O Planeta TV

Vídeo Show: desgaste do formato ou falta de conteúdo?

O carisma de Grazi Massafera salvará o programa global?

Por: Jeferson Cardoso

O maior problema do Vídeo Show, a meu ver, não é time de apresentadores e/ou repórteres. Claro, Zeca Camargo não combinou com o programa. Qualquer um sabia que não funcionaria, ainda mais com o formato apresentado.

O Vídeo Show, a certa altura, virou uma mistura do Mais Você com o Encontro com Fátima Bernardes. Esqueceram os bastidores e apostaram no bate-papo. Virou um talk-show (Zeca Show), com um apresentador bastante animado, eufórico, diga-se de passagem.

Sem êxito, Zeca perdeu espaço para Otaviano Costa. O formato do programa, para variar, mudou e passou a explorar o mundo Projac, com reportagens externas. Ganhou também os reforços de dois repórteres Didi Effe e Patrícia Dejesus, e mais a seguir de Dudu Azevedo.

Também tentaram emplacar um game show com fanáticos por televisão, 8 ou 800, que saiu do ar sem nenhuma explicação. De perguntas difíceis e quase impossíveis de serem respondidas, o quadro era bom. Eu gostava.

Acabaram com a essência do Vídeo Show, consagrado programa da Globo. Saudades do tempo em que era apresentado por Miguel Falabella, com Cissa Guimarães, Renata Ceribelli e Virgínia Novick como repórteres. Saudosismo à parte, acredito que as mudanças, quando necessárias, devem ser aplicadas. Há 31 anos no ar, o Vídeo Show foi reformulado inúmeras vezes. E isso, certamente, será constante. Por quê? Porque não é fácil manter no ar, por muitos anos, um programa de mesmo formato ainda mais nos dias de hoje, onde a audiência é rotativa.

Não acho que o Vídeo Show seja um programa desgastado. É importante para a grade da Globo, já que divulga a sua programação. Os formatos apresentados é que dão a sensação de que o programa está velho.

A chegada de Grazi Massafera e de novos repórteres não interferirá nos números de audiência. O público quer conteúdo (novo e atualizado), acredito.

Por fim, o Vídeo Show foi muito prejudicado com a troca de horário do Vale a Pena Ver de Novo. As reprises ajudavam a puxar a audiência do programa. Hoje, é exibido no meio do Jornal Hoje e Sessão da Tarde, de públicos distintos. Não é fácil.

Teatro ou reality show?

The Voice Brasil é ótimo, isso não tem como negar. Uma coisa tem me incomodado: os jurados. Eles querem aparecer mais que os participantes. Tenho a impressão que algumas situações são armadas, pois não ficam espontâneas no ar. Outro dia, Tiago Leifert, quase que sorrindo, precisou interromper as “palhaçadas” de Lulu Santos e Carlinhos Brown.

Com apenas um grito (insuportável), uma participante conquistou Brown e Claudia. Incrível! Pensei que o objetivo desse reality show fosse o de encontrar A Voz.

As audições às cegas, pra mim, é uma ilusão. Tenho convicção de que os jurados sabem quem são os participantes. É a minha opinião, bem particular (sem generalizar), diga-se de passagem.

Por que não?

Estou adorando a série Dupla Identidade. É ótima!!! Daria uma boa novela. Ou não. Já que a censura baixou na TV Globo. O enredo é ótimo; a direção excelente; o elenco muito bom. Pena que é exibido no ingrato horário da meia-noite.

Cansou

O Zorra Total - agora sob nova direção - piorou. É um tipo de programa que quanto mais mexe, pior fica. Já deu o que tinha que dar. 

O Melhor do ano?

O Master Chef é um achado da Band. É ótimo, com uma produção impecável. Se fosse produzido na Globo, certamente, seria considerado o melhor reality do ano. A função da apresentadora neste tipo de reality é desnecessária, no entanto, Ana Paula Padrão é um ingrediente à parte. A presença dela impõe seriedade e credibilidade.

Os jurados, carrascos, durante as provas colocam pressão nos participantes, prejudicando-os. Outro dia um disparou: "você não tem vergonha nessa sua cara?"; "essa comida é para as galinhas?". Ana Paula Padrão, coitada, fica constrangida com as humilhações.

