O Planeta TV

Xuxa Meneghel: apresentadora domina o palco, mas não consegue entreter

O talento e carisma da eterna Rainha dos Baixinhos salvaram à noite de estreia.

Por: Jeferson Cardoso

Foto: Reprodução/Record

A Record prometeu uma Xuxa que ninguém conhecia, e cumpriu. Vi uma Xuxa muito feliz, mais autêntica e mais próxima de seus fãs. Na Globo, com programas gravados, a apresentadora não conseguia transmitir para o público a sua verdadeira emoção, já que as atrações pareciam mais engessadas e direção editava muitas partes de contato dela com a plateia.

Na Record, de imediato, Xuxa deixou claro ter uma total liberdade para falar de diversos assuntos, excetos os religiosos, e pediu para que seus fãs respeitassem a Globo; citou o SBT, que fazia uma homenagem à ela; confirmou presença no Teleton; interagiu com a plateia. Enfim, a Xuxa mostrou estar à vontade na nova casa.

Experiente com programas de auditório, Xuxa domina o palco. É uma ótima apresentadora. Foi o seu talento e carisma que salvaram à noite de estreia na Record. Sem novidades e conteúdo, Xuxa Meneguel errou nos convidados; e também apresentou problemas de áudio e cortes de câmeras. Nada que um ajuste/ensaio não resolva.

Tive a sensação de que a direção optou por uma estreia mais leve, descontraída, apostando mais na presença e espontaneidade de Xuxa, e decidiu apresentar os quadros na semana seguinte. Os fãs, claro, adoraram. No geral, o programa frustrou uma parte do público que esperava por “algo novo”. Eu, particularmente, achei uma estreia morna, sem ritmo, sem roteiro. A sensação de sono [e de decepção] refletiu na audiência: 10 pontos. É pouco para uma estreia. 

A entrevista com os atores de Os Dez Mandamentos foi péssima. Não havia nada de interessante a ser perguntado aos convidados. Percebendo a falta de interesse do público, a produção cancelou uma brincadeira com os mesmos. 

A Record acertou duas vezes: na contratação e dando liberdade à Xuxa. O programa pode ser uma boa alternativa para as noites de segundas-feiras, desde que consiga entreter. É preciso entender que o público da TV aberta está cada vez mais exigente.

Sabrina Sato, Zezé di Camargo e Luciano e uma reportagem com Neymar são algumas das atrações do Xuxa Meneghel da próxima segunda (24). Vamos ver se esses convidados deixam o programa mais interessante.

Novelão                                                        

É incrível como essa novela fica melhor a cada capítulo. Estou absurdamente surpreso com trabalho de Elizabeth Jhin. Claro, a boa direção – sob a responsabilidade de Rogério Gomes – e o excelente desempenho do elenco, influenciam na qualidade. Só que isso não tira o mérito da autora, que vem apresentando uma novela ágil, de bons personagens, agradável e envolvente.

Sete Vidas era boa, mas Além do Tempo é melhor. Não esperava dizer isso com tanta facilidade porque me apeguei muito à trama de Lícia Manzo. Só que a atual trama das seis me conquistou. É do tipo que me agrada mais.  

Do elenco, desta vez destacarei Paolla Oliveira. Inicialmente, questionei o desempenho da atriz, mas não sabia se a culpa era dela ou da personagem (chatinha, mimadinha). Passada as devidas apresentações, Melissa ganhou mais destaque na trama e Paolla, aparentemente, conseguiu encontrar o tom certo. Pelo menos, o perfil da personagem ficou mais agradável.

Irene Ravachi me surpreende como vilã. Não esperava tanto. A personagem só funciona graças à interpretação dela. Posso estar exagerando, mas acredito nisso. A surpresa maior, no entanto, pra mim, é Alinne Moraes. Já critiquei muito essa atriz, principalmente na época de Duas Caras, mas como mocinha ela dá show. A sua personagem, Lívia, é encantadora.

