O Planeta TV

Haja Coração e Escrava Mãe agradam; Velho Chico decepciona

Walcyr Carrasco escuta o público e faz sucesso às 18h.

Por: Jeferson Cardoso

Após um período sabático, quase um mês, reapareço com opinião formada quanto as atuais novelas em exibição. Opinião essa que mudou algumas vezes nesses últimos 30 dias e que pode mudar novamente de acordo com os capítulos a serem exibidos.

Sobre Haja Coração, inicialmente achei uma apresentação corrida e personagens artificiais. Para acompanhar essa novela precisamos seguir o conselho de Gloria Perez e saber voar, viajar. Hahahaha! Estou falando sério, e não é uma crítica negativa.  É o estilo imposto por Daniel Ortiz, desde o primeiro capítulo. Há situações inacreditáveis e nada engraçadas porque são exageradas. A mim não incomoda as imaginações do autor, mas não precisa forçar a barra.

Entrando no universo (viajando), Haja Coração, no meu ponto de vista, é salva pela agilidade e ótimas atuações. O elenco foi muito bem escalado, com destaques para Mariana Ximenes, João Baldasserini (grata surpresa), Tatá Werneck (aleluia), Carolina Ferraz e Sabrina Petraglia (pronta para ser protagonista). 

Apesar do estilo superficial, Haja Coração é uma boa novela. 

Novelão!

Escrava Mãe é um novelão digno de horário nobre. Que novela! É fantástica! Uma pena que não poderei acompanhá-la na íntegra. Sendo sincero: fui fisgado pela Tancinha e o besta do Beto. Rsrsrs. 

A Record vacilou quando desistiu de Escrava Mãe como substituta de Os Dez Mandamentos. Certamente, seria uma concorrência à altura para Velho Chico. 

Amo a química entre Juliana (Gabriela Moreyra) e Miguel (Pedro Carvalho); e aclamo as brilhantes atuações de Bete Coelho, Lidi Lisboa e Thais Fersoza. O elenco, considerado de time B por jornalistas, é fantástico. Percebe-se a entrega dos atores em cena. 

Colocar a produtora Casablanca à frente da produção de Escrava Mãe foi um acerto da Record. As imagens e fotografias são lindas e a abertura luxuosa. 

Gustavo Reiz prometeu um novelão e está surpreendendo, com ótimos ganchos e uma narrativa de tirar o fôlego.

Será que conseguirei largar esta novela? Não sei o que faço, amo a Tancinha, mas fui fisgado por essa obra prima da Record. 

Vou tentar manter a estratégia, de revezamento e cada dia assistir a uma. Hoje, por exemplo, comecei assistindo Haja Coração e mudei no intervalo. Preso na agilidade do capítulo de Escrava Mãe, não consegui voltar para a Globo. Isso não vai dar certo. Rsrs

Três fracassos consecutivos

Depois que Benedito Ruy Barbosa assumiu a autoria de Velho Chico, a audiência desandou. Natural. A novela acabou por volta do capítulo 40. Estava empolgado e pretendia assisti-la até o fim, só que perdi a paciência. Não parei em definitivo e vejo apenas capítulos avulsos.

Não tenho implicância com o estilo das novelas de Benedito, só acho que não combina com o horário das 21h. Velho Chico seria uma linda novela das seis, mas quiseram pagar para ver.

Para mim, Luiz Fernando Carvalho faz milagre em Velho Chico. A direção e a fotografia desta novela são lindas. Uma pena que os autores escrevem pensando que estão na década passada.

A audiência é, merecidamente, decrescente e já está próxima dos 27 pontos.  Deve terminar – até outubro – com os 28 pontos, o mesmo índice de A Regra do Jogo, a novela do autor de Avenida Brasil e que foi vice-líder no Painel Nacional de Televisão por quase um mês. 

O número do Ibope cada um julga como quer. Para mim, Globo fracassa na faixa das 21h desde Babilônia. Já são três fracassos seguidos, e admitidos internamente pela emissora.

