O Planeta TV

Na Globo, O Outro Lado do Paraíso promete causar às 21h

Novela de Walcyr Carrasco vem com tudo!

Por: Jeferson Cardoso

Rafael Cardoso e Grazi Massafera. Foto: Globo

Com os pés no chão, sem muita ansiedade, estou curtindo as chamadas de O Outro Lado do Paraíso. O clipe, de 7 minutos, divulgando nesta quinta-feira (05/10), durante a coletiva, não apresentou nenhuma novidade. O que chamou a atenção foi à péssima qualidade do áudio das cenas externas. Pode-se observar, em algumas cenas, o eco ou barulho de vento. É notável também o vício de Walcyr Carrasco em repetir palavras até irritar. Só nas chamadas, de pouco menos de 2 minutos, a gente perde a conta de quantas vezes os personagens dizem: "Tocantins". 

Não tem como julgar a novela só pelas belas imagens do Jalapão ou pela trilha sonora, que iludem. O que importa, de fato, são os capítulos no ar. E não apenas o capítulo de estreia. No mínimo, uma semana para poder espernear ou parabenizar. 

Walcyr Carrasco é um ótimo dramaturgo e tem boas ideias. Às vezes, peca nos exageros, mas sabe prender/entreter o telespectador. Minha única preocupação com O Outro Lado do Paraíso é com a qualidade do texto; minha paciência para as repetições de falas; e com o didatismo para contextualizar o ambiente: o Tocantins!!!! Tocantins!!! Tocantins!!! Tocantins!!!!

A excelente A Força do Querer, milagrosamente, sairá de cena com índices espetaculares de audiência. Com incríveis 36 pontos de média. Nunca pensei. Se essa novela tivesse a sorte de receber com números próximos dos 50 pontos, teria, certamente, quase empatado com mitos como Fina Estampa e Avenida Brasil. Enfim, o fato é que O Outro Lado do Paraíso terá essa chance. Se os primeiros capítulos valerem a pena, e fisgar a atenção do público de imediato, provavelmente, essa novela de Walcyr Carrasco deve superar a média geral do atual fenômeno das 21h. 

Bianca Bin e Sérgio Guizé. Foto: Divulgação/Globo/O Outro Lado do Paraíso

Tem gente preocupada com a fotografia de O Outro Lado do Paraíso, com medo de ter imagem ser no formato 21:9 (widescreen), conhecidas também por “letterbox”, que tem por característica o surgimento de duas barras negras, na parte superior e inferior da tela. #Justiça foi exibida com este formato, só que não era novela. Eu não digo nada, só observo. Deixo para chorar depois, se de fato confirmar esse possível pesadelo. 

Veja cenas da novela:

O Outro Lado do Paraíso promete muita polêmica, com assuntos como nanismo, racismo, homofobia, assédio moral, abuso sexual, frigidez e prostituição. Na vida tudo tem volta. É a premissa. 

Novela agradável 

Vitoria Strada e Bruno Cabrerizo. Foto: Divulgação/Globo/Tempo de Amar

O primeiro capítulo de Tempo de Amar foi muito simples, arrastado, mas não foi ruim. A primeira impressão não foi impactante, mas também não foi broxante. Confesso que não é o tipo de novela de meu agrado, no entanto, estou gostando da história do casal protagonista. E olha que sou chato e não tenho muita paciência para romance entre mocinhos. O de Tempo de Amar, pelo menos até aqui, tem sido interessante. Parabéns aos produtores pelas escolhas dos intérpretes principais. Inicialmente, inseguro, Bruno Cabrerizo vem dando conta do recado e Vitória Strada se apresenta como uma grata surpresa. Na atuação, obviamente, não posso deixar de citar também os ótimos desempenhos de Tony Ramos e Andrea Horta. 

Apesar de ser bem tradicional, Tempo de Amar, por ora, está longe de ser um novelão. Até o momento, apresenta personagens secundários fracos. As tramas paralelas não são interessantes. Talvez seja uma má impressão. O autor, provavelmente, deve ter uma carta na manga. Nesse início de novela, observa-se que o foco está apenas em Vitória e Inácio. Os demais são meros figurantes. Regina Duarte que o diga. 

No mais, Tempo de Amar tem estrutura de novela das seis. A linda história de amor convence; a química entre Bruno e Vitória idem. O texto é muito bom. É verdade que os núcleos secundários dão sono, porém a principal enche os olhos. Em resumo, a novela é bonitinha, admito, e faz por merecer o sucesso de audiência. Tomara que tenha fôlego para segurar um bom público no período de horário de verão e fechar com uma boa média geral. Não vai ser uma tarefa fácil. 

Horrível!

É muito ruim a atual temporada de A Fazenda. Infelizmente, a ideia de reunir ex-participantes não deu certo. Todos já sabem como funcionam o jogo, e a maioria só aceitou o desafio pela grana em jogo. Afinal, além dos R$ 1,5 mil destinados ao vencedor, são R$ 500 mil em provas.  

