O Planeta TV

RESPOSTA DO GRUPO FOLHA

Por: Jeferson

SEGUE ABAIXO O EDITORIAL DA FOLHA ONLINE:

A REDE RECORD , que explora uma concessão pública de TV e pertence ao mesmo proprietário da Igreja Universal do Reino de Deus, vem desfechando ataques contra esta Folha em seus noticiários. Pretende mover algo como uma campanha, pois a mesma mixórdia de reportagem canhestra e investida comercial tem sido repetida à exaustão.
O motivo de tanta ira, agora, é o desagrado diante da independência jornalística da coluna de TV publicada pelo jornal. Assinada pelo repórter Daniel Castro, a coluna pode cometer eventuais falhas, que são retificadas do modo transparente com que este jornal costuma fazê-lo. Mas tem procurado agir com máxima isenção, sobretudo em face do duelo feroz entre a Record e a emissora líder no país, a Rede Globo. Entre ambas, a Folha toma o partido de seu leitor, que deseja ser informado.

O que é prática de jornalismo verdadeiro se torna -na percepção tosca dos atuais dirigentes da Record, acostumados a reduzir qualquer questão a seu aspecto comercial- uma suposta campanha contra a emissora. A mesma percepção levou a Igreja Universal a orquestrar litigância de má-fé na Justiça contra este jornal e a repórter Elvira Lobato, por conta de reportagens sobre subterrâneos financeiros daquele empreendimento religioso.

Negócios e religião não deveriam caminhar juntos. A atividade religiosa é isenta de impostos. Até por esse motivo a sociedade tem todo o direito de conhecer os vasos comunicantes que ligam a Igreja Universal aos tentáculos de seus vários ramos de negócio. A reação destemperada da Record é um mero incentivo para que a Folha insista em esclarecer o que parece tão imprescindível manter oculto.

Salve-se quem puder

Também sofri acusações por parte de alguns leitores. Meus queridos, no tópico anterior em momento algum disse que sou a favor das atitudes da Rede Record. As palavras utilizadas foram: “Segundo o ‘Jornal da Record’” e “A reportagem ressalta...”. Enfim, tiraram conclusões precipitadas. A atitude da emissora em questão é vergonhosa. A emissora pode até defender, mas precisaria atacar? Atitude ridícula!

A moda agora é jornalistas censurar jornalistas. Já pensou se a moda pega!?!? Ontem, Sonia Abrão ficou revoltada porque levou uma nota zero da jornalista Patrícia Kogut e começou a rebater a nota da ‘colega’. O motivo seria o uso e abuso das imagens de Clodovil Hernandes. Enfim, ainda não consegui achar a resposta para minha pergunta: AONDE VAMOS PARAR?


Deixe o seu comentário