Império consegue estancar queda de audiência da Globo

Drica Moraes é destaque com a vilania de Cora, tão esperada pelo público.

Publicidade

O tempo voa. Passamos do centésimo capítulo de Império. O novelão prometido por Aguinaldo Silva conseguiu estancar a queda de audiência da Globo, mesmo enfrentando o horário político. Até o momento, média geral de 31 pontos na Grande São Paulo. Nas últimas três semanas, esse número saltou para 34. De fato, não é um fenômeno de audiência, mas, para a atual realidade, é um sucesso. Um índice que só será valorizado após os primeiros resultados de sua sucessora.

Império é um folhetim clássico, tradicional, divertido, gostoso de assistir. Não é perfeita, obviamente, mas, pra mim, tem sido uma ótima novela. Ótima? Sim! É o estilo de novela que eu gosto, e está acima daquilo que esperava.

E, finalmente, Drica Moraes ganha o destaque merecido. Ela dominou o ótimo capítulo desta segunda-feira (17), com a vilania de Cora, tão esperada pelo público. 

No mais, obrigado Rogério Gomes por valorizar as cenas de impacto de Império. A sonoplastia, que estava aquém, tem surpreendido nos últimos capítulos.

Em suma, Império me faz lembrar de novelões como Tieta, Pedra Sobre Pedra e A Indomada.

A novela certa

Finalmente uma novela escrita para o público das sete. Alto Astral é ótima. Estou adorando!!!

Sérgio Guinze foi um acerto da direção. Está surpreendendo! Ele tem química com Nathalia Dill, e encaixou com Claudia Raia.

Alto Astral é tudo de bom!

Malhação

Já disse que estou curtindo a atual temporada de Malhação? É muito boa!. A história é tradicional, bem próxima do formato de uma novela, e o elenco - muito bem escalado - revela jovens talentos. Destaque para Rafael Vitti e Isabella Santoni, que além da química, roubam as cenas, e, merecidamente, se tornaram os protagonistas.

A ordem dos autores

A Globo apostará em novos talentos. Mauricio Gyboski, colaborador de Império, e Rosane Svartman, co-autora de Malhação, tiveram suas sinopses aprovadas.

Provisoriamente, a Globo tem reservado os seguintes autores.

18h
Licia Manzo
Elizabeth Jhin
Mauricio Gyboski

19h
Alcides Nogueira
Rosane Svartman

21h
Gilberto Braga
João Emanuel Carneiro
Maria Adelaide Amaral

23h
Walcyr Carrasco

Curiosidade: Com a entrada de Maria Adelaide Amaral, como ficam Thelma Guedes e Duca Rachid? Elas seriam promovidas para o horário mais cobiçado da TV brasileira.

Pitaco: Se eu fosse diretor de dramaturgia, cargo que não almejo nem em sonho, escalaria Gloria Perez para uma novela às 23h, em 2016, e colocaria Thelma e Duca após Maria Adelaide.

Finalmente!

Tarde demais, mas antes tarde do que nunca! A Record mudará o horário de sua dramaturgia. A partir de fevereiro ou março, a novela será exibida às 20h30, com a estreia de Os Dez Mandamentos.

Não será vice-líder de audiência (não preciso de bola de cristal para essa afirmação), até mesmo porque nessa faixa o SBT domina. Mas, para os noveleiros, principalmente aos adultos, será um presente.

Vitória e Pecado Mortal foram injustiçadas sendo exibidas às 21h30. Uma pena.

Precaução

Rio Babilônia pode ser uma dor de cabeça para a Globo. Ainda é cedo para falar sobre esta novela, prefiro esperar por maiores informações. Por enquanto, tenho a certeza de uma coisa: elenco estelar não dá audiência.

Enfim, precavida, a Globo antecipou a estreia de Favela Chique, de João Emanuel Carneiro. O folhetim que deve ser protagonizado por Andreia Horta e Marco Pigossi será lançada no final de setembro. Com isso, Rio Babilônia, de Gilberto Braga terá apenas 167 capítulos. Isso, claro, vai depender da audiência. Se fracassar, termina com os mesmos 150 de Em Família.

