O Planeta TV

Sete Vidas e Totalmente Demais são os destaques de 2015

Um ano de surpresas (Sete Vidas e Totalmente Demais) e decepções (Babilônia e A Regra do Jogo).

Por: Jeferson Cardoso

Olá amadinhos (by Chayene), tudo bem com vocês? Bom, poderia usar o argumento de que estava sem tempo para atualizar o Blog, mas não seria 100% verdadeiro. Sendo sincero, sumi por uns dias, mais de um mês é verdade, por um motivo simples: desmotivação/frustração.

A TV, no ano de 2015, pra mim, foi decepcionante. Principalmente no quesito novelas. Claro, se compararmos com as produções do ano passado, não foi tão ruim. Mas...

No início do ano, fomos apresentados a uma bomba: Babilônia. De ótimos atores e péssima história. É um marco negativo da dramaturgia da Globo. Um fracasso antológico. Repercussão e audiência à parte, cá entre nós, foi uma péssima novela. Na sequência, a Globo coloca no ar a novela do mesmo autor de Avenida Brasil. Nossa! Sucessão garantido! Lenda! A Regra do Jogo é tão ruim quanto Babilônia. A diferença entre as duas é apenas em relação ao ibope. Uma será a pior audiência das 21h; a outra a segunda pior. Hahahahaha! Brincadeira à parte, em respeito aos profissionais envolvidos, dispenso meus comentários em relação à atual trama das nove. Fica o registro: pra mim, que defendi a sinopse e criei uma expectativa enorme, é uma frustração total.

Na faixa das sete, o esculacho tomou conta. I Love Paraisópolis começou bem, mas terminou zuada. Tinha um humor pastelão e uma história surreal. A trilha sonora transformava cenas bobas em "magnificas"; e fazia até atores de atuações questionáveis receberem elogios. Enfim, o público, no geral, mergulhou no universo proposto pelo autor e a novela foi um sucesso. Houve um certo desânimo na reta final, a audiência declinou, mas como começou "bombando", saiu do ar de cabeça erguida. #Deboche

Daqui a pouco, falarei sobre Totalmente Demais. Antes, seguirei com as decepções.

Pularei a sequência das 18h porque antes preciso fazer um desabafo sobre Além do Tempo. De melhor novela do ano, e também do termo “novelão incrível”, essa trama de Elizabeth Jhin é uma das mais frustrantes que já pude acompanhar. Não me recordo de nenhuma outra novela ter chegado ao seu ápice e ir ao fundo do poço sem grandes esforços. É inacreditável o que a autora fez com a narrativa e história de Além do Tempo. A segunda fase é.... Calma: Respira. Não pira. Basta!!!! É, pra mim, a maior decepção do ano. O que me frustrou: tudo, absolutamente tudo. A novela começou do zero, ficou boba, chata, repetitiva, cansativa, e empacou: não saía do lugar. Que acabe logo, pois não aguento mais.

Bom, agora vamos as surpresas agradáveis do ano. Na minha opinião, obviamente.

Sete Vidas: uma novela agradável; bem escrita; de boas situações. Um dos acertos do ano. Tinha trama ágil, de pés no chão, realista (sem ser depressiva), cotidiana (sem ser arrastada) e de texto e situações incríveis. Lícia Manzo arrasou nesta novela, que não tinha um ritmo alucinante, mas que mexia com o telespectador. Era encantadora.

Dispara, no meu ponto de vista, como telespectador, a melhor novela do ano.

Elenco principal de Sete Vidas. Foto: Divulgação/Globo

Como assim a melhor novela do ano? E Verdades Secretas? Bom, é uma questão de gosto. É uma opinião – absolutamente – pessoal. Walcyr Carrasco, de fato, com uma história inédita, surpreendeu. Superou às expectativas; chocou a sociedade, com temas como prostituição de luxo e drogas. Aplausos para ele. Tiro o chapéu. Verdades Secretas é excelente. É um acerto da Globo no ano e, sem dúvida, o melhor trabalho do autor desde Alma Gêmea.

