O Planeta TV

"Avenida Brasil" esquenta; "Máscaras" decepciona e "Cheias de Charme" surpreende!

Por: Jeferson Cardoso

Meus queridos, estou amando "Avenida Brasil". Sei que muitos aqui esperavam pelo contrário, por motivos banais (já explicados) e que não vem ao caso.

Demorei certo tempo para comentar sobre a trama porque estava esperando a apresentação completa da segunda fase. Precisa entender as histórias dos núcleos paralelos.

A primeira fase de "Avenida Brasil" arrasou. A pequena Mel Maia e Adriana Esteves brilharam. A narrativa de João Emanuel Carneiro, o GÊNIO das 21h, dispensa comentários. Ele sabe como poucos escaletar um capítulo, com ganchos surpreendentes.

A segunda fase começou morna. Até estranhei porque normalmente as novelas de JEC são eletrizantes. Mas entendi que o autor queria apresentar aos poucos seus núcleos para depois explorá-los. Afinal, a novela é voltada totalmente à Classe C, então não poder ir com muita sede ao pote. Dito e feito. "Avenida Brasil" volta a pegar fogo. Em se tratando de JEC, é só o começo.

Poderia escrever um texto elogiando a trama (farei isto aos poucos no decorrer dos próximos meses), mas por enquanto comentarei sobre as poucas coisas ruins. Não estou curtindo as atuações de Heloísa Périssé (não muda nunca!!!); Murilo Benício e Cauã Reymond. Eles estão aquém do que já apresentaram em trabalhos anteriores. Também não gosto de algumas cenas exageradas como, por exemplo, homem sendo jogado da sacada de um prédio e sofrendo apenas alguns arranhões. Não gosto, mas preciso entrar no universo do autor.

Dispensa comentários as atuações de Adriana Esteves, Deborah Falabella, Marcos Caruso, Ísis Valverde, Vera Holtz e Eliane Giardini.

Meus personagens preferidos, na ordem, são: Suelen, Carminha, Rita, Leleco, Murici e Débora (que por enquanto é figurante).

No quesito audiência, "Avenida Brasil" vem fazendo bonito. O capítulo desta segunda (16/04) registrou recorde, com 41 pontos. Sua média geral é de 35 pontos (temos que levar em consideração que o folhetim enfrentou o feriado prolongado da semana santa). Não sei se até outubro alcançará "Fina Estampa", mas tem potencial para isto. A dúvida é apenas porque a trama enfrentará o tenebroso horário político. Uma pena.

A tal surpresa que prometi era uma entrevista com JEC. Infelizmente, deixei para cima da hora e com o lançamento da novela combinei com o GÊNIO para fazê-la nos próximos dias. Se quiserem, podem enviar sugestões para as perguntas.

Máscaras

Estou absurdamente decepcionado com a direção de "Máscaras". Ignácio Coqueiro repete os mesmos erros grotescos de "Poder Paralelo".

"Máscaras" é uma boa novela. O texto de Lauro César Muniz é um dos melhores. O elenco é muito bom. No entanto, a produção é tenebrosa.

A novela, que enfrenta baixíssima audiência, infelizmente, tem inúmeros problemas. O áudio é ruim (às vezes dá a sensação de eco); a direção deixa a narrativa lenta (é visível que algumas cenas estão muito teatrais e exigem maiores cuidados); a trilha sonora é estranha, principalmente os toques instrumentais de suspense.

O erro é gritante por parte da direção, mas o autor também peca. Os cinco primeiros capítulos de "Máscaras" foram confusos. Algumas cenas são difíceis de entender. A complexidade da protagonista Maria (Miriam Freeland) não desperta a curiosidade. Por que os surtos? Tensão pós-parto?

Outra história confusa é da personagem sem nome, interpretada por Paloma Duarte. Do nada, ela se aproxima da prostituta Manu (Gisele Itié) com certas intenções. Quais?

A meu ver, Lauro comete um gravíssimo erro apresentando sua história de trás para frente. O público precisa entender a história para se envolver totalmente.

O sequestro do bebê (Qual motivo? Quem são os inimigos de Otávio (Fernando Pavão)?), outra história confusa, tem rendido vários capítulos. Os capítulos, até então, foram focados apenas nos protagonistas. É cansativo. Daqui a pouco surgem os novos núcleos e dá aquela sensação de que uma nova novela está começando. É complicado.

Digo sem medo: os sete/oito pontos de audiência alcançados pela trama são mais do que merecidos.

Com ajustes, que não são poucos, quem sabe, a trama não se estabiliza na casa dos 10/12 pontos.

Cheias de Charme

Adorei o primeiro capítulo da nova novela das sete. Muitas pessoas, assim como eu, apostavam apenas no destaque de Claudia Abreu. Ela arrasou, mas o trio de protagonista (Isabelle Drummond, Taís Araujo e Leandra Leal) também surpreendeu. As três Marias – personagens popularescas - foram muito bem apresentadas.

"Cheias de Charme" é dinâmica, divertida, romântica... enfim, têm os principais ingredientes para garantir o sucesso. Os novatos, mas experientes, Izabel de Oliveira e Filipe Miguez, estão de parabéns. Eles, certamente, brilharão no horário das 19h.

Agora só se falam que as novelas estão voltadas para a desconhecida Classe C. Posso estar enganado, mas "Cheias de Charme" – a princípio – aparenta ter uma história para agradar a todos os públicos. As personagens Chayene, Fabian e as empreguetes são exemplos disto. E isto, meus queridos, é essencial para cravar o mais absoluto sucesso.

A estreia do folhetim nos levou ao paraíso. Que os próximos capítulos sejam ainda melhores. #Novelão!

Aguinaldo Silva em 2013!

A direção da Globo fez um convite a Aguinaldo Silva, o MAGO das 21h, para escrever a trama que sucederá Glória Perez, em junho 2013. Se aceitar, o recordista de audiência, terá que suspender suas férias e trabalhar numa sinopse para apresentar à emissora até o fim do ano.

O tempo é curto, mas para Aguinaldo Silva isto é mamão com açúcar. Meus queridos, na década de 80 e 90, o MAGO emendou várias novelas. Foram elas: Vale Tudo (88); Tieta (89); Pedra Sobre Pedra (92); Fera Ferida (94); A indomada (97); Suave Veneno (99); Porto dos Milagres (2001)...

Ideias para sinopse, certamente, Aguinaldo deve ter várias. A pergunta que não quer se calar: será que o Mago aceitará o desafio da Globo?

FOM FOM!

Maria Adelaide Amaral

Sou fanzaço de Aguinaldo Silva, mas sou sincero: antes dele, a Globo poderia apostar em Maria Adelaide Amaral. Ela, certamente (em parceria com Vicente Villari), arrasaria no horário das 21h. Se vier o Mago ficarei feliz, mas minha torcida é por Adelaide. Tenho dito!

PS: Peço desculpa a todos pela ausência, devido a compromissos pessoais. Obrigado pela compreensão.


Deixe o seu comentário