O Planeta TV

Absurdamente exagerada e violenta, Segundo Sol perdeu a lógica

Autor de Avenida Brasil repete erros de A Regra do Jogo.

Por: Jeferson Cardoso

Cena de Segundo Sol. Foto: Divulgação/TV Globo

A minha frustração com Segundo Sol é muito grande. Fui um dos primeiros a ficar com o pé atrás com os rumos que a novela estava tomando. Logo percebi no desastre que poderia se tornar. E, infelizmente, concretizou. Segundo Sol, pra mim, é ruim. Não sei se é pior do que A Regra do Jogo porque não assisti, não tenho como fazer essa comparação. Porém, João Emanuel Carneiro, que, no início, parecia está inspirado, jogou a toalha e a qualidade da novela, que era pouca, desapareceu. Para não dizer que tudo está perdido, salvo desta tragédia apenas Laureta, a única personagem boa. Já comentei sobre os demais personagens no post anterior, não serei repetitivo como JEC está sendo.  Eu, como noveleiro que sou, acreditei que JEC viria com uma novela marcante, mesmo apostando que Giovanna Antonelli não convenceria como adolescente boba e também achando que historinha de casalzinho meloso não vingaria. Foi dito e feito. Giovanna e Emilio Dantas são ótimos atores, mas seus personagens são péssimos, irritantes, melosos, chatos. Haja paciência. 

Segundo Sol é ruim porque não é coerente. O enredo é frágil. Os comportamentos dos personagens são inconsistentes. As vilãs são capengas. Os mocinhos são chochos e anêmicos.

Sem inspiração, JEC não respeitou nem o título da novela. Luzia (Giovanna Antonelli), mais uma vez fugitiva, precisará de uma nova chance. Ou seja, um terceiro sol. Na internet, as piadas são exageradas. A novela já recebeu apelidos de Segundo Flop, Sol Nascente, Terceiro Sol.... 

Enfim, espero que Segundo Sol consiga, nem que seja na última semana, surpreender o público. E não estou aqui pensando em números de ibope até porque essa novela, mesmo sendo ruim, alcança bons índices. Que aconteça algo marcante, fazendo com que o povo esqueça os 150 capítulos anteriores. Algo para que o público possa se lembrar um dia...

Muito violenta, e com cenas exageradas - como a de Remy tentando matar Karola jogando-a da sacada do prédio – (um absurdo e falta de noção de quem escreve) –, Segundo Sol é uma novela sem alma, sem vida, desumana. Alguém precisar alertar João Emanuel Carneiro sobre esse foco dele em história policial. Ele pesa a mão demais e não fica legal. E para uma história policial convencer é preciso ter coerência, coisas que os universos por ele criados não têm. 

As vilãs de Segundo Sol. Foto: TV Globo

JEC teve sua segunda chance e não soube aproveitar. Que na terceira, após alguns anos de reflexão (no mínimo uns 3 anos), ele consiga desenvolver uma história para a família, envolvente, dramática e emocionante. Algo mais próximo de Da Cor do Pecado. Seria pedir muito?.

Sobre os números... como sempre comentei aqui, Segundo Sol nunca teve problemas em relação a isto. Deve, provavelmente, terminar com 34 pontos (arredondado). É uma novela ruim, esquecível, mas de ibope bom. 

Orgulho e Paixão

Linda cena de Orgulho e Paixão. Foto: Reprodução/TV Globo

Sei que muito noveleiro é fã desta novela, mas eu confesso que não curti muito. Os últimos capítulos foram legais, mas no contexto geral acho que Marcos Bernstein deixou a desejar. Principalmente Fred Mayrink na direção. 

No começo, Orgulho e Paixão parecia uma novela infantil, com cenas idênticas com as do Sítio do Picapau Amarelo. Por volta do capítulo 50, a direção mudou o tom. A novela ganhou ares de musical. As cenas de ação desta novela não são bem feitas. Faltou liga entre o autor e diretor. Acredito que Fred Mayrink não conseguiu passar a mensagem que o autor gostaria. É a minha impressão, posso estar enganado. 

Até o capítulo 60, ou em torno, Orgulho e Paixão era uma novela estranha, superficial, seca, de pouco envolvimento com o público. Os vilões não funcionavam. Na verdade, nada prendia. 

Com a entrada de Lady Margareth (Natália do Valle), a história começou a se tornar agradável, mas não o suficiente para alavancar o público. Porque já era tarde demais. Os ajustes demoraram a surgir. 

Nem mesmo na reta final, Orgulho e Paixão consegue prender a atenção da maioria. Talvez, se a direção tivesse tratado a história com mais seriedade no começo, o ibope seria outro.

Essa novela será lembrada apenas pelo beijo gay. Aliás, falando nisto, a relação amorosa entre Luccino (Juliano Laham) e Otávio (Pedro Henrique Müller) foi lindamente apresentada, superando as demais tramas, inclusive abafando os protagonistas. Nota 10 para a história desse casal. Para a novela, no geral, dou uma nota 7. 

