O Planeta TV

Liberdade, Liberdade: mais uma obra prima da Globo às 23h

Novela de Mário Teixeira mostrou a realidade nua e crua do Brasil.

Por: Jeferson Cardoso

Sou apaixonado por Liberdade, Liberdade. Não dava nada por ela. Hoje, considero uma das melhores novelas da faixa das 23h. Mário Teixeira se firmou como autor titular e surpreendeu. Pra mim, essa novela é fantástica desde o primeiro capítulo. Talvez porque seja o tipo de folhetim que me agrada, com muita ação, emoção e reviravoltas. Um folhetim clássico e marcante.

Liberdade teve inúmeros problemas antes de sua estreia, com troca de autor, cenários e até teve capítulos reescritos. Na época, muitos apostavam no fracasso, esquecendo que Silvio de Abreu, diretor de dramaturgia, faria ajustes que a transformaria num clássico.

No elenco, um show de atuações. Um espetáculo! Mateus Solano, surpreendentemente, brilhou em cena. Duvidei do talento deste artista que, para mim, defende o melhor personagem de sua carreira. Nathalia Dill, Marco Ricca, Andrea Horta, Lilia Cabral, Maitê Proença, Caio Blat, Bruno Ferrari são outros que merecem longos aplausos.

Liberdade foi uma novela ousada, sem muito apelo sexual, e sem didatismo e tão pouco com a pretensão de ser uma obra cultural. O que vimos foi uma novela e não uma aula de História. Apesar de ser de época, Liberdade apresentou abordagens atemporais, como corrupção e o feminismo. A novela mostrou a realidade nua e crua e mostrou o Brasil da forma que ele sempre foi.

Mário Teixeira merece o Oscar pela condução de Liberdade, Liberdade e por proporcionar ao público momentos de tirar o fôlego.

Vivi intensamente Liberdade, Liberdade e sentirei a sua falta. Como telespectador só tenho a agradecer: muito obrigado TV Globo. Que venha Justiça, da fabulosa Manuela Dias.

Vale a Pena Ver de Novo

A novela envolvendo a escolha da substituta de Anjo Mau, no Vale a Pena Ver de Novo, fez a imprensa, no geral, passar vergonha. Enquanto a Globo decidia, muitos afirmavam.

Nem Alma Gêmea, nem Ti-Ti-Ti . A emissora acabou optando por Cheias de Charme.

Uma decisão bem tomada, já que a reprise de Ti Ti Ti não seria legal com A Lei do Amor no ar.  Se bem que isso é uma bobagem, já que boa parte do elenco de A Lei do Amor também poderá ser visto em Cheias de Charme.

Claudia Abreu em cena de Cheias de Charme. Foto: Globo

Haja mesmice! Desde já estou preocupado com a escalação de À Flor da Pele e O Sétimo Guardião.

À espera

Estou animadíssimo com A Lei do Amor. Parece ser uma novela bem dramática. Se Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari conduzirem bem a narrativa, certamente será um sucesso de crítica e de audiência.

No próximo post, trarei as informações sobre a novela, e a sua pré-sinopse.

Eta Fenômeno Bom!

Walcyr Carrasco é um gênio. Eta Mundo Bom é um fenômeno há muito tempo não visto. A novela é ótima e merece todo o sucesso alcançado.

Flavia Alessandra, que início teve sua intepretação comparada a de Alma Gêmea, sem dúvida é a responsável pelos melhores momentos de Eta Mundo Bom.

Em alta, Walcyr pode furar a fila na faixa das 21h. O nome dele pode surgir antes de João Emanuel Carneiro. Se verdade, deve substituir O Sétimo Guardião, de Aguinaldo Silva.

Walcyr, certamente, fará de tudo para atingir maior audiência que seu coleguinha. Rsrsrs

Haja diversão!

Nunca pensei que Haja Coração fosse tão boa quanto Totalmente Demais. É um novelaço.

Sabia que ia gostar, mas não imaginava que fosse tanto. Adoro a Tancinha, de Mariana Ximenes.  Shirley (Sabrina Petraglia) é outra personagem encantadora.

O quarteto Leonora (Ellen Rocche), Rebeca (Malu Mader), Penélope (Carolina Ferraz)  e Dinalda (Renata Augusto) são as mais engraçadas. Gosto muito da parceria entre Beto (João Baldasserini) e Tancinha (Mariana Ximenes), mas não tenho como torcer por eles. A mocinha ama mesmo é o Apollo (Malvino Salvador). E também me divirto com Fedora (Tatá Werneck).