Não posso deixar de citar também o núcleo cômico: Massimo (Luís Melo), Salomé (Inês Peixoto) e Bianca (Flora Diegues). Divirto-me muito com as situações, às vezes bobas, da mãe atrapalhada com o objetivo de encontrar um marido rico para a primogênita. É um tipo de humor quase infantil, mas que funciona bem às 18h. Os intérpretes desse núcleo são ótimos.

Resumindo: Além do Tempo é folhetim clássico, repleto de clichês, com vilões bem definidos, com humor, e lindas histórias de amores proibidos. É por isso que está dando certo.

Sucesso merecido

Fico feliz em ver o sucesso de MasterChef Brasil, na Band. É, pra mim, o melhor reality já produzido nos últimos tempos. Audiência à parte, o programa é perfeito, que nem mesmo a sua longa duração [duas horas] prejudica sua qualidade. Pelo contrário, o tempo é necessário para que nós [telespectadores] possamos observar melhor os comportamentos e desenvolvimentos dos participantes. 

Nesta temporada não tenho um participante preferido. Até considero alguns como "fracos" para participarem desse tipo de programa. São amadores e estão lá para aprenderem, é verdade. Mas gostaria de ter um para torcer e dizer: esse realmente parece saber cozinhar e merece vencer.

No mais, MasterChef só beira a perfeição porque é produzido fora da Globo. Nada contra a Vênus Platinada, mas é que lá os programas são engessados, artificiais. Se você assistiu ao Criança Esperança entenderá o que estou dizendo.

Fracasso?

É complicado falar sobre a audiência de Caminhos das Índias. Não julgarei seus índices comparando-os com os de O Rei do Gado. Obviamente, que os 13 pontos de média registrados não são tão representativos, mas estão longe de ser uma tragédia para os dias de hoje. Quem garante que Por Amor, por exemplo, seguraria os 18 pontos da antecessora?

Prefiro pensar que O Rei do Gado é um fenômeno atípico e que, hoje em dia, nem todos os sucessos do passado despertam o interesse do telespectador, como aconteceu com Cobras & Lagartos.

Se não for prejudicada com o horário de verão, a partir de outubro, o resultado final da reprise de Caminho das Índias pode não ser tão ruim. Ainda é cedo para decretar como um fracasso.

Não curto

Odeio câmera nervosa que, pra mim, prejudica a qualidade de imagem e me deixa tonto, logo não estou curtindo a nova Malhação. Passo longe. 

O clipe

Qual o limite entre o certo e o errado? Gente, estou numa expectativa muito grande com A Regra do Jogo. Vou adorar essa novela. Gostei bastante do clipe de apresentação.  Confira:

Vanessa Giácomo tem uma química forte com Cauã Reymond e parece que vai funcionar muito bem com o Alexandre Nero. Tenho a impressão de que, na reta final da novela, a maioria da torcida pela personagem ficará dividida.

Giovanna Antonelly é ótima na comédia e arrasará, disso não tenho dúvida. A sua atuação, no entanto, lembra muito a delegada Helô, de Salve Jorge. A sensação é maior quando ela está em cena com Nero. Os trejeitos da atriz são parecidos em todas as novelas. As comparações serão inevitáveis, mas os perfis dos personagens são absolutamente diferentes. Alexandre Nero e Giovanna Antonelly vão dar o que falar.

O clipe reforça a minha opinião quanto à sinopse de A Regra do Jogo. Tem tudo para ser a melhor novela de João Emanuel Carneiro. Pra mim, essa novela será um sucesso de audiência, e de imediato. Claro, na casa dos 30/34 pontos. 

Gostaram da estreia de Xuxa? O que acharam do clipe de A Regra do Jogo? Obrigado pela atenção, e até o nosso próximo encontro.



Publicidade

Comentários (32) Postar Comentário

Fernando Moreira comentou:

Concordo com sua opinião sobre a estreia da Xuxa. Ela foi a grande estrela do programa. Espero que nos próximos ela continue com todo esse carisma, mas que saiba fazer os convidados brilharem mais! E ela estava muito linda, radiante...

