O Planeta TV

Os benditos números: "O Profeta" passa vergonha e "Flor do Caribe" salva a Globo

Comente sobre os principais assuntos da TV brasileira na coluna Curtas & Quentes

Por: Jeferson Cardoso

A COLUNA VOLTA A SER ATUALIZADA NORMALMENTE A PARTIR DESTA SEGUNDA, 06/05. OBRIGADO!

Meu queridos, perceberam que sumiu a barrinha do ex-parceiro no topo do site? Pois bem, no do dia 1º de maio incluiremos a nova parceria. A antiga não quis valorizar nosso trabalho, a próxima será diferente. Vamos ao que interessa.

Continuo entusiasmado com a nova novela das sete. Confira o clipe apresentado na coletiva:

Ainda bem que "Guerra dos Sexos" está terminando próximo dos 30 pontos, assim não entrega no limbo para esse provável novelão de Maria Adelaide e Vicente Villari.

Os benditos números

Desde a estreia de "Flor do Caribe", o horário nobre da Globo cresceu. A ótima trama de Walther Negrão reergueu "Malhação" e "Guerra dos Sexos". Ou seja, tínhamos razão quanto ao fracasso de "Lado a Lado". Era bem feita, porém lenta, barriguda, escura, e tinha núcleos paralelos terríveis. 

"Flor do Caribe" é o oposto. Ágil, dramática, e tramas paralelas ainda melhores que a principal.

Com o sucesso de "Flor", conclui-se que o carro chefe da programação global é a novela das seis. É ela que chama o público para frente da TV desde cedo, beneficiando até mesmo a desgastada "Malhação".

Se "Lado a Lado" não tivesse sido tão rejeitada, provavelmente "Guerra dos Sexos" teria se saído melhor. Claro, não seria um sucesso, mas o seu fracasso teria sido amenizado, com uma média de (talvez) 25 pontos, ante os 23 acumulados até o momento. Resumindo: O fenômeno de uma novela da seis, não salvaria "Guerra", mas evitaria que ela tivesse o título de pior audiência das 19h.  Por fim, "Lado a Lado" fez um estrago histórico na Globo.

O fracasso da reprise de "O Profeta"

É assustador o fracasso de "O Profeta" no "Vale a Pena Ver de Novo". No entanto, se formos analisar ao pé da letra, entenderemos. Há alguns anos, a Globo passou a brincar com a paciência do telespectador, com re-reprises desnecessárias. Se por um lado, ela fez a alegria dos fanáticos por Mulheres de Areia e Chocolate com Pimenta, por outro ela afastou ainda mais os telespectadores da TV. Essas duas re-reprises, no entanto, ainda conseguiam a marca dos 15 pontos. Já "Da Cor do Pecado" penou; e "O Profeta", coitada, passa vergonha.

Se não bastassem os erros de escolhas, a Globo vê o "Vídeo Show" perder a liderança para a Record. Se antes, o "Vale a Pena" recebia entre 13 e 15 pontos, hoje, raramente pega nos dois dígitos.

O péssimo desempenho do "Vídeo Show" não justifica o de "O Profeta". De certa forma, a escolha da novela foi um equívoco da Globo, que, infelizmente, enfrenta problemas com o Ministério da Justiça (MJ) para exibir clássicos como "Páginas da Vida" e "Cobras & Lagartos". Não sabemos como são feitas essas escolhas, mais elas não são "as mais pedidas".

A Globo precisa, urgentemente, resgatar o público do "Vale a Pena Ver de Novo", respeitando-os com menos intervalos comerciais e premiando com AQUELA novela. Quando o fizer, salvará o "Vídeo Show" e a "Sessão da Tarde".

As reprises de "Páginas da Vida" e "Cobras & Lagartos" só não acontecem porque a Globo não quer. Essa história de proibição do MJ é balela. Se ela fizesse uma edição caprichada, certamente, essas novelas teriam a classificação livre. Não conseguiram com "Mulheres Apaixonadas" e "Laços de Família"? Essas duas últimas são mais fortes do que as engavetadas.

Agora, no sufoco e com a Record na cola, vamos ver se a Globo seguirá dormindo e apostando em tramas insossas das seis. 