Argumento 1: "A Regra do Jogo foi sucesso porque levantou os índices de Babilônia; já Velho Chico é fracasso porque não conseguiu subir um décimo da antecessora". Oi? Hahahahahahaha! Gente, Babilônia (considerada um fracasso histórico) é parâmetro para definir o que é sucesso?

Argumento 2: "Se não fosse Os Dez Mandamentos, A Regra do Jogo tinha batido, facilmente, a casa dos 30 pontos". Será? Hahahahahaha! Duvido! É preciso admitir que JEC errou feio e os primeiros capítulos de sua novela foram horríveis. A culpa não foi da concorrência, foi mais vacilo da autor de Avenida Brasil. 

Nunca saberemos se sem Os Dez Mandamentos, A Regra do Jogo surpreenderia ou se fracassaria mais ainda. O fato é que, às 21h, a Globo não sabe o que é sucesso há um bom tempo.

Quem sabe com A Lei do Amor consiga a tão sonhada média de 30 pontos. Que fase!!!! 

Aos fãs de Benedito Ruy Barbosa aconselho pararem de mimimi.  Não "me enche os pacová", vivam intensamente a novela - que tem um estilo que fazia falta às 21h (#deboche), pois daqui a pouco acaba. Rsrs

Eta Mito Bom!

Enquanto a Globo tenta acertar às 21h, e alguns ficam comparando números de audiência de insucessos, Eta Mundo Bom! surpreende às 18h. Walcyr Carrasco, com uma novela simples e divertida, entra para a história. A dois meses do fim, Eta deve terminar com a mesma média de Totalmente Demais. Elevará em 6 pontos a média das 18h e há um mês é a maior audiência da TV aberta. 

Eta Mundo Bom! é um mito e merece todo o sucesso. Excelente dramaturgo, Walcyr Carrasco percebe rapidamente o que dá certo e sabe a quem dá ouvidos. Filomena (Débora Nascimento) não funcionou; e ele logo deu destaque à Maria (Bianca Bin). Enquanto a crítica especializada questionava o sumiço da protagonista, o público amava o confronto da empregada com Sandra (Flavia Alessandra). Ele também mudou o perfil e visual de Celso (Rainer Cadete), e de imediato conquistou a torcida.

Walcyr também não segura história. Quando você pensa irá acontecer, já aconteceu. O autor, que é bobo, para segurar o ibope (nas alturas) aposta naquilo que deu certo em suas obras anteriores: drama familiar, de Morde & Assopra, e humor (caipira, de Chocolate com Pimenta; e inocente de O Cravo e a Rosa). 

Quando a Globo anunciou que Eta Mundo Bom! teria 200 capítulos, lamentei. Hoje, agradeço. #NuncaPensei. A novela é tão boa, mas tão boa, que passou rápido. 

Que venha os picos de 40 pontos porque os 35 estão poucos. o/ Fica aqui também a minha torcida para que o cegonho consiga voar, depois várias tentativas hilárias e antes do último capítulo, para salvar o casamento da Eponina (Rosi Campos). Hahaha!

Por audiência

Alma Gêmea deve ser a substituta de Anjo Mau. Por audiência, Globo apelará por uma novela de Walcy Carrasco. A Globo padrão SBT de reprises. #Vergonha

Se a segunda reprise de Alma Gêmea bombar, preparem para a volta de O Rei do Gado. #Deboche 

O Fim

A Record conseguiu emplacar a segunda temporada de Os Dez Mandamentos, e manteve os mesmos índices de audiência do ano passado. Obviamente, a repercussão foi inferior e a novela perdeu qualidade abrindo mão do protagonismo de Moisés (Guilherme Winter) e apostando em tramas paralelas.

