O Planeta TV

"VALE TUDO" PARA NÃO SER "A PRÓXIMA VÍTIMA"?

Por: Jeferson

Pronto, depois de analisar todas as novelas das oito, cheguei a uma conclusão: VALE TUDO e A PRÓXIMA VÍTIMA são imbatíveis!

Que o horário possui vários clássicos, já sabemos, sei que muitos não vão concordar com minha escolha, mas, meus caros, não tem pra ninguém, as duas novelas citadas acima não só pararam o país, como também marcou a teledramaturgia brasileira, e, a memória dos brasileiros.

“Vale Tudo” brilhantemente escrita por Gilberto Braga e Aguinaldo Silva revolucionou a TV Brasileira na década de 80, tinha como plano de fundo a corrupção. Uma excelente crítica social, onde parávamos para perguntar: “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”. Uma novela marcante em todos os sentidos. Glória Pires arrasou do começo ao fim na pele da inesquecível Maria de Fátima, a maior vilã de todos os tempos. E quem não se lembra da maquiavélica Odete Roitman? Beatriz Segall até hoje é marcada por este grande papel. Nossa, se eu for descrever aqui as cenas brilhantes da novela, o texto seria grande, mas vou relembrar alguns, só para refrescar nossas memórias: Raquel (Regina Duarte) rasgando o vestido de Maria de Fátima no dia de seu casamento; o assassinato mais comentado no Brasil: “Quem matou Odete Roitman?”; as cenas em que Odete Roitman esculachava o nosso país, com frases feitas na ponta da língua; Maria de Fátima humilhando a mãe e se jogando das escadarias para aplicar um novo golpe; a banana que o personagem de Reginaldo Faria deu no Brasil ao conseguir provar que o país não consegue lidar com a corrupção. São muitos os momentos marcantes, como este do vídeo abaixo, o grande clássico da novela, veja é curto, tem apenas 1 min de duração, mas só com esta cena, você terá certeza de que esta novela (até então) é insuperável.



“Brasil mostra a tua cara, quero ver quem paga, pra gente ficar assim...”, como diz a música interpretada por Gal Gosta, “Vale Tudo” não só mostrou a cara, como mostrou a realidade em que o país se encontrava. Ah, não posso esquecer de citar o nome da talentosa Lídia Brondi, Cássio Gabus Mendes, Lília Cabral (já arrasava há muito tempo), Natalia Timberg, Carlos Alberto Ricelli, Cássia Kiss, e, claro, Renata Sorrah com a sua desequilibrada Heleninha. Até a trilha sonora da novela descrevia a realidade brasileira, lembrei de um trecho da música de Gonzaguinha, veja só:

“É...
A gente não tem cara de panaca
A gente não tem jeito de babaca
A gente não está com a bunda exposta na janela
Pra passar a mão nela...”

O que falar de “A Próxima Vítima”? Sílvio de Abreu conseguiu prender com uma excelente história de suspense. Com uma sinopse bem construída, onde os personagens se intercalavam no meio de um grande mistério: quem seria a próxima vítima? Além do suspense, o autor, abordou vários assuntos polêmicos: a homossexualidade, drogas, prostituição, o amor com diferença de idade, e, claro uma classe média interpretada por um núcleo de negros. A novela foi bastante polêmica e caiu na boca do povão.

Se Maria de Fátima de “Vale Tudo” é considerada a maior vilã de todos os tempos, Isabella de Claudia Ohana não fica atrás. A diabólica e psicopata, Isabella, traiu o marido com seu tio, foi amante de um gigolô e matou sem piedade todas as pessoas que atrapalhavam sua vida. Quem acompanhou a novela, sabe que Claudia Ohana chegava a arrepiar com suas interpretações maquiavélicas. Ela simplesmente arrebentou.

“A Próxima Vítima” é campeã de cenas polêmicas. Quem não se lembra da cena em que Marcelo esfaqueia Isabella. Sem falar, na cena em que a mesma é jogada da escada pelo seu noivo e no final ainda lhe dar um chute na cara. Bom você deve está pensando que estou exagerando não é mesmo? Veja você mesmo, a cena tem apenas 8 minutos, e, tire a conclusão:



É de arrepiar não é mesmo?

Pensando bem, não foi difícil apontar essas duas novelas como a melhor de todos os tempos. Porque novelas como estas são memoráveis. Mas, gostaria de dizer que fiquei na dúvida em relação a uma outra novela: SENHORA DO DESTINO. Sim, esta novela é excelente, digo de olhos fechados - ate então - a melhor do século XXI, mas diante a uma boa concorrência acabou ficando de fora.

Com essas análises que andei fazendo, cheguei apenas a uma conclusão: GILERTO BRAGA, AGUINALDO SILVA E SILVIO DE ABREU são espetaculares.

Mudando de assunto...

Não perca nesta segunda, às 18h, a estréia da novela “Ciranda de Pedra”.

Na terça tem a estréia do melhor reality show da TV brasileira: O APRENDIZ. Se você realmente gosta de um programa de “Q” de qualidade, está aí uma boa indicação. Mas, se você prefere aqueles que têm um “Q” de quinta categoria...

Começaram as pequenas chamadas de apresentação da mexicana “A Favorita”. Hum... parece ser boa. Só tenho medo de ficar marcada como uma novela mexicana. Ai ai...

Dizem que “Os Mutantes” começa dia 2 de junho, mas vem cá, já escolheram o galã? Eu insisto, a estréia deve ser adiada, a não ser que eles estréiam com apenas poucos capítulos de frente. Vamos aguardar.

Rodrigo Faro está muito bem no “Melhor do Brasil”. Na estréia ele gritava muito, mas, nos últimos programas, ele vem conseguindo conduzir muito bem a atração. Só não vale compará-lo com Marcio Garcia. É aquele ditado: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Ficou legal o “novo” formato do TV Fama. As mudanças no GC – àqueles caracteres na tela – e o cenário virtual ficaram a cara do programa. Só o conteúdo que está um pouco precário.

Para finalizar, vai parecer cisma, mas juro que não é. A grande revelação de “Duas Caras” é o ator Rodrigo Hilbert. Este sim roubou a novela. O seu talento foi responsável pelos melhores momentos da novela. Quem sou eu para garantir, mas se não fosse o Ronildo, a novela, se quer beirava os 40 pontos. E tem gente que diz que é Alinne Moraes a responsável por isto tudo. Então ta!

Não entendi os comentários de algumas pessoas... Vem cá, desde quando eu disse que Alinne Moraes não está bem no papel? Ela apenas vem fazendo o dever de casa meus queridos, não chega nem aos pés da vilã Ângela de “Torre de Babel”. Assunto encerrado!

Não deixem de descrever a sua opinião. Qual é a melhor novela das oito de todos os tempos? A Favorita vai ou não vai emplacar? Espero o seu comentário!


Deixe o seu comentário