O Planeta TV

Novo "Vídeo Show" repete fórmula de antigos programas da Globo

E mais: O fracasso de "Além do Horizonte" é assustador!

Por: Jeferson Cardoso

Foto: Divulgação/TV Globo

Não curti o novo "Vídeo Show". Na verdade, trata-se de um "Encontro com Zeca Camargo". Na estreia, Susana Vieira ofuscou o apresentador, que estava bem soltinho e falando mais alto que os personagens do cabaré de "Joia Rara".

Não consegui compreender o formato do programa. As reportagens entravam do nada no meio das brincadeiras (ou seria bate-papo?). As matérias só eram compreendidas depois de certo tempo, após os próprios entrevistados explicarem a reportagem.  

Encerrada as matérias, Zeca Camargo prosseguia com a convidada como se nada tivesse acontecido.

O "Vídeo Show" está cada vez mais descaracterizado. Esse novo formato, pra mim, é uma versão do "Vídeo Game" com o "Encontro com Fátima", com o objetivo de destacar o elenco da emissora, função que já faz o "Mais Você", "Domingão do Faustão", "Estrelas" e o "Encontro com Fátima".

"A gente ficou meses, semanas olhando como poderíamos fazer essa história da TV Globo incrível de uma maneira diferente e chegamos a um formato inovador e que é muito ousado", disse Zeca Camargo na coletiva de imprensa.

Formato inovador? Ousado? Só Santa Clara na causa!

Quanto à audiência... não espero muito coisa de um programa cuja formula é desgastada. Entendo que dez pontos seja lucro. Afinal, essa é a média do programinha no ano de 2013. Diante do que está sendo apresentado, a tendência é piorar.

Amor à Vida

Assisti ao capítulo desta segunda, 18/11, e a impressão foi a mesma. Novela de texto fraco e atuações exageradas. Parece que a moda agora é gritar, xingar, vulgarizar... Tudo por pontinhos de audiência.

Enfim, não perderei tempo falando sobre essa novelinha de Walcyr Carrasco. Nem posso, já que não a acompanho.

A audiência de 42,5 pontos não é nenhuma surpresa para uma novela relançada. O que importa mesmo é o seu desempenho final, que até o momento é de 35,1 pontos na Grande São Paulo. Não é um fiasco, mas também está longe de ser um fenômeno.

"Amor à Vida" tem uma ótima sinopse. Pena que foi mal desenvolvida e escrita por Walcyr Carrasco. Nada contra o autor, mas, pra mim, seus últimos trabalhos são dignos de Troféu Framboesa de Ouro – aquele que premia os piores do ano.

Por fim, não há felicidade maior do que vê Walcyr Carrasco penar para aumentar a audiência de "Amor à Vida", que deve chegar ao fim empacada nos 35 ou no máximo 36 pontos. Um a mais que tão criticada "Salve Jorge", e três (ou quatro) a menos que os clássicos "Avenida Brasil" e "Fina Estampa". FIM!

Hilda Furacão

O Canal Viva começa a reprisar hoje, a partir das 23h, a minissérie "Hilda Furacão". É a primeira vez que assistirei à essa obra escrita por Gloria Perez. Estou ansioso, pois sempre tive vontade de acompanhar.

Para noveleiros de plantão, e indico a novela "Água Viva". Lourdes Mesquita (Beatriz Segall) é uma vilã magistral. Isso sim que é novela!

Vale a Pena Ver de Novo

Uma correção, a substituta de "O Cravo e a Rosa" não estreará em janeiro, e sim em fevereiro após o lançamento de "Em Família", provavelmente uma ou duas semanas depois.

A trama escolhida ainda não foi divulgada oficialmente, mas "Cobras & Lagartos", "Ti-Ti-Ti" e "Caras & Bocas" são as mais cotadas. Em tempo: a Globo também não oficializou a censura à trama de João Emanuel Carneiro.

Em meio às especulações, sabe-se apenas que a re-reprise de "O Cravo" está surpreendendo, com médias de 20 pontos no Rio de Janeiro e 14 em São Paulo. São números surpreendentes para os dias de hoje.

Além do Traço Retumbante

É incompreensível a aprovação da sinopse dessa novelinha das sete. É muito ruim. É terrível! Pra mim, é a pior novela das sete já produzida, superando outros fracassos retumbantes, como "Tempos Modernos", "Três Irmãs" e "Guerra dos Sexos". Essas outras pelo menos tinham um pouco de sentido.