O Dentista Mascarado

O segundo episódio da série foi melhor que o da estreia. Estou curtindo e me divertindo com esta série. A contratação de Marcelo Adnet, sem dúvida, foi um acerto da Globo. Só espero que o seu futuro não seja o Zorra Total. Ainda acho que ele poderia ser utilizado na teledramaturgia, numa novela das sete.

Dani Calabresa no CQC

Dani Calabresa deu um novo gás ao CQC, que estava muito sem graça. O quadro "As notícias mais importantes do mundo que o CQC não conseguiu mostrar porque...", que satiriza as principais notícias da semana é o point do programa.

É evidente que nesses primeiros dias, Dani ainda demonstra nervosismo e pouco entrosamento com os novos companheiros. Isso, em alguns momentos, a deixa sem graça. Gosto do estilo de humor apresentado por ela, me divirto pacas.

Só não curti as esquetes na abertura do programa, com a participação de todos os integrantes, com um destaque maior para Calabresa. A produção do CQC tem que tomar cuidado para não perder o público alvo, e se render ao humor infantil e banalizado.

Legendários

Sou fã de Marcos Mion desde a época da MTV. Quando foi contratado pela Record muitos apostavam que o "Legendários" teria vida curta. No entanto, está há três anos no ar.

O "Legendários", hoje, com uma equipe enxuta está em sua melhor fase. Mion conseguiu dar uma identidade ao programa; conquistou a confiança dos publicitários e dos telespectadores.

O quadro “Vale a pena ver direito” é o destaque. A forma como Mion conduz o palco chama a atenção. Ele sabe apresentar e divertir ao mesmo tempo. Está crescendo sem apelar para a vulgaridade.

É meus queridos, a MTV fez escola. Melhor, segue fazendo.

Revenge

Acabo de assistir ao primeiro episódio dessa fantástica série. Apesar de dublada, é sensacional. É impossível não fazer comparações com Avenida Brasil. A ideia central é idêntica. My god! Na verdade, a história de Revenge não é inédita. O seriado é baseado no livro O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas. Enfim, semelhanças à parte.

Já estou ansioso pelo segundo episódio. Desde Lost não assistia uma série tão, digamos, impactante. Estou deslumbrado com a vingança de Emily. Os críticos dizem que Revenge é uma trama bem amarrada e com ótimos ganchos que te deixam com vontade de ver o próximo episódio. Assim seja.

Espero que a Globo não se comporte como suas concorrentes e, independente de audiência, exiba todos os episódios da primeira temporada. A estreia bombou: 15 pontos, líder isolada.

No próximo post discutiremos sobre o assistencialismo e sensacionalismo na TV. Tem gente misturando as coisas. É um assunto polêmico, mas que vale a pena ser debatido. 



Publicidade

Comentários (69) Postar Comentário

Alice comentou:

jeff novelas mexicanas você curte? Qual sua preferida?


Jeferson Cardoso respondeu:

Curtia, hoje não mais. Sou fã de Maria do Bairro e A Usurpadora.


Alicia comentou:

Assiste cuida com o anjo?


Jeferson Cardoso respondeu:

Não


fernando comentou:

Acha possível a band voltar a apostar na teledramarturgia? Comprar novelas teens ou produzir uma própria?


Jeferson Cardoso respondeu:

Acho que não.


Douglas comentou:

Jeferson, também estou ansioso por "Sangue Bom"!

Você acha que se colocassem "Caras & Bocas" no Vale a Pena Ver de Novo, a audiência aumentaria?


Jeferson Cardoso respondeu:

Não sei se essa novela salvaria o Vale a Pena. Acho bom a Globo dá uma pausa nesses pastelões. É uma boa novela, fato. E Walcyr já vai estar no ar no horário nobre. Seria uma overdose. Penso que a Globo precisa levantar o horário antes de voltar a apostar em tramas pouco lembradas.



Ricardo respondeu:

A Lua Me Disse seria uma boa opção!


Lucas Albuquerque comentou:

Parabéns, escreve como nimguém..


