O Planeta TV

Globo aposta no folhetim tradicional; vive boa fase e estanca queda de audiência

Totalmente Demais, Êta Mundo Bom! e Ligações Perigosas agradam ao público.

Por: Jeferson Cardoso

Marina Ruy Barbosa em cena. Foto: Divulgação/Globo

Adoro Totalmente Demais. Sou viciado nesta novela. É incrível. Os autores Rosane Svartman e Paulo Halm apresentam uma história simples, atemporal, de personagens carismáticos e narrativa agradável. Eles usam e abusam de velhos clichês para manter o pique. E fazem isso muito bem. O público, principalmente, os noveleiros, adoram.

Subestimei o talento dos autores, pois não acreditava que eles tivessem fôlego após um ano de Malhação, e fui surpreendido com uma novela maravilhosa. De fato, os profissionais sabem escrever histórias para o público jovem. O enredo de TD+ não é inovador, mas é gostoso de acompanhar.

O elenco é um show à parte. Todos, sem exceção, estão bem. Fábio Assunção, quanto mais dizem que está dando problemas para a produção, mais seu personagem ganha destaque. O Arthur é um dos personagens mais querido do público. Gloria Menezes também ganhou um presentão. É difícil na idade dela surgir um papel interessante, como a divertida Stelinha. Juliana Paes, que para alguns estava robótica, protagoniza cenas incríveis, de muita emoção. Dar vida à Carolina não é uma tarefa fácil, e Ju Paes faz isso muito bem.

TD+ tem todos os ingredientes indispensáveis para agradar ao público das 19h. Pra mim, é perfeita e veio para fazer a diferença no horário.

Êta Sucesso Bom!

Êta Mundo Bom! pode até não ter um texto maravilhoso, mas diverte. É uma novela que cumpre, e muito bem, o seu papel. De volta ao horário das 18h, de onde nunca deveria ter saído, Walcyr Carrasco aposta numa história previsível, de texto didático, mas acessível a qualquer público. Resultado: sucesso!  

Os primeiros capítulos me agradam. Foram ágeis e engraçados. De cara, entrei no universo da novela. Ainda é cedo para mais elogios, mas adianto que não me incomodam as repetições do autor. Pelo contrário, sentia falta de uma novela, de época, otimista, caipira, e de sem compromisso com a realidade.

Gostei bastante da abertura, engraçada, bem feita, animada, e de muito bom gosto. A fotografia e a cenografia são caprichadas. Na atuação, Sérgio Guizé, pra mim, supera as expectativas. Débora Nascimento, boa atriz, ainda procura o tom ideal para dar à mocinha. Elizabeth Savalla está exagerada. Rainer Cadete, misericórdia, passa vergonha (esse deve atuar só em novelas de Walcyr #Deboche). Enquanto isso, Eliane Giardini, Guilhermina Guinle e Bianca Bin arrasam.

Que Walcyr continue nos divertindo com muitas cenas de tortas na cara; banhos de lama no chiqueiro; e situações inusitadas. Haja tortas e lamas para 240 capítulos. Sim, a novela deve ficar no ar até novembro. E não reclama, senão será esticada até janeiro. Hahahahah! #Deboche

Ligações Perigosas

Marjorie Estiano arrasa em Ligações Perigosas. Foto: Globo

Adorei Ligações Perigosas. Com a exceção do primeiro capítulo, que considerei narrativamente fraco, essa minissérie, pra mim, foi excelente. Marjorie Estiano, Selton Mello e Patrícia Pillar deram um show de atuações.

Manuela Dias, com o auxílio de Duca Rachid, mostrou ter uma carreira promissora. Oba! Amando a nova safra de autores. Vibra!

De Ligações, só fiquei frustrado com a atuação de Jesuíta Barbosa. No mais, nota 1000!

Final frustrante

A minha decepção com Além do Tempo é gigante. A segunda fase, no meu ponto de vista, é absolutamente descartável. Expliquei o motivo, no post anterior. Enfim, Elizabeth Jin segurou história para os 10 últimos capítulos. Mesmo assim, a novela não conseguiu recuperar o público perdido, que não aguentou a famosa "barriga". 