Já circula um boato de que Império será esticada em uma semana. Se verdade, Rio Babilônia estreará no dia 23 de março e totalizará 161 capítulos.

Independente de audiência, fracasso ou sucesso, espero que Rio Babilônia seja curta, o que pode favorecer a ela mesma. Isso, claro, se for um bom folhetim, com características básicas de uma novela tradicional.

Por fim... elenco estelar não é garantia de audiência, mas é o quesito fundamental para a credibilidade e qualidade final de uma novela.

Dupla Identidade

Não me esqueço de Amores Roubados no início do ano, só que estou tão deslumbrado com Dupla Identidade, que, no meio da empolgação, escolheria essa produção como a melhor série do ano. É fantástica! Nos finais de cada episódio, respiro fundo. É muita adrenalina.  Haja coração!

Vale a Pena Ver de Novo

A reprise de O Rei do Gado está realmente confirmada? Misericórdia!!! O SBT fará a festa no horário vespertino.

Globo de Ouro Sem Noção

Não curti essa versão do Canal Viva. É bem produzido, porém muito chato. O que foi Angélica dublando a música Vou de Táxi? E os apresentadores sem interação com a platéia, tendo como objetivo apenas as chamadas dos cantores em gravações off? Sem falar nos convidados (alguns) que tiveram que cantar músicas de outros cantores. O clima de nostalgia foi brochante.

Também não compreendi o porquê de mostrarem os bastidores junto com as apresentações. Isso deveria ser um programa à parte.

Diferencial, modernidade, enfim, o formato desse Globo de Ouro pode ser considerado uma inovação, só que não gostei.

Lady Marizete

Maurício Destri, Bruna Marquezine, Caio Castro e Tatá Werneck serão os protagonistas da novela de Alcides Nogueira e Mario Teixeira.

Rotinhos bonitos de interpretações questionáveis. Werneck talvez seja uma exceção, porque é uma ótima comediante. Com um elenco desse não tenho como não ser pessimista.

Mudanças no CQC

A Band acredita que reformulando o elenco do CQC, os números de audiência voltarão a subir. A troca é necessária, mas precisa encaixar bem os repórteres com os quadros. O programa não é mais o mesmo depois das saídas de Rafinha Bastos, Rafael Cortez e Mônica Iozzi.

A contratação de Dan Stulbach pode ter sido um acerto. Confesso que não vi o profissional à frente do Encontro, mas o assisti no Saia Justa, do GNT. Penso que ele possa ter um melhor desempenho do que o chato do Marcelo Tas.

Peço desculpas pela minha ausência, mas a vida está corrida. Não tenho tido tempo nem para responder a vocês, meus queridos leitores. Daqui a pouco, tudo se normaliza. Assim espero.

Fiquei uns dias sem comentar, mas não aconteceram muitas coisas. Também não criarei tópicos apenas para preencher espaços, não faz sentido. Devo um post dedicado à Boogie Oogie, o que farei na próxima semana, quando completará 100 capítulos no ar.

Estão curtindo Alto Astral? Das novelas que estão no ar, qual é a sua preferida? Será que em 2015 teremos novelas e seriados tão bons como as deste ano?

Obrigado pela atenção, e até a próxima. ;)

Comentários (39) Postar Comentário

Magayver
Magayver comentou:

Olá Jeferson como vai, realmente a Rede globo confirmou a Re reprise de O rei do gado e sabes me dizer se já tem data de Reestreia e sem falar que o vale a pena ver de novo tinha que voltar a ser exibido no antigo horário tradicional, depois do video show.

Jeferson Cardoso
Jeferson Cardoso respondeu:

Magayver, parece que a estreia será em fevereiro. Também sou a favor do retorno do VPVN para depois do Vídeo Show.

André
André comentou:

Jeff ainda a Cora pode mais SIM, só o MAGO querer, Império pra mim é uma BOA novela, acho que a primeira fase foi tão EXCELENTE e na segunda caiu que grande parte do público desistiu da trama, assisto algumas partes e para o horário está boa e com a média que merece, enfim teremos até março para ver o NOVELÃO do AS rs
Também destaco aqui a série Eu que Amo Tanto exibida no fantástico mais claro vi no site rs, merece atenção etem ótimas interpretações, texto e a direção impecável de Amora Mautner, que fará história na direção de núcleo de Favela Chique, tenho dito!

