O Planeta TV

O melhor autor nem sempre faz a melhor novela

Os melhores do ano segundo um telespectador noveleiro.

Por: Jeferson Cardoso

Sou viciado numa novela. É verdade que uma ou outra nos decepciona mas, em geral, elas são encantadoras. Dramaturgicamente, o ano de 2014, pra mim, foi melhor do que o ano passado. Gostei principalmente das macrosséries e seriados. Amores Roubados e Dupla Identidade são obras geniais. Nas novelas, Império, Meu Pedacinho de Chão, Pecado Mortal e Alto Astral foram as que mais me chamaram a minha atenção.

Tenho um carinho especial com Império. Desde Cordel Encantado não me apegava a uma novela. Concordo que não é um folhetim excepcional, porém me diverte. É uma boa novela, com altos e baixos como qualquer outra. Após a decepcionante Fina Estampa (do meio para o fim), Aguinaldo Silva está me surpreendendo. Ele não está repetindo os erros cometidos na trama anterior e Império, nesta reta final, está incrível.

Vamos ao que interessa, a lista dos melhores do ano. Algumas categorias, confesso, gostaria de ter ficado em cima do muro.

Para a categoria de melhor ator, fiquei em duvida. Alexandre Nero melhorou muito, mas pensei: também oscilou bastante. Bruno Gagliasso esteve impecável em Dupla Identidade. Poderia ter feito que nem a Globo, ter criado duas categorias. O de melhor ator de novela e o de seriado. Daí, os dois atores teriam sido privilegiados. Mas não quis fazer isso. Se é para escolher, vamos simbora.

Considero Império a melhor novela, mas o melhor autor, no entanto, fico com Carlos Lombardi. Como assim? E por que Pecado Mortal não é a melhor novela? Isso é uma contradição! Não é! Veja bem.  

Carlos Lombardi fez uma ótima estreia na Record. O texto de Pecado Mortal era impecável, a narrativa idem. Aguinaldo Silva também está ótimo em Império. Mas, para a categoria de melhor autor, levei em consideração a ousadia e a qualidade de texto.

Já para a categoria de melhor novela, considerei o conjunto: sinopse, produção, trilha sonora e etc. Império, pra mim, nestes quesitos é a melhor.

Para a cena do ano não precisei de muito esforço. A que mais me emocionou foi a do último capítulo de Amor à Vida.

A categoria de maior dificuldade de escolha foi a de atriz coadjuvante. As novelas deste ano se destacaram com personagens secundários.  Cassia Kiss, de O Rebu; Zezé Polessa, de Império; Drica Moraes, de Império; Giulia Gam, de Boogie Oogie; Vanessa Gerbeli, de Em Família; enfim, a lista é grande e todas merecedoras. Mas como sou obrigado a escolher uma, fico com a que mais me chamou a atenção pela criação da personagem: Juliana Paes.

Confira os meus escolhidos (não deixe de postar a lista de vocês):

Melhor ator: Bruno Gagliasso

Melhor atriz: Lília Cabral

Melhor novela: Império

Melhor autor: Carlos Lombardi

Melhor ator coadjuvante: Irandhir Santos (Zelão, de Meu Pedacinho de Chão)

Melhor atriz coadjuvante: Juliana Paes (Catarina, de Meu Pedacinho de Chão)

Melhor atriz mirim: Geytsa Garcia (Pituquinha, de Meu Pedacinho de Chão)

Melhor ator mirim: Tomás Sampaio (Serelepe, de Meu Pedacinho de Chão)

Revelação Masculina: Jesuíta Barbosa (Fortunato, de Amores Roubados)

Revelação Feminina: Isabella Santoni (Karina, de Malhação)

Melhor par romântico: Rafael Vitti e Isabella Santoni (Pedro e Karina, o casal Perina de Malhação)

Melhor cena de novela: Cesar (Antonio Fagundes) demonstrando o seu amor por Félix (Mateus Solano), no último capítulo de Amor à Vida

Melhor seriado: Dupla Identidade

Melhor minissérie/macrossérie: Amores Roubados

Melhor apresentador: Rodrigo Faro

Melhor apresentadora: Fernanda Lima

Melhor programa de TV: Amor & Sexo

Melhor reality show: MasterChef

Melhor talk-show: The Noite com Danilo Gentili

Melhor telejornal: Jornal Hoje

Melhor programa de humor: Tá no Ar - A TV na TV

O maior mico/constrangimento: Luciano Huck, por duas situações: 1)  ao dizer para a ex-ginasta Laís Souza que a vantagem de ser tetraplégica é não sentir dores; 2)  a comparação da goleada do Brasil (na Copa do Mundo) com o atentado de 11 de Setembro

É isso. A opinião é uma coisa muito pessoal. As minhas escolhas/opiniões não são unanimidades, e algumas podem ser até surreais, dependendo do ponto de vista de cada um. É uma coisa que não me preocupa. Não tenho a obrigação de gostar de um produto porque ele é aclamado pela maioria ou por jornalistas que se dizem especialistas. É preciso saber o limite entre a discordância e a falta de respeito.

