O Planeta TV

A pandemia das reprises de novelas da TV Globo

Nem durante a ditadura militar a emissora passou por situação parecida.

Por: Jeferson Cardoso

Nunca pensei que vivenciaria uma situação tão caótica no mundo inteiro. O tal coronavírus é uma coisa séria e ainda vamos atingir o ápice, infelizmente. O Presidente, junto com os Governadores, determinou calamidade pública até dezembro, prevendo que o pico será entre abril e maio.

Enfim, vamos ao que interessa: as novelas. A única vez que eu lembro de ver uma novela cancelada/adiada foi na época de "Roque Santeiro", que sofreu com a ditadura militar. A Globo se viu a obrigada a tirar a novela do ar no dia da estreia e colocou uma reprise de Selva de Pedra.

Agora, em 2020, devido a uma pandemia viral, a Globo se ver obrigada a tirar todas as suas produções inéditas do ar, sem previsão de volta. Entretanto, a emissora assegura a retomada de “Amor de Mãe” e “Salve-se Quem Puder”. As demais (Éramos Seis e Toda Forma de Amar) tiveram suas gravações encerradas há tempo.

Para o período em deve se evitar aglomeração e contato direto, a Globo escalou novelas recordistas de audiência, como “Fina Estampa”, “Totalmente Demais”, “Novo Mundo” e “Malhação: Viva a Diferença”.

“Fina Estampa” foi uma boa escolha. A novela tem duas fases: uma antes do capítulo 80 e outra após. A primeira parte é excelente, a segunda é péssima. Considero uma novela de meio termo e que, para o momento, vale a pena sim ser reprisada. Quem sabe após ela, não teremos uma reprise de A Favorita.

“Totalmente Demais”, sou suspeito, amo, adoro, venero... esta novela. Sensacional! Não merecia ser exibida em compacto e sim à íntegra.

Foto: Globo/ Paulo Belote

“Novo Mundo” aprendi a gostar após a primeira semana. Não curti o início, a fase do navio. Parecia novela infantil e muito surreal. Depois, com ajuda da Santa Clara, abençoando os autores, essa novela ficou muito boa. E a sua escolha foi um acerto da Globo porque é uma história que antecede a de “Nos Tempos do Imperador”. Resta saber se a pandemia será controlada a tempo de uma novela emendar na outra.

“Malhação: Viva a Diferença” assistia avulsamente. Não sou capaz de opinar. Só de afirmar que foi uma obra de grande sucesso e que, mesmo com as protagonistas desaparecidas, foi uma produção que ganhou prêmios. A reprise, inclusive, poderá ajudar na divulgação do Spin-Off da série “As Five”, do GloboPlay.

Obs: Spin-off, também chamado de derivagem, é um termo utilizado para designar aquilo que foi derivado de algo já desenvolvido ou pesquisado anteriormente.

É lamentável a situação em que estamos vivendo, de inclusão e de ser obrigado a assistir reprises em horários nobre. É triste ver “Em Lugar ao Sol” e “Nos Tempos do Imperador” serem adiadas (e sabe Deus até quando) e a divertidíssima “Salve-se Quem Puder” ser bruscamente encerrada.

Quanto aos números de audiência, não faço a menor ideia. Essas novelas que serão reprisadas pegarão uma época diferente. A única que afirmo que será um sucesso é “Totalmente Demais”. As outras tenho minhas dúvidas. Mas vou chutar, sem ter o medo de errar. Até mesmo porque ninguém consegue explicar índices... vai que aconteça algo pior além desse Coronavírus.... Enfim!

“Fina Estampa” acho que oscilará na casa dos 32 ou 34 pontos. Acima disto, vou levar um susto. Uma reprise registrar mais que uma inédita, no caso de “Amor de Mãe”... complicado!.

Foto: Divulgação/TV Globo

“Totalmente Demais” acredito que marcará entre 25 e 28 pontos. Estou apostando baixo, mas acredito que ela tem capacidade de marcar 29 ou 30 pontos.

“Novo Mundo” penso que começará com índices parecidos com o de “Éramos Seis”, mas com o tempo subirá para 24 ou 25 pontos. Aliás penso que qualquer novela (de sucesso) registaria mais que o remake vergonhoso (e desnecessário) da Globo.