Pelo fim do monopólio, bem como a migração de profissionais entre emissoras, e principalmente para que a Globo sai do comodismo, torcerei pelo sucesso de A Terra Prometida. Quem ganha com a concorrência entre emissoras de TV é o público. Foi por falta dela que a Globo aprovava e produzia "bobagens" no passado. Rsrs

Ai ai

Marcio Garcia há anos tenta emplacar um projeto na Globo. Tentou, tentou, ameaçou ir para Record, e conseguiu. No próximo dia 10, ele estará à frente do Tamanho Família. A divulgação do programa começou neste fim de semana e fica uma dúvida: será ruim como apresenta nas chamadas? Dá impressão de que será um programa engessado, bastante editado, como o Esquenta!. Sei não, apostando no drama, ops depoimentos, de familiares de famosos, vai que cola. #deboche

Com diria Tancinha, agora "me vou". Antes, gostaria de lembrar que ainda considero Liberdade, Liberdade a melhor novela em exibição. Até o nosso próximo encontro, e garanto que será antes do Natal. #Deboche.



Publicidade

Comentários (24) Postar Comentário

Andre comentou:

Velho Chico nao funcionou. Arrastada, sem ganchos e diálogos chatos. .. Ela e Em Família da uma disputa boa pra saber qual a pior. A culpa sao dos autores. Benedito na estreia esbravejou contra os autores assuntos e esqueceu que o estilo dele não é bom para as 21h. Sinceramente, tem muito ibope ainda pq tem quem goste. Benê, volta pras 18h.


Jeferson Cardoso respondeu:

Novela de personagens falando sozinhos... é complicado! Rs



Marcos Ferraço respondeu:

A beleza artística das cenas, o desempenho espetacular dos atores principais, exceto Fagundes, o tema contemporâneo e forte, a poesia dos diálogos... isso q vejo quando assisto essa obra prima. É certo q faltaram alguns atores mais renomados e até mais personagens, porém o conjunto da obra a torna impecável!!!!


Tarcizio Reis comentou:

A Record conseguiu emplacar a segunda temporada de Os Dez Mandamentos, porém se continuarem nessa enrolação com a Terra Prometida vai cansar o público.

Melhor site do mundo esse, parabens, dono super competente.


Jeferson Cardoso respondeu:

Hahaha! Obrigado Tarcizio. =D Você ainda não cansou da enrolação? Rsrsrs


Lucas comentou:

Não assisto Haja Coração,vi algumas partes mas a novela me fisgou,não tem brilho,é exagerada e sem pegada popular,depois de uma Totalmente Demais,é duro se acostumar com uma trama focada em barracos,humor forçado e pastelão,não me fisgou.Velho Chico é tão ruim quanto A Regra do Jogo e Babilônia,mais um fracasso para a coleção do horario nobre,três novelas ruins e fracassadas seguidas as 9,que fase em,sera que "A Lei do Amor" trara o publico de volta ? Liberdade Liberdade,acompanho e gosto muito,enredo e personagens cativantes e um grande elenco,é a melhor trama inédita no ar.O que falar da escolha de Alma gêmea como proxima reprise ? ta na cara que a Globo quer seguir o fenomeno de Eta Mundo Bom e colocar uma novela do Walcyr no ar para bombar,mais pelo amor,nada contra a trama,mais alem de ser uma reprise muito recente,é praticamente uma copia da novela das 6 no ar,a vilã que o diga kkkkk porem,com certeza vai bombar,e na sequencia dela vira Morde e Assopra,que ja to estranhando a demora para reprisar,deveria vir no lugar de Alma.


Jeferson Cardoso respondeu:

Lucas, acho mais fácil Eta Mundo Bom! ser reprisada no ano que vem. Rssrsrs


Brunno comentou:

Olha, discordo em relação à "A Regra do Jogo", ela não foi uma maravilha, mas que é anos luz melhor que Babilônia e Velho Sono, isso não dá pra negar, e ainda, ARDJ começou mal nos nºs de audiência, mas foi subindo com o tempo, fez um caminho crescente, já Velho Cochilo, começou bem nos nºs, e foi só cando, caindo, e capaz de encerrar com 27 de média hahaha!
E o que dizer de Eta Mundo Bom????? SOCORROOO, a novela é um verdadeiro fenômeno, e MERECIDO, pois ela é ótima, divertida, emocionante, e SEM BARRIGA!!!!! Nunca pensei que veria nºs tão altos assim na faixa das 6h, e acredito que essa tal de Sol Nascente dificilmente segurará os índices...
Haja Coração tá bem agradável, tô gostando muito, a única coisa que me irrita, é o Apolo... O cara é chato, um grosseirão, ciumento PRA CARAMBA, só sabe resolver as coisas "no braço", enfim, é por isso que a maioria do público torce por Beto e Tancinha ficarem juntos!!!
E no próximo post, fale mais sobre Liberdade, Liberdade, que é um NOVELÃO!!!! Antes da estreia, não dava nada por ela, e hoje, vi que queimei a língua.. Pra mim, Liberdade, Liberdade é a 2ª melhor novela das 23h, só perde para a maravilhosa Verdades Secretas!!!