A novela, que tinha tudo para terminar com 22 pontos de audiência, viu os números caírem e, na trave, terminou com 20 pontos. Graças, é claro, ao ótimo desempenho inicial.

Além do Tempo não vingou porque foi uma novela de final muito previsível. Essa novela considerada, por alguns, como inovadora decepcionou ainda mais no seu último capítulo. Curti a mensagem final, na voz de Chico Xavier. E só.

Criticar é fácil, concordo. A autora enfrentou alguns problemas durante a exibição de Além do Tempo, como afastamento de atrizes em momentos importantes. Muitos ajustes foram necessários, compreendo. Mas não entendo porque ela abriu mãe da carga folhetinesca que apresentou na primeira fase. Além do Tempo perdeu o encanto e só será lembrada por ser uma novela 'duas em uma'. 

Não sei se foi a melhor novela da trilogia espírita da autora, porque não me lembro das outras. Esse tipo de comparação também não tem fundamento. A atual sempre será a melhor porque é a que mais fresca na memória (por conta de uma única cena marcante ou por ter um ator preferido). Enfim, Além do Tempo, no geral, passados os 161 capítulos, foi uma boa novela. Valeu a pena mais pelas atuações. É vida que segue.

Antes tarde do que nunca!

Atena (Giovanna Antonelli). Foto: Pedro Carrilho/Globo

Como era de se esperar, a audiência de A Regra do Jogo, com o fim de Os Dez Mandamentos,  reagiu. Só que demorou muito para disparar. A dois meses do fim, acumula apenas uma média de 26,5 pontos.  É pouco para uma trama das 21h, mas é muito para quem chegou a pífios 17 pontos. É um milagre. E não estou de deboche. Acredito que, até o dia 11 de março (data do último capítulo), a média seja de 28 pontos. Pelo menos não será a pior de todos os tempos, posto ocupado por Babílonia. Em Família, de Manoel Carlos, está vingada. Hahahahaha!

Não sei quem é pior: Babilônia ou A Regra do Jogo.  Não gostei de nenhuma. A Regra, no entanto, é a pior escrita por João Emanuel Carneiro.  Merece a audiência que tem. Só lamento que a desculpa do fracasso seja o sucesso de Os Dez Mandamentos. Duvido que essa atual novela das nove, sem concorrência, conseguiria mais de 30 pontos (na média geral, óbvio). Os primeiros capítulos foram fraquinhos que assustaram até mesmo fãs do autor. #NuncaPensei

Acreditei que A Regra do Jogo seria uma novela boa e agradável. Talvez seja, mas não faz o meu tipo. Quebrei a cara. Jamais cogitei que fosse um fracasso histórico, a ponto de deixar a Globo na vice-liderança. A reação de audiência é natural. Qualquer novela das nove, ou melhor, da Globo, em sua reta final, bate recorde.

No meu ponto de vista, A Regra do Jogo ainda não alcançou a casa dos 40 pontos (de pico, coitada) porque é dispersa, sem foco, com muitos núcleos. Tem uma cena boa por capítulo. É um saco.

Em tempo: A novela de João Emanuel Carneiro passou de uma média de 25 pontos em setembro para 29 em dezembro, no Painel Nacional de Televisão (PNT). Quem diria! #VitóriaNaGuerra

Xuxa na Record: até quando?

A ideia de manter Xuxa Meneghel no ar, e gravado, nos meses de dezembro e janeiro, foi um gravíssimo erro da Record. A pausa era necessária.

Sou a favor de o programa ser levado ao ar gravado. Hoje, entendo que, na TV aberta, ao vivo deveria ser só telejornal. O conteúdo, no entanto, precisa ser melhorado. Xuxa Meneghel é muito fraco. A apresentadora parece disposta no ar, mas precisa se entrosar mais com a produção.

A audiência, de 6 pontos, não está a altura de um investimento milionário. Certamente, Xuxa passará a ser cobrada por pontos. Resta saber se ela encontrará o caminho certo ou se abandonará o barco.