“Malhação: Viva a Diferença” vai se dar bem com a reta final de “Avenida Brasil”. A atual temporada (Toda Forma de Amar), com 18 pontos, é criticada, mas tem boa média de público. Como vi pouco “Viva a Diferença” não sei nem o que chutar. Talvez eleva a média em um ou dois pontos, ou seja, oscilará entre 19 e 21 pontos. Só quero ver como será recebendo da reprise de “Eta Mundo Bom!”.

Deixando as novelas um pouco de lado, preciso comentar sobre a grade de programação da Record TV. Eu havia comentado aqui que não daria certo. E não deu. Não aguentaram 3 semanas para tirar Xuxa e alterar o horário do Domingo Show, com as gritarias de Sabrina Sato. Gostaria, e muito, de assistir uma gravação com Sabrina Sato. Ela deve errar demais. O formato do programa também não é legal. Acredito que não durará muito tempo. Apenas acho.

É isso, o que vocês esperam dessas reprises da Globo? Assistirão quais? Será que “Fina Estampa” registrará mais do que “Amor de Mãe”. E a Globo será que conseguirá emendar “Novo Mundo” com “Nos Tempos do Imperador”. Uma reprise de “A Favorita”, após “Fina Estampa”, seria uma ótima ideia. Sim ou certeza? E a Record até onde aguentará mantendo o “Domingo Show” no ar?

Obrigado pela atenção e até o nosso próximo encontro.



Publicidade

Comentários (22) Postar Comentário

Fábio César comentou:

A novela que substituiria Explode Coração seria O Rei do Gado, mas as gravações da novela estavam muito atrasadas e a Gloria Perez precisava ser liberada para acompanhar o caso do julgamento dos assassinos da filha, a solução q a Globo encontrou foi modificar a minissérie O fim do Mundo e apresentar como uma mini novela, foi uma decisão arriscada pois havia sido pensada para outro horário e outro formato.

Miguel comentou:

Globo não teve saída, e as escolhas foram boas. Acho que Fina Estampa recebendo bem do JN vai explodir.

Luiz Felipe comentou:

Que tristeza, estava amando Salve-se quem Puder. Já a tal de Amor de Violência já vai tarde.
O programa da Sabrina é muito fraco, coitada.

Eduarda comentou:

Tenho até medo de falar sobre Amor de Mãe, os fãs dela não aceitam críticas e ainda acham 30 pontos excelente kakakakakakakaka


Anderson Carmo respondeu:

30 pontos ? O SBT na segunda em entrevista ao fanático presidente conseguiu 6 pontos ... Não sei ,qual foi a sua ironia no comentário !


Magno Araújo comentou:

É verdade, Fina Estampa é muito boa, mas só até a metade. Depois a Thereza Cristina virou uma vilã infantil. Credo.

Alexandro comentou:

Estava tão empolgada com Nós Tempos do Imperador. Isso eh bom que a Globo tem quer se previnir. Colocar novela já inteiras gravadas para evitar reprises. Novo Bom é, mas é muito recente. Está uma calamidade essa Tv Aberta. O povo em casa obrigados a ficar em casa tv que apelar pra Cnn e GloBo News.


Galliano respondeu:

A Globo já tentou fazer isso duas vezes no horário das seis: em 1989 (com "Pacto de Sangue") e em 1991 (com "Salomé"). As duas foram um fracasso na audiência e prejudicaram suas respectivas sucessoras ("O Sexo dos Anjos" e "Felicidade") e o motivo disso foi justamente o fato de "Pacto" e "Salomé" terem estreado totalmente gravadas, sem margem de manobra para eventuais alterações desejadas pelo público. Que eu me lembre apenas a Record (com "Escrava Mãe") foi bem sucedida - para os patamares de audiência da emissora - exibindo uma novela totalmente gravada previamente.


Cícero comentou:

Totalmente Demais e absurdamente excelente. Espero que surpreende a audiência, dando mais do que a primeira exibição. Fina estampa vou ver TB, pelo Crô, divertidíssimo.

Cleber comentou:

Como você fala sempre colega nunca da história deste país , vejo as produções de novelas ter suas gravações suspensas mais foi uma boa causa por conta dessa pandemia do Coronavirus e da Covid-19 para evitar aglomeração , essa nova doença está amedrontando o mundo inteiro. Vamos deixar esse assunto de lado vamos falar das escolhas da reprises de novelas no horário nobre da Globo eu até que gostei das foram selecionadas para serem exibidas , Novo Mundo e Totalmente Demais foram tramas maravilhosas só não de Fina Escrota perdão Estampa novela péssima e infantil ,eu preferia que fossem escolhida Alma Gêmea, Uga Uga e Tieta ate conter essa pandemia , uma pergunta você acha que a Globo vai alterar o cronograma das próximas produções no horário e que a próxima novela do JEC vai estrear em Dezembro desse ano ou em Janeiro de 2021.