Jeferson Cardoso respondeu:

Brunno, não questiono qual é a melhor ou pior. Isso depende do gosto pessoal. Rsrs Infelizmente, no quesito audiência, a Globo acumula três fracassos. Tomara que A Lei do Amor seja boa e faça por merecer índices acima dos 30 pontos. O Apolo é insuportável, e espero que não fique com aquelas idas e vindas com Tacinha. Rsrs



Julia respondeu:

Aprendam sobre erros: Babilônia: Ter usado de polêmicas logo no primeiro capítulo pra virar uma novela zumbi depois (se Babilônia não tive ousadia demais e a sinopse fluísse como o original seria bem melhor); ARDJ: Os telespectadores que detestaram o beijo lésbico usaram de bode expiatório a violência pra esconder o seu repúdio pela a novela anterior decidiram culpar a violência de A Regra do Jogo como fator pra não ver, mas não é só culpa do público, também do autor que não soube coordenar os primeiros capítulos focando e núcleos avulsos que não tinham nenhum elo com a central, mas com a partir dos capítulos com ALTERAÇÃO (acham realmente que A Regra do Jogo original ia dar certo com uma trama violenta e (má construidamente) dúbia pra um público que quer maniqueísmo ao extremo?) do autor em romance e em Romena acabou dando certo e elevou pontos da anterior, mas que não tira seu mérito de ser mediana; Velho Chico prova que o público só sabe reclamar e que favela e violência eram só pretexto mesmo e que a tão aguardada volta da roça não passou de ilusão saudosista (Como se O Rei do Gado iria ser um sucessão de 50 pontos em pleno 2016 como os pseudo-comentaristas de TV em outros sites previam, pelo menos nesse não, ainda bem). Pela a última vez, o público quer realmente é uma novela que seja simplesmente apta pra eles, nem ousada e nem pretensiosa demais, como Laços de Família, O Clone, Senhora do Destino e etc... Só querem o que já conhecem, público assim que chega de um dia de trabalho não quer pensar e refletir em novelas, querem apenas ver o que já sabem e apenas se troca a forma como se conta, ousadia claro, é bem vinda mas de forma que o público entenda principalmente.


Elsa Mars comentou:

Jeff o rei do The Bosh hahahaha

Vamos comentar o ótimo texto dessa matéria:

1 - Velho Chico é sim um mega fracasso! O elenco é ótimo e o diretor (que tem sido muito criticado) tem feito uma fotografia linda, mas o que falta é história, ação... Monólogos funcionam maravilhosamente no teatro, na TV raramente...

2 - Eta Mundo Bom é a última queimadura na língua da galera que subestimou Walcyr Carrasco à época de Amor à Vida. O autor saiu da experiência das 21h decidido a lacrar o coooo das inimigas e conseguiu com Verdades Secretas e Eta Mundo Bom. Que venha os 40 pontos pq 35 pontos chega fácil!

3 - Haja Coração é uma delícia. Me apaixonei pela trama. Concordo que tem muita artificilidade e situações non sense, mas ainda assim a gente consegue se divertir. Sabrina Petraglia tá fantástica... que composição!! Já pode estrelar uma novela fácil fácil. Destaco também a Marisa Orth (fora da sua zona de conforto) e a Tátá Werneck que super melhorou sua dicção. O trio de peruas amigas também é fantástico.

