O Planeta TV

Os benditos números: "O Profeta" passa vergonha e "Flor do Caribe" salva a Globo

Comente sobre os principais assuntos da TV brasileira na coluna Curtas & Quentes

Por: Jeferson Cardoso

A COLUNA VOLTA A SER ATUALIZADA NORMALMENTE A PARTIR DESTA SEGUNDA, 06/05. OBRIGADO!

Meu queridos, perceberam que sumiu a barrinha do ex-parceiro no topo do site? Pois bem, no do dia 1º de maio incluiremos a nova parceria. A antiga não quis valorizar nosso trabalho, a próxima será diferente. Vamos ao que interessa.

Continuo entusiasmado com a nova novela das sete. Confira o clipe apresentado na coletiva:

Ainda bem que "Guerra dos Sexos" está terminando próximo dos 30 pontos, assim não entrega no limbo para esse provável novelão de Maria Adelaide e Vicente Villari.

Os benditos números

Desde a estreia de "Flor do Caribe", o horário nobre da Globo cresceu. A ótima trama de Walther Negrão reergueu "Malhação" e "Guerra dos Sexos". Ou seja, tínhamos razão quanto ao fracasso de "Lado a Lado". Era bem feita, porém lenta, barriguda, escura, e tinha núcleos paralelos terríveis. 

"Flor do Caribe" é o oposto. Ágil, dramática, e tramas paralelas ainda melhores que a principal.

Com o sucesso de "Flor", conclui-se que o carro chefe da programação global é a novela das seis. É ela que chama o público para frente da TV desde cedo, beneficiando até mesmo a desgastada "Malhação".

Se "Lado a Lado" não tivesse sido tão rejeitada, provavelmente "Guerra dos Sexos" teria se saído melhor. Claro, não seria um sucesso, mas o seu fracasso teria sido amenizado, com uma média de (talvez) 25 pontos, ante os 23 acumulados até o momento. Resumindo: O fenômeno de uma novela da seis, não salvaria "Guerra", mas evitaria que ela tivesse o título de pior audiência das 19h.  Por fim, "Lado a Lado" fez um estrago histórico na Globo.

O fracasso da reprise de "O Profeta"

É assustador o fracasso de "O Profeta" no "Vale a Pena Ver de Novo". No entanto, se formos analisar ao pé da letra, entenderemos. Há alguns anos, a Globo passou a brincar com a paciência do telespectador, com re-reprises desnecessárias. Se por um lado, ela fez a alegria dos fanáticos por Mulheres de Areia e Chocolate com Pimenta, por outro ela afastou ainda mais os telespectadores da TV. Essas duas re-reprises, no entanto, ainda conseguiam a marca dos 15 pontos. Já "Da Cor do Pecado" penou; e "O Profeta", coitada, passa vergonha.

Se não bastassem os erros de escolhas, a Globo vê o "Vídeo Show" perder a liderança para a Record. Se antes, o "Vale a Pena" recebia entre 13 e 15 pontos, hoje, raramente pega nos dois dígitos.

O péssimo desempenho do "Vídeo Show" não justifica o de "O Profeta". De certa forma, a escolha da novela foi um equívoco da Globo, que, infelizmente, enfrenta problemas com o Ministério da Justiça (MJ) para exibir clássicos como "Páginas da Vida" e "Cobras & Lagartos". Não sabemos como são feitas essas escolhas, mais elas não são "as mais pedidas".

A Globo precisa, urgentemente, resgatar o público do "Vale a Pena Ver de Novo", respeitando-os com menos intervalos comerciais e premiando com AQUELA novela. Quando o fizer, salvará o "Vídeo Show" e a "Sessão da Tarde".

As reprises de "Páginas da Vida" e "Cobras & Lagartos" só não acontecem porque a Globo não quer. Essa história de proibição do MJ é balela. Se ela fizesse uma edição caprichada, certamente, essas novelas teriam a classificação livre. Não conseguiram com "Mulheres Apaixonadas" e "Laços de Família"? Essas duas últimas são mais fortes do que as engavetadas.

Agora, no sufoco e com a Record na cola, vamos ver se a Globo seguirá dormindo e apostando em tramas insossas das seis. 

O Dentista Mascarado

O segundo episódio da série foi melhor que o da estreia. Estou curtindo e me divertindo com esta série. A contratação de Marcelo Adnet, sem dúvida, foi um acerto da Globo. Só espero que o seu futuro não seja o Zorra Total. Ainda acho que ele poderia ser utilizado na teledramaturgia, numa novela das sete.

Dani Calabresa no CQC

Dani Calabresa deu um novo gás ao CQC, que estava muito sem graça. O quadro "As notícias mais importantes do mundo que o CQC não conseguiu mostrar porque...", que satiriza as principais notícias da semana é o point do programa.

É evidente que nesses primeiros dias, Dani ainda demonstra nervosismo e pouco entrosamento com os novos companheiros. Isso, em alguns momentos, a deixa sem graça. Gosto do estilo de humor apresentado por ela, me divirto pacas.

Só não curti as esquetes na abertura do programa, com a participação de todos os integrantes, com um destaque maior para Calabresa. A produção do CQC tem que tomar cuidado para não perder o público alvo, e se render ao humor infantil e banalizado.

Legendários

Sou fã de Marcos Mion desde a época da MTV. Quando foi contratado pela Record muitos apostavam que o "Legendários" teria vida curta. No entanto, está há três anos no ar.

O "Legendários", hoje, com uma equipe enxuta está em sua melhor fase. Mion conseguiu dar uma identidade ao programa; conquistou a confiança dos publicitários e dos telespectadores.

O quadro “Vale a pena ver direito” é o destaque. A forma como Mion conduz o palco chama a atenção. Ele sabe apresentar e divertir ao mesmo tempo. Está crescendo sem apelar para a vulgaridade.

É meus queridos, a MTV fez escola. Melhor, segue fazendo.

Revenge

Acabo de assistir ao primeiro episódio dessa fantástica série. Apesar de dublada, é sensacional. É impossível não fazer comparações com Avenida Brasil. A ideia central é idêntica. My god! Na verdade, a história de Revenge não é inédita. O seriado é baseado no livro O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas. Enfim, semelhanças à parte.

Já estou ansioso pelo segundo episódio. Desde Lost não assistia uma série tão, digamos, impactante. Estou deslumbrado com a vingança de Emily. Os críticos dizem que Revenge é uma trama bem amarrada e com ótimos ganchos que te deixam com vontade de ver o próximo episódio. Assim seja.

Espero que a Globo não se comporte como suas concorrentes e, independente de audiência, exiba todos os episódios da primeira temporada. A estreia bombou: 15 pontos, líder isolada.

No próximo post discutiremos sobre o assistencialismo e sensacionalismo na TV. Tem gente misturando as coisas. É um assunto polêmico, mas que vale a pena ser debatido. 


Deixe o seu comentário