Os participantes não rendem nada, mas a produtora e a edição do programa não ajudam. O público não consegue entender o que de fato acontece naquela chácara, que alguns chamam de fazenda. No ar, nada é exibido na ordem cronológica. As provas deste ano também são mal feitas. Algumas ideias são boas, mas mal executadas. Para piorar tudo de vez, o apresentador, perdidaço, parece um robô e quando tenta ser espontâneo passa vergonha com comentários sem noção.  

A Fazenda: Nova Chance está sendo um fiasco, de audiência e de repercussão. Se a direção artística da Record TV fosse esperta, abriria mão em definitivo deste reality show. Acredito que seria muito mais vantajoso apostar no Power Couple. 

Sou fã de reality show de confinamento, inclusive gostei muito das temporadas anteriores de A Fazenda, mas essa atual é uma vergonha. Tudo ali é um erro. Tudo!!!

Rejeitada!

Desde o início eu percebi a rejeição de Belaventura. A novela não consegue segurar nem o pífio público do SP Record (o pior formato de telejornal da TV Brasileira). Não gosto desta novela. Tem um bom texto, e só. No meu ponto de vista, não é bem produzida. Os cenários não são bem feitos. No ar, a trilha incidental incomoda os ouvidos. É também muita violenta. Eu não gosto. E digo mais, mesmo se recebesse de 15 pontos do Cidade Alerta daria, no máximo, uns 8 pontos. E olhe lá. Por fim, faz por merecer os 6 pontos. E vai cair mais. 

Os dias já estavam contados!!!

A equipe do Estrelas foi pega de surpresa com o anúncio do fim do programa. A apresentadora, obviamente, já sabia. Cá, entre nós, e quem não sabia que isso estava prestes a acontecer? Em um ano, o Estrelas mudou de formato duas vezes. O seu fim já era nítido. 

Com a promessa de um novo programa, a Globo diz, através de sua assessoria, que Angélica está trabalhando no desenvolvimento de um novo projeto. Eu, particularmente, acredito que apresentadora terá um ano sabático. O ideal seria a Globo comprar um formato de fora para ela. No entanto, não me espanto se a mesma for chamada para uma releitura do Globo de Ouro. 

Finais do fenômeno!

Rodrigo Lombardi e Juliana Paes. Foto: Divulgação/Globo/A Força do Querer

Eu gosto da Ritinha, sei que é uma personagem torta, errada, egoísta, que só pensa em si, porém o carisma de Isis Valverde me contagiou. No início, torcia para que ela terminasse com Zeca, mas depois que percebi que ela não ama ninguém, mudei de ideia. Hoje, compreendo que ela tem mesmo que terminar como sereia profissional, seu maior sonho. Até aceito que Zeca tenha um final feliz com Jeiza. A química entre eles foi forte. A postura de Ritinha também ajudou para que #Jeizeca levasse a melhor. O que é difícil de engolir é o amor entre Bibi e Caio. A perigosa, que de bandida não tem nada, só respirava porque tinha Rubinho ao seu lado. Num determinado momento da trama, até teve a chance de voltar para o amorzinho do passado, mas preferiu o amor bandido. Arrependida, com as orelhas entre as patas e sozinha (já que Rubinho morrerá), Bibi terá olhos para aquele que nunca fez nada pelo amor dela. Essa sabe ser corna. 

Gostei da ideia do “quem matou” envolvendo o fim da Irene. Mas o bom mesmo será a surra que Silvana dará na cobra caninana. Gloria Perez, te amo. #RainhaDas21h 

O último capítulo remeterá à estreia, com Zeca e Ruy se afogando e pondo fim a profecia: "A vida toda vocês tomem cuidado com o que brotar das águas. O que brotar das águas vai juntar vocês dois e separar de novo!", alertou o índio Ashaninka, que misteriosamente resgatou os dois inconscientes de um acidente na floresta amazônica. 

É isso, estão satisfeitos com os primeiros capítulos de Tempo de Amar? Curtiram o clipe de O Outro Lado do Paraíso? Qual será o destino de Angélica na Globo? A Fazenda: Nova Chance é ruim ou é péssima? A Força do Querer atingirá os 50 pontos de pico, sim ou certeza? Um abraço de quem mora no Tocantins. Aqui no Tocantins... bom, é de Palmas, Tocantins. Tocantins! Já cansou (abusou), né? Tocantins!!!! #Deboche

Abraços e até o nosso próximo encontro! ;)



Publicidade

Comentários (27) Postar Comentário

Arthur comentou:

A novela ainda tem duas semanas para o final, e Glória Perez sabe como ninguém mobilizar o público até o desfecho, vide os recordes de América e até mesmo de Caminho das Índias no seu final. Ainda terá surra, suspense em torno da retirada dos seios da Ivana... Não será surpresa se atingir 50 pontos de média num dos próximos capítulos.


