima, e vergonhosa audiência, de Em Família? A emissora perderá tempo. Essa é a novela que Manoel Carlos sabe fazer.

Estou desiludido com a novela, mas torço para que se recupere. Que audiência suba, se a novela melhorar, nem que seja um pouco. Se continuar vegetativa, acredito que, os trinta pontos são até surpreendentes.

Em Família só não está pior porque a Globo não tem concorrência a altura no horário.  Normalmente, quando fracassa, uma novela das oito vai mal só em São Paulo. Em Família é diferente. É fracasso em quase todo território nacional. 

Nas redes sociais, mais precisamente no Facebook, chamo a novela de Itamar da Depressão. Apenas uma brincadeira, em homenagem ao pai de Laerte (Gabriel Braga Nunes).

Como parei de assistir, e só estou vendo capítulos avulsos, a partir de agora só comentarei sobre a audiência de Em Família. Sobre isso posso, não é mesmo? Adoro falar sobre os malditos índices aferidos pelo institutão chamado Ibope.

Por fim, a média geral de Em Família já está abalada. Ainda é cedo para afirmar que ela superará o recorde negativo de Salve Jorge. Essa certeza só daqui a aproximadamente um mês.

Protagonista responsável

Gabriel Braga Nunes pediu desculpa aos colegas de Em Família, e se comprometeu ser mais responsável. O mau comportamento dele chegou a levantar rumores sobre a possibilidade de seu personagem morrer na trama de Manoel Carlos. 

Depois de conversar com a direção artística da Globo, Gabriel, assim como outros artistas envolvidos, bem como o autor Manoel Carlos, negaram todos os problemas de bastidores. Amém, que o ambiente da novela continue "amigável". 

Diretor afastado

Com a enxurrada de críticas a Em Família e a seu modo de direção, feitas, especialmente, pela revista Veja, o diretor Jayme Monjardim teria se afastado temporariamente da direção da novela das nove da Globo. O motivo ainda não foi revelado. Provavelmente, a Globo, se não confirmar a saída dele, arrumará uma desculpa.  

O fim de Joia Rara

A minha opinião sobre essa novela das seis, todos já sabem. Não gostei, e a considero ruim. Posso estar exagerando, mas, pra mim, Thelma Guedes e Duca Rachid não foram felizes com a condução desta novela. Infelizmente, a péssima audiência, de 18 pontos, influenciou. Pra mim, o erro delas foi ter dado ouvidos aos telespectadores que comentavam nas redes sociais, principalmente no Twitter.Parte superior do formulário

 Também não curto a direção de Amora Mautner, que coloca todos os personagens gritando e falando ao mesmo tempo. Para alguns, isso era uma maravilha em Avenida Brasil. pra mim um absurdo, uma vergonha.

Espero que Thelma e Duca consigam fazer sucesso na faixa das 21h, desde que não envergonhe como Walcyr Carrasco, que escreveu aquela novelinha que só será lembrada por ter exibido o beijo gay. Enfim, não condeno a dupla por não ter gostado de Joia Rara. Como fã, torço por elas.

O Poderoso chefão da Globo

Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Globo, tem aprovado ideias arriscadas. Meu Pedacinho de Chão, por exemplo, é uma incógnita. Para Schroder, a audiência é uma consequência, não uma meta: "não trabalhamos mais com trilho. O produto tem que ter relevância, cativar, ter abrangência. E aí a audiência vem, é consequência. A qualidade é o principal. Costumo fazer uma analogia com o futebol. O técnico não pode exigir do time um número de gols num jogo. Mas o time tem que jogar bem. Não queremos recuar por causa de audiência", afirmou.

"Por exemplo, a novela das 6 (Meu Pedacinho de Chão), você acha que vai ter audiência?", perguntou Schroder a uma jornalista.  A profissional disse que aposta no fracasso. Schroder não se acanhou e reforçou que o investimento em um novo conceito é importante para o horário. "Fazemos pesquisas constantes para perceber a adequação da grade à demanda do público em cada horário”, diz. Segundo ele, a inversão de horário entre a Sessão da Tarde e o Vale a Pena ver de Novo é resultado de um trabalho de pesquisas.

Se a qualidade é o principal, a audiência pouco importa. E se Meu Pedacinho registrar 15 pontos? Pra mim, isso é uma bobagem. Penso que qualidade é obrigação.

Além do Horizonte e Joia Rara, por exemplo, são bem feitas. As produções esbanjam qualidade. Não despertaram a atenção do público, e a Globo se viu obrigada a relança-las.

A TV é um produto comercial, portanto, a qualidade e o sucesso tem que caminhar lado a lado. Isso é óbvio.

O novo fantástico

A partir do próximo dia 27, a Globo apresentará o novo formato do Fantástico.  Vazaram na internet as imagens do novo cenário da revista eletrônica. A atração, apresentada por Renata Vasconcelos e Tadeu Schmidt,  passará a ter uma redação-estúdio com vários ambientes. 

Confira a nova abertura do programa:

Ridículo é apelido!

