O Planeta TV

GLOBO MUDA E A AUDIÊNCIA PERMANECE A MESMA

Por: Jeferson

Estão fazendo tempestade com um copo d’água. Primeiro porque em momento algum afirmei que “Três Irmãs” e “Negócio da China” seriam ótimas novelas. Disse o seguinte:

No dia 24/09/08 (ou seja, há um mês...):
“Três Irmãs” segue apresentando uma história leve e prazerosa de assistir.

E no dia 10/10/08
“Sensacional o primeiro capítulo da novela “Negócio da China” e “Estou adorando “Negócio da China”, principalmente da trilha sonora.”.

Pois bem, são comentários daquele momento e não do futuro!!! Gostei bastante da primeira semana da trama de Miguel Falabella, mas a trama não conseguiu segurar o telespectador. Resultado: a audiência da primeira semana caiu do detalhado!!! Idem, Três Irmãs. A trama de Antonio Calmon segue mostrando humor simples, mas não tem conteúdo.

Em relação a novela das oito, “A Favorita”, cometi um erro: sim, a trama de João Emanuel Carneiro tem história, alias, tem UMA história: Donatela x Flora. Sem conseguir desenvolver os demais núcleos o autor apostou forte em Claudia Raia e Patrícia Pillar. As atrizes conseguem arrebentar, mas a “história mexicana” não consegue chamar a atenção dos telespectadores. A atual novela das oito tem média de 38 pontos na Grande São Paulo e o seu maior índice, até então, foi de 46 pontos. Lembrando que a meta do horário é de 45 PONTOS, com isto a trama segue ABAIXO DA META ESTABELECIDA.

PRODUTO X AUDIÊNCIA

Às vezes confundimos o desempenho de audiência com a qualidade do produto. Lógico, se um produto tem qualidade é merecedor de uma excelente audiência. No momento os produtos: “Negócio da China”, “Três Irmãs” e “A Favorita” merecem baixos índices de audiência por não apresentarem histórias envolventes e consistentes. Idem, “Os Mutantes”, da Record.

Mas, alguns produtos foram injustiçados. Tais como: “Desejo Proibido”, “Duas Caras”, “Paraíso Tropical”, “Vidas Opostas” e outros. Essas tramas mereciam muito mais.

Vocês estão acompanhando “Chamas da Vida”? A trama de Cristianne Fridman é merece a atenção. Destaque para o texto da autora, interpretação dos atores e excelente direção. Vale a pena dá aquela espiada.

MUDANÇAS PARA CONQUISTAR O PÚBLICO

A TV Globo modificou sua programação e atrasou os programas em 30 minutos. Por enquanto nada mudou. As novelas seguem apresentando os mesmos índices, veja os consolidados desta quarta-feira (28):

Malhação - 24
Negócio da China - 22
Três irmãs - 28
A Favorita - 41
Os Mutantes - 16
Chamas da vida – 15
Pantanal - 14

Esta semana, “A Favorita” apresenta uma média de 43 pontos. Resta saber se vai conseguir manter até o fim de semana quando chega a marcar 30 pontos. A trama das oito apresenta uma audiência instável. Vamos torcer – mesmo que impossível no momento - para que as novelas consigam reconquistar os telespectadores e elevar seus índices.

PS: Em momento algum tenho como objetivo realçar os baixos índices da Globo. Pelo contrário, estamos discutindo os acontecimentos. Particularmente, torço para que a emissora carioca consiga recuperar seus índices e volte a apresentar ótimas novelas. E, claro, que a concorrência continue firme e forte, pois ela é necessária para o surgimento de ótimos produtos.

Deixe o seu comentário! E até a próxima!


Deixe o seu comentário