Jeferson Cardoso respondeu:

Imagina, valeu! Rsrsr


Adryan comentou:

Jeff, a 1ª temporada de Revenge é assim mesmo! Digo, sem medo, cada episódio é melhor que o anterior! Fantástica!

Gilmar JM comentou:

Nunca vou concordar com o que falou sobre Lado a lado. Não deu ibope, mas foi perfeita, minha opnião.


Jeferson Cardoso respondeu:

Eu nunca disse que Lado a Lado era uma novela ruim, apesar de seu péssimo ibope. Valeu a pena ter acompanhado, porém, a realidade é que ela fez um estrago histórico. Um fato, que não interessa a nós telespectadores.



belkiss respondeu:

concordo Gilmar, lado a lado foi uma novela maravilhosa, perfeita em todos os seus detalhes, mas não é isto que dá ibope, só baboseiras como as demais novelas.


Izaias comentou:

Eu assisto Revenge desde sua primeira temporada. É uma série ótima. Mas eu descarto semelhanças com Avenida Brasil. Eu acho a série bem mais interessante, sem coisas idiotas do tipo esconder dinheiro no galinheiro ou. Já O Profeta, que pena. É uma novela boazinha. Já expressei minha opinião quanto a Flor do Caribe. CQC ainda não tive a oportunidade de assistir.


Jeferson Cardoso respondeu:

O Profeta é uma ótima novela. Gosto demais. Era fato que ela não tinha força para levantar o horário. Disse isto antes de sua estreia. A Globo precisa colocar AQUELA novela antes de apostar nessas novelas das seis. Páginas da Vida tem um começo fantástico, talvez daria conta de segurar os 15/16 pontos.


Rafa Godoy comentou:

Não acho que Páginas da Vida tenha potencial para reerguer o horário da tarde não, pelo contrário, PdV só aconteceu no primeiro e ultimo mes, me lembro de capitulos que ficavam 20 minutos mostrando aquelas aulas de dança do espaço ( era, ama, não lembro). Muito tediosa, aliás como que o maneco caiu tanto depois de Por Amor, Laços e Mulheres apaix, fazer 2 novelas tão horrorosas como Páginas e Viver a Vida. Cobras e Lagartos sim, assim como Caras e Bocas, Cordel Encantado( q poderia ser rejeitada por ser tão recente igual sete pecados) reergueriam o horário. Realmente Flor do Caribe levantou as demais novelas, minha mãe a exemplo disso agr liga a tv às 6 para ver a novela e deixa ligada até salve jorge. Antes so ligava na hora de Salve Jorge. Revenge é bom tbb, mas vc vai ver que quando chegar na segunda temporada a história vai dar uma despirocada que voce não vai acreditar. Vira um absurdo atrás do outro, engim, tem quem goste. Um abraço!!


Jeferson Cardoso respondeu:

Levantaria, daria uns 15 pontos. Maneco consegue cativar as donas-de-casa como ninguém. É essa público que fugiu do Vale a Pena Ver de Novo.


Danilo comentou:

Não me conformo de o profeta dar menos audiência que sete pecados. A novela é ótima e na primeira exibição foi um sucesso. Não entendo tamanha rejeição. Não vou deixar de vê-la só por que está dando baixa audiência, para mim oque importa é a novela ser boa. Jeff você acha que se o profeta desse uns 15 pontos, malhação e flor do caribe ainda mais audiência? você que a novela ainda tem chances de subir um pouco?
Abraço


Dona Redonda respondeu:

Eu acredito que não. Nenhuma novela do vale a Pena Ver de Novo levanta os demais horários por causa da Sessão Flop da Tarde. Um exemplo disso era Alma Gêmea que dava picos de audiência na reprise, passando até da novela Viver a Vida.



Jeferson Cardoso respondeu:

É complicado fazer essa análise. Acho que O Profeta está péssimo desse jeito devido a má fase do Vídeo Show. A novela também tem um começo fraco, bem como não tem um grande apego com as donas de casa. É o que eu sempre disse, acho que antes de O Profeta deveria vir uma trama de Maneco ou Cobras & Lagartos. Acho que a audiência do Vale a Pena não interfere na de Malhação.


Veja também

Publicidade