O Planeta TV

O Império de Lília Cabral!

Império é uma novela escrita para a atriz brilhar, arrasar, arrebentar.

Por: Jeferson Cardoso

O Novelão que Aguinaldo Silva prometeu começa a despontar. O autor não estava brincando quando disse que apresentaria um folhetim clássico que há muito tempo não se via.

De fato, os capítulos de sábado (23) e segunda (25) deram uma guinada em Império. A verdade é que os núcleos já foram apresentados, e a história começa a deslanchar.

Depois de uma semana morna, mas não lenta, Império, há um mês no ar, tem impressionado pela qualidade de texto e, principalmente, pela popularidade.

Tenho preferência por personagens cômicos, e me divirto com Téo, de Paulo Betti. Pra mim, um ótimo personagem. Enfim, já disse isso anteriormente. Desta vez, gostaria de falar sobre a Dona da novela: Maria Marta Medeiros de Mendonça e Albuquerque.

Sabia que Lília Cabral era uma ótima atriz, mas não tinha a dimensão de seu talento. E que talento. Que Atriz! Maria Marta é uma personagem espetacular. Fico impressionado com os diálogos e atuação.

Outro dia comentei que logo abusaria das frases de Maria Marta, uma bobagem. Ela é muito além de um bom texto. É complexa. Já xinguei, sorri e quase chorei com a aristocrata decadente.

Maria Marta, até aqui, é a melhor personagem escrita por Aguinaldo Silva. Assim como Império é o seu melhor trabalho desde Senhora do Destino. Talvez, no calor da emoção, esteja exagerando. Mas acho que não. A conclusão final só em março, quando terei que me despedir de personagens tão queridos.

Império é um tipo de novela que gosto, com muito sarcasmo e humor. É um estilo muito parecido com Tieta, Senhora do Destino e Roque Santeiro. Estou me apegando demais a esse “novelão”.

E a Cora? A maravilhosa Drica Moraes, que já vem dando show, ainda aprontará muito. Aguardem o prometido embate entre Cora e Maria Marta.

Para concluir: Império é uma novela escrita para Lília Cabral brilhar, arrasar, arrebentar.

Boogie Oogie: Sem graça e muito forçada

Mantenho a mesma opinião quanto a essa novela das seis. É preciso passar emoção e convencer.  A história não me atrai. Assisto mais pelos intérpretes, como Betty Faria e Alessandra Negrini. É uma novela agradável de assistir, apesar de aparentar ser “sem graça” e de situações forçadas.  

No último tópico, comentei que o shopping da novela é muito moderno para época (final da década de 70). Não disse que o mesmo surgiu neste período. Tem gente que generaliza (principalmente quando as opiniões são contrárias) tudo o que escrevo, mas esse é um Blog de opinião pessoal. As opiniões aqui expostas são de um telespectador viciado, porém chato, em novelas. 

O fato de não ser fiel à época retratada não me incomoda. Não vejo Boogie Oogie como uma novela de época, apenas como pano de fundo. Acredito essa seja a intenção da direção e do autor.

Voltando a historia... Rafael (Marco Pigossi) não se separa de Vitória (Bianca Bin) porque descobriu que ela foi trocada na maternidade. É isso mesmo produção?

Quem aguenta?

Entendo o fracasso da reprise de Cobras & Lagartos. Entendo também que o Vale a Pena Ver de Novo, hoje, seja apenas um produto comercial. É insuportável, pela quantidade de intervalos e cortes, assistir às reprises da Globo.

No próximo ano, a emissora comemorará seus 50 anos. Será que teremos uma reapresentação de Senhora do Destino?

Tá na Tela

Pior programa da TV. Sensacionalismo barato. Uma vergonha.

A protagonista de Favela Chique

Grávida, Taís Araújo desfalcará o elenco da novela de João Emanuel Carneiro, que entra em produção no começo do ano. A estreia, no entanto, só ocorrerá em outubro de 2015.

Taís seria a protagonista da história, uma jovem em busca de vingança contra a família  que a rejeitou. Teria como irmão o protagonista, Mateus Solano, e o pai de ambos será um político importante que nunca a assumiu como filha. A jovem então se infiltra na família deles em um plano de roubar todo o dinheiro do pai e distribuir aos moradores de sua favela – daí o título provisório da trama.

Para a substituta de Taís, Amora Mautner, diretora da novela, fará testes com algumas atrizes. Carolina Dieckmann é a mais cotada e poderá ficar com o papel.

Adriana Esteves em Babilônia

A confirmação de Adriana Esteves em Babilônia pegou a todos de surpresa. O nome dela estava praticamente certo na trama que Walcyr Carrasco escreve para as 23h.

