O Planeta TV

"The Voice Brasil", a grata surpresa de 2012!

Por: Jeferson Cardoso

"The Voice Brasil" não é um programa inovador, mas o seu formato diferenciado agradou e surpreendeu nas tardes de domingo. O nível dos participantes não se compara nem com os finalistas de outros realitys do mesmo gênero. Os amadores, que normalmente ganham destaque no "Ídolos", não tiveram chance.

Os jurados Claudia Leitte, Carlinhos Brown, Daniel e Lulu Santos, que muitos não apostavam nada, convenceram. As brincadeiras de Brown, no entanto, me tiram do sério. É tudo muito forçado e sem graça. Tiago Leifert, que começou apagado, conseguiu achar o tom e se saiu muito bem no comando do programa.

Oito participantes estão classificados para a final. A minha torcida era para o time do Lulu Santos, que infelizmente perdeu ótimos candidatos na fase eliminatória. Espero que Liah Soares ou Ju Moraes conquiste o prêmio de R$ 500 mil e a gravação de um álbum pela Universal Music.

"The Voice", sem dúvida, é a grande surpresa de 2012.

A entrevista do assassino de Daniella Perez

No Domingo Espetacular de hoje (09/12), o jornalista Marcelo Rezende entrevistou o assassino de Daniella Perez. Peço desculpas, mas não citarei o nome do sujeito. Não consigo. A entrevista imediatamente repercutiu nas redes sociais. Acho ridículo as emissoras de TV’s darem espaços para os criminosos contarem as versões de seus crimes. Infelizmente, elas cumprem o papel do jornalismo. Algumas pessoas consideram isto sensacionalismo. Não deixa de ser.

É triste e doloroso relembrar a trágica morte de Daniella Perez. Se estivesse viva, estaria sendo disputada a tapas entre os autores. Era linda e talentosa. Entendo a revolta de Gloria Perez. Somente a família que perde um ente querido é que sabe o tão quanto é doloroso. Fica a cicatriz e a saudade. Não tenho pena de criminoso.

Entrei neste assunto apenas para defender Marcelo Rezende, que fez uma excelente reportagem. Aos que condenam a Record, deveria saber que até mesmo a Rede Globo já entrevistou o dito cujo.

O confuso Ibope

Diante da crise de audiência da TV aberta, algumas pessoas começaram a questionar porque os números do Painel Nacional de Televisão (PNT) tem menos importância que os de São Paulo. Simples, o sistema do Ibope minuto-a-minuto não é unificado. Somente no dia seguinte que as emissoras de TV’s têm acesso ao consolidado das 14 praças que possuem medição instantânea.

O real time (minuto-a-minuto) é de extrema importância para as emissoras. Como o mercado publicitário de São Paulo é um dos mais importantes do país, as emissoras levam em conta somente os números instantâneos deste estado. É a audiência da capital paulista que determina, por exemplo, o horário de entrada e saída dos intervalos comerciais das emissoras. Um programa pode traçar no Rio de Janeiro ou Curitiba que não irá interferir no trabalho dos produtores. O que importa para eles, naquele momento, é a aprovação dos paulistanos. Não deveria ser assim, mas é.

O Ibope deveria unificar o seu sistema de real time, permitindo as emissoras a acompanhar o desempenho de um determinado programa em todas as praças.

Na década de 80 e 90, a medição de São Paulo e Rio de Janeiro sempre teve força, por questões óbvias. Eram as únicas praças que possuíam tal recurso. Agora, no século 21, com as implantações em outras capitais e o surgimento de novas mídias, o Ibope precisa urgentemente adequar os seus serviços. Esses números divulgados, hoje em dia, não correspondem a realidade. Essa história de que os produtos da TV Brasileira estão em decadência é mentira. A verdade é que a população só aumenta e as novas mídias cada vez vêm se destacando. O Ibope ainda não vê essas novas mídias e segue com seus pífios 850 aparelhos em São Paulo. Aí fica difícil.

A medição de audiência no Brasil deveria ser de responsabilidade do Congresso Nacional, com direito a uma auditoria mais rigorosa e com a participação de todas as emissoras.

Salve Jorge

Dramaturgicamente, Salve Jorge ficou melhor. As tramas paralelas, no entanto, seguem fracas. A quantidade de personagens, alguns desnecessários, tem prejudicado o ritmo do folhetim. Atrizes talentosas como: Nicete Bruno, Natália do Vale, Ana Beatriz Nogueira, Elizangela e Jandira Martine, por enquanto, são figurantes.

