O Planeta TV

"Liberdade, Liberdade" é o tipo de novela que falta às 21h

Folhetim surpreende com história marcante e ótimas atuações.

Por: Jeferson Cardoso

Foto: Divulgação/Globo

Os diretores da Globo podem ter dificuldade para entender a instabilidade de audiência de Velho, mas o público não é bobo. O telespectador, de hoje, não tem paciência para cenas de paisagens e lições de moral. Velho Chico é bonita, gostosa de assistir, mas não sai do lugar. É lenta, arrastada, cansativa, moralista e sua narrativa é muito óbvia.

Algumas pessoas dizem que, apesar da lentidão, Velho Chico é superior à Regra do Jogo. Bobagem. Entra aí, o gosto. Você gostar de um estilo não quer dizer que o outro seja ruim. Pra mim, tanto Velho Chico quanto A Regra do Jogo, possuem características que não agradam a maioria. João Emanuel acreditou que o público embarcaria numa novela com jeito de seriado; já Benedito Ruy Barbosa ainda acha que escreve para o público da década de 90.

Velho Chico não precisa de ajustes em perfis de personagens, precisa é de agilidade. A mudança radical de Afrânio (Antonio Fagundes) incomoda, mas já deu. Outra mudança no meio do caminho é tiro no escuro.

A trilha sonora desta novela é linda. É tão boa que faz a gente julgar como linda uma cena boba, como as de Martim (Lee Taylor) perdido entre as fazendas à procura dos avós maternos. Isso me faz lembrar I Love Paraisópolis, que – inicialmente – me iludiu com as canções que enriqueciam os personagens.   

Como conheço o estilo (e narrativas) de Benedito Ruy Barbosa, sei bem o que esperar de Velho Chico. Cada vez mais tenho a convicção que essa novela cairia bem na faixa das 18h.

Enquanto, Velho Chico dá sono, "Liberdade, Liberdade" prende, surpreende, e tira o fôlego às 23h. Sou admirador dessa obra. É muito boa. É o tipo de novela que, no meu ponto de vista, falta às 21.

Uma pena "Liberdade, Liberdade" ser exibida tão tarde. É uma novela – de história interessantíssima e atuações incríveis - que merecia maior destaque na programação de qualquer emissora.

A narrativa de "Liberdade, Liberdade" é ágil (e ótima); o folhetim tem cenas surpreendentes, emocionantes, e com ganchos. O elenco é espetacular, com destaques para as brilhantes atuações de Lília Cabral, Maitê Proença, Andrea Horta, Bruno Ferrari, Marco Ricca e Mateus Solano. A abertura é luxuosa, perfeita.

Vai dar certo?

Com Escrava Mãe confirmada para às 19h30, o que será do Cidade Alerta? A Record saberá lidar com a terceira colação? Marcelo Rezende, daqui a pouco, pega o seu banquinho e vaza de fininho.

Se Escrava Mãe será sucesso, não sei. Penso assim: depende de Haja Coração. Se a história de Daniel Ortiz fisgar, de imediato, o público, as concorrentes da Globo estão lascadas. Para a Record ou SBT conquistarem picos de audiência, a Globo precisa ir mal. É simples.

Pode agradar

Estou curtindo as primeiras chamadas de Haja Coração. Se Daniel Ortiz apostar na comédia e no drama, tem tudo para segurar o público de Totalmente Demais. Mariana Ximenes deve ser a dona da novela. Já Tatá Werneck deve ser julgada por se repetir; resta saber ela buscou ajuda para melhor sua dicção.

É esperar para ver no ar, já que teasers e chamadas apenas servem para criar expectativas.

Novidade, cadê você?

O que a produção de Xuxa Meneghel está esperando para mudar o formato do programa? A atração é muito fraca. Até tem umas boas reportagens, mas no geral...  Uma hora e meia de programa onde se aproveita, no máximo, dez minutos. É impossível assistir ao programa do início ao fim.

A TV é hábito. Xuxa deixou o público se acomodar. Agora, qualquer novidade, terá dificuldade para emplacar. Independente disso, a apresentadora precisa valorizar a própria contratação. A TV vive de números de audiência. Antes, claro, Xuxa precisa empolgar os fãs que são os responsáveis pelos 6 pontos de audiência. Se não fossem nós (os fãs)... Hihihi.

Copiando o vizinho

Celso Portiolli quer vencer Luiz Bacci usando as mesmas armas: chororô e assistencialismo, que mais parecem sensacionalismo? Não faça isso, Celso. Assim fica difícil defendê-lo. Copia o The Voice Kids, é melhor. #Deboche

É isso. Estão curtindo as chamadas de Haja Coração? Velho Chico tem história para disparar na audiência? "Liberdade, Liberdade" faria sucesso às 21h? Obrigado e até ao nosso próximo encontro. =D


Deixe o seu comentário