O Planeta TV

Os Dez Mandamentos desbancou Globo e ditou a regra do jogo no horário nobre

A abertura do Mar Vermelho produzida pela Record foi muito bem realizada.

Por: Jeferson Cardoso

A abertura do Mar Vermelho produzida pela Record foi muito bem realizada. Uma sequência de cenas emocionante, eletrizante e digna de notas 10. Não sou telespectador assíduo da novela, mas tenho que reconhecer o trabalho.

Graças à cena épica, Os Dez Mandamentos cravou uma audiência histórica para a Record: 28 pontos. Foi líder de audiência. Até aí nenhuma novidade, já que vinha vencendo o Jornal Nacional e A Regra do Jogo com frequência. #NuncaPensei   

Eu vivi para ver uma novela das nove da Globo, e escrita por João Emanuel Carneiro, ser vice-líder de audiência. 

Os Dez Mandamentos é um folhetim incrível. A trilha instrumental é fantástica. É um melodrama daqueles. Merece todo o sucesso e a audiência conquistada. Entrou para a história. Uma pena que a Record abusará desse fenômeno atípico, produzindo uma segunda temporada. O problema não é dar seqüência à história bíblica, e sim interrompê-la com reprises. Se houvesse um planejamento, Os Dez Mandamentos seguiria até meados de julho, e com uma ótima audiência, diga-se de passagem. 

A Record não sabe lidar com o sucesso. Quando a tem, abusa. Isso não é novidade. É coisa de emissora “pequena”. Ou melhor, desorganizada. 

Escrava Mãe, um produto inédito, tinha tudo para manter a média [de 16 pontos] de Os Dez Mandamentos na faixa das 20h30. Acreditando nos fiéis, o público evangélico, a Record optou pelas reprises de minisséries bíblicas. Uma falta de respeito com o público e com os profissionais envolvidos. Agora, nem Santa Clara sabe quando Escrava Mãe irá ao ar. A promessa que se tem é de que será em um novo horário, provavelmente na faixa das 19h30. Tá certo, é uma boa ideia. Escrava Mãe, acredito, também fará sucesso nesse horário. O problema é o Cidade Alerta. O telejornal, hoje consolidado na vice-liderança, verá sua média de audiência despencar. 

Voltando à audiência de Os Dez Mandamentos. Vi comparativo com o desempenho de Pantanal. Que loucura. Na década de 90, a novela da Manchete venceu a linha de shows da Globo (Delegacia de Mulheres, TV Pirata, entre outros). Já Os Dez Mandamentos superou os principais produtos da Vênus Platinada (Jornal Nacional e A Regra do Jogo). #NuncaPensei  Precisa falar mais alguma coisa?. 

Após a abertura do Mar Vermelho, a audiência de Os Dez Mandamentos recuou, de 25 para 20 pontos. Normal. Os índices seguem altíssimos para o padrão da Record e continua, em alguns minutos, conquistando a liderança. A Record não tem obrigação de liderar. Os tempos são outros, mas a emissora líder ainda é, e será por muito tempo, a TV Globo. 

Por fim, Os Dez Mandamentos sai de cena com saldo positivo. Superou todas as expectativas; conquistou o público, carente de uma história, e, aos poucos, fisgou a mídia – que não convenceu aos leitores a acreditarem nas novelas na Globo. Os Dez Mandamentos foi capa de revistas, jornais e recebeu elogios até mesmo da direção artística da Globo. #NuncaPensei

A mocinha de Velho Chico

Fui comentar que estava feliz com o elenco de Velho Chico... Daí vem a notícia de que Letícia Sabatella foi substituída por Camila Pitanga. É o fim da picada. É triste, desanimador.

Nada contra Pitanga. É atriz, muito boa por sinal, e precisa ser lembrada pelos diretores para garantir o seu sustento. Entendo. O problema é que ela está com a imagem desgastada na faixa das 21h. 

Alexandre Nero, que defendi para A Regra do Jogo, lembra muitos trejeitos de seu personagem anterior, o Comendador (de Império). Está fazendo um ótimo trabalho, mas a comparação é inevitável. A escalação dele para A Regra do Jogo não chega a ser um erro, mas deveria ser evitada. Entendo que não tinha outro nome à altura, mas...

Não curti a escalação de Pitanga para Velho Chico. E acho um erro. Não sei de quem foi a ideia. Se a novela fracassar, espero que não culpem a atriz, que deve dar o melhor de si. Calma, muita calma, não estou ligando a imagem do fracasso da personagem da atriz em Babilônia com o próximo trabalho dela. É tudo muito recente (e não tem como não fazer ligação); ela vem de duas mocinhas seguidas (Lado a Lado e Babilônia) e há atrizes melhores, como Débora Falabella. Enfim... 

