O Planeta TV

Segundo Sol: história central é incoerente e o protagonista figurante

Rumo da novela das nove desanima até os fãs do autor de Avenida Brasil.

Por: Jeferson Cardoso

Beto Falcão (Emílio Dantas). Foto: Divulgação/TV Globo

Ibope é importante? Sim! Para o público e para a emissora! Sabemos que quando um produto não tem uma boa aceitação, muda-se a proposta original (a ideia inicial) e, no fim, o público final –na grande maioria - fica insatisfeito. Principalmente os noveleiros de plantão que imaginam cada coisa sabendo apenas de um parágrafo de uma sinopse. Nesta postagem não focarei no Ibope. Infelizmente, apontarei falhas, algumas até grotescas, de narrativas. O que falar do cantor de axé, vendido como o protagonista, de Segundo Sol? Misericórdia, pensa em personagem sem graça. Emílio Dantas é incrível, ótimo ator, porém não tem um papel à sua altura. Tudo bem que não é sempre que um ator recebe grandes personagens, mas o autor precisa dar valor aos intérpretes. Se João Emanuel Carneiro tem uma carta na manga, não sei. O que percebo, desde o princípio, é que a história de Beto Falcão não tem direção, vaga sem rumo. A história deste papel acabou há muito tempo, junto com a primeira fase. E digo mais: Luzia (Giovanna Antonelli) e Beto Falcão são chatos. Giovanna e Dantas têm química, mas formam um casal de novela das seis. Santa Clara, dai-me paciência! 

Segundo Sol possui muitas falhas. É uma novela de pouca coerência. Luzia, no início da novela, comentou que voltaria para o Brasil porque o crime do qual foi condenada já havia prescrito. Daí eu te pergunto: então qual o motivo ela tem de se esconder da polícia? De se sujeitar a ameaças de Karola (Deborah Secco)? 

Mas, voltando a Beto Falcão... agora, o dito cujo resolveu apostar, novamente, na carreira de cantor. E, pasmem, com um nome fake. Só falta estampar as capas dos jornais e das revistas; fazer um enorme sucesso e ninguém reconhecê-lo. Oi? Gostaria de reforçar que, no universo da novela, todo mundo conhece ou é (muitooooo) fã de Beto Falcão. O engraçado é que ele tinha uma carreira falida, de shows vazios. Oi? Gente, sei viajar, mas... O que não sei é me fingir de besta. Gosto de coerência. Não quero compromisso com a realidade, com o mundo real. É diferente!!!

Bom, sigo no aguardo do capítulo 100. Quem sabe a partir dele Beto Falcão se torne o protagonista, ganha uma história e deixa de ser um banana. 

CD com trilha sonora nacional da novela. Foto: Divulgação/Som Livre

Para finalizar, continuo achando que Segundo Sol não tem problema de Ibope. Os 31,5 pontos (caiu meio ponto) são muitoooo pelo que apresenta. A sinopse desta novela é chocha, capenga, manca, anêmica, frágil e inconsistente. O último adjetivo, pra mim, é o maior problema da obra que leva a assinatura do autor de Avenida Brasil. 

Sinceramente, não consigo entender. Aguinaldo Silva, Gloria Perez e Walcyr Carrasco escreveram suas últimas novelas com ritmo de seriado, com viradas a cada semana, sem perder a essência de novela. Daí vem JEC com roteiro de.... bom deixa para lá. 

Dois meses de novela no ar e ainda com o lance de mãe que se esconde dos filhos #SegundoSol

Tentaram mirar em Da Cor do Pecado e acertaram em um Sol Nascente. #Deboche

Vem famoso capítulo 100, surpreenda-me. Iluda-me, apague de minha memória essa fase ruim. E que, no último capítulo, eu diga: "essa novela até que foi boa". 

Orgulho e Paixão

Até que enfim estão indo ao ar os capítulos com ajustes pontuais. Uma pena que demorou demais. Marcos Bernstein percebeu que nenhum vilão estava funcionando. E a saída foi criar uma megera, papel atribuído à Natália do Valle. 

Uma pena que, aparentemente, é uma novela que não passa uma verdade, um sentimento. É fria. É superficial, rasa... 

Em breve?