Para ser vice-líder de audiência, Xuxa Meneghel vai ter que aprender a entreter porque "ninguém" vai ligar na Record para ver a imagem da Xuxa.

Temos que ser otimistas!

De Velho Chico, espero uma boa novela. Não quero surpresas, apenas um folhetim clássico, tradicional. O horário das 21h da Globo precisa de uma novela que transmita paz, esperança, enfim, um história com menos violência e mais amor. Benedito Ruy Barbosa é fera nesses quesitos. Quanto a isso, estou tranquilo.

Qualquer coisa no lugar de A Regra do Jogo será melhor. Velho Chico pode não alcançar os 35 pontos, mas se for boa e agradar de imediato pode alcançar, tranquilamente, os 30 pontos, mesmo com uma forte concorrência. Agora, se o público rejeita, como foi o caso de A Regra do Jogo...

Não sei como será a receptividade do público que acompanha A Regra do Jogo.  Há um abismo entre os estilos de Benedito Ruy Barbosa e João Emanuel Carneiro. O jeito manso de Benedito é encantador. Pode dar certo. Que venha uma boa novela para agradar a maioria do público, não a uma parcela de jornalistas.

Ibope: números mais próximos da realidade

Se vai vingar, não sei, mas o GfK, que ainda é uma lenda, impede que o Ibope supervalorize, do nada, programas de TV. Os números do instituto, hoje, estão mais próximos da realidade. Antes, um programa disparava na audiência que nem os especialistas conseguiam explicar.

O instituto alemão ainda não divulgou os resultados de sua medição de audiência da TV. É um mistério. Tudo indica que os números apurados não vão modificar o atual cenário. Eu, que gosto de números, acho isso ótimo. Assim evita que um programa dê 10 num dia e 30 no outro. Hahahaha!

A parceria entre Viva e Vale a Pena Ver de Novo

Anjo Mau deve substituir Caminho das Índias no Vale a Pena Ver de Novo. A estreia deve acontecer em março. Se confirmada a reprise, observa-se que há uma parceria entre Viva e Vale a Pena Ver de Novo. Hahahahaha!

Daqui a dois anos, aproximadamente, Laços de Família volta para a TV aberta. #Deboche

A novela de dois autores e três supervisores

Só por que passou por reajustes, e pelas mãos de vários autores, algumas pessoas apostam no fracasso de Liberdade, Liberdade. Discordo. O sucesso dela depende, em primeiro lugar, do cenário da Globo na época. Se herdar uma boa audiência, pode vingar. Talvez não seja um sucesso como Verdades Secretas. São obras distintas. Uma de apelo sexual e carga dramática muito fortes, e a outra de abordagem histórica. E mais: para ser sucesso, "Liberdade, Liberdade" não precisa repetir os mesmos índices de antecessoras.

"Liberdade, Liberdade" servirá como a prova de fogo para Mateus Solano. Será que ele, finalmente, abrirá mãos dos trejeitos de Félix?

Monica Iozzi não é garantia de audiência

Com Monica Iozzi, Vídeo Show é sucesso de repercussão nas redes sociais. Tornou-se um programa popular, mas ainda não agrada na audiência. O programa, raramente, alcança 10 pontos e disputa a liderança com o Balanço Geral SP. No ano passado, o programa passou meses ocupando o segundo lugar na capital paulista.

Iozzi é uma ótima profissional, mas não faz muita diferença para o Vídeo Show. O que dá vida a esse programa é o conteúdo e as participações das estrelas globais. Ela, inteligente, sabendo disso usa a bancada do programa a seu favor. Atuando, pensa que está no Zorra. #Deboche  

Particularmente, não gosto de piadas forçadas e sem graças. É isso que Iozzi e Otaviano Costa fazem para segurar, ou melhor, enrolar o público e manter um programa diário de 1h05min no ar.

Novelaço!

A melhor novela em exibição, sem dúvida: Cambalacho. Entra para a lista das melhores que já assisti. Obrigado, Canal Viva!

