O Planeta TV

UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE AS NOVELAS EM 2009!

Por: Jeferson Cardoso

Olá galera tudo bem? Este é o último tópico de 2009 e resolvi dedicá-lo a teledramaturgia.

Como todos sabem para mim a melhor novela foi Caminho das Índias e a melhor minissérie Maysa, mas vou fazer um breve comentário sobre todas as outras tramas.

Começamos o ano com um presente: Maysa – Quando Fala o Coração. Foram 9 capítulos excepcionais. Depois veio Caminho das Índias, que começou chata, mas a autora, Glória Perez, deu a volta por cima e driblou os baixos índices terminando a novela com quase 60 pontos de audiência – CARAMBA!. O destaque da novela foi o núcleo brasileiro e até mesmo a autora confessou para um jornal paulista que deveria ter começado a história por este núcleo.

Em março entrou em cartaz Paraíso. Ótimo remake que recuperou o horário das 18h. Destaque para os protagonistas Natalia Dill e Eriberto Leão. Idem Cássia Kiss.

Em abril foi a vez de Caras & Bocas. A trama de Waclyr Carrasco reergueu o horário das 7, chegando a picos de 42 pontos de audiência e, os bordões "É a treva!" e "Choquei!" tornaram-se um grande sucesso.

Em setembro, Manoel Carlos voltou ao horário nobre repetindo os mesmos erros de Página da Vida. Em Viver a Vida, o autor apresenta uma narrativa chata, lenta e muito arrastada. Maneco vem decepcionado seus fãs! Nos bastidores da Globo, já se admite que a trama está longe de repetir o mesmo sucesso das anteriores "A Favorita" ou "Caminho das Índias". O que se espera, no entanto, é que a média de audiência fique acima dos 35 pontos. Só que na última semana, a média semanal foi de 30 pontos (É a treva!).

Em outubro, Cama de Gato estreia superando a audiência da antecessora. Pra mim a grande surpresa do ano. Uma excelente história com uma agilidade que dificilmente vimos no horário das 18h. A novela prende os telespectadores e a cada capítulo as autoras, Duca Rachid e Thelma Guedes, revelam que a trama uma verdadeira cama de gato.

E Malhação? Bom, a temporada passada, que estreou em janeiro, escrita por Patrícia Moretzsohn já vinha mostrando que a trama estava desgastada. A Rede Globo, no entanto, resolveu reformulá-la. Pois não é que piorou as coisas?! Em novembro, com a estreia da atual temporada, comentei que gostei dos primeiros capítulos e da atuação dos novatos. Continuo gostando dos novatos, só que falta história nesta trama sem pé nem cabeça. A base estrutural de Malhação acabou! Outro dia assistindo a um capítulo fiquei me perguntando do que se trata esta nova temporada. Neste dia, o protagonista ficou o capítulo inteiro tocando violão e sonhando ser um profissional. O resto do capítulo foram duas coadjuvantes medindo o bumbum dos garotinhos. Pode isto? Tenho saudade da época em que Malhação passava algo para os seus telespectadores abordando temas como AIDS, pedofilia, entre outros assuntos educativos. Não preciso comentar o porquê da audiência está na casa dos 13 pontos, né mesmo?

Para fechar o ciclo da Globo, não posso deixar de falar de Cinquentinha. Foram 8 capítulos de pura diversão. Para alguns era uma trama esculachada, e para outros, ousada. Faço parte do segundo grupo. Cinquentinha foi exibida em um horário, meus queridos, que não é para conto de fadas. Às 23h vale tudo, mas o autor não apelou, pelo contrário, nos brindou com uma trama divertidíssima. Que venha a segunda temporada!

Não posso deixar de falar das novelas da Record e do SBT. Um péssimo ano para as duas emissoras. Na Record, Poder Paralelo não conseguiu segurar o sucesso da antecessora, Chamas da Vida. Lauro Cesar Muniz começou apresentando uma narrativa confusa; a direção peca na iluminação e, alguns cenários são precários. É verdade que nos últimos meses a trama sofreu uma reviravolta, mas já era tarde demais. Já Bela, a Feia foi um erro. Não há o que argumentar! Esta adaptação não tem nada haver com a trama original. Então me recuso a falar sobre.

É isto, meus queridos, vamos aguardar as surpresas de 2010. Vem aí: Tempos Modernos, Uma Rosa com Amor, Ribeirão do Tempo, Além da Vida (provisório), remake de TiTiTi e Passione. E, claro, vamos ter muito que comentar, não é mesmo?

FELIZ ANO NOVO E BOAS FESTAS! QUE A PAZ E A COMPREENSÃO REINEM EM NOSSOS CORAÇÕES!


Deixe o seu comentário