Que 2015 seja, no mínimo, bom. Espero ser surpreendido com Sete Vidas e Lady Marizete. Cito essas duas porque não boto fé nelas. Também não acreditei em Sangue Bom e Meu Pedacinho de Chão, e hoje tiro o chapéu para elas. No mais, independente de números de ibope, acredito que os destaques serão Babilônia e Favela Chique. Bom, as expectativas ficam para a próxima publicação.

Que venham Lícia Manzo, Elizabeth Jhin, Gilberto Braga, João Emanuel Carneiro, Alcides Nogueira, Mauricio Gyboski, Walcyr Carrasco e Vivian de Oliveira.

Viva a dramaturgia! Viva! 

Encerro com a mesma mensagem de fim de ano: "A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus."

Muito obrigado a todos pela a atenção e participação. Um feliz Ano Novo! =D



Publicidade

Comentários (46) Postar Comentário

Zimorini comentou:

malhação nessa temporada te surpreendeu bastante?


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, e muito. =D


João Marcos comentou:

MELHORES DO ANO

Melhor Ator: Bruno Gagliasso
Melhor Atriz: Patrícia Pilar(O Rebu/Amores Roubados)
Melhor Novela: O Rebu
Melhor Autor: George Moura(O Rebu/Amores Roubados)
Melhor ator coadjuvante: Irandhir Santos (Meu Pedacinho de Chão/Amores Roubados)
Melhor atriz coadjuvante: Cássia Kiss(O Rebu/Amores Roubados)
Melhor atriz mirim: Geytsa Garcia
Melhor ator mirim: Tomás Sampaio
Revelação Masculina: Jesuíta Barbosa (Amores Roubados/O Rebu)
Revelação Feminina: Isabella Santoni
Melhor par romântico: Caíque e Laura(Alto Astral)
Melhor seriado: Dupla Identidade
Melhor minissérie/macrossérie: Amores Roubados
Melhor apresentador: André Vasco
Melhor apresentadora: Fernanda Lima
Melhor programa de TV: Amor & Sexo
Melhor reality show: MasterChef
Melhor talk-show: The Noite com Danilo Gentili
Melhor telejornal: Jornal Hoje
Melhor programa de humor: Tá no Ar - A TV na TV
O maior mico/constrangimento: Tá na tela com Luiz Bacci.

Bom Jeff, é isso. Concordo com você que foi um ótimo ano pra dramaturgia.
Mesmo não figurando na lista de melhores do ano, é preciso destacar o trabalho do Rui Vilhena e Daniel Ortiz, gratas surpresas dessa nova safra de autores. Boogie Oogie e Alto Astral são bem melhores que suas antecessoras e cumprem o seu papel na medida do possível.
Pra 2015 a expectativa é bem alta, vem aí mais uma do GÊNIO João Emanuel Carneiro; Gilberto Braga em parceria com Ricardo Linhares e João Ximenes Braga antecedem o gênio com "Babilônia"; Sete Vidas da Lícia Manzo, que tem uma sinopse maravilhosa, vejamos no ar;
Ainda tem aqueles que a gente não espera muito, mas a esperança é a última que morre: Novela do Carrasco no horário das 23h e Lady Marizete, que até então não me agrada em nada por MIL fatores.

Um feliz ano novo a todos, que sejamos muito felizes em 2015 em todos os sentidos. Abç!!!

Daniel Melo comentou:

Dessas categorias só vou discordar de Melhor Novela. Fico com Alto Astral, mesmo que esteja no ar a menos de 2 meses e eu quebre a cara daqui pra frente!

Outra, dá pra incluir a 3a temporada do The Voice Brasil como mico do ano? hahahahahahah E outra: Quais foram os três melhores realitys do Brasil? Está fácil, Masterchef, Cozinha Sob Pressão e por incrível que parece, Aprendiz Celebridades. Todos com nenhuma interferência do público. O que vocês podem concluir com isso?

Esperando ansiosamente por 7 Vidas, já que fui fã declarado de A Vida da Gente! Pode cair em cima, Jeff, mas simplesmente já assisti a novela inteira umas 3 vezes! Bem, que 2015 seja ainda melhor que 2014!