Foto: Edu Moares/Divulgação/Record TV

A Record TV está prometendo Jesus para breve. Tem fã da emissora que acredita que será em julho. Só se for no último dia do mês. As gravações estão atrasadas. 

Será que essa novela vai ter uma carga tão negativa como Apocalipse? Se sim, não terei pena do Ibope. Apocalipse, do pouco que vi, era horrível. Tinha até robôs... Tentou ser uma Os Mutantes, mas acertou em uma Promessas de Amor. Que palhaçada! Chega!

Fraca é apelido!

A atual temporada de Malhação, a tal Vidas Brasileira, é péssima. Até gosto do elenco, das atuações de uns 2, mas a narrativa é pior do que a de Caça Talentos (Fada Bela). É sério que foi inspirada em uma produção canadense? 

E Deus Salve o Rei? Que fase, meus amigos!!!

E Onde Nascem os Fortes que deveria ter acabado no capítulo 20?  

Lembrei-me de uma cena de Duas Caras, onde a personagem de Marília Pêra desabafa com um: cheeeeeeeeeeeeeeeeeega!!!

Em agosto

O Canal Viva ainda não informou qual a novela será exibida na faixa das 14h30. Trata-se da substituta de Sinhá Moçá. 

Eu arriscaria em Corpo Dourado. Há quem queira Baila Comigo, Roda de Fogo... Cada um com seus gostos, suas escolhas. Uma coisa é certa: a direção do Viva não pode errar para não prejudicar Vale Tudo, que teve uma péssima divulgação e ainda foi lançada durante a Copa do Mundo. Já não basta ser levada ao ar após Sinhá Moçá? Não é fácil!!!

Show da vergonha

Se no ano passado, o Show dos Famosos surpreendeu, esse ano passa vergonha. Que caracterizações ridículas!!! A ideia do quadro é muito boa e os participantes até tentam enganar, mas a qualidade final é vergonhosa. O padrão Globo de Qualidade da atualmente é, digamos, constrangedora, de segunda linha, amadora. O júri, que teme o julgamento das redes sociais, é incoerente. Tem gente ali que não sabe separar a amizade do jogo. É uma pena.

É isso, fico por aqui com meus desabafos. Vocês estão satisfeitos com Segundo Sol? O que esperam do capítulo 100? E de Jesus? Malhação é muito fraca ou ruim mesmo? Talvez, posso estar exagerando. Qual novelas vocês gostariam de assistir, uma vez ou outra, no lugar de Sinhá Moça no VIVA?

Obrigado e até o nosso próximo encontro. 



Comentários (24) Postar Comentário

isis comentou:

Segundo sol tá muito fraca mesmo,inclusive todos os horários estão fracos!


Jeferson Cardoso respondeu:

Verdade. Torcer para que O Tempo Não Pára seja, no mínimo, agradável.


Lauro comentou:

De onde você tirou que Corpo Dourado é uma boa escolha para o Viva? Uma novela péssima dessas. Eu fico impressionado com a sua aposta. Sabe tudo de novela, mesmo.


Jeferson Cardoso respondeu:

Oi Lauro, é achismo. É uma novela que eu gostaria de assistir. Não acho ruim. É questão de gosto. Rsrs



Galliano respondeu:

Percebo que, ao longo dos anos, o Viva praticamente negligenciou as novelas das 19:00 dos anos 1990 (poucas foram reprisadas até hoje) e as das 18:00 e 19:00 dos anos 1980 (também pouco reprisadas pelo canal). Depois do insucesso de "Bebê a Bordo", acho pouco provável que o Viva vá optar por tramas polêmicas (como "Mandala" e "Selva de Pedra 1986") ou com forte subtexto política (como "Roda de Fogo" ou "O Salvador da Pátria"); a opção deverá ser por uma trama mais, digamos assim, "leve" como, por exemplo, "Direito de Amar" (é uma trama da época, daria continuidade à anterior, e ouço falar muito bem a respeito, além de ter impulsionado a carreira de Glória Pires que, depois, ganhou a adoravelmente odiosa Maria de Fátima, de Vale Tudo), Amor com Amor Se Paga ou Livre Para Voar (ambas ansiosamente pedidas pelo público para reprise), todas elas tramas que tenho curiosidade em ver.