No quesito melhor novela, fico com Sete Vidas porque foi a que me envolvi mais. Não só por isso, o texto de Lícia Manzo é melhor. Talvez eu tenha vivido Sete Vidas e apenas observado Verdades Secretas. Ou não. Sou mais à emoção do que dramas mexicanos.

Os fãs de Os Dez Mandamentos devem estar se questionando: o “novelão” da Record – que afundou o ibope da Globo – não é a melhor do ano?

Pra mim, não. Não mesmo. Os Dez Mandamentos, um sucesso absoluto de audiência tinha uma narrativa e efeitos especiais inacreditáveis. E só. No mais, sinto muito desapontar quem idolatrava: o texto era fraco e didático; e tinha muitos atores de atuações questionáveis e até vergonhosas. Essa novela foi conquistando o público aos poucos, graças a dois fracassos seguidos da Globo.

A nova temporada de Malhação é fraca, mas não é ruim. O público que é muito exigente e está demorando a se desapagar da história anterior. A audiência, de 15 pontos, é baixa, porém não está longe do desempenho da temporada passada e está diretamente relacionada ao fracasso da reprise de Caminho das Índias. É preciso também levar em consideração o período atípico: horário de verão. Lucas Lucco é uma surpresa como ator, pelo menos não tem passado vergonha.

Marina Ruy Barbosa em cena de Totalmente Demais. Foto: Reprodução/Globo

Deixei por último, a melhor novela em exibição: Totalmente Demais. Assim como Sete Vidas, não dava valor para esse produto antes da estreia. E surpreendo-me a cada capítulo. É um N-O-V-E-L-A-Ç-O! Eu amo e vivo Totalmente Demais! Estou viciado e apaixonado por esta novela. Peço à Santa Clara para que os autores (Rosane Svartman e Paulo Halm) mantenham o nível e a agilidade da trama até o fim. Meu medo é que eles percam o foco como Elizabeth Jhin (Além do Tempo) e exageram no esculacho como Alcides Nogueira (I Love Paraisópolis). Por ora, está tudo na dose certa.

Abaixo, minha lista, com os melhores do ano.

Melhor ator: Rodrigo Lombardi

Melhor atriz: Irene Ravache

Melhor novela: Sete Vidas

Melhor autor (a): Lícia Manzo

Melhor ator coadjuvante: João Miguel (Felizes para Sempre?)

Melhor atriz coadjuvante: Grazi Massafera

Melhor atriz mirim: Larissa Manoela

Melhor ator mirim: Kadu Schons (Alex, de Além do Tempo)

Revelação Masculina: Ghilherme Lobo 

Revelação Feminina: Camila Queiroz

Melhor par romântico: Pedro (Jayme Matarazzo) e Júlia (Isabelle Drummond)

Melhor seriado: Os Experientes

Melhor minissérie/macrossérie: Felizes Para Sempre?

Melhor apresentador: Silvio Santos

Melhor apresentadora: Fátima Bernardes

Melhor reality show: MasterChef Brasil

Melhor talk-show: Programa do Jô

Melhor telejornal: Jornal Nacional

Melhor programa de humor: Escolinha do Professor Raimundo – Nova Geração

É isso. A opinião é uma coisa muito pessoal. As minhas escolhas/opiniões não são unanimidades, e algumas podem ser até surreais, dependendo do ponto de vista de cada um. É uma coisa que não me preocupa. Não tenho a obrigação de gostar de um produto porque ele é aclamado pela maioria ou porque ele é sucesso de audiência. É preciso saber o limite entre a discordância e a falta de respeito.

Que 2016 seja, pelo menos, um pouco melhor que 2015. Acredito que será. Minhas apostas, de sucesso, são Êta Mundo Bom e Ligações Perigosas. Estou otimista quanto ao lançamento de Manuela Dias como autora-solo. Não tenho grandes expectativas, mas espero ser surpreendido com Velho Chico e Haja Coração.

É isso. Fico por aqui. Um excelente 2016 para todos nós. Muito obrigado pela atenção, e até já. :D



Publicidade

Comentários (29) Postar Comentário

Vlad comentou:

De fato, Dez mandamentos foi fraca, de texto, de argumento....enfim.....


Waldir respondeu:

Para alguns, foi a "melhor novela de todos os tempos". Só se for para aqueles que nunca assistiram novela na vida!