A direção artística da Globo entendeu que a atriz já "descansou" a imagem depois de Carminha, e deu prioridade para à trama de Gilberto Braga.

Dos nomes confirmados até agora em Babilônia, a única novidade é o de Adriana. Os demais fazem parte de uma "panelinha".

Assim como Império, a novela de Gilberto Braga terá duas vilãs em pé de guerra. Segundo consta, a personagem de Adriana será tão má quanto a de Glória Pires.

Os famosos de A Fazenda

A Record espera por muito barraco na sétima temporada de A Fazenda. Os participantes já assinaram contratos e, como de costume, alguns até se encontraram para "trocarem ideias" antes do confinamento.

Confira a lista extraoficial das subcelebridades que podem estar no reality show:

Homens: Marcello Camargo, Cantor Belo, Robson Caetano, Ovelha - O cantor brega, Felipeh Campos, Leo Rodriguez, Sandro Pedroso, Sérgio Hondjakoff, Tony Salles, Adriano 'Imperador, Marlos Cruz e Oscar Maroni

Mulheres: Cristina Mortágua, Thalita Zampirolli, Babi Rossi, Bruna Tang, Rebeca Gusmão, Ingrid - a Virgem, Thammy Miranda, Sabrina Boing Boing e Solange Gomes

Credo. Está amarrado!

É isso. Escrevi muito. Agora fico quieto e espero pelas opiniões de vocês. Estão gostando de Império? E da atuação de Lília Cabral? Gostaram da provável escalação de Carol Dieckmann para Favela Chique? Se não, quem deveria ser a protagonista?

Obrigado pela atenção e participação. Abraços.



Publicidade

Comentários (38) Postar Comentário

Fernando comentou:

Que pena a Taís desfalcar a novela. Imagino que ela não sinta isso, por estar grávida e também porque já foi protagonista de novela do JEC. Mas, se estava mesmo reservada para a novela foi um pouco de irresponsabilidade engravidar neste momento... enfim... Adoro a Carol Dieckmann, espero que seja ela a estrela escolhida!!

Samuel comentou:

Só tem uma coisa que eu tô por entender até agora na excelente Império, a Maria Marta é uma protagonista/anti-heroína, ou vilã? Porque não tem como não se apegar a ela, acredito que a Cora ainda vai se tornar a grande vilã e a Maria Marta vai se regenerar sendo a grande protagonista e par do José Alfredo que ela tanto ama


Jeferson Cardoso respondeu:

Maria Marta deve se redimir no final. Espero, que antes, pague pelos crimes cometidos. ;)


Lucas comentou:

Boogie Oogie:Estou adorando essa novela,é otima,um capitulo melhor que o outro,personagens carismaticos,texto e cenas otimas,tudo funciona,ja considero a melhor novela das 6 desde Flor do Caribe,é uma delicia assisti-la..
Vpvdn:Ja sabia desde antes da estreia,que essa novela fracassaria,assustei com os baixos indices no começo de Caras e Bocas,mas depois quando ela subiu vi que todo começo de novela seria assim,mas fui criticado,muitos falaram que deveriam colocar Cobras e Lagartos,que ela sim era um novelão de verdade,uma das mais pedidas,salvaria o vpvdn e logo nos primeiros capitulos marcaria entre 15 e 17 pontos...To vendo mesmo,não sai dos 9/10/11 pontos...conserteza ela subira,e acabara com a mesma media de caras e bocas,o que sera otimo para os dias de hoje...Uma Pena,sua reprise esta sendo desvalorizada igual ao da Otima O profeta,cheias de Intervalos,e de pouco conteudo..
Império:é Novelão,o imperio da Maria Marta...ah tempos não via uma personagem tão fantastica,Lilia Cabral esta dando um show maravilhoso,é a dona da Novela,sua falas são impecaveis,é um misto de drama,comedia,sarcasmo e maldade,é genial,realmente a rainha da novela...Depois de uma semana morna Imperio finalmente despontou,os capitulos de Sabado e Segunda foram Incriveis,Drica Moraes esta otima como sempre,Cora promete,Alexandre Nero tambem esta otimo,seu Comendador é hilario,a cena de Maria Marta e Jose Alfredo desta segunda foi muito boa,tanto no texto,quanto direção,e principalmete nas atuações,adorei...Mas o que foi aquela cena de Sabado,em Que Maria Marta Tenta fazer seu Filho João Lucas revelar quem é a amante do comendador?Sensacional,Lilia Cabral e Daniel Rocha Espetaculares,Que Cena,que Atores...Lilia deu um show,(o que esta sendo diario ja nessa novela) foi impressionante,a cena foi uma surpresa,de uma hora pra outra,ja Daniel que esta otimo mesmo desde o começo,e fazendo João Lucas,um dos melhores personagens da novela,surpreendeu,se fosse outro ator iria ser engolido por Lilia e ofuscado,o que geralmente acontece com atores mais jovens,mais isso não aconteceu,Daniel impressionou e deu um show tambem,alias que dupla em,Juntar Daniel e Lilia foi uma das melhores coisas dessa novela,os dois fazem otimas cenas,e mostram sintonia e quimica,e são responsaveis pelas melhores cenas da Novela..O que Foi essa Cena Jeff ?? Voce viu ?? Maravilhosa,a novela ja esta cheia de cenas marcantes..