Paraguassu comentou:

O Segundo Sol é muito ruim mesmo ja até deixei de ver com a Debora Secco sempre fazendo papel de songamonga. Para os paga paus da Globo que pensa que falo mal de tudo enganado, gosto dessa Malhação e Belissima uma novela bem escrita.
Jesus estou esperando anciosamente e tambem O Setimo Guardião que deve ser novelas boas .


Jeferson Cardoso respondeu:

Paraguassu não acho Segundo Sol ruim. Falta coerência e pode ser "fraca" para o horário das 21h,, mas é agradável. Também aguardo por O Sétimo, mas não estou ansioso. Agora é a hora de torcer por JEC, para Segundo Sol melhorar.


Paulo Vitor Santos Silva comentou:

gosto muito de segundo sol. Mais concordo com você, a muita incoerência ainda mais na história da Luiza e do beto. Acho que pra novela das 9 a sinopse e muito fraca, parece mais novela das 6 ou 7. As vilãs não fazem nada. Nem parece novela do JEC. As vilãs dele sempre foram más, perversas. Tanto a laureta como a karola não são vilãs digna de novela das 9. Acho que o JEC ficou realmente traumatizado com o fiasco que foi a regra do jogo. E quis fazer uma novela leve. Mais não precisava ser uma novela leve demais né. Falta suspense, ação. O que tinha nas últimas 2 novelas do horário. Mais quem sabe a novela ainda não consegue se reinventar.


Jeferson Cardoso respondeu:

Pois é, irei falar das vilãs no próximo post. Gosto da Laureta, melhor personagem da novela. E Adriana Esteves está incrível.


THIAGO SÃO TOMÉ comentou:

"Segundo Sol" tem um protagonista morto, literalmente. Não parece novela do João Emanuel. A direção está deficiente. Não há emoção. É tudo solto, por mais que os núcleos conversem entre si. As vilãs não se parecem com as malvadas do João. acredito que o adiantamento da trama prejudicou o processo criativo do autor. Talvez, com o passar do tempo, as situações levem os personagens a mostrarem novas facetas, e, com isso, torna a trama mais atraente.
Quem está roubando a cena é Letícia Colin com sua rosa. Melhor personagem. Deborah Seco está pagando um micão como Karola. Nunca vi Deborah como grande vilã das novelas do João. Ela não tem o perfil necessário.


Jeferson Cardoso respondeu:

Thiago, concordo com você. Leticia Colin está ótima, como sempre. Outros que estão muito além do esperado são Adriana Esteves e Chay Suede. Uma pena que JEC não agiliza as histórias dos personagens destes intérpretes.


Ellen comentou:

A única coisa que realmente me incomoda em Segundo Sol é ninguém reconhecer Beto. Mas a novela tem tudo que anterior não tinha: personagens que passam verdade, história conduzida sem atropelos e diálogos ótimos!uma pena essa vontade louca de depreciar um trabalho de qualidade so pq não atende suas expectativa

Cleber Da Silva Nascimento comentou:

Segundo Sol- gosto e desgosto ,e ótima der ver só que tá longe de ser uma maravilha. Concordo com tudo o que disse . Orgulho e paixão- fiquei perdido , de não ter visto o capítulo dessa semana , e nem o que vem por aí . a trama não tem acompanhamento da obra original da escritora inglesa Jane Austen , ficou superficial e estranha.jesus- a Record quer essa nova novela bíblica para este mês com o fim da copa, duvido porque as gravações começaram agora é como eles vão estrear uma novela que ainda nem esta concluída todas as gravações, tem que fazer uma boa divulgação . para os telespectadores e aos anunciantes, sera em breve . A próxima reprise do viva- sei que você quer , corpo dourado, mais a minha preferida é brega e chique , sonho meu ou ate andando nas nuvens. O que for escolhida sera do bom tamanho , vale tudo é sensacional tá assistindo. Malhação vidas brasileiras- a antecessora vivas as diferenças .e mil vezes melhor do que essa atual horrorosa. Não vou falar espectativas para as próximas novelas que vão vir e sim otimista ,o caso de Deus salve o rei. Minha aposta e em espelho da vida. Tem tudo para ser uma excelente trama das seis . Um pedregulho que vai ter com as enganações eleitoral , horário de verão, festas de fim de ano. O mesmo vai ser com , o tempo não para e o sétimo guardião. Pra finalizar o que achou do trazer da nova novela das sete .ou ainda é cedo para o achismo.

