Império está incrível. O capítulo desta segunda-feira, 22/12, o melhor da novela, foi quase que espetacular. Quase porque não curti a cena – desnecessária – com Téo Pereira lamentando a morte do Comendador. Estou criticando a uma cena isolada, já que considero o Téo Pereira um dos melhores personagens da novela.
Marjorie Estiano está arrebentando. A sua volta à novela foi um grande acerto. De talento inquestionável, a atriz enriquece a vilania da Dona Cora. Se fosse outra atriz, de atuação pelo menos razoável, estaríamos questionando até hoje a saída de Drica Moraes.
Sou fã de Aguinaldo Silva, nem por isso me sinto na obrigação de ficar só nos elogios. Já critiquei Império no momento em que ele segurou a história – no período eleitoral. Na época, até disse que a novela parecia ser escrita por outro. Hoje, absolutamente, encantado por esta novela, reafirmo: é, pra mim, UM NOVELAÇO!
Império resgata o estilo de novela que admiro, com humor, sarcasmo, emoção, adrenalina, e, óbvio, um pouco de realismo fantástico. Desde o primeiro capítulo, essa novela tem um pouco de realismo. Resumindo: é o tipo de novela – sem compromisso com a realidade – feita para o telespectador sonhar, divertir e se emocionar. E é assim que me sinto desde o dia 21 de julho.
Ainda é cedo, pois ainda restam três meses de novela no ar, mas já considero Império uma das melhores novela de Aguinaldo Silva. Obviamente, minhas considerações não são unanimidade porque se trata de questão de gosto, de estilo pessoal. Há muitos que – por não gostarem do autor ou até mesmo por preferirem outros estilos - ignoram o folhetim. Não vejo problema nenhum com isso.
Como noveleiro, torço para que qualquer autor escreva, no mínimo, uma boa novela. Depois de Fina Estava fique com os pés atrás e não esperava muita coisa de Império. Por enquanto, estou surpreendido e agradecido.
Quanto aos números do Ibope. A minha aposta inicial – podem procurar no histórico – é de 33 pontos. E, se nenhuma bomba acontecer nos próximos meses, deve terminar com isso mesmo. Isso se não terminar com 32. Por enquanto, a média é de 31,5 pontos. É fracasso ou sucesso? Depende do que você pegar como parâmetro. Se você é daquele que pensa que é uma obrigação os 35 pontos, então certamente é um grande fracasso. Sou viciado nos números do Ibope, mas não os analiso como antigamente. Vocês que me acompanham sabem que demorei a aceitar a realidade. Fui injusto com algumas novelas, como, por exemplo, Sangue Bom, Flor do Caribe, Salve Jorge e Amor à Vida. Cito apenas essas três porque foi mais ou menos nesse período – meados de 2012/2013 - que comecei a enxergar a audiência de outra forma. Só não incluo Em Família porque foi uma novela sem alma, sem espírito, ou seja, morta. Caso contrário, lamentaria o seu fracasso.
Veja a situação de Boogie Oogie. Um sucesso de crítica, ágil como poucas, e com a mesma audiência de suas antecessoras, que foram consideradas como um fracasso. Há mais de dois anos, a faixa das seis fixou nos 18 pontos. É essa a realidade. Mas voltando à Império... Se fechar com os 33 pontos, elevando três pontos a média do horário, considerarei um sucesso. E se Babilônia conseguir pelo menos 32 pontos, também direi o mesmo. Resumindo: continuo viciado em números, mas não faço mais parte do grupo que espera pelos 35 pontos e tão pouco daquele que vive fazendo comparativos de audiência.
Parece que – infelizmente – vai!
Por que será que custo acreditar na provável saída de Xuxa da Globo? Se ela não tem nada a oferecer e nem garante preciosos índices de audiência... Como fã, quero o bem dela. Não será feliz na Record. Espero que ela encontre a paz no SBT.
Vai ter um formato?
Falta conteúdo ao Vídeo Show. É inaceitável o que se vê atualmente, com metade do programa dedicado às reprises da Escolinha do Professor Raimundo. Não adianta reintegrar Miguel Falabella e Cissa Guimarães ao time, se não tem matérias relevantes. Esse programa oscila bastante e fico chateado porque sou defensor dele. No início do ano, o formato estava agradável, e do nada se perdeu. O primeiro passo, no meu entendimento, é a produção de reportagens e matérias inéditas. E priorizar os bastidores, e abrir mão do ego dos artistas.
O que aconteceu?
Alto Astral começou muito bem. Bem de audiência; bem de repercussão; aclamada pela crítica... Do nada, tudo isso desapareceu e a culpa não é do Natal, o declínio vem acontecendo há duas semanas. O que aconteceu? Como telespectador, não compreendo e fico preocupado, porque a audiência reflete na história. É um NOVELAÇO! Deixa-me confessar uma coisa a vocês: há poucos dias estava na dúvida entre Alto Astral e Império como a melhor novela do ano. Império escapou fedendo. Rsrsrsrs E detalhe: a novela das sete tem apenas dois meses no ar.
Engravidou
A novela das seis está barriguda demais. Uma enrolação sem fim. O autor está segurando a história para depois do Ano Novo. Para isso, ele tem desenvolvido situações bastante constrangedoras. A última é a aproximação entre Inês (Deborah Secco) e Tadeu (Fabrício Boliveira). Falta de história dá nisso!
No próximo tópico, divulgarei a minha lista com os melhores do ano. Preparem a de vocês, beleza? Tenho dúvida em apenas duas categorias: melhor ator principal e melhor ator coadjuvante. As demais não tem mistério, vocês já sabem.
Um feliz Natal e muito obrigado pela atenção.
Abraços.