Fernanda Montenegro também recusou convite para Velho Chico. Alívio. A imagem da atriz ainda está muito relacionada ao beijo gay de Babilônia. Patrícia Pillar também não poderá participar. Sensato. Ela será a protagonizar da minissérie Ligações Perigosas. 

Fiquei chocado com a saída de Letícia Sabatella. Provavelmente, a antecipação da novela de Benedito Ruy Barbosa a impediu de participar do projeto. Uma pena, um grande desfalque. 

Por ora, só me resta torcer para que Velho Chico não seja lenta. Confesso, não tenho paciência para novelas arrastadas. No passado, até tinha. Hoje não. Quero ver como público irá se comportar. Há uma diferença enorme entre a narrativa de João Emanuel Carneiro e Benedito Ruy Barbosa. Inicialmente, acredito, o público irá estranhar. 

Não decola!

A Regra do Jogo melhorou. Os capítulos estão mais ágeis, mas não encantam. O maior erro desta novela, no meu ponto de vista, é não ter um personagem para torcer. Na facção, só vejo violência e personagens de dupla personalidade. 

Há também muitos núcleos paralelos e personagens dispensáveis. João Emanuel Carneiro repete os mesmos erros de A Favorita e Avenida Brasil. Na verdade estou começando a achar que o autor só consegue desenvolver bem a ideia central de suas novelas. 

Muitos reclamam que JEC está focando nas tramas paralelas, algumas já tiveram até suas histórias resolvidas. Obviamente, e sendo esperto, JEC segurou a história central para o fim do mês de novembro, à espera do término de Os Dez Mandamentos. Entendendo que nada barraria a trama bíblica da Record.   

A partir da próxima semana, se audiência não reagir, não haverá mais desculpas. A Regra do Jogo é muito rejeitada, mas ainda tem tempo para conquistar o público. Antes, precisa virar novela, com casais e vilões bem definidos. O telespectador quer se entreter e não ser desafiado a compreender o que se passa na cabeça de um autor. Novela é novela, seriado é seriado. 

A audiência de A Regra do Jogo é de 25 pontos em São Paulo. É praticamente a mesma média da perseguida Babilônia. Com o fim de Os Dez Mandamentos, esse cenário não deve mudar muito. Claro, vai ficar fácil de atingir os 30 pontos. Ou 32 nos melhores dias, se o share ajudar. É bom reagir rápido, se não será tarde demais. 

Nunca pensei que uma novela das nove – da Globo – um dia ia depender de migração de uma novela da Record pra fazer sua média. 

Frustação X Empolgação

Meus queridos, Além do Tempo eu continuo curtindo, mas... Cá entre nós, a novela perdeu qualidade com a segunda fase. Não é mais a mesma.  Perdeu o ritmo. Ficou simplória, repetitiva, e óbvia demais. Ficou boba. Elizabeth Jhin está segurando a história. Ou melhor. Tentando contar sua história novamente, mas de outra forma, com os mesmos casais, os mesmos amores. Gente, é muita decepção. 

Bom, vamos ver até quando vai essa enrolação de apresentação dos personagens. O ideal seria a segunda fase na última semana de exibição. A divisão da história em duas fases distintas foi um erro. 

Se fosse para começar uma nova novela, que começasse do zero. Na história, os reencontros e carmas estão exagerados. Haja reencontros. Um saco!
 
Mesmo frustrado, continuo acompanhando Além do Tempo. Não estou mais tão empolgado e se me perguntarem qual a melhor novela atual hoje, eu digo que é Totalmente Demais. Essa sim é digna do horário das 19h. 

Diferente da antecessora, que tinha um humor escrachado, Totalmente Demais apresenta uma comédia na dose certa. A história é simples, leve, mas tem os principais ingredientes para atrair o público de todas as faixas etárias. 

Juliana Paes, que para alguns está “robótica”, pra mim, está arrasando. A atriz, de cara, encontrou o tom certo para a Carolina, que tinha tudo para ser rejeitada e sofrer ajustes no decorrer da história. 

Fábio Assunção, que eu pensei estar velho para o papel, está muito bem em cena. Ele tem química com Paes e também com Marina Ruy Barbosa. Falando em química, essa novela tem outros casais maravilhosos: Eliza (Marina) e Jonatas (Felipe Simas); Fabinho (Daniel Blanco) e Leila (Carla Salle); Rafael (Daniel Rocha) e Lu (Julianne Trevisol). Nossa!!!!

