O Planeta TV

"Salve Jorge", a novela que irrita os noveleiros!

Por: Jeferson Cardoso

Outro dia fui questionado se "Salve Jorge" é a pior novela de Gloria Perez e se a mesma também é um fracasso de audiência. Pois bem, eis que discutiremos estes pontos.

No quesito audiência, a dois meses de seu fim, "Salve Jorge" acumula uma média de 32 pontos. O folhetim pode ter alcançando seu recorde (de apenas 40 pontos), no entanto, seria um absurdo, como um todo, negar o seu fracasso. A direção artística da Globo pode ter "banido" a tal meta e justificar que, hoje em dia, temos diversos fatores que favorecem à baixa audiência da TV aberta, mas nada justifica uma novela das nove ficar abaixo dos 35 pontos.

No caso de "Salve Jorge" é justificável. É por merecimento. Os primeiros três meses desta novela foram horríveis. Nunca pensei que Gloria Perez fosse vacilar tanto, ainda mais recebendo o horário do magnífico João Emanuel Carneiro.

Assim que melhorou e começou a ganhar ritmo, "Salve" pulou de 28 para 36 pontos. Como o seu ritmo ainda é aquém do esperado, a audiência segue no mesmo nível.

Apesar da média ser baixa, não considero "Salve Jorge" a pior novela de Gloria Perez. Há piores, como "Explode Coração" e "De Corpo e Alma". Até a barriguda "Barriga de Aluguel" fica atrás. O estilo da autora cansou o telespectador. Na verdade, está ultrapassado. Não se pode brincar com a paciência do público. Uma novela precisa entreter, sem lengalenga, desde o seu primeiro capítulo, ou primeira semana, ou que seja primeiro mês.

Infelizmente, Gloria Perez não corrigiu as falhas cometidas em "América" e "Caminho das Índias". Será que desta vez, com a sua surra sendo pior, ela ainda os repetirão em sua próxima novela? Provavelmente. É o estilo dela.

Prefiro não me prolongar comentando sobre as sucessivas falhas do folhetim, muitos deles, cometidos pela produção. A autora, que é a cabeça, arca com as consequências. Alguns são até aceitáveis e se fazem necessários para dar continuidade a uma história.

Que um elevador não tenha câmera, ou que a mesma esteja estragada, tudo bem. Mas Mustafá (Antonio Calloni) não reconhecer Morena (Nanda Costa) é demais. Ele conheceu a moça na noite da morte de Jéssica. Na ocasião, a protagonista deu um escândalo.

Resumindo: Os erros de continuidade, prefiro não citá-los, desta novela superam os de "Insensato Coração". Talvez, irritada com as críticas no Twitter e indignada com a baixa audiência, Gloria Perez esteja desorientada. Uma pena. Que encontre o rumo nesta reta final. Será a eterna rainha do Ibope, da ponta de cima e de baixo. Tadinha!

Errata: Respondendo um leitor, disse que novela não tem obrigação com a coerência. Peço perdão. Queria dizer que ela não tem compromisso com a realidade. Uma história coerente é o alicerce, indispensável.

Flor do Caribe

Incrivelmente, no capítulo exibido no dia que publiquei o último post, "Flor do Caribe" apresentou suas tramas paralelas e, rapidamente, me fez mudar de opinião. Estou encantado com essa nova novela das seis. Agora era dúvida (e preocupação), passou a ser um alívio.

Estou adorando as tramas paralelas, principalmente, as dos núcleos do Hélio (Raphael Vianna) e Candinho (José Loreto).

O núcleo central também melhorou bastante. Pena que as atuações dos protagonistas (Grazi Massafera, Igor Rickli e Henry Castelli) decepcionam.

Entre outros pontos negativos está a abertura, que não acompanha o ritmo do folhetim. No mais, "Flor do Caribe" supera sua antecessora. Espero que continue superando até o seu último capítulo, o de número 155.

Vídeo show: mudou a casca, mas...

A direção da Globo ainda não entendeu que um dos principais problemas do "Vídeo Show" está em sua bancada. Nesta quarta-feira, 20, para comemorar os 30 anos, a atração ganhou um novo cenário, onde a dupla de apresentadores (Ana Furtado e André Marques) teve ainda mais destaque. Enquanto isto, as reportagens seguiram as mesmas, focadas em melhores momentos do "BBB13" e um tal de "Novelão da Semana", compacto de novelas consideradas "sucesso" por eles. Enfim, mudaram a casca, mas conteúdo continuou o mesmo. Não é por nada, mas esse produto está com data de validade quase vencida.

Fernanda ou Nasser, pra quem torcer?

Estou em cima do muro! Sempre torci por jogadores, no caso, perfis parecidos com o do Nasser, mas fui fisgado pela princesa. Fernanda, um amor de pessoa, tem tudo para ser tornar uma milionária no próximo dia 26.

Nasser sempre foi minha aposta, desde a primeira semana. E, se ele não tivesse se envolvido com Andressa, seria de fato o campeão. Talvez ainda seja, nada está perdido.

Após a saída de André, que de príncipe não tem nada, Fernanda resolveu jogar igual a Bambam, se apegando a um boneco de vassoura. Tadinha, ela pensa que o povo - hoje em dia - é inocente como no passado.

Enquanto Nasser entrou para jogar, Fernanda aproveitou o BBB como colônia de férias. A sister não jogou, mas conquistou com seu carisma. É difícil apontar um vencedor, apesar do favoritismo de Fernanda nas pesquisas da Internet, que não servem como base. Acredito sim que Fernanda esteja um pouco à frente de Nasser, mas qualquer vacilo vira-se o jogo. Não sei para quem torcer, pra mim tanto faz. O importante é que Maroca se lenhou; Kamilla endoidou; Elieser se lascou; e Natália vegetou. Que para o próximo BBB, Boninho convide ex-bbb’s com os mesmos perfis, os de sabichões rejeitados.

Vem, Vem, Vem, Vem... Vem aí (imitando a Globo!!! Rsrsrs)

Vem aí o novo Planeta TV (www.portaloptv.com.br), agora no estilo Portal. O espaço de comentários terá interação com as redes sociais (Twitter e Facebook). Infelizmente, os emoticons atuais não poderão ser aproveitados no novo sistema. No começo, sentiremos falta (já estou sentindo, não os utilizei neste post). Mas é preciso se adequar a um padrão, o de qualidade. Está ficando lindo. Espero que gostem! E a nova parceria heim? Aguardem!

Fico por aqui, até a próxima.


Deixe o seu comentário