O Planeta TV

O Outro Lado Paraíso: um sucesso inexplicável!

Novela das nove não é uma maravilha, mas conquistou o público.

Por: Jeferson Cardoso

A Vingança de Clara (Bianca Bin). Foto: Globo

Podem falar o que quiser de Walcyr Carrasco, desde que admita que ele sabe, como ninguém, transformar um fracasso em um enorme sucesso. Não é segredo que não curto o estilo do autor na faixa das 21h, o que é uma bobagem. Uma frescura. Como posso gostar dele as 18h e as 21h não? Enfim, não é porque tenho implicância com estilo dele (as 21) que afirmarei que O Outro Lado do Paraíso é ruim. Não gosto, mas a trama tem seus méritos. E não sou daqueles que vai dizer que a novela só é sucesso porque não tem concorrencia. Veja bem, O Outro Lado do Paraíso começou torta, estranha, desconfigurada. A produção da novela, rapidamente, percebeu os equívocos e tratou de corrigí-los num piscar de olhos. Na quarta semana, depois de alguns ajustes - capítulos reeditados - a história começou a despertar o interesse do público. Walcyr Carrasco tratou de antecipar a falsa morte da mocinha e começou a atirar para todos os lados. A cada semana uma novela diferente no ar. As atitudes das personagens mudam a todo momento, o que é característica do autor (já havia comentado aqui no Blog que isso iria acontecer). Enfim, como se trata, de uma obra aberta e de uma novela sem sinopse, tudo é possível. Como o Ibope subiu, a novela - que vinha sendo questionada - passou a ganhar destaque na mídia e os alguns jornalistas - que não dão o braço a torcer a Walcyr - começaram a elogiar as atuações dos veteranos. Só faltam dizer que o texto da novela são poemas decifrados pelos magníficos intérpretes. 

No fundo, o público sabe. O texto segue aquém, bem fraco. Às vezes, percebe-se que os atores não levam tão a sério o que estão dizendo, mas passam sentimento. Aí, no meu ponto de vista, que é o chute de gol desta obra, que também tem uma direção e fotografia foram do comum. Comigo quem tem crédito é André Binder, o diretor geral. Sei que quem leva a fama é o artístico, no caso, Mauro Mendonça Filho, que também é uma baita de um profissional. 

Não irei entrar em detalhes da história, até mesmo porque não assisto (tudo bem, confesso, assisti à uns 3 capítulos para poder fazer esta postagem), mas preciso fazer algumas observações. Grazi Massafera, inicialmente, apontada como vilã, acabou-se tornando a mocinha. Marieta Severo - que parece estar sempre interpretando o mesmo papel - precisou de umas tesouras para não passar batida. A história da Elizabeth (Glória Pires) finalizou antes do meio da novela. O "Marciel que caiu do céu" desapareceu. Sergio Guizé, péssimo em cena, perdeu espaço e sumiu. Marcelo Novaes voltou a trama para fazer figuração e ter garantia de salário. Bom, isso são alguns detalhes. Se eu fosse descrever tudo o que percebi, assistindo apenas a três capítulos, o texto ficaria extenso. 

No Ibope, O Outro Lado do Paraíso será referência talvez para todo o sempre. É um fenômeno inexplicável. Acredito que terminará com 38 pontos de média geral. E só não empatará com Avenida Brasil e Fina Estampa porque teve um início de gosto duvidoso. Demorou umas quatros semanas para entrar de guela a baixo dos fãs do universo do autor. 

Que o mês de abril passe voando. E que venha maio, pois estou ansioso para a estreia de Segundo Sol. O João Emanuel Carneiro que tanto pedi está voltando. E vocês não sabem o prazer que vai ser voltar assistir uma novela das nove. 

Por ora, vivam O Outro Lado do Paraíso. O "novelão" está acabando. Aos que estão começando a se sentir órfão, peçam a Globo para reprisar Eta Mundo Bom enquanto o autor bola uma ideia para voltar a faixa das 23h. Não vou dizer que ele poderia furar a fila das 18h porque daí seria sacanagem com Thelma Guedes e Duca Rachid - que há três anos tentam voltar para o ar.

