O que esperar de Além do Tempo? Será que vai ser sucesso de audiência? Perguntas assim me foram feitas nas redes sociais. Respondi: Espero que, independente de números, seja uma boa trama, de agilidade e muito romance. Por ser muito apegado à Sete Vidas, confesso, que não criei muitas expectativas. As chamadas de divulgação também não são de meu agrado, já que as imagens parecem escuras dando uma impressão de “novela velha”. Elas não explicam bem os personagens e a história.
A má impressão não significa muita coisa. O que importa mesmo é a novela no ar, principalmente o primeiro e segundo capítulos. Se agradar, Além do Tempo tem tudo para ser um sucesso.
Elizabeth Jhin criou uma história com um formato diferente do habitual: duas novelas em uma. Em Além do Tempo, a autora contará histórias de pessoas que vivem, odeiam, amam e morrem no Brasil do século XIX. Na segunda metade da novela, por volta do capítulo 70, haverá um salto de 150 anos na história. As mesmas pessoas estarão vivendo no século XXI e terão a chance para corrigirem seus erros.
O elenco desta novela dispensa comentários, mas se a autora não souber conduzir a história não significa muita coisa. Para a direção, Jhin tem a sorte grande: Pedro Vasconcellos e Rogério Gomes, a ótima dupla responsável pelo sucesso de Império.
O clipe, de 22 minutos, com instrumentais usados em Império e Amor Eterno Amor, anima um pouco na parte de romance e drama, mas dá má impressão em relação ao ritmo (parece ser arrastada). Confira:
Tomara que, assim como Lícia Manzo, Elizabeth Jhin nos impressiona. É a minha torcida. Minha aposta para o capítulo de estreia: 20 pontos.
O que temos pra hoje é saudade
E termina hoje a novela que tinha medo de não gostar. Bobagem, encantei-me. Sentirei muita falta de Sete Vidas. Foi uma novela linda, marcante. O penúltimo capítulo foi excepcional. No mais, obrigado Lícia Manzo por uma novela encantadora e por vários momentos de reflexão.
O que é sensacionalismo?
A morte de Cristiano Araújo voltou a levantar a questão sobre sensacionalismo na TV. Indignada com as críticas, Sônia Abrão – que por quase dez dias dedicou seu programa ao sertanejo – desabafou: "Não é exploração, é homenagem... Fizemos oito programas, sim, e foi pouco, porque o Cristiano Araújo merece muito mais. Enquanto houver informação, enquanto houver o que precisa ser dado ao público, nós estaremos aqui dando ao público, sim.".
Concordo com a postura e opinião de Sônia Abrão. O alvo da TV é o telespectador. É o público que a emissora deve ouvir. Se tem informação e o telespectador demonstra interesse (através da audiência), deve sim continuar a abordagem. Falar sobre, quantas horas forem necessárias, não é exploração.
Acho engraçado apenas os programas como o de Sônia e o Cidade Alerta, da Record, serem os alvos da imprensa marrom. Veja bem, não estou aqui defendendo o formato desses programas e sim a postura de jornalistas profissionais, que exigem que determinada emissora (ou programa) seja do jeito que lhes convém. O Cidade Alerta, por exemplo, é um programa jornalístico, sem máscaras, que mostra a violência (a realidade nua e crua). Há aqueles que vêem como sensacionalismo, e pode até ser, mas tem gente que gosta, tanto que a audiência é altíssima. Os telejornais locais da Globo, antes bem engessados, hoje tem formato bem parecido com o do Cidade Alerta. A diferença é que são curtos, já o da Record são de quatro horas de duração.
Por que a Globo precisou ajustar os formatos de seus telejornais? Porque viu que estava perdendo público para a concorrente, que explorava melhor os temas sobre a violência. Cito também como exemplo o Fantástico, que precisou se espelhar no formato do Domingo Espetacular, com reportagens focando nas tragédias alheias. Na Globo é informação; na Record, SBT ou Band é sensacionalismo. A imprensa pode tratar dessa forma, mas não convence o telespectador, que está cada vez mais interessado em temas considerados sensacionalistas, que na grande maioria são informações.
Preciso falar do formato do Bom Dia Brasil? Ficou igual ao Fala Brasil, dando destaques às matérias sobre violência e tragédia. Os motivos são óbvios.