4 - Gente, vamos orar pra N. Senhora Maria Adelaide Amaral lacrar com A Lei do Amor. Não aguento mais novela das 21h ruim. Só tem bomba nesse horário PQP!


:)))))


Jeferson Cardoso respondeu:

Elisa, concordo com a parte onde você diz que "só tem bomba". Rsrss. Do trio de Haja Coração, não curto algumas situações forçadas, como no capítulo de sábado, com os ratos no apartamento. Não achei graça. Ellen Rocche está muito bem no papel. =D


ricardo comentou:

velho chico esta otima agora perto da revelaçao de que miguel e filho de santo, e agora com a uniao de luzia e carlos eduardo para separar santo e tereza a novela esta dinamica


Jeferson Cardoso respondeu:

Verdade, melhorou um pouco. Será que, na reta final, não vai ter assassinato? É característica do autor.... rsrs


Rafael comentou:

Sobre Haja Lacração ta uma novela deliciosa de assistir e ponto positivo pq tera 130 capitulos.Mariana Ximenes pegou um papel dificil e esta dando mta conta do recado.Joao Balda q revelaçao, ofuscou o sem sal do Malvino Salvador.Tata Werneck e Grace estao brilhando.O trio de peruas pode ser um nucleo meio sem noçao,mas estao bem em seus papeis.Ah E Sabrina Petraglia esta emocionando em cada cena.A delicadeza da personagem ela sabe passar lindamente.Sobre Velho Chico ja disse e repito,ja pode acabar.Vejo um pedaço ou outro,sao cenas lindas com boas interpretaçoes,mas nada q prenda na TV.

ricardo comentou:

bem assassinato nao sei se vai ter mais embates entre miguel e tereza por ela ter escondido que ele e filho santo, e embate entre luzia e santo quando ele descobrir que ela queimou as cartas que a tereza mandava para ele sera interessante, ainda tem beatriz qu tem um triangulo amoroso com martin e bento e o coronel sarue que ta cada vez mais sozinho e capaz ate de perder yolanda

Juberto comentou:

Destaco ainda em Haja coração, Malu Mader que é uma boa atriz e traz um charme a mais a novela!!!

Gilmar JM comentou:

Nunca duvidei da astúcia do Walcyr. A crítica pega no pé dele sempre, ele não liga e continua escrevendo pro público que é quem interessa. Já o Luis Fernando Carvalho dirige para a crítica e como crítica não é sinal de audiência temos Velho Chico indo mal. O texto do Benedito é belíssimo e sempre foi lento. Com uma direção normal tenho certeza que mais de 30 a novela estaria marcando. Não é questão de gosto, até porque A regra do jogo não é das minhas preferidas, é questão de justiça. A regra do jogo pegou na lama de Babilônia, pra mim a culpada de tudo, enfrentou a melhor fase de audiência de Os 10 mandamentos e conseguiu entregar muito bem para Velho Chico, que encontra um ambiente mais favorável. Isso é um mérito. Eu sei que o texto é seu, que o site é seu, você tem o meu respeito mas acho legal contextualizar certas coisas. A regra do jogo pode até ser considerada um fracasso, mas porque foi? Qual o contexto da época em que foi exibida? Essas coisas contam sim. Já Haja coração é uma boa novela que diverte e que combina muito com o horário.


Jeferson Cardoso respondeu:

Gilmar, é questão de interpretação. O ibope cada um julgar como quer. A Regra do Jogo subiu a média de Babilônia que, no meu ponto de vista, não é parâmetro para nada. Também penso que JEC decepcionou na audiência por mérito dele mesmo. Os Dez Mandamentos só aproveitou o vacilo da Globo e do autor de Avenida Brasil. Não se pode desmerecer o aumento de 3 pontos de média, mas A Regra do Jogo não foi sucesso. Se você considerar o último mês, e não o desempenho geral, talvez seja. Rsrsrs. Só voltei a falar de A Regra do Jogo porque acho uma injustiça com Velho Chico, que tem praticamente o mesmo desempenho e é esculachada. Na minha visão, são dois fracassos (de audiência).


Veja também

Publicidade