O Planeta TV

Com personagem antológico e alta audiência, Império termina vitoriosa

Autor apresentou uma novela popular e de ritmo alucinante.

Por: Jeferson Cardoso

Império pode não ter sido um fenômeno de audiência, mas, para mim, foi uma boa novela. Não digo excelente porque seria um exagero. No contexto geral, analisando desde a estreia, Aguinaldo Silva cumpriu o que prometeu: uma novela popular e de ritmo alucinante. Ele falhou na condução do embate entre Maria Marta (Lília Cabral) e Cora (Drica Moraes), mas soube conduzir a trama central de forma excepcional. 

José Alfredo, mais conhecido por Comendador, é um personagem antológico. Alexandre Nero, que, nos primeiros capítulos, tinha uma atuação questionável, virou o jogo, encontrando o tom certo e fez seu personagem ser um dos mais queridos dos últimos tempos.

Sou fã de Império e sentirei falta da saga do Comendador; dos sarcasmos da Dona Cora; das fofocas de Téo Pereira; da dupla impagável Magnólia e Severo, e claro de Maria Marta, que protagonizou cenas incríveis. Diverti-me horrores e vivi intensamente a novela; mergulhei no universo proposto pelo autor e sairei dele muito satisfeito.

Império, pra mim, é a melhor novela de Aguinaldo Silva desde Senhora do Destino. A única falha do autor, no meu posto de vista, foi não ter trabalhado melhor os núcleos paralelos. A questão não é o destaque, se fulano é figurante, e sim a relevância dos personagens coadjuvantes dentro da história. O dramaturgo, no entanto, acertou na condução da história central, a saga do Comendador.  Se levasse em consideração apenas a história central, diria que Império é um novelão.

Dois mistérios envolvem a última semana de Império. A identidade de Fabrício Melgaço e a possível morte do Comendador. O grande vilão, segundo consta, é José Pedro. Acredito que Silviano seja o mentor de todas as maldades, influenciando José Pedro, desde pequeno, contra "o pai". Tenho duas dúvidas: quem tentou matar José Pedro na sauna? José Pedro é realmente filho do Comendador ou forjou o exame de DNA? As respostas, acredito, devem vir nos próximos capítulos.

O último capítulo deve ser dramático. O sequestro de Cristina resultará na morte de Silviano e Maurílio. Não se sabe ainda, com certeza, o destino final do Comendador. Particularmente, até esperava pela morte dele, não de forma tão trágica. No roteiro – usurpado pela imprensa – consta que José Pedro acerta José Alfredo com um tiro nas costas. Que barbaridade! Se verdade, apesar da dramaticidade, não ficarei contrariado, já que desde que forjou a própria morte o Comendador mostrou ser uma pessoa ainda mais rancorosa. 

Se sobreviver, a minha torcida é para que José Alfredo termine com Maria Ísis. Entendo que Maria Marta, graças à interpretação maravilhosa de Lília Cabral, ganhou a torcida de muitos, mas o Comendador nunca a amou.

Império chega ao fim vitoriosa, com uma média geral de 33 pontos. É sucesso ou fracasso? Bom, cada um julga os números do ibope como quer. A julgar pelo período de exibição (horário político, Natal, Ano Novo, Carnaval) e também por ter substituído um folhetim de baixa repercussão (Em Família), considero como um sucesso.

É isso. Independente de ser fã de Aguinaldo Silva, acredito ter sido imparcial durante a exibição de Império. Tentei pontuar os altos e baixos da novela, sem puxar o saco. O que me interessa como telespectador [essa é a minha posição/visão aqui no Blog] é o produto apresentado e não quem é o responsável por ele.

Para encerrar, quero parabenizar os envolvidos pela brilhante cena em que o Comendador encontra fortuna enterrada e faz referência ao Tio Patinhas, ao som de Pedras que Cantam (música de abertura de Pedra Sobre Pedra). Felomenal, diria Giovanni Improtta.

