O Planeta TV

"Lado a Lado", a novela que começou muda e terminou calada!

Por: Jeferson Cardoso

Acompanhei quase que na íntegra os 154 capítulos de "Lado a Lado". Como todos sabem, curti muito a primeira fase e me desiludi com a segunda. Pra mim, foi uma novela simples e com barriga. O elenco, apesar da baixa repercussão, defendeu bem os personagens. Caio Blat, Patrícia Pillar, Cassio Gabus Mendes, Marjorie Estiano, Lázaro Ramos e Camila Pitanga foram os destaques.

A primeira (e talvez a única) novela da dupla João Ximenes Braga e Cláudia Lage surpreendeu no quesito qualidade; foi aplaudida pela mídia e pelo seu pequeno público conservador, mas não encantou a grande massa. Começou muda e terminou calada. Com 18 pontos de média geral, assumiu o posto de pior audiência do horário das seis.

Mas por que a trama, tão aclamada pelos críticos, foi rejeitada pelo público? Usar como desculpa o horário de verão é fácil, difícil é aceitar a realidade. Os autores ousaram e apresentaram uma narrativa que foge do novo padrão. Uma novela de época, que já tem um público seletivo, não pode vacilar. "Lado a Lado" demorou a definir (e apresentar) os seus vilões e também não convencia o telespectador a não mudar de canal nos intervalos comerciais, bem como, a assistir os próximos capítulos. Os ganchos eram vazios, banais.

Resumindo, "Lado a Lado" era uma boa novela, mas não tinha fôlego para alavancar a audiência das 18h, que recebe em baixa de "Malhação".

Espero que o "fracasso" desta novela sirva de alerta para os autores e, principalmente, para a direção da Globo. É preciso ousar, só não pode perder o foco de prender o telespectador à frente da TV. Sabendo que a faixa das 18h é uma das mais críticas, por diversos fatores, é preciso ter cautela na aprovação de sinopses e na condução das mesmas.

Flor do Caribe

Será que a trama de Walther Negrão superará a antecessora já na primeira semana de exibição? Talvez, a possibilidade é grande.

Acredito que o primeiro capítulo registrará 21 ou 22 pontos. O desempenho dos capítulos seguintes será consequência do que for mostrado na estreia. Se convencer, é sucesso na certa.

O resultado de "Flor do Caribe" confirmará o fracasso de "Lado a Lado" ou nos dirá que a realidade é mais dura do que imaginamos.

Amor à Vida

Ufa! Valeu a pena a demora quanto à definição do título da novela de Walcyr Carrasco. Adorei o nome escolhido: "Amor à Vida". Lindo!

Agora é rezar para que o autor surpreenda, com uma sinopse mais pé no chão, no estilo de "Xica da Silva" ou "Fascinação". Que invista no drama e exagere menos na comédia. O público das 21h agradece.

Vacilo

Sabendo da grande rejeição de "As Filhas das Mães", a produção do Vídeo Show resolveu arriscar. A trama é o destaque do "Novelão da Semana". A audiência, obviamente, despencou. Na quarta, a atração marcou apenas 7 pontos. No dia seguinte, para o alívio de muitos, subiu para 11 pontos.

É difícil entender a cabeça de quem escolhe uma novela como esta para um compacto, num programa que precisa crescer.

Bianca Rinaldi na próxima novela do Mago

Nos próximos dias, Aguinaldo Silva deve anunciar o nome de Bianca Rinaldi em sua próxima novela, com estreia prevista para o segundo semestre de 2014. A atriz tem contrato com a Record até o dia 31 de julho. Ou seja, o anúncio só deve acontecer quando ela terminar seu vínculo com a emissora da Barra Funda.

A saída de Bianca da Record não é uma surpresa. Pelo contrário, é consequência de seu ótimo trabalho. Muitos atores, assim como ela, tiveram seus passes valorizados depois que passaram pelo RecNov. Agora é a hora de Bianca brilhar na Vênus Platinada.

A volta do Programa do Jô

Quase tive uma crise de risos quando vi a chamada da volta do "Programa do Jô". Na divulgação, Jô Soares questionava: "como será que ele [Neymar] vai vir com o cabelo?". É dose!

A entrevista, uma das piores que já vi, não rendeu. Neymar pouco falou, praticamente não abriu a boca. Os redatores deste programa precisam estudar melhor os convidados. Resumindo, o "Programa do Jô" está muito engessado! Ou será ultrapassado?

Agora é Tarde

Tá aí, um excelente talk show. O melhor da atualidade. Danilo Gentili sabe fazer piadas pontuais e hilárias, sem atingir as pessoas. Os convidados são bons e rendem ótimas (e divertidas) entrevistas.

Gostaram do título da nova novela das nove? Será que "Flor do Caribe" emplacará? E, Bianca Rinaldi conseguirá se destacar na Globo?


Deixe o seu comentário