É isso, fico por aqui. Gostam de Totalmente Demais? Estão curtindo Êta Mundo Bom? Anjo Mau é um boa opção para substituir Caminho das Índias? A Regra do Jogo deixará lembranças?

Obrigado pela atenção, e até ao nosso próximo encontro! :) 



Publicidade

Comentários (33) Postar Comentário

Lucas comentou:

Problemas.
Etá mundo bom - Vilã idêntica de Chocolate com pimenta. Nossa vai fica até novembro?
Toltamente demais - Tá faltando vilã. ( Mas a novela ainda sim é bacana, talvez não seja um defeito)
A Regra do Jogo - Reviravoltas que não movimentam o roteiro, apenas busca prende o público.
Ligações Perigosos - Incrível, só achei que atuação do Selton Melo bem mediana, a maneira como ele falava era sonifera de tão baixo o tom de voz. Curti a crítica geral.


Jeferson Cardoso respondeu:

Lucas, muito obrigado. Rsrsrs Sim, Êta vai até novembro. =D



Paulo Andrada respondeu:

Aposto na Lorena (Adriana Birolli) como a vilã que realmente está fazendo falta. Ontem ela já entrou causando e segunda a sinopse dessa semana ela vai causar...



Elsa Mars respondeu:

A chata da Birolli realmente entrou pra fazer essa vilã que seria da Carolina, mas ficou no meio do caminho suas vilanias.


Lucas B. comentou:

Jeferson você é entendido de novela e sabe que não é bem assim, quando diz que qualquer novela das 21h00 reage na reta final. Olhe Babilônia, Em Família, Fina Estampa, Viver a Vida e etc... São novelas que terminaram em declínio. A Regra do Jogo cresceu porque ficou ótima, a novela melhorou muito do final de novembro até aqui. Foi um conjunto de fatores, o final de Os 10 mandamentos e a melhora da novela, só não reagiu antes, pois quando começou a subir já veio as festas de fim de ano. Deverá terminar com 28 pts, fraco, mas para quem beirou os 20 é uma grande recuperação como você bem disse e diferentemente de como recebeu o horário irá entregar em alta para a sucessora da qual tenho as melhores expectativas, mesmo com a saída da Letícia Sabatella :(


Jeferson Cardoso respondeu:

Lucas, você citou novelas que perderam público do meio para o fim. Estamos falando do inverso. Babilônia também subiu na reta final. No caso de A Regra do Jogo era óbvio que galoparia após o fim de Os Dez Mandamentos. Uma pena que demorou a conquistar o público.


Rafael Alves comentou:

Anjo mau novela maravilhosa


Jeferson Cardoso respondeu:

Perfeita.


Michele Ramos comentou:

Concordo em relação à novela Totalmente Demais! É excelente, desfechos rápidos e sem contar Fábio Assunção no papel de Arthur, maravilhoso!!

Fernando Oliveira comentou:

Hoje estou concordando quase 100% com você, mas sobre Além do Tempo e A Regra do Jogo tem considerações. Mas de você que debocha e acha bom uma "vingança" de Em Família sobre a audiência de A Regra do Jogo, o que esperar?! hahaha Em Família foi simplesmente pífia perto da trama que A Regra do Jogo tem! João Emanuel Carneiro está sendo fiel ao seu proposito, sinopse boa, enredo encaixado e com muitas ligações entre as personagens da trama central. O roteiro no inicio deixou a desejar. Os Dez Mandamentos só passou dos 20 pontos e demorou muito para isso (mais do que A Regra do Jogo demorou para subir!) pela curiosidade do público em relação à trama de Moisés. Eu que assisti a todos os 176 capítulos da novela sei o quanto a Vívian de Oliveira enrolou o público de 31/08 a 23/11, quando bateu de frente com A Regra do Jogo e para segurar a audiência lançou mão da encheção de linguiça, criando uma mega barriga, e olha, nem se compara à Alem do Tempo que por exemplo, cumpriu sim e primorosamente sua missão. Sempre digo, a Jhin entregou o que prometeu e não tem culpa se o público não comprou a ideia. Sobre seu texto inicial (e hoje menos debochado e mais pé no chão) concordo sobre Totalmente Demais e sobre Eta Mundo Bom (edite seu texto, tire o chapeuzinho do "E" e coloque na cabeça do Candinho). Não acho que o texto de Eta Mundo Bom esteja didático assim como eram os textos das novelas anteriores do autor, muito menos acho que Walcyr jamais devia ter saído das 6. Ele foi um autor de sucessos em outros horários e não é soberbo ao sair das 9 ou das 11 e baixar às 6. Até o Sítio do Picapau Amarelo ele escreveu. Não defendo Walcyr, mas ele tem nohall, é um dos melhores autores da atualidade. Parabéns, hoje, pelo seu texto mais imparcial e comedido.


