O Planeta TV

SEM NOVELAS INÉDITAS, BENEDITO RUY BARBOSA SOLTA O VERBO

Por: Jeferson

Na coletiva de imprensa da novela “Paraíso”, Benedito Ruy Barbosa estava com a língua afiada: “Não entendo por que tem gente que faz novela sobre a Índia. O Brasil é tão grande e tem tanta coisa para mostrar. As novelas hoje só mostram ‘putaria’. Nenhuma mulher quer ver outra que no quinto capítulo já dormiu com três ou quatro caras. As pessoas não sabem fazer novela. O problema (na audiência) está em quem faz”, disparou.

Benedito deveria ter ficado de boca calada! A sua última novela, “Esperança”, foi um fracasso de audiência. E a culpa foi do próprio autor. O primeiro capítulo da mesma novela mostrou uma cena pra lá de caliente entre Priscila Fantin e Reynaldo Gianecchini, ou seja, de cara já apelou para tal ‘putaria’. E mais, os autores – pelo menos tentam - inovar e o tema “Índias” é sim interessante. O Brasil pode ser imenso, mas conhecer as culturas de outros países é fundamental. É meus queridos, criticar é fácil, difícil é tentar procurar inovar. Até mesmo porque o tema ‘Brasil Rural’, já está esgotado, tanto é que a única solução é fazer remake.

‘Paraíso’ é uma as melhores novelas de Benedito. O remake conta com um excelente elenco. Pelo clipe de apresentação, percebe-se que a protagonista, Natalia Dill, será o grande destaque.

Falando em inovar... “O Planeta TV!” está fazendo escola. O problema é que os alunos não estão fazendo um bom trabalho. Que continuem copiando, o genérico é bem inferior ao original.

Conforme informamos em primeira mão, “Promessas de Amor”, a nova aposta da Rede Record, estréia no dia 24 de março. "Vamos entrar com uma trama bem novelão das 8. A parte fantástica continuará nas tramas paralelas, em dose bem menor", conta o autor, Tiago Santiago.

A nova grade programação da TV Globo virá com uma série de mudanças. Uma das novidades será o a transmissão ao vivo do programa ‘Vídeo Show’, exibidos às tardes. A Rede Globo voltou atrás e decidiu manter André Marques, que dividirá a bancada da atração com Fiorella Mattheis, Luigi Barrichelli e Ana Furtado — a Gabi de ‘Caminho das Índias’ — a partir de 13 de abril.

Vice-liderança consolidada

Há dois meses, a Rede Record se distanciou do SBT. Segundo dados oficias do PNT (Painel Nacional de Televisão), em fevereiro, a emissora dos bispos manteve o segundo lugar com uma média de 6 pontos contra 5 do SBT. A Globo segue reinando com 15 pontos.

A Queda

A média de audiência do “Jornal Nacional” no país inteiro neste primeiro bimestre foi de 31 pontos. No ano passado, havia sido de 33 pontos. Em São Paulo, a crise é maior. O telejornal marcou apenas 27 pontos. A pior média já registrada desde sua estréia em 1969.

Mais audiências...
Conforme o site “O Planeta TV” informou em primeira mão, nesta quinta-feira (05/03), a reprise de “Senhora do Destino” apresentou queda de audiência. No consolidado, o atual cartaz do “Vale a Pena Ver de Novo” ganhou alguns pontos e apareceu com uma média de 17 pontos. Veja as demais audiências consolidadas:

Caminho das Índias – 35
Três Irmãs – 21
Negócio da China – 17
Malhação – 16
Senhora do Destino – 17
Chamas da Vida – 13
Os Mutantes – 11
Revelação – 4

Respondendo algumas perguntas...
1 - Quem você prefere sendo a nova Helena do Maneco a Carolina Dieckmann ou a Giovanna Antonelly?
Nenhuma. Continua na expectativa em relação à Taís Araújo, que não foi bem aproveitada na novela “A Favorita”.

2 - O que você está achando do BBB9? Pra quem vai a sua torcida?
Esta edição é a mais agradável de assistir, apesar de ser a que menos assisto, porque no horário vejo “Chamas da Vida”, mas sempre vejo as eliminações ou alguns vídeos no site da Globo.com. O nível dos participantes não se compara com as edições anteriores. A audiência do reality show é baixa, mas segue líder de audiência, muitas vezes, supera a audiência da novela das oito. Estou torcendo pelo Max, que é um jogador assumido, mas joga limpo.

3 - O que seria das novelas da Record sem o futebol da Globo?
As novelas da Record não dependem do futebol da Rede Globo. As novelas da emissora dos bispos fazem sucesso porque apresentam ótimos trabalhos. “Chamas da vida”, por exemplo, é superior a qualquer novela hoje apresentada na Globo. É a melhor trama atualmente no ar! Isto se deve ao grande esforço do elenco e principalmente da autora, que apesar da falta de respeito da emissora com os esticamentos, segue apresentando uma história maravilhosa.

4 - O que você espera de poder paralelo entre audiência e trama?
Sinceramente, não espero nada. Sei pouca coisa da trama, mas acredito que o autor vai seguir a mesma lógica das tramas anteriores, com muitas cenas de ação. O tema abordado na trama, o tráfico, é bastante interessante. Como sempre fui a favor de concorrência, torço pelo sucesso.

5 - Você acha que Manoel Carlos vai conseguir elevar os índices da Globo?
Não acho. A não ser que o autor mude de estilo. Maneco é talentosíssimo, um craque, mas precisa deixar de lado aquela lentidão que se arrasta nos capítulos de suas tramas. O exemplo está em “Caminho das Índias”. A novela é tão lenta, que não sai do lugar. Não acontece nada! Acredito que os autores precisam perceber que o público, hoje, está exigente. Mas o que eles exigem? Aí, meus queridos, não é questão de ponto de vista. É assunto para os especialistas! Quero deixar claro, que não concordo com as exageradas cenas de violências apresentadas na Rede Record. O caminho certo, você pode ter certeza, não é este!

Continue mandando as perguntas, responderei sempre que possível.

PS: Ficará para o próximo tópico, comentários sobre a entrevista de Alcides Nogueira no livro “Autores – Histórias da Teledramaturgia”. Aguardem!




Deixe o seu comentário