Sexo e as Nega

Não curti esse seriado. Não vejo racismo, apenas apelo sexual. Miguel Falabella precisa de descanso, se reinventar. Mais uma vez, ele aparece narrando as cenas, método que já foi utilizado em Aquele Beijo.

Palhaçada

Tropicaliente, segundo o Canal Viva, foi a novela escolhida para substituir História de Amor. O público votou e escolheu (by Britto Jr.). Tudo bem, acredito. Quem sou eu para duvidar?.

Não compreendo por que trocaram Pecado Capital por Tropicaliente. São duas novelas fraquinhas. O remake, escrito por Gloria Perez, pelo menos seria uma reapresentação "inédita".

E agora?

Já disse e repito: a reprise de Cobras & Lagartos acontece em hora errada. Essa novela só deveria ter sido reapresentada quando o Vale a Pena Ver de Novo  (VAPVN) estivesse estável. Agora é tarde.  

A Globo acostumou mal o público, com as comédias pastelões de Walcyr Carrasco.

Também é preciso ter muita paciência para assistir ao VAPVN, que virou um produto comercial, com sucessivos intervalos comerciais, longuíssimos.

Se a emissora quiser manter pelos menos os 12 a 14 pontos de audiência terá que apelar para as comédias. Ti Ti Ti e Cheias de Charme seriam boas opções. Eu, particularmente, ainda torço pelas reprises de Paraíso e Escrito nas Estrelas, que não foram populares, mas acredito que dêem conta do recado.

Perante a censura, é melhor não apostar em novelas das nove. Não vale a pena acompanhar a uma novela retalhada.

Dança dos Famosos

Dos realities shows que estão no ar, a Dança dos famosos é o único que não acompanho. Esse programa, que na verdade é um quadro do Domingão do Faustão, não escolhe o melhor casal de dança. Os jurados, os queridinhos de Faustão Silva, votam em clima de amizade. Se não tivesse machucado, Luiz Carlos Miele, que não dança nada, eliminaria um a um pelo simples fato de ninguém ter coragem de votar nele. Prefiro perder meu tempo com A Fazenda.

Falando no reality da Record...

Está fraquinho. Também pudera o elenco não ajuda. A edição do programa, como sempre, esconde algumas situações. Trataram a prisão de um participante como se fosse um acontecimento qualquer. E, claro, de propósito, produziram uma prova do Fazendeiro que favorecesse a Diego.  

Com um participante a mais (a dupla Pepê e Neném), e com o cancelamento da última Roça, A Fazenda terá que apelar para uma eliminação atrás da outra. O que está chato hoje pode ficar interessante amanhã.

Mesmo sem empolgação, A Fazenda – pra mim - ainda é a melhor opção, exceto às quintas-feiras quando prefiro passar raiva com o The Voice Brasil.

Alto Astral

Tenho que admitir. Estou começando a ficar interessado por esta novela. Parece ser um folhetim clássico, de humor, e com cara de novela das sete. Procurarei saber maiores detalhes sobre ela para que possamos comentar no próximo tópico.

Que Novela!

Fico impressionado com o estilo de Cristianne Fridman. Depois das apresentações dos personagens, Vitória se tornou um Novelão eletrizante, com ótimos vilões. Iago (Gabriel Gracindo) e Priscila (Juliana Silveira) são personagens incríveis. Bruno Ferrari, o protagonista Artur, tem uma atuação excelente.  É incrível o talento desse rapaz, e não é de hoje.

É isso. Fico por aqui. Agora é com vocês! Deixam as suas opiniões. ;)

Abraços.



Publicidade

Comentários (20) Postar Comentário

Guilherme comentou:

Globo, por favor, traz o Video Game de volta!!!!!!!!!!!!

Zil comentou:

Jef, por que ficou esse tempão todo sem postar nada? Falta de conteúdo ou de tempo? Acompanho suas opiniões, com umas concordo, com outras não, mas não deixa esse espaço "cair", por favor. Abraço!


