O Planeta TV

Fraco texto de "Amor à Vida" prejudica Mateus Solano

Canal Viva é pressionada a reprisar "Água Viva".

Por: Jeferson Cardoso

Olá planetários, não me esqueci da coluna, voltei de recesso. Nesse período, de quase vinte dias, muita coisa aconteceu. Então vamos ao que interessa.

Amor à Vida

Totalmente decepcionado com a atual novela das nove, "Amor à Vida", optei por não acompanhá-la mais. Na última quinta-feira, no entanto, fui convencido a assistir ao capítulo. Prometi que não falaria mais sobre, mas preciso comentar dois pontos. Primeiro: Nunca fui fã da atuação de Mateus Solano, nem mesmo nesta novela. De todo o "espetáculo" que pude acompanhar, gostei de apenas uma cena protagonizada por ele. Vejo que Solano se esforça, mas o texto precário acaba prejudicando a sua atuação. Uma pena. Segundo: Waclyr Carrasco tem se superado. Ele quer de todas as formas alcançar a audiência de "Fina Estampa" e "Avenida Brasil", as recordidas da década. Se não bastasse o texto vergonhoso, o dramaturgo tem apelado para cenas de sexo, algumas vulgares. Confesso a vocês nunca pensei que a Globo aceitasse ou produzisse uma novela desse nível. É vergonhoso.

A próxima novela do Canal Viva

Fãs de novelas clássicas (bem antigas) estão tentando obrigar o Canal Viva a reprisar a novela "Água Viva". Numa enquete, a emissora permite que o telespectador escolha entre Água Viva (1980), O Dono do Mundo (1991), Fera Ferida (1993) e A Indomada (1997) para suceder "Rainha da Sucata".

Os fãs - que estão fazendo campanha abertamente por Água Viva -, estão com medo de que "A Indomada" seja a próxima novela do Viva, e têm feito ataques gratuitos no portal da emissora.

Segundo o Viva, a faixa da meia noite foi criada para exibir clássicos, mas não se limita às novelas dos anos 70 e 80.

A voz do povo é a voz de Deus. Se eles querem "A Indomada", que seja. Eu, particulamente, preferia "Fera Ferida". Não sendo, gostaria de ver "Água Viva", que seria inédita pra mim. Por enquanto, estou satisfeitíssimo com "Rainha da Sucata", meu novelão da madrugada.

TV paga é a nova vice-líder de audiência

A Record e SBT já não são mais a segunda opção dos paulistanos. A TV Paga, segundo o Ibope, alcançou a vice-liderança de audiência na capital paulista.

No mês de julho deste ano, a Globo liderou com 14,7 pontos de média; a TV por assinatura com 6,6 pontos; a Record com 6,4; o SBT, com 5,7 e a Band com 2,6 pontos de média.

Em pouco tempo, a TV Paga atingirá esse patamar também no Painel Nacional de Televisão.

Viva a TV Paga, Viva!!!

Saramandaia, o mico do ano!

Pra mim, essa nova versão de "Saramandaia", por enquanto, é o mico do ano. A baixíssima audiência se deve ao fato da trama não prender o telespectador. O horário de exibição instável, e mesmo sendo exibido mais tarde que "Gabriela", por exemplo, não justifica os seus pífios dez pontos de audiência.

Gostei muito das duas primeiras semanas, depois "Saramandaia" perdeu o rumo. A história é fraca; não há ganchos; enfim, os acontecimentos não convencem o telespectador.

O romance entre Vitória (Lília Cabral) e Zico Rosado (José Mayer), e a insuportável Dona Redonda (Vera Holtz) são o que há de pior nesta versão.  

Mesmo desanimado, continuou acompanhando a novelinha. A história é fraca, mas não sinto vergonha do texto. Vocês me entendem?. Dá para ir empurrando com a barriga.

Uma coisa me intriga. "Tieta" segue na lista de remakes. Será que a Globo estragará a história da melhor novela de todos os tempos? Santa Clara, rogai por nós.

Twitter manda e desmanda na programação do SBT

Os usuários do Twitter são os responsáveis por boa parte da audiência do SBT. A rede social manda e desmanda na grade de programação do canal. Depois que um diretor anunciou a reprise vergonhosa de "Carrossel", os fãs e torcedores do contra, diga-se de passagem os medrosos dos recordistas - boicotaram a ideia.

Diante da "revolta" dos usuários, dois dias depois, em comunicado oficial, a assessoria do SBT, sem explicações, se limitou a afirmar que "decidiu adiar a reprise da novela".

Falando nisso...

A Rede Record deveria ter vergonha de não arrancar a vice-liderança do "Domingo Legal", um dos piores programas da TV Brasileira.

O Tudo a Ver, bem produzido, com quadros inéditos, conseguiria colocar o programinha de Celso Portiolli no seu devido lugar: fora do ar!

"O Melhor do Brasil" acabou!

Não precisava ser vidente para afirmar que Rodrigo Faro não funcionaria aos domingos. No sábado, "O Melhor do Brasil" já estava desgastado, a única coisa que ainda rendia era o "Vai dar Namoro?", que foi brutalmente sacrificado.

