O Planeta TV

O que esperar de I Love Paraisópolis?

Trama tem ingredientes clássicos para não fracassar.

Por: Jeferson Cardoso

Bruna Marquezine e Maurício Destri, os protagonistas (Foto: João Miguel Júnior/Divulgação TV Globo)

Parece-me uma novela tradicional, de apelo popular. Se sim, pode dar certo. Como noveleiro, torço para que faça sucesso, mesmo que a história não seja de meu agrado. Mas o que é sucesso hoje em dia? Se aumentar os índices (que para alguns são insignificantes) de Alto Astral ou se pelo menos mantê-los? Se marcar 20 pontos, é fracasso?

Disposta a segurar o público de Alto Astral, a Globo investiu bem na divulgação da trama de Alcides Nogueira e Mario Teixeira, explorando o que ela tem de melhor: a trilha sonora. As primeiras chamadas, pra mim, davam a impressão de uma novela chata, mas as mais recentes estão atraentes. Inicialmente, o foco deve ser o romance do casal principal. A aproximação e apresentação da relação deles é essencial. Todo começo de novela é assim, faz parte. Os autores, no entanto, não podem exagerar. Acredito que, hoje em dia, o público não tem mais paciência para clichês românticos, a não ser que tem uma história forte por trás.  

O elenco de I Love Paraisópolis não é ruim. Algumas pessoas tem implicância com as atuações de Bruna Marquezine e Caio Castro, mas a turma, no geral, é boa. Pelo clipe de apresentação, percebi que a direção acertou nas escalações. Posso estar enganado, mas curti. Pelo pouco que vi, fiquei surpreso com desempenho de Maurício Destri.

O nível de atuação dos atores faz parte da qualidade e nomes consagrados agregam valor, no entanto, o mais importante é o conteúdo. Torço para que a história de I Love Paraisopolis seja, pelo menos, agradável. Ingredientes clássicos para não fracassar, ela aparenta ter. Vamos ver como funciona no ar.

Não é fácil substituir uma novela de boa repercussão. Se vacilar, o público rejeita. Mas, se agradar (principalmente o telespectador) faz sucesso de imediato. I Love Paraisópolis parece não fugir muito das características de sua antecessora, então acredito que ela consiga uns 20 pontos de audiência (na média geral). É pouco? Para uns, sim. Eu, que deixei de comparar os índices de hoje com os do passado, e aceitando a nova fase da TV aberta, penso que corresponde a realidade das 19h. Para o capítulo de estreia, minha aposta é de 23/24 pontos. Tomara que surpreenda positivamente.

Novelaço!

Pepito (Conrado Caputo) e Samantha (Claudia Raia), dupla de sucesso (Foto: Reprodução/TV Globo)

Terminou, o que foi para mim, uma das melhores novelas das sete. Alto Astral foi ótima do primeiro ao último capítulo. Um clichê clássico e surpreendente. Daniel Ortiz, em sua primeira oportunidade no Brasil, me surpreendeu positivamente com uma novela incrível, sem nenhum compromisso de representar a realidade.

Alto Astral foi uma novela surreal, divertidíssima, de humor simples; dramas e reviravoltas óbvias, porém incríveis. Pra mim, uma obra quase perfeita. Sou fã de autor que faz o telespectador sonhar e acreditar no universo proposto. O que para uns possam ser "viajar na maionese" pra mim é "viajar na imaginação". No caso desta novela, embarquei (quase voei) e fui muito feliz.

No último post sobre a novela fui injusto com dois atores, pois esqueci de citá-los entre os destaques. Alejandro Claveaux (César) e Sabrina Petraglia (Itália) surpreenderam. Espero que os dois sejam valorizados na plim plim, pois merecem.

Parabéns a todos os envolvidos. Meu muito obrigado por essa excelente novela, que hoje posso dizer: é a melhor já produzida pela Globo nos últimos dois anos. E Império? Ah, essa fica em segundo lugar. É simples assim.

Sete Vidas

(Foto: Reprodução/TV Globo)Já comentei que Sete Vidas, pra mim, é excepcional. A cada capítulo, sou surpreendido. Quem não a acompanha diariamente e assiste apenas cenas avulsas, provavelmente, deve considerá-la uma novela fraca sem grandes acontecimentos. Ledo engano. Lícia Manzo, a autora, não poupa história. É uma trama ágil, de pés no chão, realista (sem ser depressiva), cotidiana (sem ser arrastada) e de texto e situações incríveis.

É um folhetim sem vilões. Os obstáculos da vida são os destaques. As coisas ruins (o lado negativo) são sutis e acompanhados de reflexões e otimismo. A autora, portanto, mostra que sabe a quem ouvir e corrigi a carga pesada (angustiante) de A Vida da Gente. 

Apenas duas coisas me incomodam:

1) A personagem de Regina Duarte é de pouca relevância. É uma participação especial, mas sem destaque algum.

2) A pífia participação de Fernanda Rodrigues. A atriz não merecia ter sido convidada para fazer figuração. Nada contra os figurantes, mas - para gravar uma vez no mês - poderia dá chance à uma novata.

Jornal interativo

Gostei do novo cenário do Jornal Nacional. A princípio não curti a ideia dos  âncoras William Bonner e Renata Vasconcellos em pé, mas já acostumei e achei interessante a interação com os correspondentes e repórteres. Sinto falta da abertura, com a tradicional vinheta; deveria ter dois telões, o que evitaria Bonner ter que caminhar pelo cenário (passando na frente da bancada); também me incomoda as indiretas entre o âncora e Maria Júlia Coutinho, apresentadora da previsão do tempo.