Jeferson Cardoso respondeu:

Vou tirar o acento, eta lasqueira. Hahaha. A Regra subiu porque Os Dez Mandamentos acabou. No fim, todos saem vitoriosos e isso é o que importa. #Deboche Sobre audiência, lembre-se: o fracasso de hoje é o sucesso de amanhã. Uso essa frase desde Em Família. Rsrsrsrs



Loxtrex respondeu:

tira o chapéu do "ETA" e acerta a grafia de "know how" (e não, nohall)



Fernando Oliveira respondeu:

Lox, acerta a grafia então e põe o hífen. Escrevi da maneira como se expressa know-how de uma forma geral quando se refere a um notório saber sobre algo, isso na administração e na política, óbvio que em algum documento oficial jamais usaria da forma como escrevi no site. Mas sobre o eta, não tem acento, ou seja, não tem como justificar. Alguém fala "éta" então para que o "êta"?


Dennis comentou:

Totalmente Demais: Jamais subestime a Rosane Svartman.
Eta Mundo Bom: É uma o´tima novela até agora. Se durar 240 capítulos, enjoará de fato a partir de agosto.
Vale a Pena Ver de Novo: Minhas sugestões: Ti Ti Ti (2010), Ciranda de Pedra (2008), Celebridade e Mulheres Apaixonadas.
A Regra do Jogo: Que chegue logo a última semana. Nessa novela só se salva a Atena, o Romero e o Ascânio. E a Nelita só tem graça com seu outro lado.


Jeferson Cardoso respondeu:

Vale a pena ver de novo: Anjo Mau! :D


Lucas comentou:

A Regra do Jogo:É ruim,a novela não anda,gira,gira e sempre volta pro mesmo lugar,personagens chatos,historias bobas e nada que segure o publico,a novela esta recebendo nas alturas com o sucesso de Totalmente Demais e tem a obrigação de elevar para os 32/33,é o minimo né,ja que a novela das 7 quase sempre pica 30,fora que ela esta entrando na reta final.Conseguiu elevar de Babilônia,mas mesmo assim é um fracasso,e merece a audiencia que tem,é a pior novela do JEC
Êta Mundo bom:Vou esperar o desenrolar da historia pra ter uma opinião formada,a novela é o mais do mesmo do walcyr as 6,e nesse horario ele arrasa,humor pastelão e historias inocentes,garantia de sucesso,só achei que os primeiros capitulos foram atropelados,em quesito agilidade,foi tudo muito corrido,e acabou ficando meio superficial,e algumas atuações estão exageradas,mas vamos ver,tem tudo para ser uma otima novela
Totalmente Demais:A melhor novela das 7 desde Cheias de Charme,é maravilhosa,a historia é uma delicia,e consegue ficar ainda melhor a cada capitulo que passa,personagens carismaticos,narrativa agil,e grandes atuações,é incrivel como os os autores conseguem explorar e equilibrar perfeitamente o drama e o humor,e nada fica exagerado.Fabio Assunção ta arrasando,não é atoa que Arthur é o personagem mais querido da trama,Marina Ruy Barbosa como sempre expondo seu otimo talento,Juliana Paes brilha e apresenta uma personagem complexa e totalmente humana,suas cenas são de forte emoção;mais Vivianne Pasmanter tem dado show mesmo,seu nucleo é um dos melhores da novela,e as sequencias em que é revelado o passado negro de Sofia,e o sequestro de Lili,foram incriveis,e com o destaque para Daniel Rocha,que ganhou um forte personagem brilhou nessas cenas ao lado de Vivianne e Julianne Trevisol,os capitulos dos dias 16 e 18 foram sensacionais e a audiencia foi as alturas.É um novelão delicioso que a tempos não se via no horario das 7,e o sucesso da trama so corresponde ao que é apresentado,fora os pares romanticos dessa novela,que são um mais apaixonante que o outro,Novelaço