"Além do Horizonte" é sem noção. A história é confusa; sem graça; fraca; uma grande bobagem. Um capítulo pior que o outro; sem ganchos até para os comerciais. Parece uma novela escrita por amadores, sem nenhum conhecimento do gênero.

A minha paciência, como telespectador, chegou ao fim. Fiz de tudo, tentei, não deu. Infelizmente, mais um horário com a TV desligada.

Sei que muitos lembrarão os elogios dos dois primeiros capítulos. Uma ilusão. Na verdade, fui afobado e estou comendo cru. Deveria, como tenho feito nos últimos anos, ter esperado, no mínimo, dez capítulos para ter exposto a minha opinião. Entretanto, não me arrependo. Afinal, a opinião oscila de acordo com aquilo que é levado ao ar. Hoje posso adorar, amanhã não. Não vejo problema nisso. Só que muitas pessoas não compreendem e acabam considerando uma contradição.

A direção da emissora, certamente, fará alguma coisa para reverter a terrível (porém merecedora) audiência, de 20 pontos. Não sei se conseguirão salvar a novelinha, que tem um elenco bem parecido com as novelas de Íris Abravanel no SBT.

Por fim, assim como "Amor à Vida", evitarei ao máximo falar sobre essa produção. Observarei calado o desespero da Globo, e voltarei ao assunto assim que a emissora anunciar o fim desse fracasso retumbante.  

Pecado Mortal

Das novelas que estão no ar na TV aberta, "Pecado Mortal" é a única que me chama a atenção. É uma boa trama, não mais que isso. A novela não merece a baixa audiência, hoje de 6 pontos, mas também não é digna dos dois dígitos. Como assim? Que contradição é essa?

Não é contradição, apenas uma constatação. "Pecado Mortal", pra mim, é agradável, mas tem muita coisa que poderia ser ajustada para ser mais bem compreendida. Gosto muito da novela, e nem por isso devo considerá-la digna de uma audiência extraordinária. Estou sim insatisfeito com os 6 pontos, no entanto, acredito, que 8 pontos seria o ideal.  

Vamos dar um tempo nesse assunto, né? Chegaaaaaaa!

Tadinha!

Coitada da jornalista Neila Medeiros. Foi mais uma vítima de Silvio Santos. A coitada se iludiu tanto que chegou a afirmar que o "SBT Notícias" teria vida longa e que a direção estava feliz com os resultados. Uma semana depois, o telejornal – que tinha como missão acabar com o sucessinho do "Cidade Alerta" (da Record) – perdeu a quarta colocação para a TV Cultura.

Diante do fracasso, e sem dó e piedade, Silvio Santos mandou tirar o "SBT Notícias" do ar e demitiu 21 profissionais que estavam envolvidos no projeto. Neila, que trocou Brasília por São Paulo, está sem destino e praticamente desempregada. O seu contrato era renovado mensalmente. Uma pena, é uma ótima profissional. Espero que tenha oportunidade em outra emissora, pois o seu talento não é digno do SBT.

As tardes do SBT

Há algum afirmo que a boa fase do SBT no horário vespertino estava com os dias contados. Fui criticado e acusado de perseguir a emissora. Que seja, é o meu ponto de vista.

Penso que o SBT não merece os 4 pontos de audiência que alcança na média-dia. A emissora dedica 50% de sua programação a enlatados. Uma vergonha!

Quanto às re-reprises das novelas, o fracasso não é nenhuma novidade. Hoje, até mesmo a inédita "Cuidado com um Anjo" registra 5 pontos; a outras já se aproxima dos 3. Já vi esse vi antes e sei onde vai chegar: ao traço.

À noite, a situação também é crítica. "Chiquititas" perdeu o fôlego; e "Rebelde"... prefiro nem comentar.

O SBT, desculpe a sinceridade, serve apenas para assustar a Record.

Das próximas novelas...

Estou empolgado com o remake de "Meu Pedacinho do Chão". Gosto das novelas de Benedito Ruy Barbosa, e tenho saudade de suas histórias arrastadas, mas bem contadas.

Não espero muita coisa de "Geração Brasil", de Izabel de Oliveira e Filipe Miguez. Temo apenas que repitam o elenco de "Sangue Bom" e "Cheias de Charme".

Pra mim qualquer coisa é melhor que "Amor à Vida", então indicarei "Em Família". Pena que depois da insossa "Viver a Vida" não tenho mais confiança em Manoel Carlos.

Fico por aqui. Obrigado pela atenção. Até a próxima! =)


Deixe o seu comentário