Adeus Império, fica na saudade. Obrigado e até breve Aguinaldo Silva. Que venha Babilônia!!!

De contrato assinado!

A Record faz uma novela com a contratação de Xuxa. Convocou a imprensa para uma coletiva em São Paulo, e exibiu imagens, sem áudio, no Programa da Tarde.  Os fãs – que acompanhavam de casa – ficaram frustrados. Todos queriam ouvir a apresentadora, mas tiveram que engolir a seco as narrações de Britto Jr..

No domingo, a tão prometida entrevista com Xuxa ficou apenas em homenagens, com imagens antigas e famosos desejando boa sorte. A reportagem não apresentou nada de novo, e a visita a casa dela ficou para ser exibida no próximo fim de semana.

A Record fez "um auê" em torno da contratação. Concentrou uma centena de fãs nos estúdios e aos arredores da sede da emissora, mas fez uma má divulgação para a grande massa. No Domingo Espetacular exibiu alguns segundos da coletiva, destacando o momento da assinatura e a "expressão de alegria" da apresentadora.

Uma coletiva apenas para uma assinatura simbólica de contrato. Nem os diretores, tão pouco a apresentadora, sabiam falar sobre o formato do programa. O que importava, naquele momento, era o contrato. O que ela virá a fazer, só Santa Clara na causa.

Xuxa explicou que o programa não deve estrear em menos de dois meses. Ela também disse que um programa diário é quase inviável. Sabe-se que o departamento comercial pretende tê-la à frente de um talk show às quartas-feiras, como opção para o futebol da Globo. Se sair do papel, o projeto deve ser lançado no final de maio, substituindo Gugu.

O que o talk show de Xuxa terá de novo? Gugu ficou quase dois anos para voltar com o mais do mesmo. O público não tem paciência para programa de auditório. O que ainda salva esse formato é o assistencialismo.

Protagonistas definidos

Alexandre Nero, Vanessa Giácomo e Giovanna Antonelli serão os protagonistas de Favela Chique. Por enquanto, estou gostando do elenco desta novela. Antes, ficava incomodado com as repetições de atores, mas, hoje em dia, com a produção de vários seriados e minisséries é impossível disso não acontecer.

Curti a confirmação de Vanessa Giácomo para dar vida à mocinha Toia. É uma atriz de interpretação segura.

Capítulo de estreia

Pode até ser que a primeira impressão não seja a que fica, mas ela é importante. Gostei do primeiro capítulo de Sete Vidas, mas vou ser sincero: não pretendo acompanhá-la na íntegra. É um estilo de novela que não me agrada muito e, às vezes, me incomoda. O problema não é a novela, sou eu.  

Tiro o chapéu para o excelente texto de Licia Manzo, no entanto, fico com um pé atrás com a narrativa de suas obras. O primeiro bloco de Sete Vidas, de 40 minutos, teve alguns acontecimentos, mas inicialmente tive a impressão de que caminhará a passos lentos. Veja bem, isso não é uma crítica. É apenas uma visão que tenho do estilo da autora.

Um capítulo não representa muita coisa. Ainda é cedo para se chegar a qualquer conclusão. O importante neste momento é que o público admirador deste tipo de novela tenha ficado satisfeito.

Os Dez Mandamentos

Essa novela pode ser um sucesso, mas não acredito que será. O horário de exibição, as 20h30, é excelente, mas penso que o público não tenha tanto interesse numa história bíblica. Penso que uma novela tradicional daria um melhor resultado. Espero estar enganado.

BBB15

Ainda considero essa edição do BBB uma das mais fracas de todos os tempos. Não sei se é a pior temporada, mas é uma das. O elenco é fraco e não rendeu o esperado. É uma opinião pessoal e não devo reclamar muito, pois não sou telespectador assíduo. Por falta de interesse, assisto uma vez e outra. Gostaria de não ter que assistir, mas é um tipo de programa que - por pior que seja – você escolhe um para torcer e acompanha. Minha torcida é para Cézar, que a edição do programa e os demais participantes tratam como um caipira e certo desprezo. É o jeito dele viver isolado. Não é um bom jogador, mas tem uma boa visão do jogo. A minha torcida tem, não sei se vai ganhar.

