O Planeta TV

Segundo Sol: história central é incoerente e o protagonista figurante

Rumo da novela das nove desanima até os fãs do autor de Avenida Brasil.

Por: Jeferson Cardoso

Beto Falcão (Emílio Dantas). Foto: Divulgação/TV Globo

Ibope é importante? Sim! Para o público e para a emissora! Sabemos que quando um produto não tem uma boa aceitação, muda-se a proposta original (a ideia inicial) e, no fim, o público final –na grande maioria - fica insatisfeito. Principalmente os noveleiros de plantão que imaginam cada coisa sabendo apenas de um parágrafo de uma sinopse. Nesta postagem não focarei no Ibope. Infelizmente, apontarei falhas, algumas até grotescas, de narrativas. O que falar do cantor de axé, vendido como o protagonista, de Segundo Sol? Misericórdia, pensa em personagem sem graça. Emílio Dantas é incrível, ótimo ator, porém não tem um papel à sua altura. Tudo bem que não é sempre que um ator recebe grandes personagens, mas o autor precisa dar valor aos intérpretes. Se João Emanuel Carneiro tem uma carta na manga, não sei. O que percebo, desde o princípio, é que a história de Beto Falcão não tem direção, vaga sem rumo. A história deste papel acabou há muito tempo, junto com a primeira fase. E digo mais: Luzia (Giovanna Antonelli) e Beto Falcão são chatos. Giovanna e Dantas têm química, mas formam um casal de novela das seis. Santa Clara, dai-me paciência! 

Segundo Sol possui muitas falhas. É uma novela de pouca coerência. Luzia, no início da novela, comentou que voltaria para o Brasil porque o crime do qual foi condenada já havia prescrito. Daí eu te pergunto: então qual o motivo ela tem de se esconder da polícia? De se sujeitar a ameaças de Karola (Deborah Secco)? 

Mas, voltando a Beto Falcão... agora, o dito cujo resolveu apostar, novamente, na carreira de cantor. E, pasmem, com um nome fake. Só falta estampar as capas dos jornais e das revistas; fazer um enorme sucesso e ninguém reconhecê-lo. Oi? Gostaria de reforçar que, no universo da novela, todo mundo conhece ou é (muitooooo) fã de Beto Falcão. O engraçado é que ele tinha uma carreira falida, de shows vazios. Oi? Gente, sei viajar, mas... O que não sei é me fingir de besta. Gosto de coerência. Não quero compromisso com a realidade, com o mundo real. É diferente!!!

Bom, sigo no aguardo do capítulo 100. Quem sabe a partir dele Beto Falcão se torne o protagonista, ganha uma história e deixa de ser um banana. 

CD com trilha sonora nacional da novela. Foto: Divulgação/Som Livre

Para finalizar, continuo achando que Segundo Sol não tem problema de Ibope. Os 31,5 pontos (caiu meio ponto) são muitoooo pelo que apresenta. A sinopse desta novela é chocha, capenga, manca, anêmica, frágil e inconsistente. O último adjetivo, pra mim, é o maior problema da obra que leva a assinatura do autor de Avenida Brasil. 

Sinceramente, não consigo entender. Aguinaldo Silva, Gloria Perez e Walcyr Carrasco escreveram suas últimas novelas com ritmo de seriado, com viradas a cada semana, sem perder a essência de novela. Daí vem JEC com roteiro de.... bom deixa para lá. 

Dois meses de novela no ar e ainda com o lance de mãe que se esconde dos filhos #SegundoSol

Tentaram mirar em Da Cor do Pecado e acertaram em um Sol Nascente. #Deboche

Vem famoso capítulo 100, surpreenda-me. Iluda-me, apague de minha memória essa fase ruim. E que, no último capítulo, eu diga: "essa novela até que foi boa". 

Orgulho e Paixão

Até que enfim estão indo ao ar os capítulos com ajustes pontuais. Uma pena que demorou demais. Marcos Bernstein percebeu que nenhum vilão estava funcionando. E a saída foi criar uma megera, papel atribuído à Natália do Valle. 

Uma pena que, aparentemente, é uma novela que não passa uma verdade, um sentimento. É fria. É superficial, rasa... 

Em breve?

Foto: Edu Moares/Divulgação/Record TV

A Record TV está prometendo Jesus para breve. Tem fã da emissora que acredita que será em julho. Só se for no último dia do mês. As gravações estão atrasadas. 

Será que essa novela vai ter uma carga tão negativa como Apocalipse? Se sim, não terei pena do Ibope. Apocalipse, do pouco que vi, era horrível. Tinha até robôs... Tentou ser uma Os Mutantes, mas acertou em uma Promessas de Amor. Que palhaçada! Chega!

Fraca é apelido!

A atual temporada de Malhação, a tal Vidas Brasileira, é péssima. Até gosto do elenco, das atuações de uns 2, mas a narrativa é pior do que a de Caça Talentos (Fada Bela). É sério que foi inspirada em uma produção canadense? 

E Deus Salve o Rei? Que fase, meus amigos!!!

E Onde Nascem os Fortes que deveria ter acabado no capítulo 20?  

Lembrei-me de uma cena de Duas Caras, onde a personagem de Marília Pêra desabafa com um: cheeeeeeeeeeeeeeeeeega!!!

Em agosto

O Canal Viva ainda não informou qual a novela será exibida na faixa das 14h30. Trata-se da substituta de Sinhá Moçá. 

Eu arriscaria em Corpo Dourado. Há quem queira Baila Comigo, Roda de Fogo... Cada um com seus gostos, suas escolhas. Uma coisa é certa: a direção do Viva não pode errar para não prejudicar Vale Tudo, que teve uma péssima divulgação e ainda foi lançada durante a Copa do Mundo. Já não basta ser levada ao ar após Sinhá Moçá? Não é fácil!!!

Show da vergonha

Se no ano passado, o Show dos Famosos surpreendeu, esse ano passa vergonha. Que caracterizações ridículas!!! A ideia do quadro é muito boa e os participantes até tentam enganar, mas a qualidade final é vergonhosa. O padrão Globo de Qualidade da atualmente é, digamos, constrangedora, de segunda linha, amadora. O júri, que teme o julgamento das redes sociais, é incoerente. Tem gente ali que não sabe separar a amizade do jogo. É uma pena.

É isso, fico por aqui com meus desabafos. Vocês estão satisfeitos com Segundo Sol? O que esperam do capítulo 100? E de Jesus? Malhação é muito fraca ou ruim mesmo? Talvez, posso estar exagerando. Qual novelas vocês gostariam de assistir, uma vez ou outra, no lugar de Sinhá Moça no VIVA?

Obrigado e até o nosso próximo encontro. 


Deixe o seu comentário