Jeferson Cardoso respondeu:

Verdade, tem muita coisa para acontecer. A surra hoje de Bibi na Carine foi demais!!!!


Thiago Moreno comentou:

Só 50 de pico, se foi a 49 essa semana aposto em é 60 de pico e 55 de media no ultimo capitulo kkkkkk, alias novelão que passou muito rapido, Globo poderia muito bem esticar até Janeiro, mas estamos falando da lider organizada e não das menores que sugam até o bagaço e depois marcam 5 pontos no horario nobre neh kkkkkk. O Outro Lado do Paraiso esta me dando medo, chamadas estão ok, mas parecem que não abrenderam, como diz a FENOMENA Gloria Perez, NOVELA É NOVELA, pra que enfiar aquelas MALDITAS barras pretas nas imagens, que fixação estupida (pra não dizer coisa pior kkk), adoram criar algo pro publico fugir neh, ou imagem escura, filtros cinzas/amarelados e agora vem com essas barras, tirando Justiça o que foi exibido com essas barras que fez sucesso??? Nada neh...


Jeferson Cardoso respondeu:

Thiago, pois é, A Força do Querer passou rápido demais. Vivi cada capítulo. Novela inesquecível, me marcou demais!!!! Para o último capítulo, aposto em 47/48 de média. Rsrs


Vlad comentou:

Jefff, minha implicancia continua.....que negócio é esse de causar???? nao tem complemento o verbo???? ou é nova maneira de dizer algo??? que puxa!!!! kkkkk


Jeferson Cardoso respondeu:

Oi Vlad, o causar tem sentido de provocar, estimular. Abs.


Bernardo comentou:

A novela do Walcyr parece ser interessante, a imagem parece que não será nesse formato com as telas pretas porque vazou uma foto dos estúdios da Globo com cenas da novelas, mais provavelmente da área de edição ou sonoplastia. Tempo de Amar começou bem não dá pra julgar a novela no começo, tem um elenco formidável, um enredo bom, um casal que deu química, gente jovem com talento, uma trilha sonora fantástica, uma direção muito boa, Regina está ótima e a personagem dela vai aparecer mais depois que ela tiver um caso com o Tony Ramos, no começo estão dando mais destaque ao casal de protagonistas depois os outros começarão a aparecer. Vitória Strada é linda e vai fazer muito sucesso.
A força do Querer é o novelão, é espetacular, é a melhor novela desde Avenida Brasil, uma novela bem escrita, bem amarrada, não tem enrolação, não perde o fôlego, é perfeita.
A Fazenda é um mico porque todos aqueles são sub celebridades, celebridades de verdade não aceitam participar desse circo nem pagando, ontem quinta deu 1 ponto, é uma vergonha, ninguém quer saber daquilo.
Belaventura a Record está cada vez pior de novelas o último grande sucesso foi os Dez Mandamentos e mesmo assim porque a Globo estava mau das pernas com suas novelas, rejeitada acho que não, esquecida, esnobada, quem se importa né?
O programa da Angélica já estava desgastado há muito tempo há 11 anos ela faz a mesma coisa, está acomodada e sem função aquilo está só pra preencher a grande, Fernanda Lima e Thiago Leifert tem mais destaque na Globo do que Angélica, ela está completamente apagada em seu Estrelas, apostam que o futuro dela será o mesmo de Xuxa e Jô, DEMISSÃO. Esse programa novo dela é uma aposta porque ela está insatisfeita (novidade).


Jeferson Cardoso respondeu:

Oi Bernardo, também penso igual em relação à Angelica. Vão dar uma nova chance, de um ano e tal. A audiência será a mesma, e depois geladeira até a demissão. Foi assim com Xuxa. Rsrsrs



Bernardo respondeu:

Sim Jeff ela é uma grande apresentadora está há anos luz a frente de Thiago Leifert e Fernanda Lima, sim soube k o futuro dela será o mesmo de Xuxa é Jô, ela merece e pode mais. Fernanda Lima é forçada e antipática, Angélica não tem um bom programa desde Vídeo Game, poderiam dar a ela um programa nesses moldes com brincadeiras, jogos sobre teledramaturgia com bastidores sobre os artistas, estilo Eliana. Com uma duração maior há 10 anos o programa é a mesma coisa e dá pra notar que ela não tem destaque na emissora.