Quais são as impressões finais de Império? Comendador deve morrer, terminar com Maria Ísis ou Maria Marta? Gostaram do primeiro capítulo de Sete Vidas? Acreditam no sucesso de Os Dez Mandamentos? Quem deve vencer o BBB15?

Obrigado pela atenção, e até nosso próximo encontro onde o assunto será Vitória (Record) e Babilônia (Globo). 



Publicidade

Comentários (31) Postar Comentário

anjo comentou:

concordo sobre império. não me prendeu, mas foi a melhor novela do horário desde AB. audiência boa dentro das circunstâncias / sobre o bbb, essa edição pelo menos tá sendo melhor que a 13 e 14. o cézar é o pior participante, caipira fake e que se isola pq sabe que tem gente que compra o jogo de coitadinho

Alex comentou:

Império conseguiu fazer com que o telespectador sentisse vontade de assistir ao capítulo seguinte, fato que não ocorria desde Salve Jorge, porém ambas histórias tiveram erros cruciais que diminuíram a qualidade da obra num todo.
Babilônia aparenta ser boa, veremos na próxima semana.
A audiência de O Rei do Gado é tão boa quanto sua história.
Pelo que pesquisei, a próxima reprise do Vale a pena ver de novo estreia em julho> Torço por O Clone.

Thiago Moreno comentou:

Serio, de novo?? é reprise do penultimo post, outra vez puxando saco dessa novela "fenomeno" q subiu da antecessora 3 pontoes??? kkkkkkkkkkkkkkkkk

Menos neh, ta feia, ta chato e ta sem graça, melhoras ai, pq agora fiquei com vergonha alheia

BBB15 é consedirado umas da melhores edições., cheio de barracos a cada semana uma reviravolta, desde o 10 não se mobilizava tantas pessoas, qd bbb é ruim como foi ano passado as pessoas nem comentavam nos topicos q tem na internet, essa edição não, tem toricda, tem briga, geuura, enfim a direção acertou em escolher gente feia mas barraqueira kkkk

Cesar Lima MITO vai ser campeão, ta certo em se isolar, qm aqueles lá de dentro pensam q são, se ele tem segredo o SEGREDO É DELE, deixa ele, se ele da um espirro todos comentam, se ele chora, criticam, se ele ri criticam, se ele fala criticam, com as cobras q tem lá tem mais é q se isolar e fazer seu game com independencia!! Cesar campeão Mariza vice!!! Panda, Falsonando, Rafatraira, Luan roubao e Chatrilles devem ser eliminados aos poucos!!!

Ponto final


Jeferson Cardoso respondeu:

Hahahahaha! Pensou que eu deixaria a última semana passar em branco? Curuzes!



Alison Silva respondeu:

como uma babaca qualquer,sem moral pode falar assim de um dos grandes astros da dramaturgia!


Victor Hugo comentou:

Boa noite Jeff!! concordo com vc, Império, apesar de alguns (poucos) baixos, foi uma boa novela, aquele tipo de trama que vc senta no sofá e espera acabar de tão boa!! Mas que venha Babilônia, gosto demais das novelas do Gilberto Braga (exclua Insensato Coração, que foi a treva! hahahaha) Falando nisso, o que você acharia de Paraíso Tropical (uma de minhas novelas preferidas) no VPVDN? é isso ai Jeff, tenha uma ótima semana, abraços!