Jussara respondeu:

Argumento fraco tem a regra do jogo! Um Pai bilhardário é vítima de um crime e para combater o crime resolve criar uma facção criminosa muito mais perversa, capaz de destrir até a própria família, realmente , é um argumento que não desce, JEFERSON, O que você achou da Justificativa dada pelo PAI para a criação da facção em A regra do jogo??? E dos vários furos grosseiros no roteiro???


Angelo Lima comentou:

Ótimo

Robson comentou:

É bom ver que a lavagem cerebral promovida por Os Dez Mandamentos não afetou todo mundo.


Jeferson Cardoso respondeu:

Curuzes quereeeedo. Rsrss


Lucas comentou:

Bom,pra mim esse ano foi um ano de otimas novelas,o melhor em tempos.Ja no começo fomos surpreendidos por Sete Vidas,não acho a melhor novela do ano como você,mas adorei narrativa imposta pela autora,mais humana,foi uma novela delicada,emocionante,otima.Quanto I Love Paraisopolis,adorei tbm,foi uma novela barriguda,surreal e muito esculachada,mas me diverti muito com ela,para os dias de hoje com tanta violência,essa novela era uma delicia,uma distração,mas não era pra se levar a serio haha,mas seus personagens carismaticos e boas atuações de alguns atores a conveceram,e principalmente Leticia Spiller arrasou,levou a novela nas costas,a atriz com uma personagem exagerada,caricata,dramatica e cômica chamou atenção e arrebentou,adorei mesmo a interpretação dela,e conseguiu fazer da Soraya a melhor coisa daquela novela.

Babilônia foi um horror,tem todo o mérito de levar o titulo de pior novela das 9 de todos os tempos,foi ruim ao maximo,e a audiencia só correspondeu ao que foi apresentado.Depois veio A Regra do Jogo,muitos venderam como o novo novelão de João Emanuel Carneiro,garanto que a maioria se frustou,a novela não é nem a metade do que foi prometido,é cansativa demais,barriguda,o nucleo central anda,anda.... e não sai do lugar,sempre volta pra estaca zero,e os paralelos chegam a dar vergonha de tão ruins.Alem do Tempo foi um novelão classico na primeira fase,impossivel não ter se apaixonado,mas a segunda,a trama infelizmente perdeu o encanto,e a identidade,apesar das otimas interpretações de alguns atores,a novela ficou basica,uma pena,porem continua assistivel.Verdades Secretas,um novelão que parou o Brasil as 11,não merece nada mais que elogios,interpretações incriveis,direção impecavel,tudo maravilhoso,Walcyr Carrasco surpreendeu,é a segunda melhor novela do ano.Pra mim a Melhor novela do ano é sem duvidas Totalmente Demais,que novela apaixonante,deliciosa,é a melhor desde Cheias de Charme,historia e personagens bens construidos e ate agora bem desenvolvidos,trilha sonora fantastica,humor,drama e romance na medida certa,grandes interpretações,é um novelão que apaixona qualquer um que assiste,é a melhor surpresa do ano com certeza,palmas para os autores,diretores e pro elenco,espero que continue assim.

Minha Lista

Melhor Novela:Totalmente Demais
Melhor Ator:Rodrigo Lombardi (Alex - Verdades Secretas)
Melhor Atriz:Leticia Spiller (Soraya - I Love Paraisopolis)
Melhor Ator coadjuvante:Frank Menezes (Mordomo Junior - I Love Paraisopolis)
Melhor Atriz coadjuvante:Grazi Massafera (Larissa - Verdades Secretas)
Melhor autor:Rosane Svartman e Paulo Halm
Melhor ator/atriz mirim: Kadu Schons (Alex, de Além do Tempo)
Musica do ano:A Noite - Tiê
Revelação Masculina:Pablo Sanábio (Max - Totalmente Demais)
Revelação Feminina:Camila Queiroz (Angel - Verdades Secretas)
Melhor Par Romântico:Eliza e Jonatas (Marina Ruy Barbosa e Felipe Simas;Rafael e Lu (Daniel Rocha e Julianne Trevisol;Carolina e Arthur (Juliana Paes e Fabio Assunção) - (Totalmente Demais,só casais maravilhosos)
Melhor Minissérie:Felizes para Sempre ?
Melhor Apresentador:Otaviano Costa (Video Show)
Melhor Apresentadora:Mônica Iozzi (Video Show)
Melhor Jornal:Jornal Nacional
Galã do Ano:Daniel Rocha (Rafael - Totalmente Demais)
Musa do Ano:Juliana Paes (Carolina - Totalmente Demais)
Programa de Humor:Tapas e Beijos (mesmo sendo serie,o humor dela foi o melhor)
Decepções do ano:Babilônia e A Regra do Jogo

