O Planeta TV

"HIPERTENSÃO": O REALITY DESNECESSÁRIO E IMPUGNANTE!

Por: Jeferson Cardoso

Nesta quinta, 02, a Globo reestreou "Hipertensão", um programa vergonhoso. Não queria comentar sobre esse assunto, mas não consigo. Sinceramente, o que leva a Globo a produzir uma coisa dessas? É um reality show nojento, desnecessário e que explora – exageradamente – o esforço físico e mental do ser humano. E Glenda Kozlowski? Coitada! Parecia estar com medo, nojo, ou quem sabe, sentindo-se envergonhada de estar à frente da atração. A audiência, de 15 pontos, deveria ser festejada pela Globo. A tendência, anotem, é cair ainda mais.

Ídolos

Tenho certeza de que a Rede Record não abrirá mão de Ídolos, que garante ótimos índices de audiência. A emissora, meus quereedos, vive – e precisa – de audiência. O contrato com a Fremantle, criadora do formato, deve ser renovado, assim espero. A fase de auditório vem registrando uma média de 10 pontos, o mesmo que temporadas passadas. É a pior fase! No entanto, essa atual temporada do reality foi a melhor já produzida pela Record. Dos participantes que ainda restam, torço pelo garoto Israel Lucero, de 17 anos.

Passione

Um novelão! O capítulo dessa quinta foi divertidíssimo. Sim, Silvio de Abreu demorou para encontrar o tom, mas quando acertou... Ainda não é melhor que Caminho das Índias, mas tem de tudo para superar. Não estou gostando da atuação de Cauã Reymond e Reynaldo Gianecchini, por outro lado, Fernanda Montenegro arrasa e Gabriela Duarte impressiona. Os destaques são muitos e, não posso deixar de citar Cleyde Yáconis, que merece ser aplaudida de pé.

Respondendo leitores

O leitor Adalberto Thiago, do Espirito Santo, fez as seguintes perguntas:

1- Acredita no sucesso da próxima das 18 horas "Araguaia"?

- Não, mas torço para que seja. Walther Negrão surpreendeu em Desejo Probido, que foi uma ótima novela mesmo com baixa audiência. "Araguaia" tem sinopse simples, mas com os ingredientes que as donas de casa gostam. Só não sei se elas ainda assistem novelas como antes.

2- Acha que "Hipertensão" passará da casa dos 20, 25 mesmo sendo pra lá das 11 horas?

- Se Deus quiser não. Esse tipo de programa merece traçar. A Globo precisa acordar desse pesadelo e manter o nível de sua programação.

3- Quem teve um primeiro ano mais produtivo? Eliana ou Gugu em suas novas casas? Levando-se em consideração não só audiência, mas Faturamento, Popularidade, Respeito ao Público e etc.

- Veja bem, trocar o SBT pela Record foi a melhor coisa que Gugu deveria ter feito. Alguns consideraram trairagem, mas não é bem assim. O próprio Silvio Santos, na época, disse que seria a melhor opção para ele, percebendo que o SBT viria a passar por uma turbulência. Gugu tem gratidão por Silvio Santos, isto é fato. Na Record, Gugu foi lançado em um horário ousado e mais disputado, não deu certo e atualmente, às 16h, vem consolidando a vice-liderança com uma média de 10 pontos, o mesmo que registrava no SBT. Se bem que falar em audiência e comparar com um ou dois anos atrás, é complicado. Nesse intervalo, muitas coisas mudaram e as pessoas assistem menos televisão. Quanto à audiência, acredito que Gugu não perdeu nada. A popularidade, sim, foi prejudicada porque enfrentava o Pânico na TV!. Na verdade, na Record, Gugu ainda não se achou, apresentando quadros cansativos e desnecessários.

E Eliana? Bom, até hoje não consegui entender o que motivou a sua saída da Rede Record. Com ela, o Tudo é Possível era possível de se assistir. No SBT, Eliana consegue - com quadros populares - manter bons índices (entre 7 e 9 pontos). É praticamente o mesmo que ela registrava na Record. O programa não é bom, mas a apresentadora é esforçada e vem trabalhando para roubar público de Gugu, que apresenta fragilidade.

Resumindo: Tanto o programa de Gugu quanto o de Eliana precisam melhorar bastante. Os quadros apresentados por eles não chamam a atenção e, às vezes, irritam. Gugu precisa apresentar sua nova identidade, esquecendo os quadros lançados por ele no SBT.
Por fim, se tivesse que escolher – com muita tortura – o "melhor" entre as duas atrações, escolheria o de Eliana.

Abs.


Deixe o seu comentário