Jeferson Cardoso respondeu:

Lucas, realmente, a queridíssima Vivi Pasmanter também está ótima. Aliás, TD+ é uma novela onde todos os personagens se destacam. Quanto a Eta Mundo Bom, Walcyr deve usar e abusar de suas repetições. Se o autor manter a agilidade nos 240 capítulos, aplaudirei de pé. Rsrsrs


Gustavo Nóbrega comentou:

Concordo com quase tudo que escreveu,principalmente a parte de que a melhor novela em exibiçao é CAMBALACHO,é maravilhosa mesmo,nao é a toa que estou vendo pela 3ª vez.Que vilã é Andréia né??ela pisa em todas as vilãs "inéditas" da Globo ATUALMENTE,dá gosto de assistir as cenas de Natalia do Vale,e com uma trilha sonora específica pras maldades dela....sensacional,ja nao se fazem mais novelas como essa.
A regra do jogo?prefiro nem comentar essa novela ridicula,que eu aguentei até o capitulo da super mega hiper revelação do pai kkkkkkk (deboche),perto dessa, Babilonia foi maravilhosa,até pq Ines e Beatriz colocavam Atena no chinelo..........Atena,vilã que nao será lembrada futuramente.


Jeferson Cardoso respondeu:

Gustavo, essa novela é incrível. É muito ágil e engraçada. Dá de 10 a 0 nas produções de hoje em dia. Rsrs


Eduardo comentou:

Totalmente Demais é a melhor novela,a Regra do Jogo chata demais.Concordo quando você diz que não queremos vê a realidade prefiro novelas utópicas que nos façam sonhar e sair um pouco dessa realidade que vivemos.Que venha Anjo Mau no Vale a pena ver de novo, só acho cedo Laços de Família no Viva poderiam exibir novelas da década de 80.


Jeferson Cardoso respondeu:

Eduardo, torce para o Viva não começar a reprisar novelas ainda mais recentes. Hahahaha! Acho que esse ano sai A Gata Comeu...


fabio comentou:

É bom criticar, mas tem que entender do assunto, olha meus comentarios antigos. EMB é legal e o mais do mesmo, T+D é o que já disse pegou o publico mais se a globo não acordar vai acontecer o que aconteceu com a chata YLP que ficou em circulos e a reprise que atrapalhou M e ADT, e o JN que só repetia as noticias do dia e assim prejudicou a estreia de ARDJ que é a melhor novela no ar prende o publico com ganchos todos os dias sem perder o folego, podem reclamar porque a audiencia não é o esperado, mas é perfeita, assim como LP foi perfeita, mas criticar da mais ibope, não quer dizer que entenda. E não sei como a globo insiste em colocar depois de JEC uma novela de BRB e MC que são maravilhosos mas suas tramas são muito chata de assiste nada acontece da é sono. E pra reprise tinha que ser um classico da decada de 90 ou alguma até 2004 como senhora do destino pois nada inedito vai fazer sucesso igual ou superior ARDG, ou alguma inedita vai ser cortada por causa da censura, e vai perder a graça.


Jeferson Cardoso respondeu:

Fabio, não estamos aqui para entender e sim compartilhar opiniões, gostos, visões... Não sou especialista, sou telespectador comum. Rsrsrs. Não gosto de A Regra do Jogo. É uma opinião pessoal. Acredito que ARDJ só não está batendo recorde atrás de recorde porque dispõe de muitos núcleos e é muito dispersa. =D


Veja também

Publicidade