O Planeta TV

Rock Story: chega ao fim uma das novelas mais agradáveis das sete!

Com pegada musical, novela agradou ao público e a crítica especializada.

Por: Jeferson Cardoso

Vladimir Brichta e Nathalia Dill. Foto: Rock Story/Globo

É verdade, na reta final, perdi o interesse por Rock Story, mas também é verdade que a vivi intensamente os sete meses em que ficou no ar. Foi um novelaço! Nossa passa um filme na memória... a aproximação de Gui (Vladimir Britcha) e Zac (Nicolas Prattes), muito linda a relação pai e filho; Vladimir Brichta em seu melhor momento; o drama de Nicolau (Danilo Mesquita) – que teve recaídas do câncer; a dubiedade da Diana, com a espetacular atuação de Alinne Moraes... E, claro os shows à parte de Léo Régis. A escalação do Rafael Vitti, sem dúvidas, foi um dos acertos da direção. #NuncaPensei

Não posso ser injusto com outras ótimas atuações, como as de Nathalia Dill, Herson Capri e Suzy Rêgo. E Ana Beatriz Nogueira? Magnífica! Dei boas risadas com a Néia!

Maria Helena Nascimento surpreendeu com sua primeira novela. A autora mirou o público jovem, com mistura de música e romance. Podem falar que Rock Story deu destaque para tramas fracas na sua parte final, mas jamais dizer que teve barriga. Óbvio, a autora demorou pra desenvolver a história das gêmeas, mas a novela não ficou focada nisso. Essa parte da narrativa foi mais ansiedade minha [e acredito de muita gente também]. Criei uma expectativa que não existia. A proposta [da autora] era outra.

Enfim, como um todo, Rock Story foi muito boa. Agradou ao público e a crítica especializada. Entra para a lista das melhores novelas das sete que já assisti. Vou sentir falta.

Vamos relembrar alguns dos congelamentos (efeitos de final de capítulo), principal marca visual da novela:

Que NOVELA!

A substituta

Não sei muito o que dizer sobre Pega Pega. Se dependesse de divulgação, a novela estava condenada. Pouco se sabe dos núcleos paralelos; as chamadas só falam da trama central, de um tal assalto a hotel luxuoso...

É melhor esperar para ver os capítulos no ar para se ter uma conclusão mais objetiva. Por ora, só nos resta torcer para que, assim como Maria Helena Nascimento, Claudia Souto surpreenda. Quero ver como a novata, cria de Walcyr Carrasco, vai conseguir levar essa história de roubo por 180 capítulos. 

Confesso que não sou muito fã do elenco de Pega Pega. No entanto, espero gostar das personagens. Às vezes, o ator é fraco, mas o papel é muito bom. Essa é a minha esperança.

Nas chamadas, não vejo química entre Mateus Solano e Camila Queiroz [que parece estar fora do tom]. Tomara que seja apenas uma impressão.

Percebi que Pega Pega apostará em quarteto amoroso na terceira idade: Marcos Caruso, Irene Ravache, Reginaldo Faria e Ângela Vieira. São bons atores, mas tenho por mim que isso não vai dar certo. O horário das sete, acredito, é o mais complicado para um autor. É uma mistura de todos os públicos, mas sei lá, acho que – nos últimos anos – a Globo acostumou mal com temas, fortemente, voltados para o público jovem.  

Há novelas de todos os tipos e para todos os gostos. O que pode ser ruim para mim, pode ser bom para você. E vice-versa. Particularmente, torço para que Pega Pega consiga agradar a maioria e faça sucesso. Não é obrigatório alcançar os 27 pontos das antecessoras para ser considerada um sucesso. Rock Story, por exemplo, sai do ar com 1,6 pontos a menos e nem por isso é um fracasso. É preciso apenas começar agradando, o resto é consequência. Na Globo, novela que começa agradando, para explodir é um pulo.

Aposta para o capítulo de estreia: 28 pontos.

Deu um jeitinho

Insatisfeita com os números de audiência de Os Dias Eram Assim, a Globo antecipou o horário de exibição nas noites de quintas-feiras. Na média geral, o folhetim já crava os 18 pontos.

A emissora vem fazendo de tudo para livrar a supersérie, que é mais fraca que atual temporada de Malhação, do fracasso.

Essa produção tem um elenco muito bom, e dedicado, mas, infelizmente, as personagens e o tema central são desinteressantes.

Fantástica

É incrível como A Força do Querer só melhora. Gloria Perez está inspiradíssima. Bibi (Juliana Paes), Ritinha (Isis Valverde) e Jeiza (Paolla Oliveira) são ótimas. Que personagens, meus amigos.

A Força do Querer é uma novela que mostra as mulheres como protagonistas. Nela, os homens são coadjuvantes e de personalidades difíceis. Zeca (Marco Pigossi) é marrento, machista; Eugênio (Dan Stulbach), assim como o filho Ruy (Fiuk), trairá a esposa; Caio (Rodrigo Lombardi) priorizou o trabalho e menosprezou o amor de Bibi; Eurico (Humberto Martins) é preconceituoso...

Para que alguns personagens não sofressem rejeição, Gloria Perez foi esperta. Zeca e Eurico, por exemplo, enveredaram para o humor. O público não torce para as posturas deles, mas se divertem com os trejeitos e as situações engraçadíssimas, sempre estreladas pelas mulheres, no caso Jeiza e Silvana (Lília Cabral).

Gente, amei a cena do parto da Ritinha. Isis e Paolla se entregaram em cena. Foi emocionante. Sobre o “bebê grande” e a “falta de sangue”, preferia que fosse usado um boneco, com close apenas no rosto da criança. Todo o barulho provocado sobre este assunto é uma grande bobagem, e não tem nada a ver com censura [proibição de crianças com menos de três meses), mas sim o bom senso. Desde que assisto novelas, há mais de 20 anos, sempre vi “bebês mutantes”. A única coisa que me incomodou no excelente capítulo de terça foi a atuação de Fiuk, que passou vergonha ao se esforçar para chorar em cena, mas não conseguiu. Que mico! Rsrs

Melhorou!

Na semana passada, critiquei os protagonistas de Novo Mundo. Pois bem, Thereza Falcão e Alessandro Marson, os autores, estão dando uma guinada na história da Anna e Joaquim. Neste fim de semana, assisti à lindas cenas do casal. Para sair da mesmice, da chatice, os roteiristas decidiram surpreender com a morte de uma personagem querida: Elvira (Ingrid Guimarães), que será assassinada a mando de Thomás (Gabriel Braga Nunes). A culpa será atribuída a Joaquim. Agora sim, o núcleo principal da novela começa a ficar interessante. Oba!.

Isabelle Drummond e Chay Suede em cena de Novo Mundo: Foto: Globo

Adoro o formato dos folhetins de hoje em dia, com todos os núcleos tendo destaque ao mesmo tempo. Novo Mundo cumpre isso direitinho. Pensa numa novela boa.

É isso. Gostaram de Rock Story? Quais as expectativas para Pega Pega? Qual a aposta para a audiência do capítulo de estreia?

Abraços e até o nosso próximo encontro.


Deixe o seu comentário