Alexandre comentou:

Eu tive a impressão da Xuxa foi "apresentar" sua nova estrutura, sua nova fase. Ela estava visivelmente feliz e transpareceu isso. Espero que, com a estreia de alguns quadros, o programa ganhe ritmo e fluência.

joao Lima comentou:

Ficaria show de bola, se a Xuxa saísse de um disco voador e cantando ilarie, usando botinhas e chiquinhas no cabelo, com um sorrizãono rosto e falando para o público "beijinho beijinho tchau tchau

Jurandir Marques comentou:

A dona de A Regra do Jogo será... Giovanna Antonelli! Atriz maravilhosa.

Elvis comentou:

Eu e muita gente tem achado as chamadas de A Regra do Jogo bem fracas. Estava esperando que o clipe fosse melhor, mas não. Nada demais... Até agora não mostraram a linha mestre da novela. Sei não. Posso estar errado, mas estou achando a novela bem fraca pelo que vi até agora.
Espero que esteja enganado pq sou super fã de JEC!


Jeferson Cardoso respondeu:

Elvis, pois é. Pensei que só eu não estava gostando das chamadas da novela. A história, pra mim, é superior a de Avenida. Vamos ver no ar.


Andre comentou:

A Regra do Jogo será um novelao bem mexicano ( historia central), o que não me incomoda pq e um autor que sabe fazer o publico acreditar e mergulhar na trama, é o que esta faltando na atual da faixa. Eu amo os exageros do JEC e ele é um autor popular e nao gosta de se repetir como os outros, espero e teremos uma boa trama ... As imagens estão lindas! Parabéns desde ja Amora e sua direção! Ansioso!


Jeferson Cardoso respondeu:

André, e bota mexicano nisso. É isso que também adoro nas novelas dele. Rsrs


aguinaldo silvestre comentou:

Era exatamente o que me irritou em malhacao camera vai pra lá pra cá corta pra mim corta pra lá fica chato tá parecendo aquelas novelas da televisa cheia de zoom


Jeferson Cardoso respondeu:

Está horrível.


Victor H.L.C. comentou:

Concordo com o que foi dito sobre a Xuxa.Eu gostei da estreia, me fez ter vontade de assistir ao próximo programa.
Era óbvio q Caminho das índias não iria manter a mesma audiência de o rei do gado.Acho que no início a novela irá ficar com médias ente 13 e 15 pontos e dá metade até o final (se a globo divulgar bem a novela,coisa que ela fazia sempre com o rei do gado) ela levante seu ibope.As novelas da Gloria Perez tem um começo meio chato mesmo e ai não despertam a atenção do público.Sobre A regra do jogo, desejo e muito que essa novela seja ótima não aguento mais essa porcaria chamada Babilônia

Mat comentou:

Alem do Tempo é a única no novela no ar que me deixa preso à tela da tv. É (quase) perfeita. Mas tenho uma dúvida sobre o peso da personagem Melissa, no futuro: Terá tratamento de protagonista ou mocinha na segunda fase da novela? Na abertura, o primeiro nome listado é o de Paolla Oliveira.
MasterChef é muito bom mesmo. Li em algum lugar que a Paolla, jurada, não estará nas próximas temporadas, e se for verdade mesmo, será uma pena. Audiência merecida. Ou melhor dizendo, deveria ser líder absoluto, é, de longe, o melhor programa na faixa noturna das terças.
Xuxa passará por alguns desafios nessa nova fase de sua vida profissional. O que é bom, já que se antes ela dispunha de um grande elenco de estrelas, hoje ela tem somente o casting limitado da Record. Vai ter que usar a criatividade.
Na minha opinião, Caminho das Índias foi uma escolha ruim para o Vale a Pena Ver de Novo. A novela é ruim e mal conduzida.
Estou achando as chamadas de A Regra do Jogo bem fraquinhas. Nao dá pra saber o papel de cada personagem na trama, mas talvez esta seja a ideia. Só nao sei se o publico vai saber "entender" esse formato do JEC, que, em Avenida Brasil, marcou, de modo enfático, quem eram os benfeitores e os malfeitores da trama.