Infelizmente, os argumentos dos críticos dos profissionais são de cunho pessoal. Em partes, até compreendo. Uma jornalista do Grupo O Globo deve enaltecer Sete Vidas e evitar dar sucessivas notas 10 para Os Dez Mandamentos. Há também aquele, que por mágoa, tenta desmerecer a ascensão da Record. E por aí vai... Penso que os críticos profissionais se comportam como telespectadores comuns, como nós. Talvez seja por isso que não os levamos tão a sério.
Que loucura!
No horário da tarde, a Record apostará na reprise de duas novelas. Uma delas é Dona Xepa. Outra provável é Chamas da Vidas (ainda não confirmada). A emissora trocará o entretenimento – que garante 4/5 pontos de audiência - por dramaturgia. Acho muito arriscado, e dificilmente dará certo.
Há um excesso de novelas à tarde, e o SBT está consolidado. Penso que a Record deveria insistir no Programa da Tarde, reforçando-o com novos quadros e deixando-o mais agradável. Se houvesse qualidade, certamente seria rentável.
Enfim, e se a ideia das reprises não der certo, qual será o plano B? Estender a exibição do Balanço Geral até mais tarde e começar o Cidade Alerta mais cedo? Querem desgastar aquilo que está dando certo. Já vi essa novela antes. O resultado é previsível.
É de Casa?
Não esperem muita coisa desse programa. Parece uma mistura do Mais Você, Bem Estar e Encontro. Ele foi criado para dá lucro à Globo. Apenas para isso. A audiência deve oscilar entre 6 e 8 pontos. O mais do mesmo.
Boa sorte a André Marques e Tiago Leifert, ótimos profissionais e de carreira promissora.
Falta o quê?
O que Márcio Garcia está esperando para assinar com a Record? Assina logo!!! Nem que seja para apresentar A Fazenda (credo). É melhor do que viver na geladeira da Globo, e uma vez ou outra ser lembrado pela direção do Canal Viva.
Fenômeno
É inacreditável a grande repercussão de Os Dez Mandamentos. A trama bíblica da Record já superou a audiência de Babilônia e conquistou a liderança em três capitais: Recife, Belém e Goiânia.
O sucesso é merecido. Tomara que conquiste prêmios. Essa conquista, no entanto, é difícil porque uma parte dos jornalistas... bom deixa pra lá. Rsrsrsrs.

Mesmice
O programa Xuxa Meneghel, com estreia prevista para o dia 17 de agosto, já tem dois quadros definidos:
Desafio X: Convidados famosos realizando algum tipo de aventura radical.
Camaxutra: Xuxa, assim como Serginho Groisman faz no Altas horas, irá bater papo com a plateia sobre sexo. O quadro terá a interação do público através das redes sociais.
A convidada do programa de estreia, pasmem, será Ivete Sangalo. O mais do mesmo.
É isso. Acreditam no sucesso de Além do Tempo? A Record fará sucesso com as reprises de novelas? Até o nosso próximo encontro. Obrigado pela atenção. Abraços. ;)
Comentários (19) Postar Comentário
É incrível Os Dez Mandamentos. Apesar de não gostar da emissora, a novela é excelente e o grande destaque é Adriana Garambone (Yunet) em que a maioria dos capítulos é ela quem domina com sua ações e vilanias.A Record está de parabéns pela a novela e ela merece a liderança em algumas regiões. Vi num site que a Cristianne Fridman está a um passo de ir para a Globo é verdade?
Jeferson, o que você acha sobre A Regra do Jogo? Pra mim a história não me atraiu nenhum pouco, não tem o peso das histórias de A Favorita e Avenida Brasil. Pela a primeira vez o JEC vai apresentar uma colcha de retalhos de novelas dele (na minha opinião) e até os núcleos de Avenida Brasil serão feitos de base para outros núcleos nessa nova novela. Vou dar uma chance para a novela devido ao mérito do autor. Enquanto isso o talento de Cristianne Fridman está só esperando pela a Globo e ela não vem...
kkkkkkk podem me atirar pedras, mas aqui onde mora nunca vi ninguem falando de 10 mandamentos.......e convenhamos a novela mal passa de 16 pontos, pra ser um fenomeno como querem pintar tinha que atingir os 20 e tantos da Caminhos do Coração, aquela da favela que me esqueci o nome, o resto é alarde da record e de fãs que querem enfiar guela abaixo que um novela travestida de biblica com atores com sotaque cariocas e que se diz da familia mas é cheia de violencia é esse fenomeno todo....
