O Planeta TV

"Máscaras", a novela que não vingou!

Por: Jeferson Cardoso

É preciso muita calma nesta hora. Luiza Tomé, insatisfeita, desabafou no Twitter a sua insatisfação com o autor Lauro César Muniz. A atriz reclamou do texto e do figurino de sua personagem. Não tenho nada a ver com isto, mas não aprovo a atitude da atriz. Ela tem toda a razão de estar contrariada, mas seria mais ético da parte dela reclamar internamente e só tornar público após ter resolvido a situação com a equipe da novela.

"Máscaras" é uma novela que não deu certo, mas não pode (nem deve) ser descartada. É preciso respeitar os profissionais envolvidos. Uma novela não se produz da noite para o dia, com isto, a Record (imatura, que nunca aprende com seus erros) terá que ter muita paciência.

É grande a minha frustração com "Máscaras". Sabia que o Lauro enfrentaria uma baixa audiência porque seu estilo é totalmente diferente de Cristianne Fridman, mas não esperava uma trama tão sem nexo.

Entendo a frustração do elenco. Os textos das personagens femininas são vulgares. As mulheres devem se sentir envergonhadas com situações e comportamentos apresentados neste folhetim.

Na pior das hipóteses, duas irmãs tentam engravidar de um mesmo homem, numa disputa de quem engravida primeiro. Um absurdo.

No meu ponto de vista, "Máscaras" deveria ter seu último capítulo exibido em outubro, tempo suficiente para que se produza a substituta.

E não basta apenas produzir, tem que saber divulgar. Uma mega divulgação será necessária para que a Record possa reconquistar o público perdido. Se reconquistá-lo, é hora de mostrar o respeito. Caso contrário vai nadar para morrer na praia.

Tiro no escuro

Após anunciar o novo programa para Rodrigo Faro, Record se ver perdida no escuro. Na última semana, a emissora voltou a exibir o Cidade Alerta na faixa das 17h, horário destinado à nova atração. O projeto agora é anunciado para o começo da noite, ou às 21h para bater de frente com a maior audiência do país (a novela das nove da Globo). Coitados!

Sem noção

Curiosidade: "Rebelde" era uma aposta para a faixa das 19h. Por que, após a estreia de "Carrossel", a trama está sendo exibida às 20h? Só agora entenderam que o público infanto-juvenil estava carente nesta faixa? É tarde demais!

Salve Jorge

Poucas pessoas gostaram do nome da próxima novela de Glória Perez. Particularmente, gostei. Essa novela promete. Glória Perez, a Rainha das 21h, vem com tudo. Suas novelas começam chatas, mas surpreendem do meio para o fim. A princípio, o folhetim terá 179 capítulos. Quem sabe, desta vez, somos surpreendidos desde o primeiro capítulo?

A fazenda

Estou curtindo a nova temporada de "A Fazenda". O reality está com uma edição mais ágil. O que atrapalha é a falta de espontaneidade de Britto Jr. Talvez, se o programa tivesse uma duração menor, de no máximo 40 minutos, evitaria algumas bobagens.

Para a nossa alegria, Lui Mendes foi o primeiro eliminado. Ainda não tenho um peão favorito, mas gosto da Penélope Nova e Léo Áquilla (talvez o grande favorito ao prêmio).

A boa fase da Band

A Band pode não ser vice-líder de audiência, mas possui uma programação superior a da Record e SBT. A emissora paulista, merecidamente, cresceu mais de 50% nos últimos dois anos. Nesse período, a Band investiu em novos programas, sem deixar de lado a sua essência, o futebol - adquirindo o Campeonato Brasileiro Série B e EuroCopa. Entre as novidades, surpresas como "Muito Mais", "Agora é Tarde", "Quem Fica em Pé?" e "Pânico na Band" agradaram em audiência e ao mercado comercial.

Não posso deixar de citar também "A Liga" e "Polícia 24H", que são os responsáveis por alavancar a emissora no horário nobre. "A Liga", infelizmente, perdeu o sentido sem Rafinha Bastos. O "CQC", com a saída de Rafinha e Danilo Gentili, não é mais o mesmo, só que tem a fidelidade de seu público.

A Band merece uma audiência ainda melhor.

Carrossel

"Carrossel-sem-freio" segue alcançando recorde de audiência (com picos de até 18 pontos) e atropelando o "Jornal da Record". Para os adultos, a novelinha é boba. Para as crianças, é um presente. A trama surpreende pela qualidade técnica e o carisma do elenco infantil, com destaque para Larissa Manoela, que interpreta a “vilã” Maria Joaquina.

Rosane Mulholland, intérprete da professora Helena, é sem dúvida a maior surpresa de "Carrossel".

Confesso, estou encantado e viciado na novelinha. "Entre duendes e fadas. A terra encantada. Espera por nós. Abra o seu coração. Na mesma canção. Em uma só voz..."

Amor Eterno Amor

Há alguns dias confidenciei que deixei de lado a novela das seis. Pois bem, resolvei os capítulos desta semana e fiquei surpreso com a agilidade. A trama, que não saia do lugar, está movimentada, com todos os núcleos em destaque.

A autora, para elevar a modesta audiência de 23 pontos, obviamente, apostou na vilania. Fernando (Carmo Dalla Vecchia) e Melissa (Cássia Kiss Magro) finalmente agem como vilões, só que infelizmente os atores não estão muito bem no papel.

"Amor Eterno Amor" é uma boa novela. Uma pena não ter sido ágil do começo ao fim. Ela, no entanto, a meu ver, é melhor que antecessora que mergulhava num drama bastante depressivo.

Acredito que a "barriga" da novela tenha passado. Continuarei acompanhando os próximos capítulos. Não espero muita coisa porque conheço o estilo da autora.

Reprise

Uma novela de Carlos Lombardi é forte candidata a substituir "Chocolate com Pimenta" no "Vale a Pena Ver de Novo". A estreia deve acontecer em setembro. A Globo não comenta sobre o assunto. Qualquer novidade conto para vocês.

Manoel Carlos ou Benedito?

Manoel Carlos ainda não está 100% confirmado como substituto de Glória Perez. Sinceramente, torço por Benedito Ruy Barbosa. Os dois possuem narrativas lentas, mas sinto falta de uma trama rural às 21h.

Medo!

Estou começando a ficar decepcionado com "Gabriela" antes mesmo da estreia. As novas chamadas mostram as mesmices do autor Walcyr Carrasco. Espero morder a língua. Amém!

Cauã decepcionando

Nina, a personagem principal de "Avenida Brasil", esta ficando chata. Espero que a grande virada, prevista para o centésimo capítulo, dê um novo gás à trama central. João Emanuel Carneiro precisa reaproximá-la de Jorginho para minimizar a antipatia. Não sei a maioria, mas eu prefiro o Jorginho com a Débora.

Falando em Jorginho, o que falar da interpretação de Cauã Reymond? Desculpe-me a sinceridade: ele está péssimo, principalmente em cenas de grande impacto.

Fico por aqui, agora é com vocês! Até a próxima!


Deixe o seu comentário