Jeferson Cardoso respondeu:

Hahaha, adoro o sarcasmo. Estive ocupado com as entrevistas, a última será publicada entre hoje e amanhã. ;)


Lucas comentou:

The Voice Brasil:Adoro esse Programa,é otimo,mais esse ano esta sem emoção,sem candidatos carismaticos,Musicas chatas,e os Jurados estão muitos exagerados e forçadissimos,a Temporada Passada tava Muito Melhor,quero só ver a hora que chegar os programas ao Vivo,sera que mudaram as regras e criaram um personagem como da Outra vez com o Bigode Grosso ?? se for ficara pior ainda.
Vpvdn:Não Gosto de Cobras e Lagartos,e mesmo se eu gostasse não acompanharia sua reprise,sinto pena dos que gostam dessa Novela,pois a Globo esta avacalhando com a cara do publico,são mais intervalos comerciais,e cortes do que o proprio conteudo da Novela,a audiencia segue entre 11 e 12 pontos,com o fim do horario politico acho que deve ir pros 13,depois desse fracasso assustador,acredito que a globo devera voltar a apostar nos sucessos de comedia,conserteza Morde e Assopra ou Ti Ti Ti devem voltar,pois acho Cheias de Charme muito recente ainda.
Senti falta do seu comentario sobre Império jeff ?? eu andava meio frustado com essa Novela,mais de duas semanas pra ca,ela despontou e tem ficado Otima,Nucleos Paralelos ficando melhores,e o nucleo central centre com otimas cenas.Estou apaixonado pelo Texto do Aguinaldo,que Texto Rico,as Falas/Dialogos de Maria Marta,João Lucas,José Alfredo e Cora são um Luxo.Que Personagens,Que Texto,to adorando,o que ta achando Jeff ??


Jeferson Cardoso respondeu:

Lucas, é verdade. Tem Morde & Assopra, de Walcyr Carrasco. Essa volta logo. Hahaha Comento sobre Império no próximo tópico. Blz?


elisa comentou:

nossa nao demore tanto tempo para postar!Destaco em Vitória tambem o personagem Jorge!Aliviada ,parece que vao acabar o chatissimo programa da tarde,tomara que reprisem Essas Mulheres ou Marcas da PAIXAO ,UMA NOVELA COM kARINA bARUM E Ingra liberato.The voice e todo armado ,melhor os barracos dos desconheciodos da Fazenda.Dupla identidade devia ser continua, e nao as sextas.Me faz lembrar das Noivas de Copacabana,que tinha Miguel Falabella como Donato,assassino em serie


Jeferson Cardoso respondeu:

Elisa, pode deixar. Você acredita que as reprises de novelas substituirão o Programa da Tarde? Pode até ser, mas não duram uma semana no ar, já que devem perder até o Mulheres, da TV Gazeta. Rsrsrsrs Já tentaram isso no passado, não deu muito certo. Hoje, a audiência é mais competitiva. A Escrava Isaura, por exemplo, já foi reprisada várias vezes.


André comentou:

Jeff estou viciado neste Master Chef, eu fico até em choque com a pressão que são colocados os candidatos .... Você não cozinha nada, isso ta horrível, chega a ser constragedor mais adoro os jurados e as provas que são ótimas! Vale a pena conferir! Do The Voice só faltam se tocar e tirar Claudia Leite, forçada e na ultima vez cantou em inglês jurando a diva HAHAHAHAHAHA foi tosco!


Jeferson Cardoso respondeu:

É, não tem como produzir com aquela pressão toda. Fico com pena dos participantes. MasterChef um ótimo reality show. =) Gosto da Claudinha, mas, às vezes, ela exagera. Não só ela, Brown e Lulu Santos também. Daniel é o mais contido.


Geovana comentou:

O Vídeo Show tem que falar da programação da Globo atual, algumas matérias saudosistas assim como era algum anos atras quando só o André Marques apresentava, ates de entrar aquela galera (Fiorella, Luigi e sei lá mais quem). O Otaviano Costa foi o melhor acerto nessa nova fase, as vezes ele precisa se conter um pouco, mas ele tem carisma e domínio de apresentação. Não gosto dessa rotatividade de repórteres, é preciso fixar em alguns e ponto. E gente que tenha domínio também como repórter, não adianta trazer caras conhecidas como as gêmeas do nado sincronizado e o eterno Cabeção que isso é coisa de emissora pequena que quer audiência em cima desses famosos faz-tudo pra continuar na TV. E nem ficar remanejando ator/atriz pra fazer bico de repórter. Contratem gente pra essa função. Patty de Jesus e Marcela Monteiro são ótimas, mas pra não ficar só com elas mais um ou dois esta de bom tamanho. E acho que Grazi e Otaviano formariam uma ´tima dupla de apresentadores, apesar de achar que o VS não é uma boa para ela.