ABS!

fernanda comentou:

amoooo quem fez esse site e que interagem com a gente.Amoooo!

juliana comentou:

amoooo a atriz shofia charlotte e o ator marco pigossi

Lucas comentou:

Melhores do Ano

Melhor Novela:Império
Melhor Atriz:Lilia Cabral (Maria Marta - Império)
Melhor Ator:Daniel Rocha (João Lucas - Império)
Melhor Atriz Coadjuvante - Cassia Kiss (Gilda - O Rebu)
Melhor Ator Coadjuvante - Joaquim Lopes (Enrico - Império)
Melhor Autor:Aguinaldo Silva
Melhor Atriz Mirim: Geytsa Garcia (Pituquinha - Meu Pedacinho de Chão)
Melhor Ator Mirim: Tomás Sampaio (Serelepe - Meu Pedacinho de Chão)
Revelação Masculina:Chay Suede (José Alfredo 1°Fase de Império)
Revelação Feminina:Josie Pessoa (Du - Império)
Melhor Par Romantico:Daniel Rocha e Josie Pessoa (João Lucas e Du - o Casal LucaDu - Império)
Melhor Cena de Novela:Todas as Cenas envolvendo a Falsa Morte do Comendador em Império,com Destaque para o Grande elenco que deu Show,Alexandre Nero,Andreia Horta,Daniel Rocha,Caio Blat,Leandra Leal,Marjorie Estiano e Lilia Cabral.
Melhor Apresentador:Serginho Groisman
Melhor Apresentadora:Fernanda Lima
Melhor Programa de Tv:Amor e Sexo
Melhor Telejornal:Jornal Nacional
Mico do Ano:Geração Brasil

Escolhi como Melhores Atores Principais desse Ano Lilia Cabral e Daniel Rocha,simplesmente por serem os Melhores personagens de Império,amo as cenas deles,principalmente quando estao Juntos,os Atores dão Show,tanto no Drama quanto na Comedia,e foram responsaveis pelas cenas mais emocionantes e Impactantes de Império,entre Brigas e reconciliação,poderia ter escolhido Alexandre Nero,que vem surpreendendo nos ultimos capitulos,mais sua Atuação no começo oscilava Bastante,por Isso fico com Daniel Rocha que me encanta com seu João Lucas,e com a Dona da Novela Lilia Cabral com sua Fantastica Maria Marta.
Vale destacar outros Atores e Atrizes que nao estão na Lista mais arrazaram durante o Ano:Patricia Pilar,Sophie Charlotte,Julia Lemmertz,Drica Moraes,Tony Ramos.

bruna comentou:

babilonia vai ser uma grande novela;elenco shofia charlotte e adriana esteves sao destaques.Favela chique vai ser um estrondo,um novelao;elenco marco pigossi e marjore estiano sao os destaques.Sete vidas sera um novelao;elenco isabelle drumond,jayme matarazzo e fernanda vasconcelos sao os destaques.Sem duvida para mim shofie charlotte é uma grande atriz e uma grande destaque dos ultimos tempos

Xiikin José comentou:

Engraçado essa sua comparação em relação a melhor novela. se voltarmos a uma de suas postagens veremos que você rasga elogios a Vitoria e qe a mesma era melhor que IMPERIO. e magicamente IMPERIO entra como melhor novela e a da RECORD nao. estranho ne?


Jeferson Cardoso respondeu:

Xiikin José, disse tudo: "se voltarmos". Passado! Muita coisa aconteceu de lá para cá. Tem uns dois meses que não comento sobre a novela da Record. Não sei qual é a dificuldade de entender que apenas uma novela seria a escolhida. Adoro Império, compreenda.


matheus comentou:

Ainda não entendo essa mania de todos de colocar Drica Moraes como coadjuvante, caramba ela é/foi a dona de Império, só assito a novela por causa da Cora, que a Marjorie está interpretando magistralmente. Por fim Drica é a Melhor ATRIZ de 2014. A melhor atriz coadjuvante pra min seria entre Zezé Polessa, Giulia Gam, Andreia Horta, Heloisa Perissê. Quanto a Lilía Cabral sou mega fã, mas odeio a Maria Marta, não vejo utilidades na personagem.


Jeferson Cardoso respondeu:

Matheus, a Drica Moraes é coadjuvante mesmo. A Lília Cabral é a protagonista de Império.



Gabriel Alves respondeu:

Então quer dizer que a antagonista não ganha como MELHOR ATRIZ? Então temos que rever os prêmios de Adriana Esteves (2012), Camila Pitanga (2007), Taís Araújo (2006), Patrícia Pillar (2008)... Isso mesmo a Lilia é a protagonista, mas é uma personagem que não consigo entender, o próprio mocinho não suporta a mocinha... como assim? ...



Gabriel Alves respondeu:

Adoro a Lilía, mas a Maria Marta definitivamente é o pior personagem criado pelo Aguinaldo Silva, conseguiu ser mais bizarra que a Tereza Cristina, o que faz a personagem ser menos pior é a atuação magistral da Lilía.



Gabriel Alves respondeu:

Por isso aguardo o troféu imprensa, a verdadeira premiação da TV, por quem realmente entende. MELHOR ATRIZ: (certeza que serão essas indicadas) Drica Moraes - Império Lilía Cabral - Império Ísis Valverde - Boogie Oogie E a Drica sairá vencedora sem dúvidas


milene comentou:

é verdade gente,diva shofie charlotte,sem duvida grande atriz!

Veja também

Publicidade