Jeferson Cardoso respondeu:

Victor, também gosto das novelas de Gilberto. Estou acompanhando O Dono do Mundo, no Viva. Acho Paraíso Tropical uma novela pesada para ser exibida à tarde. =D


paulo comentou:

Imperio foi sim uma novela popular e clássica idiota e quem fala mal ahh falem mal mas falem dela kkkkkk babilonia vai ser um saco tomara q so va ate agosto e é essa xuxa na record affffff ninguem merece sera q a recopia pensa q o brasil vai parar pra assistir essa mulher pactada cm o demonio a agora a recopia vai converter ela afff brasil a recopia so pegou o resto pq a globo sugou o q pode a recopia pegou so resto q sobrou dela tadinha kkk sete vidas amei julia e pedro paresse q vao ter uma quimica boooa

Edson Denegri comentou:

eu ficaria feliz se a Maria Ísis fosse o Melgaço. E se o comendador morrer acho ótimo. Tomara que a Maria Marta fique ainda mais rica e maravilhosa. kkkkk

Tiago comentou:

Jef comente sobre a estréia da novela "Mil e Uma Noites", na Band,Assisti o primeiro capítulo e a dinâmica da novela é impressionante. O que eu não gosto da Band é o fato de que ela vende faixa nobre para o Show da Fé. Daí que duas estreias, a Mil e Uma Noites e o novo CQC serão cortados por programação - derruba audiência - religiosa. Uma pena!! Entendo que talvez um dia isso irá acabar e daí a Band poderá concorrer pelo segundo lugar, luta sempre travada pelo SBT e Record. No meu entendimento, o Show da Fé deveria ir para a madrugada!!!


Jeferson Cardoso respondeu:

Tiago, já tinha assistido o capítulo no Youtube. A história é boa, mas é um seriado - de três temporadas - que a Band exibe como novela. Acredito que o teto desta série turca será de dois ou três pontos, assegurando o quarto lugar no ranking de audiência da TV aberta.


Diogo comentou:

Império ainda não acabou? pois não tem graça nenhuma, achei uma das novelas mais chatas do último tempo, forçada ao extremo mas não vou ficar discutindo mais, parei de ver e pronto. Ele o autor não sabe fazer romances, nem hetero ou homossexuais, escrever romances, desenvolver histórias bonitas é para poucos, pouquissimos, é preciso sensibilidade da parte do autor e sensibilidade do telespectador pra perceber, isso não é para todos, pois últimamente temos engolido relaçoes artificiais e a vida que segue! Espero com ansiedade Babilônia!

Paollo comentou:

Realmente Império é Sensacional!!! Os personagens caíram no gosto do público, a história é falada nas ruas... No quesito audiência, acredito, se Império fosse a substituta de Amor à Vida, daria muito mais audiência, quem sabe até mais que a novela do "Félix", porque entraria num ótimo momento do ano, sem horário de verão, natal, fim de ano... Enfim, por ter substituído Em Família, acho que a audiência não é das piores, mas também não é das melhores...
Sobre o fim de Boogie Oogie (Saudades), acho um absurdo os crítico só "apedrejarem" a novela... No início, a trama era maravilhosa, a melhor dos últimos tempos, dos 7 meses no ar, 5 a trama foi elogiada, e os últimos 2 meses, a novela ficou um pouco chata, realmente, mas não o tanto, para dizer que ela termina com saldo negativo, só por causa do final... Aliás, ela teve 185 capítulos, a maior dos últimos anos, então se ela teve tantos capítulos, é porque agradou a Globo e a maioria dos telespectadores...

"E Jeff, você está devendo um poste sobre Alto Astral, já faz algum tempo, e até agora nada..."


Jeferson Cardoso respondeu:

É verdade. A adoro Alto Astral e comento pouco sobre ela aqui no Blog. Daqui a duas semanas, dedico um tópico à ela. ;)


Juany comentou:

bom, as mil e uma noites ta pasando aqui no uruguay e é otima... imperio acho sim que o AS vai matar o comendador , para nao se decidir,ele fez que o pubico se dividisse com quem ele vai ficar... adorei imperio, e acho que babilonia, ao contrario vai ser como sete vidas, bem lenta, nao gosto muito disso mas... o bbb15 é da mariza.. nao pretendo seguir nem a xuxa nem os dez mandamentos, odeio a record kkk. brigado, saludos desde uruguay ;)

Veja também

Publicidade