Comentários (22) Postar Comentário
Lembrando que o AS disse que desde o inicio teve q poupar a Drica!
"Foi difícil, ainda mais porque algumas pessoas que me acusaram de não conseguir fazer a vilã que prometi sabiam que Drica, mesmo genial, estava com problemas. Logo após as primeiras semanas já tive que aceitar a recomendação de que era preciso poupá-la. Esta semana, Cora se atraca com Marta (Lilia Cabral) e as duas rolam pelo chão. Depois ela passa a noite no cemitério, arromba o jazigo do Comendador, corre feito louca ao descobrir que não tem nada lá dentro. É toda uma sequência de cenas pesadíssimas. E cada vez que eu escrevia uma delas não podia deixar de pensar que estava fazendo um mal enorme à saúde da Drica. Mas fiz uma jura: voltarei a trabalhar com ela e lhe darei uma personagem tão forte quanto Cora".
AS ao jornal Extra.
Por isso a Cora tava tão zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Império:Marjorie Estiano não só encarnou a Cora,com Tambem encarnou a Drica Moraes,que Atriz,esta arrebentando em todas as cenas,ela deu um toque diferente na Vilã,conserteza deu conta do recado,e a personagem Cora esta cada Vez melhor,quanto ao Resto da Novela,só tenho que questionar duas Personagens que me Irritam na Trama central,Maria Isis e Cristina,são chatas,sem carisma,sem conteudo,e que enfraquecem a Trama,do resto só elogios,a Virada no capitulo de Quinta foi espetacular,as Cenas são de arrepiar,e as Atuações dos Atores digna de Aplausos,Alexandre Nero,Andreia Horta,Daniel Rocha,Caio Blat,Marjorie Estiano e a Dona da Novela Lilia Cabral estão divando,que Show,Que Elenco,só engrandece a Trama,espero que a Novela continue assim,gostosa de se Assistir,e nao se perda nos tres Ultimos Meses,aproveitando e emendando um assunto no outro,quanto a Lista de Melhores do Ano,a minha sera quase toda destacada em Império kkk,quanto ao Melhor Ator principal e coadjuvante,conserteza vou Incluir Alexandre Nero e Daniel Rocha,os destaques da Trama central de Império,estão arrazando e emocionando,creio que eles merecem,dão Show,Feliz Natal Jeff,e Parabens Mais uma Vez pelo Blog.
SortilégiO deveria ser lembrada aqui no C&Q, há tempos que não via uma novela tão ágil e gostosa de assistir, além de fugir do convencional das demais tramas mexicanas e por ser bastante polêmica. Além de estar cheia de rostos conhecidos, Destaque para a ótima Daniela Romo como a matriarca dos Lombardo, uma atrizaça. Com ótimas atuações, até o inexpressivo William Levy demonstra estar muito bem no papel. Não é à toa a subida de audiência do SBT, merece demais.
Não vou poder listar, afinal não gosto e nem assisto Império, por isso seria injusto listar alguma coisa e deixar outras de fora, Deixa isso pra Dona Globo, que já o faz injustamente com aquele "Melhores do Ano", que só tem Coisas da dona Globo. Feliz Natal a todos do Portal e a todos os comentaristas...
Jef, cade Vitória nos posts?
Odeio essa novela, principalmente Zé e Isis!
Império seria boa, se não fosse a imagem escura, sem cores vivas, se tivesse uma protagonista madura forte à altura do Zé Alfredo (aliás novela onde a trama central gira em torno de um homem, não rende tanto quando o centro das atenções é uma mulher, vide exemplo a própria obra do Aguinaldo, onde suas tramas com personagens centrais femininas sempre renderam mais), se tivesse uma trilha sonora original sem tantas repetições de novelas passadas, e a direção em si, Rogério Gomes combina mais com tramas das seis. Wolf Maya daria outro trato à novela, com uma cara mais viva, clara e as cenas seriam mais impactantes.
Ahhhhh Jeff, acho que seu gosto por Aguinaldo faz sua crítica extremamente parcial, e aumenta o seu entusiasmo excessivo para o guisado d clichês q é Império, eu respeito mas não concordo com nada.
Falando d ibope, se é um fracasso, não consegue atrair público, não foi um fracasso estrondoso como Em família ou Salve Jorge, mas se.
Mais quando você considera que a faixa horária tem uma base segura d 30 pontos, passar a novela que passar, ea Imperio tem uma média de 31 pontos e mais, quase 32, significa que fora o público cativo e novelero d Globo não consegue atrair o resto.
E parece-me que toda novela (das 9) que tem 35 d media é um sucesso, não porque ele é obrigado a chegar a 35, mas pelo número de pessoas que vê-lo, que é muito!
Além de todas as falhas q tem Imperio, a principal é a falta de mocinhos, nem Leal e Cardozo, conseguem encantar, apenas gerar indiferença.
e Feliz Natal para todos !! em família e com paz e alegria!!!!
E ainda tem a abertura, a música é linda mas não rola pra abertura de novela, ainda mais das nove. Essa tentativa de "americanizar" um produto tão nacional que é a telenovela, só pra quê? ter as chances aumentadas numa possível tentativa de concorrer ao EMMY? Uma trama onde o protagonista é nordestino, deveria levar na sua abertura ao menos uma trilha nacional.
Concordo com o Jr Habnov, Sortilégio é uma novela linda, cheia de emoções, e tramas envolventes e polêmicas ao mesmo tempo. A gente assiste sem piscar nem um minuto, muito boa mesmo, pena que para uns aqui só existe globo, Aguinaldo Silva, pois para mim Sortilégio é a melhor novela atualmente, melhor que qualquer uma da globo, adoro demais, amo de paixão!