Lenin Camargo comentou:

Esse Jefferson Cardoso pelo jeito nunca leu um parágrafo do livro de Apocalipse da bíblia. A novela tinha que ser exatamente o que foi. Reproduziu o que estava na bíblia. Quem não leu ou quem tem medo das coisas terríveis alí narradas, não deveria nem opinar negativamente contra a novela.

Adriano comentou:

Eu gosto muito de Segundo Sol, infelizmente tenho qur concordar que falta algo na novela. Acho que Letícia Colin deveria se tornar a grande vilã da trama, pq seria uma vilã humanizada. Adriana Esteves está arrasando como sempre, conseguiu achar o tom para diferenciar de Carminha. Destaco também as atuações de Chay Suede, Caco Ciocler (personagem muito bem construído) e Armando Babaioff, que com personagem secundário conseguiu ter seu destaque.
Realmente falta algo na história de Beto Falcão e Luzia. Vi que alguns estão para o final do mês de julho, fiquei decepcionado com o desenrolar da trama, se for esperar o capítulo 100, vem 33 de média geral.
No vale a pena ver de novo, espero Cordel encantado, América, Chocolate com Pimenta ou Alma gêmea.

Mário Ticudo comentou:

Para mim a farsa do JEC caiu e começa a ficar bem evidente o canastrão que ele é. Tudo bem que Da Cor do Pecado foi um bom ponto de partida, pois era uma boa história, e Cobras e Lagartos foi um razoável entretenimento raso das 19hs, mas, na minha opinião, todas as novelas dele das 21hs foram uma desgraça. Avenida Brasil se resumia a Nina e Carminha, podendo todo o restante dos personagens serem descartados sem prejuízos. A Favorita só tinha um bom argumento e eu até admiro a Patrícia Pillar encarnando a Flora, mas quem é que lembra mais alguma coisa dessa novela que não seja a abertura? A Regra do Jogo e a atual Segundo Sol escancaram que o autor é bastante limitado. Ele pode até desenvolver diálogos medianos (se usarmos um Walcyr Carrasco como parâmetro) mas as novelas dele são rasas, bobas, com tramas paralelas desinteressantes e histórias inconsistentes. E nessa novela atual, nem a trama principal se salva. O melhor que podiam fazer ao JEC seria devolvê-lo para as 19hs. Ele não tem envergadura para as 21hs. /// Orgulho e Paixão eu confesso que nunca vi nem um trecho, mas não dá para deixar passar que nossa estrelíssima Natália do Vale está nela, então isso já é suficiente para transformar essa novela no fenômeno do século.


Patrick Harris respondeu:

Cara, eu uma vez falei isso e me metralharam aqui. Também sempre achei o JEC bastante fraco. Da Cor do Pecado até se salva, mas nunca vi nenhum brilho nas novelas dele. Avenida Brasil realmente só tinha Nina e Carminha mesmo. Quando lembro das tramas paralelas chego até a sentir vergonha e a falta de criatividade do JEC saltava aos olhos. Parabéns pelo texto.



Maria respondeu:

Mário Ticudo, seus comentários são simplesmente geniais. Além de inteligente, você parece ser muito bonito também. A propósito, falando nesse assunto da novela, qual é afinal o tamanho do seu dote?



Rodrigo respondeu:

Porra, dizer que ninguém lembra de A Favorita? Pelo amor de Deus, A Favorita foi uma REVOLUÇÃO na telenovela, foi lá que começaram as novelas ágeis, mas em ritmo de seriado. E aquele mistério de quem era a assassina , Flora ou Donatela, foi demais! E dizer que Avenida Brasil se resumia a Carminha e Nina? Que análise rasa! A novela tinha o Tufão e a família, foi a primeira vez que uma novela foi inteiramente retratando um subúrbio! A Regra do Jogo foi a mais fraca das três, mas tb foi ótima, com agilidade e um excelente mistério de quem era o líder da quadrilha da favela. Reveja estas novelas e volte aqui!


Veja também