Jéssica ♥ respondeu:

Acredito que a Angelica nao será mandada embora por cuasa do Luciano Hulk e nem vai ter coragem de mudar de emissora por conta do mesmo, ou seja vai virar elefante branco na emissora


ELIEL comentou:

Nota-se que alguns diretores de núcleo tem descaracterizado a telenovela alterando a sua "embalagem". Parece estarem com "vergonha" de produzir o gênero, e assim utilizam a estética de séries e filmes, com seus filtros exagerados e agora as tais "barras pretas" dividindo a tela. Talvez querendo fazer bonito lá fora visando prêmios internacionais. Talvez para satisfazerem as suas aspirações cinematográficas frustadas por terem ido parar na telinha.

Ricardo Lacerda comentou:

Todos os programas atualmente são em widescreen (16:9, com formato de tela , 1,78:1). É o formato nativo HDTV. No caso de Justiça e Os dias eram assim foi usado outro formato (provavelmente alguma coisa entre 2,00:1 e 2,35:1) por isso as tarjas.

Vinicius comentou:

Um casamento perfeito? Walcyr Carrasco desenvolvendo tramas e Manoel Carlos nos diálogos. Mas os egos jamais permitiriam (ao menos do Walcyr. Maneco já deu entrevistas valorizando parcerias como a que fez com Gilberto Braga em Água Viva). Egos não permitem mas uma gestão moderna daria algum jeito. Walcyr é ótimo novelista. Mas péssimo dialoguista desde Caras & Bocas.


Bernardo respondeu:

Manoel Carlos não quer mais escrever novela das 9 nem ele nem Gilberto Braga estão cansados, Manoel Carlos tem mais de 80 anos e Gilberto Braga tem 70 já fizeram muito, mais de 40 anos escrevendo novelas, existem outros autores, o Walcyr, a Glória Perez, O João Emanuel, a Manuela Dias que vem pra com tudo ai pro horário nobre, esses autores vão se dedicar apenas a obras pequenas. E se você não sabia Manoel Carlos já colaborou em Água Viva com o Gilberto Braga a partir do capítulo 60 da novela, Manoel começou a escrever também junto com o Gilberto, não é o Ego dos autores, até porque o Gilberto assina novela com vários autores não é só dele, realmente porque estão cansados e as novelas dele não se adaptam mais ao público das 9 vão se dedicar apenas a minisséries e superséries (que são as novelas das 11) todas longas a partir de agora serão chamada supersérie e Gilberto já está escrevendo uma com previsão de estréia para 2019. Manoel Carlos também tem intenção de produzir uma minissérie ou microsérie estilo Maysa, Quando Fala ao Coração


Mr Mercedes comentou:

E pensar na infinidade de bons produtos mundo à fora, e pessoas "inteligentes" ainda perdem 6/8 meses de suas vidas assistindo essas novelas toscas. Sadness.

Victor Ferraz comentou:

olha essas barras pretas do 16:9 me irritam profundamente, so deu certo em justiça pq em ODEA ficou péssimo, no mais a historia parece ser boa, so me incomoda esse elenco gigaaaaante e so cheio de atores medalhões e com egos la em cima rssss
tempo de amar eu so assisti 2 capítulos inteiros e achei arrastado, lento, um marasmo so prefiro novo mundo mesmo, regina Duarte ta nessa novela? pq os dois capítulos que assisti, ela não apareceu não rsss
a fazenda eu falei que não ia ver esse ano pq eu não ia dar audiência pra agressores de mulheres, vivemos tempos em que debatemos tanto a violência contra a mulher, violência domestica, a record vai e faz o desserviço de pegar um cara expulso de reality por agressão a uma mulher, como se não bastasse um, resolve pegar outro que ate preso foi pelo mesmo crime, pra mim faz por merecer a audiência que tem lugar de criminoso e na cadeia e não em um reality.
quanto A Forca do Querer, a única coisa que eu não vou gostar e do fim da bibi, ela não queria amar grande? não queria viver uma paixão a vida inteira? não se esbaldou nos bailes funks no morro com aqueles bandidos? agora no final que vai ficar pobre, sozinha, sem nada vai querer bancar a arrependida? faça-me o favor pra mim não cola, já dizia o ditado "me diga com quem tu andas e eu te direi quem es" tem que ser presa sim e terminar na ***** sim, e outra caio é assessor da secretaria de segurança, que sentido faz ele terminar com uma criminoso????? eu hein


Jeferson Cardoso respondeu:

Victor, também estou insatisfeito com esse possível final da Bibi. Rsrsrs. No entanto, Gloria Perez vai apostar na redenção dela, fazendo-a sofrer muito nesta reta final. Pelo menos isso. Rsrs


Jonas comentou:

Caraca! A Força do Querer vai levantar 9 pontos de média?! A "obrigação" do Walcyr será de segurar pelo menos 35 pontos no horário. Pelo clipe achei legalzinha. Assim como Glória, Walcyr sabe falar com o público.


Jeferson Cardoso respondeu:

Rapaz, quem diria!!! Elevação de 9 pontos. Misericórdia!!!! Fenômeno bruto!!


Veja também

Publicidade