O Fantástico perderá ainda mais a sua identidade, e ficará muito parecido com o Encontro com Fátima Bernardes. Apostarão em um formato desgastado. Domingo Espetacular e Silvio Santos farão a festa.

Em nota, a Globo diz que foi roubada. A emissora fará uma investigação interna para identificar o responsável por divulgar as imagens e vídeos do novo Fantástico. A emissora deveria tomar a mesma postura para descobrir quem furta as sinopses das novelas.

Vale a Pena Ver de Novo

A Globo ainda não confirmou que o Vale a Pena Ver de Novo será cancelado durante o período da Copa do Mundo. A emissora diminuiu os cortes na reprise de Caras & Bocas, que mantém uma audiência aquém do esperado no fim da tarde.

Em meio às especulações, por enquanto, apenas três novelas disputam uma vaga no VPVN. São elas: Cobras & Lagartos, Paraíso e Cama de Gato.

A melhor novela de 2014

Tem coisas que encantam no primeiro segundo. Geração Brasil fez isso comigo. Simplesmente amei o clipe, de apenas dois minutos. Deve ser a novela do ano. Aguinaldo Silva que faça um novelão as 21h, se não.....

Geração Brasil, Vitória e Falso Brilhante (se Aguinaldo Silva não repetir os erros de Fina Estampa) devem ser os destaques de 2014. As três, assim espero, devem dividir a opinião pública. Espero gostar de todas.

Confira o clipe de Geração Brasil exibido no especial Vem aí da Globo:

http://globotv.globo.com/rede-globo/vem-ai/v/murilo-benicio-e-claudia-abreu-apresentam-geracao-brasil/3259392/

Que confusão!

Caio Castro e Bruno Gagliasso são poderosos na Globo. São eles quem decidem seus próximos trabalhos. Castro recusou convite para Boogie Oogi e Gagliasso trocou Falso Brilhante por Dupla Identidade, série de Gloria Perez.

A Globo já foi mais organizada. Não está nada fácil para os roteiristas fecharem o elenco de suas novelas. Atualmente, a produção de Falso Brilhante, trama que sucederá Em Família na faixa das 21h, tem encontrado dificuldades para a confirmação de atores. 

Gagliasso, que já tinha confirmado participação na próxima novela das 21h, declinou do convite após ser "rebaixado". Ele interpretaria um vilão, mas acabou ficando com papel de um chef de cozinha. Cansado de mocinhos, o ator acertou com Glória Perez.

Aguinaldo Silva e Rogério Gomes, diretor geral, ainda não fecharam o elenco de Falso Brilhante. Segundo o autor, Dan Stulbach talvez fique de fora.

O piti do rejeitado

Durante o Vem aí da Globo, Zeca Camargo deu piti ao ser questionado sobre o fracasso do Vídeo Show. Ele desdenhou do SBT e da Record, e disse que a revista eletrônica não tem concorrência. O jornalista ficou exaltado quando afirmaram que o Vídeo Show havia perdido para o SBT e ficado na terceira colocação do Ibope.

Já pensou se perguntasse a ele qual a sensação de estar sendo rebaixado a repórter da atração?

O Vídeo Show passará por mudanças gradativamente. Ainda neste mês, Otaviano Costa comandará um game. Se a audiência não reagir, em agosto após a Copa do Mundo, o bicho pega.

Parte superior do formulário

Walcyr Carrasco quer furar a fila

Depois de avaliar a sinopse que Lícia Manzo apresentou para o horário das 21h, a Globo decidiu que ela será exibida na faixa das 18h. 

Ainda sem título definido, a trama será uma aposta da Globo para o próximo verão. A previsão de estreia é para março de 2015, substituindo Boogie Oogie, de Rui Vilhena.

Com a antecipação de Lícia, Alcides Nogueira ficou de escanteio. Enquanto isso, Walcyr Carrasco trabalha na sinopse de sua próxima novela. Ele só aguarda a autorização dos direitos de um livro. Se aprovada, e liberada, a trama deve entrar no ar o quanto o antes. O autor teria avisado a direção artística da Globo que não quer ficar muito fora do ar.

Gostaram de Joia Rara? Quais as primeiras impressões de Geração Brasil? Walcyr Carrasco conseguirá furar a fila das 18h? E a Globo, emplacará o novo Fantástico?

Elenco escasso

A Record, que sempre repete a maioria de seu elenco, se viu obrigada a adiar a minissérie Plano Alto. Com Vitória e Moisés – Dez Mandamentos, não sobrou atores para o projeto de Marcílio Moraes.

O problema da falta de elenco assombra tanto a Record quanto a Globo. Isso, a meu ver, só acontece porque essas emissoras exageram na quantidade de seriados.

A teledramaturgia está ficando órfã

Infelizmente perdemos José Wilker. Um ator "felomenal", sempre disputadíssimo por autores. Tive a honra de ir assisti-lo no Teatro, onde era gigante. Ainda não acredito nessa perda. É triste, muito triste, tristíssimo.

Obrigado pela atenção, e até a próxima. 


Deixe o seu comentário