O Planeta TV

A pandemia das reprises de novelas da TV Globo

Nem durante a ditadura militar a emissora passou por situação parecida.

Por: Jeferson Cardoso

Nunca pensei que vivenciaria uma situação tão caótica no mundo inteiro. O tal coronavírus é uma coisa séria e ainda vamos atingir o ápice, infelizmente. O Presidente, junto com os Governadores, determinou calamidade pública até dezembro, prevendo que o pico será entre abril e maio.

Enfim, vamos ao que interessa: as novelas. A única vez que eu lembro de ver uma novela cancelada/adiada foi na época de "Roque Santeiro", que sofreu com a ditadura militar. A Globo se viu a obrigada a tirar a novela do ar no dia da estreia e colocou uma reprise de Selva de Pedra.

Agora, em 2020, devido a uma pandemia viral, a Globo se ver obrigada a tirar todas as suas produções inéditas do ar, sem previsão de volta. Entretanto, a emissora assegura a retomada de “Amor de Mãe” e “Salve-se Quem Puder”. As demais (Éramos Seis e Toda Forma de Amar) tiveram suas gravações encerradas há tempo.

Para o período em deve se evitar aglomeração e contato direto, a Globo escalou novelas recordistas de audiência, como “Fina Estampa”, “Totalmente Demais”, “Novo Mundo” e “Malhação: Viva a Diferença”.

“Fina Estampa” foi uma boa escolha. A novela tem duas fases: uma antes do capítulo 80 e outra após. A primeira parte é excelente, a segunda é péssima. Considero uma novela de meio termo e que, para o momento, vale a pena sim ser reprisada. Quem sabe após ela, não teremos uma reprise de A Favorita.

“Totalmente Demais”, sou suspeito, amo, adoro, venero... esta novela. Sensacional! Não merecia ser exibida em compacto e sim à íntegra.

Foto: Globo/ Paulo Belote

“Novo Mundo” aprendi a gostar após a primeira semana. Não curti o início, a fase do navio. Parecia novela infantil e muito surreal. Depois, com ajuda da Santa Clara, abençoando os autores, essa novela ficou muito boa. E a sua escolha foi um acerto da Globo porque é uma história que antecede a de “Nos Tempos do Imperador”. Resta saber se a pandemia será controlada a tempo de uma novela emendar na outra.

“Malhação: Viva a Diferença” assistia avulsamente. Não sou capaz de opinar. Só de afirmar que foi uma obra de grande sucesso e que, mesmo com as protagonistas desaparecidas, foi uma produção que ganhou prêmios. A reprise, inclusive, poderá ajudar na divulgação do Spin-Off da série “As Five”, do GloboPlay.

Obs: Spin-off, também chamado de derivagem, é um termo utilizado para designar aquilo que foi derivado de algo já desenvolvido ou pesquisado anteriormente.

É lamentável a situação em que estamos vivendo, de inclusão e de ser obrigado a assistir reprises em horários nobre. É triste ver “Em Lugar ao Sol” e “Nos Tempos do Imperador” serem adiadas (e sabe Deus até quando) e a divertidíssima “Salve-se Quem Puder” ser bruscamente encerrada.

Quanto aos números de audiência, não faço a menor ideia. Essas novelas que serão reprisadas pegarão uma época diferente. A única que afirmo que será um sucesso é “Totalmente Demais”. As outras tenho minhas dúvidas. Mas vou chutar, sem ter o medo de errar. Até mesmo porque ninguém consegue explicar índices... vai que aconteça algo pior além desse Coronavírus.... Enfim!

“Fina Estampa” acho que oscilará na casa dos 32 ou 34 pontos. Acima disto, vou levar um susto. Uma reprise registrar mais que uma inédita, no caso de “Amor de Mãe”... complicado!.

Foto: Divulgação/TV Globo

“Totalmente Demais” acredito que marcará entre 25 e 28 pontos. Estou apostando baixo, mas acredito que ela tem capacidade de marcar 29 ou 30 pontos.

“Novo Mundo” penso que começará com índices parecidos com o de “Éramos Seis”, mas com o tempo subirá para 24 ou 25 pontos. Aliás penso que qualquer novela (de sucesso) registaria mais que o remake vergonhoso (e desnecessário) da Globo.

“Malhação: Viva a Diferença” vai se dar bem com a reta final de “Avenida Brasil”. A atual temporada (Toda Forma de Amar), com 18 pontos, é criticada, mas tem boa média de público. Como vi pouco “Viva a Diferença” não sei nem o que chutar. Talvez eleva a média em um ou dois pontos, ou seja, oscilará entre 19 e 21 pontos. Só quero ver como será recebendo da reprise de “Eta Mundo Bom!”.

Deixando as novelas um pouco de lado, preciso comentar sobre a grade de programação da Record TV. Eu havia comentado aqui que não daria certo. E não deu. Não aguentaram 3 semanas para tirar Xuxa e alterar o horário do Domingo Show, com as gritarias de Sabrina Sato. Gostaria, e muito, de assistir uma gravação com Sabrina Sato. Ela deve errar demais. O formato do programa também não é legal. Acredito que não durará muito tempo. Apenas acho.

É isso, o que vocês esperam dessas reprises da Globo? Assistirão quais? Será que “Fina Estampa” registrará mais do que “Amor de Mãe”. E a Globo será que conseguirá emendar “Novo Mundo” com “Nos Tempos do Imperador”. Uma reprise de “A Favorita”, após “Fina Estampa”, seria uma ótima ideia. Sim ou certeza? E a Record até onde aguentará mantendo o “Domingo Show” no ar?

Obrigado pela atenção e até o nosso próximo encontro.


Deixe o seu comentário