Mas vale destacar outros otimos atores que arrasaram durante o ano:Irene Ravache,Nivea Maria,Ana Beatriz Nogueira,Paolla Oliveira,Deborah Bloch,Mallu Galli,Isabelle Drummond,Jayme Matarazzo,Drica Moraes,Marieta Severo,Maria Casadevall,Nicette Brunno,Fabio Assunção,Felipe Simas,Humberto Martins,Juliana Paes,Vivianne Pasmanter,Daniel Rocha e Marina Ruy Barbosa.
E mais uma vez Parabens pelo blog Jeff,só precisa atualizar mais kkk.


Jeferson Cardoso respondeu:

Lucas, só não escolhi Totalmente Demais porque tenho medo de quebrar a cara igual Além do Tempo. Ainda é cedo para dar esse título a ela. Rssrss



Rodrigo Mesquita respondeu:

as opiniões são infantis, ou melhor, infantolóides kkkk: "Melhor Novela:Totalmente Demais" e "Melhor Par Romântico:Eliza e Jonatas (Marina Ruy Barbosa e Felipe Simas;Rafael e Lu (Daniel Rocha e Julianne Trevisol;Carolina e Arthur (Juliana Paes e Fabio Assunção) - (Totalmente Demais,só casais maravilhosos)" A novela nem começou direito............ zzzzzzzZZZZZZZZZZZ Sem base, em base............... zzzzzzzzzzzzZZZZZZZZZZZZZZZ


Thiago Moreno comentou:

7 Vidas na minha visão teve a mesma queda final de I Love Paraisopolis e Alem do Tempo, o mes final de 7 Vidas foi chato e sonolento, a novela que era otima ficou no mes final sem rumo, o casal principal (julia e pedro) perderam muita força e o publico pedia por julia e felipe e a historia se arrastou.....de cenas antologicas como o encontro dos irmãos e o capitulo otimo do miguel perdendo o filho o mes final ficou focado no marido gay da mão da julia....enfim sem noção kk

Verdades Secretas foi a melhor pq foi numa crescente, começou somente uma novela com "nudes" mas ai foi crescendo, interpretações otimas, historia tomando corpo, no final comoção nacional, merece como MELHOR DO ANO

Alem do tempo começou otima, a primeira fase teve uma barriguinha, nada de comprometedor, a autora deixou pra resolver tudo nas duas ultimas semanas da primeira fase e criou mais um comoção nacional, ai veio a segunda fase e a historia que tinha gancho a cada ida de intervalo começou bem, trilha sonora sendo usada bem mais, paisagens lindas mas......algo se perdeu...deixaram a trilha sonora completamente de lado (reparem que o ze ramalho nunca mais foi tocado) o casal principla e a melissa foram deixados de lado.....a historia ficou focado em bento e bernardo, historias chatas e zzzzz não entendi, fora o dr albieri (ops juca de oliveira) passando mais da metade da segunda fase contracenando com um tablet...agora em pleno natal a historia começa a se desenvolver, como na primeira fase td vai acontecer nas duas ultimas semanas (pedro ainda nem se revelou grande vilão e psicopada outro q ficou escondido na 2ª fase...) enfim a autora não aproveitou o potencial dos atores e fez uma historia fraca na segunda metade, pena, mas o final deve ser lacrador, mas a ma impressão vai ficar rs