Jeferson Cardoso
Jeferson Cardoso respondeu:

É verdade, gostei do episódio com Susana Vieira. =D

carlos
carlos comentou:

Essa audiência só serve pra SP, em inúmeros estados a Globo nunca teve sua hegemonia quebrada, nem sequer ameaçada.

Jeferson Cardoso
Jeferson Cardoso respondeu:

Já teve, mas hoje as concorrentes não fazem nem cócegas. Rsrsrrs

Júllio di Avlis
Júllio di Avlis comentou:

Novo post na próxima semana? Ha, ha, ha...
Só Santa Clara na causa, adoro seus posts, mas na minha humilde opinião quem tem um espaço como esse e é acessado por milhares de pessoas deveria pelo menos um minuto de respeito para com os mesmos, nem que seja pra dar uma justificativa de sua ausência. Sim senhor, um minuto é mais que suficiente pra se justificar tamanho descaso com a gente, e acho que assim como eu, vários leitores não o abandonam por que curtem seu trabalho, e ainda temos que aguentar essas propagandas chatérrimas que abrem em cima das noticias, isso sim é de matar. Você pode me achar chato Jef, mas gosto do seu trabalho, e das das criticas que você faz, sendo sempre sensatas. Mas pelo amor do pai, um pouco mais de respeito para com seus leitores. NÓS AGRADECEMOS...

Jeferson Cardoso
Jeferson Cardoso respondeu:

Sim. Antes do capítulo 100 de Boogie Oogie. =D Júllio, muito obrigado pelo carinho. Não é descaso, é falta de tempo mesmo. Às vezes acontecem imprevistos. Quanto às propagandas, faz parte do processo.

Ricky
Ricky comentou:

Jeferson! Que bom tê-lo de volta, não aguentava mais tanta espera, haha. Enfim, esclareça-me uma coisa, por favor. Antes do PROJAC ser construído e inaugurado, em meados da década de 90, onde as nossas queridas novelas eram gravadas? No meio da cidade que não, né, haha!! E outra coisa: como é lá dentro? É verdade que aquelas fachadas que a gente vê sendo as casas, cidades, etc., são todas vazias? Não acredito! E os estúdios? Os ambientes (quartos, lojas) são todos um em frente dos outros, como os estúdios de Chiquititas? Conte mais sobre o maravilhoso mundo do Projac, acho que não só eu, mas todos iam adorar!! Você já foi ao SBT conhecer?
Obs.: você assistiu a Alma Gêmea, novela das seis do Walcyr? Gostava? Abração, tudo de bom!!

Jeferson Cardoso
Jeferson Cardoso respondeu:

Oi Ricky, obrigado. A Globo faz réplicas das ruas dentro do Projac. A maioria das casas é fachada, com exceção de restaurantes, bares, lojas... É tudo feito de madeira. Rsrsrsrs. As partes internas das casas ficam nos estúdios. Um estúdio pode contemplar vários cenários, depende do tamanho deles. No RecNov, por exemplo, vi uns 6 cenários pequenos no mesmo estúdio, tipo escritórios, quartos.... Antes do Projac, a emissora não tinha um lugar fixo. Salvo engano, eram estúdios alugados, em lugares distintos. Os estúdios que eram de propriedade de Renato Aragão, onde hoje é o RecNov, eram locados pela Globo. Lá foram gravados Malhação, Os Normais...

falo mesmo
falo mesmo comentou:

com certeza Rio babilonia vai ser melhor que imperio,o que eu vejo de pessoas que desistirao de ver,realmente a novela se perdeu,eu meso nao vejo mais a meses,gilberto braga e gloria pires uma parceria certeira,a gloria é ótima como má.QUE venha RIO BABILONIA será sucesso SIM.

Jeferson Cardoso
Jeferson Cardoso respondeu:

Sucesso será, não tenho dúvida.