Verdades Secretas com edia geral de 18 e chegando a 19 pontoes na sexta feira perto da meia noite isso sim é fenomeno o resto é balela, essa historinha de que a grabde midia é contra o crescimento (? oi kk) da record ta mais batida do q no tempo de "a caminho da liderança" kkkkkk
e pra finalizar ainda defende aquele mundo cão exibido por 4 horas seguidas, emissora q nao tem conteudo da nisso...
serio bem desanimador esse seu post que de curtas e quentes não tem nada, ta mais pra rancoroso e frio kkkkkkkk
Eu vi o comentário da Sonia Abrao e assim dizer q eh homenagem e muito ruim. Ela explora assuntos demais, apela ate pra uma sensitiva que so falta receber o espirito do falecido, essa mulher deveria ser presa rs! Enfim o programa dela e dispensável pois satura assunto e vive de outros canais e de mortes ! Curuzes!
Licia Manzo volte logo! Uma autora ótima e com um texto impecável!
Os dez mandamentos é a segunda melhor novela no ar, depois de sete vidas. Alem do tempo tem cara de sucesso. Se for dona chepa e balacobaco essa tarde de novelas está perdida.....
Bom pelas as chamadas e o video alem do tempo parece ser boa e tem tudo para fazer sucesso, a elizabeth e uma otima autora e o rogerio gomes e um bom diretor e a producao e excelente .
E sete vidas vai deixar saudades, e bem que Licia Manzo poderia ir para o horario nobre .
Bom, vou fugir um pouco dos assuntos do post. Eu concordo plenamente com o Gabriel ali em cima sobre a nova novela de JEC.
Eu to é com pena do João Emanuel, estão colocando uma pressão absurda, com direito até a matéria em revista americana. Será que não é expectativa demais??
Assim como aconteceu com o Gabriel, a história até agora não me chamou a atenção. Acho que estão criando holofotes demais e uma carga extra em cima dessa novela, se baseando no sucesso estrondoso de Avenida Brasil.
Tudo bem, o João Emanuel já provou em todas suas novelas que é um grande autor, capaz de surpreender e causar reviravoltas na história, espero muito ser surpreendida. Quero ser conquistada, assim como aconteceu comigo em Avenida Brasil, sendo que antes da estreia desta eu também não tinha curtido a história e depois passou como uma avalanche e quebrou minhas canelas (kkk).
Mesmo com medo dessa expectativa toda, eu to DOIDA pra essa Babilônia acabar. Nunca quis tanto o fim de uma novela. É triste.
Jeferson, parabéns, e obrigado por ter citado a melhor novela de 2015, você escreveu tudo resumindo com uma única palavra FENÔMENO. Sabe aqui na minha cidade as pessoas param para assisti-la, só tem uma pessoa que não fala nada seu apelido é ninguém(Coitado, ele é mudo).Outra coisa Jeferson antes de Os Dez Mandamentos a Rede Record dava de audiência neste horário, 5 pontos,só aumentou 10 pontinhos.Outra coisa todos os troféus deste ano,se forem verdadeiros como é o Troféu Imprensa(premia artistas de todas as emissoras)será de OS Dez Mandamentos,merece todos, melhor ator, melhor atriz, ator e atriz coadjuvantes,direção revelação,figurino etc.E vamos ver também se aquela famosa revista vai fazer o mesmo, assim como o fausto silva(que diz ser o mais importante).Sei que você é muito ocupado,quanto tiver tempo,veja tos os sites,blogs,portais etc e também as enquetes.Sucesso,sempre.Abraço.
Não via a hora da novela sete vidas acabar .Nossa a trama dava sono, muito parada em relação a boogie oogie que tinha um ritmo frenético e envolvente. Agora Beth nos presenteia com uma linda historia de amor e espiritualidade, tipico de suas novelas ou seja tudo muito diferente . Como se fosse mergulhar em um livro de romance .