Andre Luiz respondeu:

Primeiramente a Globo não estreia novelas no mês de Dezembro porque as pessoas costumam viajar e não vêem TV, mas novelas já estrearam no mês de Dezembro como: Lua Cheia de Amor que estreou no dia 3 de dezembro de 1990. Segundo, se eu fosse a Globo colocaria no horário das 18h: História de Amor, Alma Gêmea, A Padroeira, Felicidade ou Força de Um Desejo, no horário das 19h: A Viagem, Uga Uga, Top Model, Ti Ti Ti ou O Beijo do Vampiro, no horário das 21h: Tieta, Vale Tudo, A Favorita, Rainha da Sucata ou Roque Santeiro e no lugar de Malhação: Toda Forma de Amar: Colocaria a temporada de 2009, 2005, 2002, 1995 ou 2001.



Mario respondeu:

Uma das 3 do maneco: por amor, laços e mulheres apaixonadas daria grande audiencia. Novelaços. Fina estampa é meio infantil, mas é leve, solar. O wolf maia era da epoca de novelas con cor, como a viagem e mulheres de areia. Achei duas caras mais novela, com par com Química: ferraço e maria. E aline moraes como uma ótima vilã. Espero que a cor fique nas novelas.


Macwdonio comentou:

Serão todas um fracasso de audiência! A mega Record vai deitar e rolar com seus jornalísticos q a cada dia encostam mais nessas novelas pornográficas da globolixo e sem dizer q amor sem igual a novela do ano vai liderar, pois a única novela inédita da tv brasileirafora globolixo e seu lixo q é pior q qualquer virus...


Cleber respondeu:

Novela do Ano qual Amor Sem Igual ? Kkkkkkkkkkkkkk e para rir mesmo essa novela nem tem Ibope não passa dos 7/8 pontos você não está bem querida pede para os seus pais te internar para o Sanatório o mais depressa possível ou o Coronavirus vai cuidar de você da sua Bipolaridade.



Bernardo. respondeu:

Tú não cansa de passar vergonha não,seu Fake Débil Mental?Vai logo pro Hospício,pois seu Problema é o Vírus da Doença Mental.



Lilo Lipe respondeu:

Meu Deus, que retardado mental que você é!? Já não basta ser alienado em comparar os produtos da maior Rede de TV brasileira e ficar falando/comparando em 'Mega-Reco-Reco? Acorda fih! Poupe-nos de ler a sua inverssímil opinião e comentários de quem é acéfalo! Por favor... ok?


Arthur comentou:

Olá, Jéferson! Acho que a escolha de "Fina Estampa" deve-se ao fato de ela preencher vários critérios, foi gravada em HD, é picotável (a segunda fase precisa ser bem retalhada), não é do Walcyr (a próxima do VPVD é dele), não é bad vibes, foi a maior audiência da década e a trajetória da "Pereirão" lembra muito a da "Maria do bolo". Essa pegada popular, de fuga à realidade, texto simples e humor pesaram muito pra essa escolha. Uma ressalva: O texto de Aguinaldo Silva não é didático como o do Walcyr.
Muitos se mostraram contra querendo a reprise de "A Favorita", aquela que considero a melhor de João Emanuel Carneiro, com um ritmo eletrizante, porém cheia de cenas fortes, assassinato, violência contra a mulher, não sei se esse momento seria o mais oportuno para a sua reprise.
A escolha de "Totalmente demais" vai no embalo do fenômeno "Bom sucesso", dos mesmos autores.
E "Novo Mundo" também foi sucesso e precede a história de "nos tempos do imperador".
O que você acha da escolha de "Eta mundo bom" para o VPVD? Será que uma novela mais humana do estilo Manoel Carlos ou até mesmo o remake divertidíssimo de "Tititi" não seriam escolhas mais acertadas? Ou até mesmo "Alma Gêmea", do próprio Walcyr, com uma trama mais consistente e folhetinesca...

Veja também

Publicidade