Essas atrizes fazem partem de núcleos fracos e que irritam o telespectador. Falta agilidade até mesmo no romance de Bianca (Cléo Pires) e Ziah (Domingos Montagner). A história desse casal (que parece de novela das sete) não sai do lugar. Allah Allah (meu Deus)!.

Guerra dos Sexos

Meus queridos, resolvi fazer uma comparação da primeira versão de Guerra dos Sexos com a atual. Após assistir a alguns capítulos e algumas cenas avulsas da versão de 1983, conclui que: Silvio de Abreu merece a digníssima audiência de 22 pontos. Essa atual novela das sete não é uma nova versão como o autor prometeu, trata-se de um remake com os mesmíssimos detalhes. Até os diálogos são os mesmos!!! É uma vergonha!!! É por isto que creditaram o nome de Carlos Lombardi na abertura. Lombardi, como se sabe, foi co-autor do folhetim.

Não posso dizer que esse remake seja ruim, até mesmo porque parei de assisti-lo. A sinopse é legalzinha, mas parece não convencer o público das 19h. Também pudera, muitas coisas mudaram nesses últimos 30 anos. O autor, que ganha uma fortuna, resolve dar ‘control c control v’ em uma de suas obras e esquece de acompanhar os passos da teledramaturgia. Lamentável!

Que Rei Sou Eu?

Alguém acompanha a esta novela no Viva? Se não, não sabe o que está perdendo! Pense numa novela arretada. Maravilhosa!!! Assisti-la era um de meus sonhos. Ainda estou no capítulo de número 70 e já considero a Rainha Valentine uma das melhores vilãs de novelas, ao lado de Perpétua (Tieta), Nazaré (Senhora do Destino) e Flora (A Favorita). É uma vilã daquelas que adoro, com muito humor.

A próxima novela da Record

A prostituição será um dos temas da primeira novela de Carlos Lombardi na Record, com estreia prevista para junho. O núcleo será centrado na praia de Copacabana. A emissora reproduzirá, no RecNov, um quarteirão das imediações do reduto de casas noturnas de reputação duvidosa. O autor pretende mostrar a cidade do Rio de Janeiro, desde a praia lotada de turistas à vida noturna nada família.

Essa novela, na verdade, será um melodrama familiar misturado com policial. Os fãs do autor acostumados com seu bom humor podem ficar despreocupados. Ele pretende manter essa característica. Segundo dramaturgo, o humor não é seu estilo; é parte integrante de seu raciocínio.

Amadinhos, Lombardi deve ter feito um estudo para conhecer o perfil do público das novelas da Record. A sinopse parece ser interessante e resgatará o formato que consolidou o horário da emissora. Como fã incondicional de meu autor favorito das 7, sou suspeito para opinar. Espero que até a estreia do folhetim, a Record esteja numa melhor fase. A audiência da novela dependerá muito disto.

Espero também que Lombardi junto com Alexandre Avancini consiga um ótimo elenco. Atores como Leonardo Brício, Leonardo Vieira, Jussara Freire, Paloma Duarte, Ângelo Paes Leme, Jorge Pontual, Patrícia França, Bianca Rinaldi, Heitor Martinez, Guilherme Berenguer, Beth Goulart, Betty Lago, Vanessa Gerbelli, Amandha Lee, Paulo César Grande e Letícia Colin não poderem ficar de fora. Indicaria ainda a contratação de Alexandre Lemos e Tatyane Goulart, que conhecem bem o texto do autor.

Flor do Caribe

O martelo foi batido e "Flor do Caribe" é o título definitivo da nova novela das seis. As gravações estão a todo vapor no Rio Grande do Norte. A sinopse, que repliquei aqui no Blog no post anterior, é água com açúcar, o mais do mesmo. Espero que Walther Negrão, mesmo sem uma sinopse surpreendente, desenvolva uma boa história. A audiência, certamente, será melhor que a atual "Lado a Lado", que acumula somente 18 pontos. Acredito que na primeira semana, "Flor do Caribe" marcará índices superiores a media de sua antecessora.

Curiosidade

Qual é o maior fracasso de 2012? A lista é grande. Sei, no entanto, que a maioria concentrará em "Máscaras". Tenho minhas dúvidas e preciso decidir até o dia 21, quando publicarei aqui a minha lista com os melhores do ano, incluindo o "mico do ano".

Meus queridos, devido a falta de tempo, voltei a atualizar esse espaço apenas no fim de semana. O mês de dezembro é serviço dobrado. Espero a compreensão de todos. A nossa interação continua diariamente nos comentários e também no Twitter: @o_planeta_tv.


Deixe o seu comentário