Novela fantástica

O Tempo não Para é a melhor novela das sete da Globo há anos. De certo que sim. Uma obra impecável. Só melhora a cada capítulo. Estou encantado com tudo. Mário Teixeira, que eu tornei fã com “Liberdade Liberdade”, surpreende-me ainda mais. Atualmente, é o melhor autor do casting da Globo. 

Espelho da vida

É complicado julgar antes da estreia. Mas, após assistir ao clipe (de 30 minutos), não tive uma boa impressão desta novela. No clipe, ficou confusa. No ar, espero que não. 

Não vejo química entre João Vicente de Castro e Vitória Strada. E também não entendi porque anunciam o personagem de João como mocinho, se ele é o vilão.  

Se a apresentação da novela não for clara e os primeiros capítulos forem confusos, Espelho da Vida pode se tornar uma dor de cabeça para a Globo. Só quero ver como essa novela vai se desenrolar em duas épocas distintas concomitantemente. Tomara que no ar surpreenda. Se tentar subestimar a inteligência do público, certamente, fracassará.

Confira, a seguir o clipe de apresentação:

A novela da novela

A dois meses para a estreia de O Sétimo Guardião, Aguinaldo Silva ainda não se entendeu com os alunos que participaram do curso que deu origem a sinopse da novela. É uma novela da novela. Pelo amor de Deus. Qual é o problema de creditar os meninos? Eu acredito no sucesso da novela e a Globo e o autor, certamente, irão abocanhar milhões. Os participantes da Master Class, por direito, só quererem enriquecer seus currículos, uma vez que fizeram parte da criação da espinha dorsal da história

Aguinaldo Silva, o autor mais bem pago da TV brasileira, e considerado por muitos o melhor dramaturgo, não precisa provar seu talento para ninguém. Dar créditos aos meninos não vai, de maneira alguma, arranhar a carreira dele. Pelo contrário. O Sétimo Guardião, acredito, tem tudo para ser um sucesso absoluto. E todos sairão ganhando. Se a novela fizer sucesso, quem levará a fama é Aguinaldo Silva. Ou seja, os colaboradores ou alunos apenas tirarão proveito de uma referência no currículo. 

Se a ideia da novela nasceu de um curso é importante dar créditos a todos os envolvidos. A gente sabe que Aguinaldo Silva está adiantado com os textos de O Sétimo Guardião. A novela deve estrear com cerca de 80 capítulos escritos. Obviamente, os alunos não fazem parte deste processo, mas participaram da criação. A coisa é simples de ser resolvida. E sairá barato para Globo. 

Que tudo se resolva, rapidamente, porque estou sedento por uma novela de verdade. Só vem realismo fantástico. Vem com força!. Lobos e gatos: mutantes da Globo! #Deboche

A Fazenda 10

Adorei o elenco desta temporada. Tem tudo para ser épica, ou não. Mas, com toda certeza, será melhor do que edições anteriores. Só de ter Marcos Mion na apresentação é um grande avanço. É outro nível. 

Evandro Santo, Ana Paula e Gabi Prado devem ser os protagonistas (vilões) da temporada. Ana Paula tentará se conter porque sabe que é a favorita e não vai querer perder o prêmio, mas em, alguns momentos, vai perder a cabeça. Ela tem a linha de pensamento de que: “quando o santo não bate...", então.... 

O furão

Olhaaaaa eleeeee! Foto: Divulgação/TV Globo

Enquanto a imprensa especulava uma possível continuidade de Verdades Secretas, Walcyr Carrasco aproveitou para roubar a vaga de Manuela Dias na faixa das 21h. Ela seria promovida para o horário, porém dizem que Silvio de Abreu, o autor que sabe tudo, não gostou do texto muito culto da novata. É grande a chance da novela dela virar uma supersérie. Por ora, a Globo diz que foi adiada para depois de Walcyr Carrasco. 

Walcyr é a zona de conforto de Silvio de Abreu. É ibope garantido. É uma estratégia do diretor de dramaturgia, uma vez que ele terá que fazer milagres para “salvar” outras faixas que estão com problemas sérios, como o Vale a Pena Ver de Novo, Malhação e talvez as próximas das seis.

Dedicado, sedento por fascinar e entreter o povão, Walcyr emenda uma novela na outra. E ele faz novela como poucos. Os jornalistas implicam com texto simples e didático, mas o grande público adora. Walcyr é amado pelo povo. Eu, como vocês sabem, não sou fãs das obras dele na faixa das 21h. Mas, admito que ele tem ótimas ideias e sabe executá-las muito bem.  

Walcyr é esperto. Ele sabe quando deve furar a fila e não pede licença. Na Globo, ele pode tudo. Claro, enquanto ostentar recordes atrás de recordes, não só pode como deve. No ano que vem, ele substituirá Aguinaldo Silva e irá estrear no inverno. Espertinho. Danadinho esse autor. #Deboche

É isso, estão satisfeitos com Segundo Sol? Por que João Emanuel Carneiro não conseguiu manter a qualidade dos primeiros capítulos? Curtiram Orgulho e Paixão? Por que essa novela passou despercebida e não emplacou na reta final? O que esperar de Espelho da Vida? Será que Walcyr Carrasco derruba Aguinaldo Silva? #Deboche

Abraços e até nosso próximo encontro!. ;)


Deixe o seu comentário