O Planeta TV

Record brinca de fazer TV e perde seus profissionais para concorrência

Por: Jeferson

Pretendia falar dos novos programas da Globo e SBT, mas antes preciso falar sobre a novela Tiago Santiago!

Confesso que não estou surpreso com a saída de Tiago da Rede Record, mas estou sim, em relação a sua negociação com o SBT. Nada contra a emissora de Silvio Santos, mas todos nós sabemos que a teledramaturgia não é o seu potencial e não vai ser a contratação do autor que vai resolver isto.

Não sou contra a decisão dele em deixar a Record, pelo contrário, sou a favor! A emissora dos bispos não sabe respeitar seus profissionais. Poucos sabem, mas a emissora não segue a cronologia das cenas de capítulos escritos pelos autores, tudo porque apresenta uma grade de programação instável. Os autores escrevem o capítulo de 1 hora de duração, mas a emissora a cada dia muda o horário e até mesmo da duração do capítulo. Uma mudança na edição prejudica todo o cronograma do autor e os ganchos da trama.

A instabilidade na programação da emissora tem sido questionada por todos os autores. Este, entre outros motivos, com certeza, levaram Tiago Santiago ao estresse. Para variar, há duas semanas, os executivos da emissora resolveram encurtar “Promessas de Amor” devido aos baixos índices de audiência. Daí o clima esquentou de vez.

“Promessas de Amor” já mudou de horário pelo menos cinco vezes. Atualmente é exibida às 20h40 – horário ingrato para novelas – e registra apenas 8 pontos de audiência. Não estou aqui defendendo esta trama, mas exigir audiência dela neste horário é um absurdo! Enfim, a Record precisa enxergar que investir em novelas no horário das 21h é perda de tempo. Sou a favor de concorrência, mas novela das oito da Rede Globo é sagrada!

Admiro e sempre fui defensor do trabalho de Tiago Santiago porque ele vem batalhando para que a Rede Globo tenha concorrência. Adorei suas novelas: A Escrava Isaura, Prova de Amor, Caminhos do Coração e Os Mutantes. São tramas que mexeram com a emoção do público e conseguiu boa parcela de audiência da principal concorrente. Tiago fez escola na Rede Record. Trouxe vários autores entre eles Cristianne Fridman e Marcílio Moraes. E junto com Alexandre Avancini – melhor diretor de novelas que já conheci - contrataram ótimos atores. Resumindo: Record deveria respeitar mais os seus profissionais e principalmente o público. Esses desrespeitos podem sair muito caro! O público cansa e os artistas procuram outras oportunidades.

Nos últimos dias, tentei entrar em contato com os diretores de programação da Record, mas foi em vão. SBT os contratou e a Record foi obrigada a mudar toda a diretoria. Mas por que entrei em contato? Para dizer que eles estão no caminho certo, mas precisam aprender muito. E, que, não adianta ir com muita sede ao pote porque a Rede Globo é líder porque respeita seu público e apresenta a grade de programação mais estável da TV brasileira.

Sobre Alexandre Avancini não preciso dizer muito. Falar o que deste diretor? É o melhor do ramo e ponto! Sua direção fez a Rede Record alcançar por três vezes pico de até 28 pontos de audiência. Claro, o sucesso nada mais é do que a parceria do autor e diretor. Até o presente momento, apenas Tiago foi negociar com o SBT. Enquanto isto, a emissora que tem uma programação desequilibrada tenta de todas as formas em segurar Avancini, pois sabe que o desfalque será grande sem este grande profissional.

Gostaria que Tiago e Alexandre fossem para Rede Globo, já que isto não é possível no momento, só me resta desejar boa sorte. Seja onde for, continuarei torcendo para que eles consigam atingir seus objetivos que é equilibrar a audiência televisiva. Atchá!


Deixe o seu comentário