Em novo dia e horário, "O Melhor do Brasil", está como Gugu Liberato, sem identidade. Posso estar enganado, mas esse programa não tem como engrenar aos domingos. A Record precisa se contentar mesmo com o faturamento, que é três vezes mais que o "Programa do Gugu".

Enquanto isto...

Eliana e sua equipe seguirão trabalhando pesado para manter a vice. Assim como a atração de Rodrigo Faro, Eliana também não tem fôlego. São dois programinhas que continuarão disputando migalhas.

Se a Globo liberasse jogos inéditos para a Band, esta provavelmente, nas tardes de domingo, deixaria o SBT e Record a ver navios.

Os prováveis protagonistas de

Meu Pedacinho de Chão

"Joia Rara" nem começou, e a Globo já começou a produção de "Meu Pedacinho de Chão". Há mais de três anos engavetada, a trama de Benedito Ruy Barbosa vai finalmente sair do papel.

Desejo de Aguinaldo Silva, Marina Ruy Barbosa deve ser a protagonista do folhetim. Marcelo Serrado, segundo consta, interpretará o vilão. E, se depender do autor, Eriberto Leão será o protagonista.

Benedito Ruy Barbosa estreará o folhetim com mais de 100 capítulos escritos, melhor, reescritos. A estreia deve acontecer em meados de março.

Beijo gay em novelas

Sou contra, e acho totalmente desnecessário. O fato não é inédito no Brasil. Em 2011, o autor Tiago Santiago escreveu e o SBT colocou no ar o primeiro beijo gay em novelas. Na época, a cena rendeu baixa audiência, e recebeu muita crítica dos telespectadores, tanto que a o SBT vetou o segundo beijo, que seria entre homens.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Manoel Carlos revelou que pretende mostrar um beijo no horário nobre da Globo. É preciso muito cuidado. Esse assunto é muito delicado. A TV Globo vetou em "América", e já afirmou que não há necessidade de expor isso a grande massa. Ou seja, a chance disto acontecer, apesar do desejo do dramaturgo, é praticamente nula.

Não há preconceito, só acho que não devemos ultrapassar certos limites. Por exemplo, como o pai explicaria ao seu filho diante de um beijo gay? É complicado, ainda mais num país como o Brasil, onde a cultura é bastante valorizada.

Não vejo problema nenhum em tocar nesse assunto, afinal ele renderá várias manchetes no próximo ano. Não estou sendo preconceituoso.  Concordo com o tema a ser explorado por Maneco, só acho desnecessário o tal beijo. Opinião cada um tem a sua, não é mesmo?

Record acredita no sucesso de "Pecado Mortal"

Confiante em "Pecado Mortal", a Record resolveu manter "Dona Xepa" às 22h30. A ideia é conquistar a confiança dos noveleiros. Se houvesse a troca de horário, a sucessora sofreria as consequências.

A nova direção da Record acredita que a trama de Carlos Lombardi tem potencial para atingir os dígitos. Será?

Audiência de Sangue Bom empaca!

Mesmo com alguns ajustes, "Sangue Bom" segue arrastada. Às vezes tenho a sensação de que a novela não sai do lugar. Se ficar uma semana sem assisti-la, o telespectador não terá dificuldade e questionará: "ainda nisso?".

Tenho batido na mesma tecla, "Sangue Bom" é uma boa novela, mas precisa de ação, principalmente dos vilões. Acredito que esse seja o seu maior problema.

Aproximando do centésimo capítulo, "Sangue Bom" precisa despontar. A média de 25 pontos na Grande São Paulo, não é satisfatória. No PNT, o folhetim, em alguns dias, tem sido superado até por "Flor do Caribe".

Na última sexta, marcou apenas 21 pontos na Grande São Paulo. Fiasco é apelido.

As reprises que já não valem mais a pena ver de novo

A reprise de "O Profeta" decepcionou. Com uma média de 12 pontos, a trama amargou a pior audiência do "Vale a Pena Ver de Novo". Para se ter uma ideia, o índice foi inferior ao de "Sete Pecados", considerado um fracasso.

Nesta segunda-feira, a Globo reestreou "O Cravo e a Rosa", numa tentativa de resgatar o público perdido. A escolha da reprise não agradou a maioria, mas a emissora armou um esquema. Reformulou o "Vídeo Show" e escalou grandes sucessos de bilheteria para a "Sessão da Tarde".

Por enquanto, o tiro tem saído pela culatra. A estreia da re-reprise, segundo a prévia do Ibope, marcou 13 pontos na Grande São Paulo. Ai que dó.

Reprise picotada: Aos fãs, só lamento informar. Hoje, a Globo resumiu todo o primeiro e segundo capítulo de "O Cravo e a Rosa". E, de bandeja, ainda exibiu o começo do terceiro.

É isso. Tentarei manter a atualização constante do blog. Lembrando que isso não depende muito de mim, e sim dos acontecimentos. Para evitar aborrecimentos, farei postagens curtas divulgando as novidades (de elenco, sinopse, etc) das novas novelas, evitando assim que esse canal fique muito tempo sem conteúdo.

Por fim, um breve aviso: não aprovarei mais comentarios que polue ou dificulte a leitura.

Obrigado pela compreensão.


Deixe o seu comentário