Victor H.L.C. comentou:

Jeff, eu queria saber o que achou sobre o anuncio da reprise de Laços de Família e se vc acompanha alguma novela no canal viva.


Jeferson Cardoso respondeu:

Ótima novela e boa escolha do Viva. Vai agradar o público do Viva.



BE respondeu:

Òtima escolha? O canal tem inúmeras novelas vcs já viram a lista das mais pedidas só tem uma dos anos 2000, Celebridade, péssima escolha, o horário da meia noite foi criado para os clássicos e não para novelas atuais, essa novela deveria voltar na Globo e não no VIVA. Vindo essa adiós novelas antigas, vamos ver re-re reprises, estão satisfeitos? Pois eu não e muita gente não está com certeza vcs não pagam para ver o canal, pois eu pago e muito caro e quero ver novelas antigas e não novelas que já vi e revi. Fera Ferida é um fracasso tão grande que a partir de semana com a estréia de Cambalacho eles mudaram o horário alternativo da novela, pasaram pra 1 da manhã, acham que vai levantar a audiencia de Fera Ferida, depois de O dono do Mundo e Tropicaliente o canal perdeu 68% da audiencia no horário. Apostar em Laços de Família só mostra uma atitude desesperada do canal que nem sabe qual público assiste o horário, pra um horário que só vinha exibindo novelas dos anos 80 vir com anos 90 já, mostra o desespero do canal e a troca de horário, se queriam se firmar, colocassem as novelas das oito á meia noite, um horário para novelas das seis e outro pra novela das sete, só que mudam assim. De programação antiga não tem nada s[ó programas dos anos 200 pra cá, Tv Pirata, Viva o Gordo sumiu tudo agora é Aventuras do Didi, Os Aspones série que nem fez sucesso na Globo, Força Tarefa programação cada vez mais recente, se queriam uma novela boa coloquem Mulheres de Areia no horário, eles adoram os anos 90 agora Laços de Família é desespero, vai ter mudança de público com certeza quem acompanhou Agua Viva, Rainha da Sucata não vai ver Manoel Carlos, leblon e bossa Nova. Se querem colocar Manoel Carlos poderiam colocar Baila Comigo que é uma novela super pedida mas como sempre o canal ignora os pedidos e coloca o que quer e se fera e eu acho bem feito hehehe



BE respondeu:

Ah e completando uma das próximas novelas do VIVA é a Indomada e pra vc que acha que é um novelão vai cair do cavalo porque ela é igual Fera Ferida, nos mesmos moldes, o que vale é a atuação da Eva Wilma como Altiva, mais é lenta como Fera Ferida e Pedra sobre Pedra é como se fosse uma junção das duas. Tomara que depois de Cambalacho eles fixem o horário de vez pq esse troca troca já deu, Cambalacho deveria ser á meia noite mas não podem mudar porque já venderam as cotas de patrocínio e tomara que não tenham vendido as cotas para Laços de Família porque o público do horário quer ver novelas antigas, ainda mais novelas lentas e arrastadas com Leblon e bossa nova, botem isso a tarde que tem bastante dona de casa desocupada, á meia noite já é um horário difícil, eles tem que colocar é MULHERES DE AREIA, FERA RADICAL, novelas ágeis e não marasmos, tem uma novela do Gilberto Braga Corpo a Corpo de 1984 que dizem que foi um grande sucesso o canal poderia passar já que a diretora ama novelas dele, passar novelas boas, rápidas não marasmos, coloquem os marasmos á tarde.



Jeferson Cardoso respondeu:

BE, o público do VIVA é diferente da TV aberta. A mudança que eles farão na madrugada é para atender ao pedido do público, mantendo a ordem do horário da tarde. Eu, particularmente, acho que as novelas deveriam ser exibidas mais cedo, a partir das 23h.


Veja também

Publicidade