Jeferson Cardoso respondeu:

Lília Cabral arrasou nos capítulos de sábado e segundo. Que ATRIZ!!! o/


Jonatan H comentou:

Boogie Oogie é ótima,você que adora implicar.
Na época de Amor À Vida foi a Mesma coisa,a novela era nem era ruim e vc implicava tambem.

Império é uma novela que de interessante só tem o nucleo Principal,porque o resto da Novela é uma porcaria.
Império não é isso tudo! Pode até ter ótimos Dialogos,mas falta boas cenas.
Amor à Vida que vc criticava,podia ser cafona,mas no primeiro mes teve tantos acontecimentos,tanto no nucleo Principal,quanto no resto da Novela.

Império é razoável,mas essa babação toda só é porque Em Familia era tão podre,que qualquer coisa que vem da pro gasto!

Esse parte do Curtas e Quentes é muito interessante,mas tem alguns que vc exagera demais,como Sangue Bom a Melhor novela do Ano!


Jeferson Cardoso respondeu:

Jonatan, ter opinião não é implicar. Apenas estou expondo a minha visão para que possamos falar sobre. Gosto de Boogie Oogie. Só não acho tudo o que dizem. Normal, cada um tem suas preferências. Em Família, Amor à Vida? O que é isso mesmo? Rsrsrsrsrsrs Estou adorando Império. Daqui a pouco dirão que é fanatismo porque sou fã do autor.


Mario comentou:

Até agora, parecia para mim que a Zé apenas estava com a Isis para sexo,
mas da semana passada para cá e agora, até disse que a amava e dá a
entender que a amaria.
Fica difícil entender a vida amorosa e a paternidade dele. Só corre atrás
de Isis e ignora a Cristina, que pode ter seu DNA e ser sua filha, pelo menos
sobrinha é.
Não se sabe ainda pelo que torcer quanto ao José Alfredo, apesar de
ser ótimo o personagem e ter uma ótima parceria com a Maria Marta.
Adoro a Maria Marta e acho que ela o ama e pode se regenerar, como
o Samuel falou.

Lucas comentou:

Primeiramente, Império não é isso tudo. A novela era uma maravilha na primeira fase, estava tudo perfeito, mas depois foi só tragédia. A segunda fase definitivamente não me agradou nem tampouco me convenceu. A novela é um porre de tão chata, nada acontece, tá sempre andando em círculos... Falavam tanto de Em Família, mas Império está praticamente a mesma porcaria. Não consigo me identificar com nada dessa segunda fase, o protagonista é chato e rabugento, a vilã não faz nada (figurante de luxo hahaha), um casal gay onde os personagens parecem mais vô e neto... Enfim, Império é uma decepção. Boogie é maravilhosa, personagens, ganchos, tudo nessa novela é bom, você que implica demais, só não implica com Império porque é do seu amado Aguinaldo Silva, se não já teria implicado também... Sobre a ótima Cobras & Lagartos, acho ruim apenas os cortes, e os intervalos em excesso, fora a isso não tenho do que reclamar, novelão do João Emanuel merecia a reprise a tempos, e pra quem diz que a novela é um fracasso, os índices iniciais de suas antecessoras estão ai para calar a boca de todos. No momento certo Cobras irá engrenar (acho que após a morte do Omar), do mesmo jeito que suas antecessoras depois de um tempo também entraram nos trilhos. Sobre a protagonista de FC, a Dieckmann não é uma má opção, mas eu particularmente preferia a Taís Araujo.


Jeferson Cardoso respondeu:

Só concordo quando diz que o protagonista é chato e rabugento. Rsrsrsrs Você está enganado, no último tópico critiquei Império.