TOTALMENTE D+ começou de mansinho, assim com overdades secretas, foi desenvolvendo aos poucos, a otima trilha sonora tb ajuda, juliana paes deu um tom otimo a personagem, assim como fabio assunção que não gostava muito mas esta bem legal na novela, os autores só tem q cuidar pra não deixar o jonathans e a eliza chatos d+, ele tem perfil de ser mt bonzinho e ser grudendo e o pavio curto dela se exageraram pode cansar o publico espero q eles saibam dosar bem

I LOVE PARAISOPOLIS começou bem legal, mas os autores jogaram em uma semana de novela varios acontecimentos, foi muito frenetico, na terceira semana a historia estava euxarida e para piorar ainda resolveram transformar Grego em mocinho por pedido das adolescentes, esse é o ERRO autores que vão atras do publico estragam a historia...esse foi o erro de:

BABILONIA, a historia não era lá essas coisas, Dennis Carvalho conhecido por colocar otimas trilhas sonoras colocou musicas de DAR MEDO, fora a imagem escura que parecia noite até qd estava de dia kkkk, em vez deles fazerem esses pequenos ajustes (aconteceu a mesma coisa com o sucesso Paraiso Tropical) não fizeram pior modificaram toda historia, a pergunta é pra que??? Deveriam ter insistido, mas foram na pressão dos religiosos e deu no que deu, uma novela sem cabeça.

A REGRA DO JOGO começou em mês totalmente errado, Babilonia estava queimada era melhor ter deixado a mesma concorrer com OS DEZ Mandamentos até o final, mas ela foi estrear bem na epoca das pragas, resultado, quem vai deixar de acompanhar uma novela que esta quase no fim para uma nova??? E o pior, quem era o diretor de programação da Globo na epoca que acostumou o publico a ver os des mandamentos para só depois começar a novela kkkk, enfim nem parece que a Globo fez tantos erros amadores, mas fez, a historia tem potencial, mas o diretor geral deveria ser o Ricardo W. ele que conseguiu fazer de A Favorita um sucesso, fcou no nucleo principal, criava cenas de ação bem melhor e sabia conduzir como ninguem os atores e só deixava os nucleos secundarios entrar depois que a novela deslanchasse, Amora é mt ruiim!!

Os 10 Mandamentos nem vou falar me, pelo pouco que via era o Sergio Marone falando carioques como em todos papeis que fez na Globo, misturando o vilão que ele fez em Caras e Bocas e por causa da audiencia alta alguns criticos doidos elogiando kkkk, medoo!!! Segunda temporada vai emocionar a continuação de os mutantes, record sempre amadora vai conseguir fazer o 16 pontos de os 10 mandamentos virarem em 10 rs


Jeferson Cardoso respondeu:

Thiago, no meu ponto de vista, o erro de A Regra do Jogo não está na direção. O público não curtiu a história. Concordo com você: Sérgio Marone, pra mim, é o pior ator do ano.



Dione respondeu:

Critica a atuação do Sergio Marone, mas elogia a da Juliana Paes? Oo Ambos ruins. A diferença é com a ajuda da DIRECAO, Juliana está encontrando o tom para personagem. Mas no início tava tão canastrona como o vilao do Sergio.


Juju comentou:

Jeferson, e a gata comeu no viva, nenhum notinha, suspeita, nadinha ???


Jeferson Cardoso respondeu:

Juju, A Gata está na lista. Deve ser após Mulheres de Areia. Rssssrs


fabio comentou:

opinião é assim mesmo, mas babilonia foi otima só que os falsos moralistas resolveram boicotar, setes vidas foi otima mas nada que prenda alguem, totalmente é maravilhosa, verdades secretas foi otima tambem, mas nada supera a regra do jogo podem não gosta porque não deu a audiencia que queriam, e nada mais vai dar 40 pontos novas midias, agora tenta fazer uma novela que a cada momento tem um gancho, que faz vc quere ver a novela, mais uma vez JEC tá de parabens, gostando ou não escrevam uma pra ver se conseguem, gente que acha que sabe de alguma coisa e nada entende de novela, tudo que aconteceu foi culpa da propria globo relaxou com reprise e a chata ILP, no mais é isso, e não vai se repetir esse ano, eles acordaram e ARDJ é MIL1000.