Jeferson Cardoso respondeu:

Até concordo com a rotatividade, não da forma como é, constantemente. Dudu Azevedo estava empolgado e bem como repórter, mas o remanejaram para Geração Brasil. Coitado. Como defensor do Vídeo Show, torço para reencontrem a fórmula certa. Grazi deve funcionar, pelo menos comercialmente. Rsrsrss


Vinícius comentou:

- A Globo está massacrando a própria tradição. Inovar sem perder a essência é um desafio. E a Globo está perdendo esse desafio ao destruir as essências de "Video Show" e "Fantástico".

- Sabe porque "Dupla Identidade" não deveria ser uma novela? Porque já passou da hora da Globo investir pra valer nas séries, e finalmente encontrou um produto de altíssima qualidade. A dramaturgia da Globo precisa de algo novo, como uma série forte, em que possa parar a audiência a cada final de temporada, deixando expectativa para a próxima. A Globo quase conseguiu isso com "A Cura", que também era ótima, mas deixou aquele projeto maravilhoso de escanteio.

- Acho que, mesmo a obra não sendo oficialmente dele, teremos uma novela das sete que remeta aos belíssimos tempos de Silvio de Abreu no horário na década de 80. Infelizmente ele não conseguiu isso com "Guerra dos Sexos", mas desconfio que finalmente teremos uma trama das sete que realmente seja cômica sem medo de ser feliz.

Cláudio R. Souza comentou:

The Voice Brasil deixou bem claro na última audição que os jurados conhecem quem está se apresentando. Como Carlinhos Brown já sabia que o cantor era deficiente visual quando virou a cadeira? Ficou muito estranho a situação.
Quanto ao vale a pena ver de novo não existe já ficou claro que não existe mais público para esse produto no horário que é apresentado. E quanto ao video show a formula é simples: é um programa de conteúdo e não de apresentadores. Antigamente tinham matérias que só eram narradas. Não precisava de repórter. A rotina do público mudou. Hoje em dia acompanhamos televisão pelo celular, pelo tablet, pcs. Não está faltando audiência. As pessoas hoje em dia não precisam ficarem sentadas no sófa para assistirem televisão. Mudou o jeito de assistir.


Jeferson Cardoso respondeu:

É verdade. Está mudando o jeito de assistir.


Luke comentou:

Jeff, por que você disse lá no primeiro comentário que "adora sarcasmo"? Não entendi! Você achou que ele estava sendo sarcástico quando disse que gostava dos seus artigos?
Você ficou muito tempo sem postar, realmente, senti muita falta dos textos!! Bom, você assistiu ao último episódio de A Grande Família? Gostou? E por que você acha que o próprio Viva escolhe as novelas? Falando nisso, você tem alguma novela preferida, aquela que você fala tipo "nossa, essa marcou minha vida"? Pra mim é Alma Gêmea, hahaha, você pode achar meio assim por ser do Walcyr (você gosta dela???), mas eu gostava muito!!
Ok? Agradeço se puder responder tudo, flws.


Jeferson Cardoso respondeu:

Luke, porque usou o trocadilho "Falta de conteúdo ou de tempo?" parecido com o título. Rsrsrsrsrsrs Adorei o final de A Grande Família. Foi lindo. Particularmente, entendo o Canal Viva. Não é possível reprisar a qualquer novela. Tem os direitos autoriais, entre outros fatores que implicam na hora da escolha. Tieta é a minha novela favorita. Muito obrigado pelo carinho. Também fico triste (e angustiado) quando demoro atualizar.


Kaká comentou:

Jeferson, The Voice é muito forçado mesmo!!
Vc se acha um divo do conhecimento sobre tv?


Jeferson Cardoso respondeu:

Kaká, sou telespectador. Não me acho, mas tenho uma opinião formada, errada ou não, mas tenho. Rsrsrs


Veja também

Publicidade