Haja Coração tem situações exageradas, mas divertidas. Isso é bom. É perfeita para o horário das sete.   

Sol Nascente

Substituir um fracasso é fácil, difícil é ocupar o horário de um fenômeno. Walther Negrão terá uma tarefa dificílima pela frente. Particularmente, gosto das novelas dele. São simples e óbvias, porém boas.

Certamente, muitos julgaram a trama pela audiência. Obviamente, Negrão não tem a mesma pegada popular de Walcyr Carrasco e os índices serão menores.  Espero que Sol Nascente (se for boa mesmo) consiga, pelo menos, 23 pontos. 

Programa do Porchat

É engraçada, apesar de desnecessária, a chamada do programa do Fábio Porchat, onde o humorista aparece lamentando ter sido contratado logo pela Record. Kakakakakakakaka

É uma piada que não é positiva para o programa. Apesar de ser uma brincadeira, a impressão que fica é que ele trabalhará insatisfeito. Uma bobagem. Pode ser uma propaganda negativa.

Uma pena que o talk-show será exibido na madrugada. Tomara que seja algo diferente. De mesmices, já basta o The Noite com Danilo Gentili.

Recorde negativo

O programa Xuxa Meneghel está muito mal na Record. Na segunda (1º), marcou apenas 4 pontos na Grande São Paulo. No Painel Nacional de Televisão (PNT) também decepciona com míseros 5/6 pontos.

Os produtores deste programa precisam valorizar os convidados, não a apresentadora. O novo quadro apresentado, chamado de Adivinhoquê, uma espécie de Qual é a Música?, Xuxa, para variar, se fantasiou para dublar músicas. Antes, se caracterizou para uma sátira da novela A Escrava Mãe, anunciada como Xcrava Mãe. Na verdade, a “brincadeira”, no meu ponto de vista, serviu apenas para que a apresentadora aparecesse ao lado de seu namorado. 

Faça-me um favor!

Estratégia

Fofocando, o novo programa do SBT, se manter o formato apresentado na estreia, não vai assustar ninguém. Na fofoca, Leão Lobo e Mamma Bruschetta precisam ser pontuais. As notícias informadas são requentadas ou velhas. Já basta o Vídeo Show com suas reprises de quadros produzidos há dez anos. #Deboche

O programa – uma cópia do Vídeo Show –, porém falando de artistas de outras emissoras, pode até ter vida curta, mas no tempo que durar pode ser utilizado para divulgação de outros programas do SBT, como fizeram com Cúmplices de um Resgate, que à noite bateu seu recorde.  

O lançamento deste programa, na verdade, é uma estratégia de programação do SBT, que empurrou as novelas mexicanas para mais tarde (a partir das 15h15) e indo até 19h45, aterrorizando a produção do Cidade Alerta.

Lenda

E o GfK que prometia acabar com o monopólio do Ibope? Só ajudou o poderoso instituto a expandir a sua pesquisa e começar a divulgar os números do Painel Nacional de Televisão. Obaaaaa!

Tamanho Família

Nas chamadas, Tamanho Família parecia bobo. No ar, o programa não é ruim. É bom, apenas bom. A mensagem é positiva e Marcio Garcia esbanja talento.  Algumas provas são bobas, mas, no geral, vale a pena acompanhar à atração.  

Por Márcio Garcia, que merecia essa oportunidade, torço por mais temporadas. Tamanho Família tem um formato que tem prazo de validade, mas que é válido esporadicamente.

Estranho

Com três novelas pela frente, Aguinaldo Silva agiliza a sinopse de O Sétimo Guardião e deve entregar os primeiros capítulos em janeiro. Aí tem coisa. Enquanto isso ninguém sabe nada sobre O Último Homem, de Thelma Guedes e Duca Rachid. Preocupante.

Eternidade

Velho Chico não acaba nunca. Há quatro meses no ar e parece uma eternidade. Temos ainda dois meses pela frente. Haja paciência. Rsrs. A novela não é ruim, acho até superior à Regra do Jogo, mas ainda mantenho a opinião de que seria uma linda novela das seis.

É isso. Gostaram de Liberdade, Liberdade? Aprovam a reprise de Cheias de Charme? A audiência de Eta Mundo Bom! comprova fracasso de suas antecessoras ou é um fenômeno atípico? O que esperar de Sol Nascente?

Abraços e até o nosso próximo encontro. =D


Deixe o seu comentário