Curti Totalmente Demais desde o primeiro momento. Sabe aquela frase: a primeira impressão é a que fica? Pois é, ficou e tem surpreendido. Estou empolgado. No próximo tópico, falo melhor sobre essa novela. Deixa passar as devidas apresentações dos personagens. Rsrsrs

Os dez primeiros capítulos acumulam 22 pontos de audiência. É uma boa média. Talvez não seja para aqueles que acreditam que uma novela das 19h, para ser sucesso, precisa obrigatoriamente atingir a marca dos 25 pontos. Ilusão. Observo, com Totalmente Demais, que para agradar, uma novela não, necessariamente, precisa ser ágil. Precisa ter uma boa história [mesmo que seja simples]; apresentar bem [de cara] os seus personagens; e ser bem desenvolvida (contada). 

É isso. Estão curtindo Totalmente Demais? A Regra do Jogo emplacará com o fim de Os Dez Mandamentos? Gostaram da escalação de Camila Pitanga para Velho Chico? Obrigado pela atenção, e até o nosso próximo encontro. 



Publicidade

Comentários (28) Postar Comentário

Julio Cesar comentou:

Engraçado que o autor desse post critica tanto a novela das 9 da Globo, mas toda hora usa um bordão dessa mesma novela (nunca pensei). UAHUAHAUHUH


Jeferson Cardoso respondeu:

Normal, gostei do bordão. Hahahahaha


Gabriel comentou:

A Record está de parabéns pela a novela. Os Dez Mandamentos seria um sucesso de um jeito de outro, mas não imaginava que seria nessa proporção. Aliás, a repercussão e o sucesso fora de controle foram mais culpa da Globo do que mérito da Record. A Globo nos deixou a impressão de que Império, Babilônia e A Regra do Jogo são a mesma novela com filtros escuros, violência, temas bem delicados pro público (Babilônia).
Só acho que quando qualquer novela faz sucesso, a Globo tenta de todos os modos repetí-la para ver se tem o mesmo sucesso, foi assim com Império e com Avenida Brasil. Também desde Avenida, o público se acostumou a rejeitar novelas pelo simples fato de não gostar de algo pessoal e incentivam os outros à não dar uma chance ou até mesmo não assistirem alguma coisa. Salve Jorge foi vítima dos fanáticos extasiados pelo JEC (sei que meu comentário pode ser negativado) por não ter a mesma narrativa e história como a anterior.
A Globo tá seguindo a mesma cartilha de sempre: só porque O Rei do Gado foi um sucesso, vai colocar o Benedito pra enfrentar um público birrento e chato, ainda por cima tenho medo que aconteça com ele a mesma coisa que a Glória Perez e Manoel Carlos sofreram. Por mais incrível que pareça, acho é que o Walcyr é que vai salvar o horário nobre.


Jeferson Cardoso respondeu:

Império tinha algumas imagens escuras, concordo. Mas não teve problema de audiência. Pelo contrário, salvou a pátria. Salve Jorge teve falhas no início, mas, de fato, foi perseguida por alguns. Glória Perez, no entnato, virou o jogo e explodiu. Velho Chico, se bem apresentada e se não for muito arrastada, pode funcionar. O povo quer amor, esperança, mensagens otimistas. ;)


Jussara comentou:

Jeferson, como vc citou Pantanal, ao avaliar Os Dez mandamentos, embora pessoalmente não me entusiasme com a novela da record, reconheço que a novela é um fenômeno, um sucesso histórico.
Entretanto, este sucesso não pode nem de longe ser comparado com PANTANAL, a novela da Manchete fez a Globo entrar em desespero, com a linha de shows em queda, e na vice, a Globo tratou logo de inaugurar ama faixa de novelas para segurar a audiência , lançando uma comédia: Araponga.
Com o fim de Pantanal, T O D O S os atores bem avaliados foram contratados imediatamente pela Globo, Benedito Rui Barbosa também foi atraído de forma irrecusável de volta, esta estratégia de contratar quem ameaça o monopólio, sempre foi usada pela Globo.
O mesmo aconteceu com Xica da Silva, mais uma vez TODOS os bons atores foram contratados pela Globo, e o Walcyr Carrasco, assim que resolveu a pendenga com o Silvio Santos, também foi contratado a peso de ouro.
Atualmente, não vejo a Globo interessada em contratar a autora de Os Dez mandamentos, muito menos os atores. como fez com Pantanal


Jeferson Cardoso respondeu:

Jussara, não faço esse tipo de comparação. São dois fenômenos atípicos. Hoje, temos muito mais profissionais do que naquela época. Hoje, não precisa trabalhar na Globo para ser valorizado. E mais, a Globo não convida quem tem contrato com outra emissora. Por isso que os atores, quando querem voltar para lá, optam por não renovar com a Record. Os Mutantes de Caminhos do Coração estão todos na Globo, e bem valorizados. Rsrsrs