Jeferson Cardoso respondeu:

Fábio, vamos manter nossa posição: de telespectador. Não somos autores, então não vamos tomar a responsabilidades deles para a gente. Vamos assistir, reclamar, resmungar, elogiar, chorar.... é assim a vida de um noveleiro. Rsrsrs


Fernando Gonçalves comentou:

Cara, me desculpe, mas frustrante mesmo é a sua opinião. Tem que respirar muito para ler você. Você realmente está acompanhando Além do Tempo? Em ibope a novela perdeu mesmo, mas em termos de enredo e roteiro a autora está entregando o que prometeu. Perdeu o charme de época ao pular para o contemporâneo, mas... me desculpe, discutir contigo não dá! Tenho pena de quem te lê até o final.


Jeferson Cardoso respondeu:

Fenando, relaxa. Já já acaba o novelão. Não sentirei falta. Rsrsrssrs


Luiz Edu comentou:

Eu não entendi o título da matéria e depois abrir e ler um texto de opinião.
Pelo título da matéria,da a entender que o título está de acordo a maioria das pesquisas/enquetes na internet sobre a TV .
Pra mim as melhores novelas são Boogie Oogie,Além do Tempo,Sete Vidas (as da 6 na minha opinião vieram sucessivos sucessos) e das 7 a minha preferia é Totalmente Demais (mesmo estando ainda no início) e das 9 não dou aplausos pra nenhuma,mas a melhorzinha é A Regra do Jogo.Verdades Secretas pra mim foi bem melhor que as novelas das 9 e das 7.
As minhas preferidas foram as da 6.
E como esse é um texto de opinião/crítico de destaques do ano na opinião do autor do texto não vou falar que tal ponto tá errado,criticar a opinião e tal,mas discordo da forma de como se referiu Além do Tempo,talvez porque sou bastante fã da novela.A novela ficou morna por um tempo na segunda fase,mas teve bastante pontos altos,então discordo da referência que fez a novela,dizendo que estava um sucesso e despencou,ao fundo do poço.Tá bom que é a sua opinião,mas achei exagerada,muito exagerada.Eu me encantei pela novela e pra mim é uma das melhores que já assisti,bom,é minha opinião e respeito a sua.
Bom,e Malhação,essa temporada atual,na minha opinião,está um desastre desde que começou.Eu gostei muito,bastante da temporada anterior,mas acho que isso não influenciou pra minha opinião sobre essa temporada atual.Ela agora tá melhorando um pouco com alguns assuntos/temas interessantes.Mas a novela ainda está muito fraca,texto principalmente,e a lógica também.Como o atropelamento da personagem lá e ficar paralítica por um tempo e logo aparecer grávida depois do atropelamento...Talvez melhore com o tempo
E pra finalizar a minha opinião,sobre o tal Os Dez Mandamentos,que muitos definiram como um sucesso.
Eu não tenho o que falar dessa novela.Eu nunca parei pra assistir um capítulo,nunca tive interesse algum em assistir.Eu já assisti algumas cenas de novelas da Record e todas achei o texto muito fraco,histórica fraca.
Enfim,é essa a minha opinião.


Jeferson Cardoso respondeu:

Viva a diversidade! Rsrss Luiz Edu, adorei suas opiniões. É isso mesmo: cada um escolhe os seus melhores. ;)


Lucca Silva comentou:

Oi, td bem? Sou novo aqui, mas eu acho que Além do Tempo não perdeu o charme não! Ontem a revelação que Vitória descobriu que Emília, era a sua filha "morta" foi de chorar, de cortar o coração! Além do Tempo, na minha opinião é melhor que Verdades Secretas. O gancho de ontem com Melissa no carro de Lívia e o encontro das duas foi de arrepiar! E as atuações da Irene Ravache, Ana Beatriz Nogueira e Alinne Moraes?! Magníficas, ótimas! Se você assistir bem vai saber que a autora amarrou a trama muito bem, por exemplo: Numa cena de semana re-retrasada , Severa é assediada por Queiroz, eles discutem, na próxima cena nós descobrimos que ele foi o marido de quem ela fugiu na outra vida! Isso é muito talento em amarrar um história!

Veja também

Publicidade