Agradável 

Nathalia Dill arrasa em cena de Orgulho e Paixão. Foto: Divulgação/Globo

Orgulho e Paixão é um primor. Muito boa essa novela, estou gostando muito. É divertida e romântica. Os personagens são carismáticos. Infelizmente, acredito que a audiência irá interferir na narrativa. Sinto falta de drama. Acho que a comédia deveria surgir após uma apresentação dramática. Apostar na comédia de imediato pode não ter sido uma boa escolha.     Digo isso no sentindo de audiência, de começar causando. No mais, fica a minha torcida para que não seja uma novela desconfigurada para obter índices razoáveis de Ibope. 

Misericordia!

No último post, implorei para a Globo mudar o perfil de Bruna Marquezine. Fui atendido, em partes. Mudaram o tom de voz da personagem, mas a performance da atriz é vergonhosa. É constrangedor e irrita.

No meu ponto de vista, a novela não é tão ruim. Tem um ritmo lento, mas ruim, ruim, não é. O que ruim mesmo é o papel de Marquezine.

No Ibope, a novela vai bem. Tem a mesma média de Rock Story, que foi aclamada pela mídia e considera um sucesso pelos que analisam friamente os números do Ibope.

Obviamente, Deus Salve o Rei não tem a mesma repercussão de Totalmente Demais ou Rock Story. Pega Pega também não teve, mas foi um fenômeno de audiência. Com 25,3 pontos de média geral (com enorme chance de terminar com 26), Deus não é um fenômeno de audiência, mas não é certo dizer é um fracasso. Ou Rock Story foi fracasso?.

O robô, melhor, Bruna Marquezine. Foto: Divulgação/Globo

Números de Ibope cada um julga como quer. É fácil tratar números isolados, friamente. Só que não é assim que funciona, meus queridos. A última temporada de Malhação, Viva a Diferença, por exemplo. Foi um enorme sucesso graças à reprise de Senhora do Destino. Ou você tem dúvida disto?. A atual, Vidas Brasileiras, recebe no “abismo” da reprise de Celebridade, e é condenada. É fácil apontar o dedo, ainda mais quando se trata de algo que a gente não gosta.

Eu não sei se atual temporada de Malhação é melhor ou pior do que a anterior. Não assisto. O que observo é que, se a Globo erra na escolha do Vale a Pena Ver de Novo, o vacilo atinge até a novela da seis.

Irrita

No BBB, ou você gosta ou você odeia o Leifert. Há quem faça comparativos dele com Pedro Bial. No meu ponto de vista, Bial estava cansado e já não acompanhava mais o ritmo do reality show. Leifert deu uma nova pegada, uma atualizada, mas...., às vezes, se comporta como telespectador e, sem querer querendo, interfere nas opiniões e induz o público. A empolgação do apresentador influencia até mesmo nos comportamentos dos participantes. Nesta edição, diversas vezes, para colocar fogo no parquinho, Leifert jogou indiretas para Caruso e, ao vivo, chegou a questionar os sentimentos de Kaysar por Patrícia. A produção também colocou o público contra o grupo que se formou no início do programa, apelidando de Trio Mandiga a união de Ana Paula, Patrícia e Diego. Do outro lado, Leifert alertando: “olha o comprometimento” e “faça de tudo para não ir ao paredão”. O apresentador, comportando-se como um telespectador, gosta de um barraco.

Quem vencerá o BBB: Kaysar ou Gleici?

O BBB – assim como os demais, inclusive o The Voice – é um reality que tem inferência da produção. É uma pena que a maioria do público embarca na história montada pela edição. No ano passado, a Globo fez o público acreditar em Emilly. Não foi uma tarefa fácil, mas conseguiu. O que a emissora ganhou com isso, não sabemos. A personagem fake não teve sobrevida e não foi aproveitada para absolutamente nada, nem para preencher o espaço de programas que os ex-participantes são obrigados a participarem.

Sei que Kaysar e Gleici tem a maioria da torcida, mas faço parte da turma que se identificou com Paula e Ana Clara.

Cansativo!