JUNIOR comentou:

Totalmemte demais é verdadeiramente totalmente demais os casais são apaixonanates.....novela perfeita....não há como torce contra a carolina ela é humana.... A Juliana Paes esta perfeita no papel...assim como todo o elenco....a regra do jogo é boa, mas não é novelão... seria perfeita se fosse uma serie semanal...Camila Pitanga é otima, mas queria que ela sumisse um pouco e adoraria ver a Leticia no papel de protagonista, ela merece este posto....creio que se Juliana Paes não estivesse em totalmente demais, seria dela o papel de protagonista de Velho Chico...O luiz fernando a colocou na lista de prediletas...mas mesmo com essa troca creio sim que Velho Chico, mesmo sendo bem mais lenta, sera sucesso por provavelmente ter historias que cativem e te façam viajar.... JEFF E VC TEM A MESMA OPINIAO SOBRE A ESCALAÇÃO DE JULIANA PAES CASO ESTIVESSE LIVRE???


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, Junior, Benedito ficou encantado com a atuação de Juliana Paes em Meu Pedacinho de Chão. Ela arrasou, brilhou. Ju é talentosa, e sabe diferenciar os tons de seus personagens. Já Camila Pitanga...


Lucas comentou:

Alem do Tempo:Realmente ela perdeu a empolgação e o ritmo que vinha tendo,essa nova fase não tem o mesmo encanto que a primeira,e o resultado ja veio,a audiência caiu,uma pena mesmo.Continuo achando uma trama bonita,mas haja paciência pra tantas cenas de Flash Backs kkk só do primeiro beijo de Livia e Felipe ja teve centenas kkk.
Totalmente Demais:Que delicia de novela,esses primeiros capitulos estão sendo muito bem apresentados,a novela é otima,texto ousado,personagens carismáticos e muito bem interpretados,e uma historia forte,é uma trama apaixonante.Destaque para Juliana Paes(Carolina a melhor personagem da trama,sensacional),Marina Ruy Barbosa,Fabio Assunção,Vivianne Pasmanter,Humberto Martins.Daniel Rocha encontrou um otimo tom para seu personagem,frio,sedutor e ambicioso,não lembra em nada o João Lucas de Império,parece ser um dos personagens mais complexos da novela,com uma historia mtt interessante,na espera do desenvolvimento dela.Trilha sonora impecável,e casais de todos os gostos,como você mesmo citou,uau kkk.Outra coisa que vale destacar é o equlibrio da historia,com humor,drama e romance na medida certa,nada tão exagerado,que novela,espero que continue assim.


Jeferson Cardoso respondeu:

Daniel Rocha é um dos melhores atores de sua geração. Uma grata surpresa. O que mais chama a minha atenção é o casal Fabinho (Daniel Blanco) e Leila (Carla Salle). Estão surpreendo.


Jussara comentou:

Jeferson, vc disse que os atores de Os mutantes/Caminhos do coração estão na globo e bem valorizados? Vc está se referindo a Bianca Rinaldi que esteve no elenco de apoio de Em família? A quem você está se referindo? confesso que não entendi.


Jeferson Cardoso respondeu:

Bianca Rinaldi, Gabriel Braga Nunes, Tuca Andrada, Julianne Trevisol, Romulo Estrela, José Dumont, Marcos Pitombo, dentre outros.


João comentou:

Não consigo mais responder comentários, pois está apresentando problema na hora de confirmar, com alguém mais está acontecendo isto?


Jeferson Cardoso respondeu:

Qual o problema? Att,


EHROM ALVES comentou:

Se eu fosse a globo colocaria no lugar de a regra do jogo uma trama biblica.Queria ver quais seriam as justificativas se rejeição ou mudança de publico?

Magayver comentou:

Jeferson, você já tem alguma novidade sobre a próxima reprise no vale a pena ver de novo, infelizmente Caminho das indias não está empolgando, gosto muito da novela, porém não está segurando a audiência de O Rei do gado e será que essa reprise chega até inicio de fevereiro.


Jeferson Cardoso respondeu:

Magayver, ainda não.


Jussara comentou:

Jeferson, Vc realmente considera que esse pessoal aí que vc sitou é valorizado na Globo? O Marcos Pitombo por exemplo, apareceu em apenas duas cenas em Babilônia, quase pelado, e teve direito a no máximo três falas, ou seja, não era um PERSONAGEM, era apenas uma aparição relâmpago que não exigia muito de arte dramática, exigia apenas ter um tanquinho em dia, se fazer isso é ser valorizado como ator eu não sei o que é! Desses que você citou o único que foi valorizado é o Gabriel BN que conseguiu personagens de destaque.

Veja também

Publicidade