O Planeta TV

"Uma Rosa com Amor" agrada com simplicidade e romantismo

Por: Jeferson Cardoso

Lembro que afirmei que Vende-se Um Véu de Noiva seria a última chance do SBT para se firmar na teledramaturgia. Eis que veio a novidade: a contratação de Tiago Santiago, mudando completamente o cenário.

"Uma Rosa Com Amor" (URCA) é uma grata surpresa, diante das últimas novelas apresentadas na emissora de Silvio Santos. É a melhor trama produzida pelo canal desde Esmeralda (2005), que será reprisada.

URCA possui um texto simples, bons atores e uma direção abaixo do esperado, mas é gostosa de assistir. Do elenco destaco a química entre Carla Marins e Cláudio Lins, bem como, a interpretação dos novatos Fábio Rhoden (Beto) e Marina Stacciarini (Raquel).

Não gosto da interpretação de Mônica Carvalho, bem como, o sotaque francês de Claude (Cláudio Lins), que em momentos parece nordestino.

Sou contra adaptações ou remakes que não seguem a ideia original. Virou moda adaptar grandes sucessos, o que é uma bobagem. "Uma Rosa com Amor" segue o mesmo caminho de "Bela, a Feia". Por causa da audiência, o autor viu a necessidade de acrescentar cenas com adrenalina, onde a ação passa a ser o protagonista e o romance coadjuvante.

Veja bem, não sou contra as mudanças que os autores fazem para melhorar o desempenho de suas novelas, mas então porque não apostar em obras inéditas, podendo assim brincar a vontade com a imaginação do público? O que não se pode fazer é alterar bruscamente a obra de um outro autor.

A adrenalina deu um novo ritmo a Uma Rosa com Amor, que certamente tende a melhorar sua audiência, de seis pontos na Grande São Paulo.

Tiago Santiago, que fez um excelente trabalho na Record, já conquistou (rapidamente) os fãs do SBT, os mesmo que lhe criticavam pela a trilogia de Os Mutantes. É um autor esforçado e fará de tudo para alcançar seu objetivo: dois dígitos de audiência. Sabemos que esse resultado no SBT, nos dias de hoje, é difícil, mas não impossível. E não duvide, uma vez que, Tiago já "ameaçou" a audiência da Rede Globo. Só que tem um detalhe: o SBT precisa contratar um diretor de peso e que entenda melhor o universo do autor. Este, a meu ver, foi o grande erro de Uma Rosa com Amor.

Chamadas de remake

Mais um remake, óh céus! Ti Ti Ti reunirá os melhores personagem criados por Cassiano Gabus Mendes. Serão duas novelas em uma, ou seja, o que não vai faltar é história. Pelas chamadas percebe-se que será um novelão. Espero, pelo menos, que ultrapasse os 30 pontos que foram alcançados por Caras & Bocas.

Um novo lançamento

Era só o que me faltava! Record decidiu relançar Ribeirão do Tempo, pode uma coisa desta? Repito: para aumentar a audiência desta novela, precisa apenas definir os vilões, centralizar a história, esquecendo essa bobagem de dar destaque a todos os núcleos ao mesmo tempo, e, melhorar a edição, prendendo o telespectador durante os intervalos comerciais. Se não corrigirem esses três quesitos, não há publicidade que faça milagre.

Opinião dos leitores

Os leitores do site votaram nas enquetes que questionavam uma nota para o primeiro mês de Passione e Ribeirão do Tempo. A trama de Silvio de Abreu teve uma média de 7,4 pontos, enquanto a de Marcílio Moraes 6,5. Bem parecido com as minhas notas.

Glória é a Glória!

Está decidido: Glória Pires é de Gilberto Braga e Ricardo Linhares e ponto final. Aguinaldo Silva, que desejava a atriz, terá que esperar ou procurar uma atriz à sua altura, mas dificilmente encontrará porque Glória é a Glória, quereedos.

Aguinaldo não tem comentando sobre a ausência de Glória em sua novela, mas certamente já está pensando em sua substituta. Os leitores do Blog sugeriram Adriana Esteves, que é uma excelente indicação, mas a vilã caberá a Letícia Spiller, meus quereedos. Para protagonista, substituindo Glória, apostaria em Lilia Cabral ou Christianne Torloni.

Vale a Pena Ver de Novo

Na próxima semana, certamente, saberemos qual será a novela que substituirá Sinhá Moça no Vale a Pena Ver de Novo. Por enquanto, as tramas mais cotadas são: O Profeta, Cobras e Lagartos, Beleza Pura e Um Anjo Caiu do Céu. Especula-se que a Globo teria pedido uma reclassificação de Celebridade, mas não acredito neste boato.

Confirmado!

Walcyr Carrasco sai na frente e substituirá o remake de Ti Ti Ti. O autor pediu Rogério Gomes como diretor geral e o elenco começa a ser formado. Já tem os nomes como Marcos Pasquim e Elizabeth Savalla confirmados. A trama terá muitos efeitos especiais, com isto, a Globo comprará novos equipamentos nos Estados Unidos.

Jorge Fernando, um dos diretores mais ousados da atualidade, ficará de fora do novo projeto de Walcyr, no entanto, seremos brindados com a sua direção em Ti Ti Ti. Jorge é ótimo com jogos de câmera e truques que encerram os capítulos. Quem não se lembra da mira a tiro de A Próxima Vítima; da espada de Que Rei sou eu?; das páginas de livro figuradas nos personagens em Alma Gêmea? Em Ti Ti Ti, o enceramento acontecerá com agulhadas, inspirado no mundo da moda.

Não deixe de comentar e até a próxima!


Deixe o seu comentário