Paulo comentou:

Império: há tempos que eu não acompanhava uma novela das 9 ansioso pelos acontecimentos (desde Avenida Brasil). Não tem um dia que não tenha alguma cena importante ou que nos faça adorar o capítulo. Acho que a história tem um frescor, é diferente de todas as que já foram exibidas. O núcleo do Cláudio, em que uma mulher é condescendente com o caso homossexual do marido, acho que nunca foi retratado aqui no Brasil.

Boogie Oogie: infelizmente estudo a noite e parei na segunda semana de acompanhar pela globo.com, já que acompanho Império e Geração Brasil (sim, a novela é ruim, mas me apeguei). Vale a pena acompanhar? Ou é muito parada?

Vale a Pena Ver de Novo: simplesmente desisti. Sem ganchos nem pro final do capítulo, comerciais intermináveis e durante o horário político vai ser exibida em pouquíssimo tempo. Fora que os cortes devem afastar ainda mais o público. A globo não se esforça pra chamar o público.

Sobre a Carol como protagonista, acho que o JEC é o único autor que vai conseguir tirar essa marca dela de protagonista insossa e que cansa o público. Apesar de que Aguinaldo conseguiu fazer a Teodora cair nas graças do público em Fina Estampa e em Senhora do Destino eu gostava muito da personagem dela, Isabel.

Sempre bom ler seus textos, melhor ainda agora que tem mais durante a semana haha. Abraços e aproveite a novela do Mago

Edu comentou:

Não estou gostando de império, ta chata lenta, onde nada acontece , falta maldade e movimento esta longe de ser um novelao clássico, sem contar q mts histórias bda novela nao tem sentido algum, ja Boogie Oggie gostei pelo lado alegre e simples


Jeferson Cardoso respondeu:

Tem maldade. Só não tem vilãs mexicanas. Rrsrsrs Na semana passada, a novela esteve aquém do esperado. Melhorou de sexta pra cá. =D


Leticia vieira comentou:

ME POUPE NE JEFERSON A NOVELA TA CHATA PRA CRI CRI....NAO SAI DO LUGAR...CORA VIROU UMA PERSONAGEM SEM GRACA DO ZORRA TOTAL...A TAL DA MARIA MARTA E CHATA,INSUPORTAVEL...NAO SUPORTO NEM OUVIR A VOZ DELA...E O PIOR PAPEL DA LILIA CABRAL..ENALTECEU A INSOSA IMPERIO E CRITICOU A OTIMA BOOGIE OOGIE...KKKKK..REALMENTE..O QUE VOCE ESCREVE NAO TEM QUE SER LEVADO A SERIO HEIN...BOOGIE OOGIE,,MESMO SENDO UMA NOVELA DAS 6 E BEM SUPERIOR A IMPERIO...DINAMICA,RAPIDA,SIMPLES,TEXTO OTIMO ,CHEIA GANCHOS..E O TIPO DE NOVELA QUE DAR VONTADE DE ASISTIR O CAPITULO SEGUINTA..EU NAO SINTO ISSO DE IMPERIO..INFELIZMENTE..ME DECEPCIONEI...NAO TA TAO LONGE DO MARASMO DE EM FAMILIA NAO...O QUE MUDA E QUE A NOVELA DO AGUINALDO TEM BASTANTE HUMOR...ACHO QUE E O UNICO PONTO POSITIVO DESSA NOVELA...AS VILAS CORA E MARIA MARTA,,VIRARAM CARICATAS..MFIM ATE AGORA IMPERIO NAO TEM NADA DE NOVELAO..MENOS TA...KKKKK


Jeferson Cardoso respondeu:

Estou adorando. ;)



Júllio Di Avlis respondeu:

Minha cara, sabia que já inventaram vírgulas, acento e ponto final para que possamos escrever certo? Gosto de ler todos os comentários, mas ler coisas mal escritas é a treva... Acho que antes de criticarmos as opiniões alheias deveríamos tentar nos corrigir primeiro...


João Marcos Galvão comentou:

BOOGIE OOGIE - Não entendo sua implicância com a novela. Ainda bem que a maioria concorda que a novela é ótima, é um capítulo melhor que o outro. Pelo menos você reconhece que é um telespectador chato, é mesmo.

CAROLINA PROTAGONISTA - Apesar dos boatos relacionados à novela Favela Chique, que não procedem, o próximo trabalho da atriz Carolina Dieckmann será a série Mulheres Que Amam Demais. Ou seja, tudo foi um mal entendido. Para o papel de protagonista da novela do JEC eu adoraria ver a Aline Moraes ou Ísis Valverde.

BABILÔNIA - Vem novelão do Gilberto Braga, hein?

Veja também

Publicidade