Zorra

"Mas se por acaso a audiência não bombar, Valéria e Janete podem ressuscitar"

 "Esse programa que você vai ver, só tem uma certeza: ninguém sabe o que vai ser"

Essas foram umas das frases do Zorra, totalmente reformulado. Para agradar o público fiel e atrair novos telespectadores, o humorístico apresentou esquetes rápidas, piadas visuais e uma pegada mais cotidiana. O formato ficou parecido com o Tá no Ar. Confesso que até ri em determinados momentos.

Ainda é muito cedo para formar uma opinião, mas o primeiro episódio superou as expectativas.

Reprise

Alma Gêmea, Senhora do Destino, Por Amor e A Gata Comeu são as mais prováveis para o Vale a Pena Ver de Novo. Depois do sucesso de O Rei do Gado, adeus reprises inéditas? Uma pena.

Por que não?

Globo podia esticar a atual temporada de Malhação para tempo indeterminado. É ótima!

É isso. Acreditam no sucesso de I Love Paraisópolis? Bruna Marquezine e Caio Castro surpreenderão? Qual a aposta de audiência para o capítulo de estreia? Gostaram do final de Alto Astral? E do formato do Zorra? Obrigado pela atenção e até a próxima. 



Publicidade

Comentários (32) Postar Comentário

Antonio Marques comentou:

Jeff,Sobre a proxima reprise no VPVN aposto na re-reprise de Alma Gemia sabe por que pois em junho a novela completa 10 anos que passou no horario das 18H,e como o nome de Walcyr tem peso na emissora não se assuste de te-los em dose dupla na telinha,Senhora do Destino seria uma boa mais eu me lembro que em 2009 quando foi reprisada foi quase desclassificada para depois das 20h sera que seria abusar da sorte,Por Amor não sei prefiro nem comentar,já a Gata comeu seria a terceira de re-re-reprise da trama nada contra mais deveria lança-lá em DVD ou passar no Viva para comemorar os 30 anos da novela .

Diogo comentou:

Não acho a personagem da Regina Duarte de pouca relevância, ela consegue passar um refresco, amenizar situações, estou adorando a Esther, tudo muito bem feitinho e montado em Sete Vidas!

Gabriel comentou:

Confesso que vou ficar com saudade de Alto Astral, era uma novela totalmente diferente das últimas apresentadas no horário. Desde Da Cor do Pecado eu não ficava tão grudado numa novela das 19h. E olha que eu gostava de Cheias de Charme (que desandou na metade pro fim). Quanto ao Vale a Pena Ver de Novo já espero que Senhora do Destino ou Por Amor sejam reprisadas na Globo, torço principalmente que primeira vá ao ar. Senhora do Destino é uma novela muito boa e sim sinto saudades na Nazaré, Djenane e cia. E você Jefferson qual você prefere? Abraços.


Jeferson Cardoso respondeu:

Gabriel, entre Senhora do Destino e Por Amor, optaria pela novela de Manoel Carlos, pois acho que combina mais com o público de O Rei do Gado.


Victor Hugo comentou:

Aaaaaaah não, Por Amor é muito chata, que venha Senhora do Destino e sua Nazaré Tedesco! Seria sensacional! Qual vc quer jeff?


Jeferson Cardoso respondeu:

Victor Hugo, sendo sincero, preferiria uma inédita. De novela já reprisada, apostaria em A Indomada. Mas minha opinião não conta, pois não sou telespectador do Vale a Pena Ver de Novo.


Paulo comentou:

Porque nao colocar no Vale a pena... outra do Benedito? Renascer ou Paraíso são uma boa!


Jeferson Cardoso respondeu:

Paulo, concordo com você. A reprise de Paraíso é minha aposta há um bom tempo. Mas acho que não teremos reprises inéditas tão cedo.


Julio Henrique comentou:

Concordo com antonio das reprises Alma gêmea é a melhor uma novela das seis que teve media de 39 pontos as 18 horas quando a meta era trinta, senhora do destino iriam picotar demais.. seria capaz de cortarem até ela derubando o marido da escada! Eu amaria paraíso rereprise me angustia o sucesso de o rei do gado vem da falta de uma novela rural! a globo só vai voltar a fazer uma nova reprise inédita quando uma rereprise afundar... la pros 9 pontos.. Enquanto esticar a malhação! o trabalho perde qualidade novela relativamente curtas são otimas cordel encantado e a própria setes vidas que vai terminar em junho!

Lucas comentou:

I Love Paraisopolis:Bom vou esperar o capitulo no ar,pois as chamadas estão nada animadoras,tomara que surpreenda,mas não espero nada mesmo kk
Alto Astral:A melhor novela das 7 desde Cheias de Charme,otima,uma delicia de se assistir,personagens cativantes,uma boa trama,agil.A reta final surpreendeu,cheias de viradas e grandes revelações e acontecimentos,uma otima novela.
VPVDN:Dessas cotadas torço por Senhora do Destino ou Por Amor,qualquer uma dessas duas seria o ideal,principalmente o classico Senhora,um Novelão que Vale muito a pena ver de novo,mas como acho dificil a volta dessa Novela(e se voltar,acho que sera bem picotada) torço pela volta da encantadora Por Amor.

juan comentou:

Queria rever uma re-replise de Laços de familia,ou de mulheres apaixonadas,agora se for um replise de inedita prefiro paginas da vida

ricardo comentou:

Caio castro atorzin meketrefe um bosta afff vamos ter q aguentar ate novembro ninguem merece afffffff

nandoaraujo comentou:

Preferia ver axreprisr de lacos de familia ..... O novo zorracficou bem melhor curti...... Não vi alto astral naintegra mas o pouco que vi me agradou..... I Love You Paraisópolis parece que vai ser uma boa novela amo a Tata

Veja também

Publicidade