Marizete
Marizete comentou:

O diretor de teledramaturgia não pode ser esquecido. Ele também tem que botar a mão na massa. Silvio de Abreu e João Emanuel são os melhores autores da TV brasileira!

Ricardo Lacerda
Ricardo Lacerda comentou:

Não entendi esse comentário sobre Rio Babilônia. É quase uma premonição. Como julgar uma novela quando ainda faltam meses para a estréia. E tamanho de novela não quer dizer nada. Qual o problema da novela ter 161 ou 167 capítulos? Se a novela tivesse 200 capítulos, Favela Chique estrearia em dezembro.
A Viagem por exemplo teve "apenas" 167 capítulos e é um sucesso incontestável.

Jeferson Cardoso
Jeferson Cardoso respondeu:

Não estou julgando, só comentando. O problema é que evita as barrigas. As novelas do Gilberto Braga mesmo longa são boas, imagina sendo menores. Só disse que elenco não quer dizer nada, e que espero por um trama, no mínimo, boa.

Lucas
Lucas comentou:

Império:Adoro essa Novela,e estou gostando cada Vez mais,não é Aquele Novelão todo,mais é uma delicia de se Assistir,tem todos os Ingredientes para prender o publico,Humor,emoção,agilidade,e Personagens Fortes e Populares,Finalmente Cora se Mostrou a que Veio,o capitulo dessa Segunda foi Fantastico,Drica Moraes como sempre espetacular,e concordo com você ate que enfim a Direção melhorou e colocou instrumentais para causar adrenalina e emoção nas cenas,agora Falta melhorar e muito a Trilha sonora,pois as musicas dessa Novela estão uma bagunça,sem personagem fixo como tema,esta uma vergonha,espero que Melhore.
Outra coisa que queria comentar Jeff,voce viu a Lista de Indicados aos Melhores do Ano do Domingão de Faustão ?? Que vergonha,não tenho nem vontade de Votar,ou assistir a premiação,é a pior lista de todos os Anos,chega a ser ridiculo algumas indicações,bem que você podia voltar a Fazer a enquete para Eleger os melhores do Ano aqui,sei que voce parou com isso alguns anos atras,por causa de alguns fãs exagerados da internet,mais bem que podia abrir uma excessão e indicar realmente os destaques do Ano,pois se depender dos Premios de Verdade,vai ser uma Chatice.Parabens mais Uma Vez pelo Blog Jeff.

Jeferson Cardoso
Jeferson Cardoso respondeu:

Lucas, esse Troféu é complicado. Mas esse ano passaram dos limites. Rsrsrsrsrs. Será que supera a escolha de atriz revelação (Viviane Araújo) do Jornal Extra? #deboche

Samuel
Samuel comentou:

Alta Astral e Fina Estampa são ótimas. mas ainda assim prefiro Boogie Oogie, dá gosto de ver Giulia Gam, Betty Faria, Alessandra Negrini, Francisco Cuoco e Deborah Secco, além de um ótimo casal e protagonistas e ainda ganhou um personagem incrível da Joana Foom pra melhorar mais ainda. Fazia tempo que a globo não acertava em 3 novelas ao mesmo tempo, acho que já é fruto do trabalho do grande Silvio de Abreu em? Concordo com a Glória as 23h, acho que ela precisa de novelas curtas, é uma grande autora mas as novelas dela tem muita barriga, Gilberto Braga idem, com essa novela curta a chance de sucesso e maior. E o CQC com Dan Stulbach, Rafael Cortez e mais alguem que chegue vai melhorar demais. 2015 promete na TV.
PS: Comendador, Maria Marta e Cora são incriveis, desde Avenida Brasil não via três atores de núcleo principal de novela das 21h tão bem, tão entrosados

Jeferson Cardoso
Jeferson Cardoso respondeu:

Samuel, não é Fina Estampa, e sim Império. Rsrsrsrsrs Joana Foom está hilária em Boogie Oogie. Adoro a tia da Carlota! Império tem uns personagens soltos, sem função, mas o núcleo central está muito bem desenvolvido. =D