Gente, o que levou a Cátia Fonseca a sair da TV Gazeta? O programa que ela apresenta na Band é muito ruim. O Melhor da Tarde é, sem dúvida, o pior programa feminino da TV aberta. E, pelo que entendi, é um produto bancado pelo Sidney Oliveira. Enquanto estiver dando lucro, continua no ar. Normalmente, programas chatos acabam rápido.

Não vingou

A reprise de Celebridade fracassa no Ibope. A novela é fraquinha, mas muita gente tinha lembrança só da parte boa, que é bem rápida. Inclusive é fase que começou a ir ao ar na última semana, quando Maria Clara (Malu Mader) descobre a identidade de Laura (Claudia Abreu). O embate entre elas é fantástico. Vale a Pena espiar apenas os confrontos, que deve durar uns 2 meses. Depois.... A parte final desta novela é bruxante.

No geral, Celebridade é uma novela boba, de vilã fraca, tramas paralelas insossas... Não é uma novela atemporal. Não sei o motivo pelo qual fez tanto sucesso quando foi ao ar em 2003. A história, inovadora para a época, envelheceu. Talvez, se a reprise tivesse acontecido há cinco anos atrás, teria dado certo. Vai saber. O que vejo é uma insatisfação geral. A ponto de ver pessoas implorando por uma reprise de Chocolate com Pimenta ou Alma Gêmea. Eu, como diretor artístico, apostaria na reapresentação de Eta Mundo Bom!.Hahahahahaha!

Esperança

Estou criando expectativa com Onde Nascem os Fortes. Uma pena que a Globo não irá valorizar o produto, que, aparentemente, parece incrível. A emissora exibirá a  supersérie na segunda linha de shows, após as 23h. Quem sabe se traçar no Ibope voltam atrás, como fizeram com Os Dias Eram Assim. Se, de fato, valer a pena, terei que assistir no Globoplay. 

Sem graça

E as reprises do Canal Viva?. Sério gente, alguém assiste? Eu vejo Explode Coração porque divirto-me com as expressões do cigano Igor, mas é uma novela que não indico. É fraca. Bebê a Bordo é cansativa, desisti. Não é ruim, mas é repetitiva e dá a sensação de que não sai do lugar. Sinhá Moça é a melhorzinha das três, mas já passou várias vezes que a gente fica desanimado assistindo. Que fase!!!

Tabelão

Para quem gosta de números de ibope, segue o ranking do horário das sete desde 1990. Cada um analisa e faz os comparativos como quer. Só não esqueça que antigamente novela das sete começava as sete, hoje começa quase as oito. #Deboche I Love Paraisópolis, por exemplo, ficava no ar até 20h50.

Gostaria de pedir desculpas pela minha ausência, quase dois meses sem publicação, mas foi uma opção. Não dava para ficar comentando sobre O Outro Lado do Paraíso, Tempo de Amar e Deus Salve o Rei (essa comecei gostando, mais não suportei por muito tempo a péssima atuação de Marquezine e o ritmo (lento) da narrativa. Não tinha o que comentar, pois pela primeira vez nenhuma novela em exibição era de meu agrado. Diante das frustrações decidi me ausentar do que ficar falando mal por falar. Não ficaria legal. Aqui no Blog, quando reclamo de algo ou alguém, é porque vejo e torço por um melhor resultado. Reclamação faz parte do processo, pois nem tudo a gente acha perfeito. Nada irá agradar 100%, nem a mim, nem a você, nem a ninguém. Agradeço imensamente a preocupação de alguns leitores, que até enviaram emails, pensando que estava com problemas de saúde. Estou bem, ótimo diria. E numa grande expectativa com as próximas produções. Vem Segundo Sol, vem Onde Nascem os Fortes, vem O Sétimo Guardião... Estou preparado até para dar chance a próxima do Walcyr, que se duvidar é aprovada antes do Natal. #deboche

É isso, para vocês quais são os pós e contras de O Outro Lado do Paraíso? Quem deve vencer o BBB18? Estão curtindo Orgulho e Paixão? E por que a reprise de Celebridade passa despercebida?

Obrigado e até o nosso próximo encontro!


Deixe o seu comentário