O Planeta TV

Fracasso de audiência no BR, "Lado a Lado" é consagrada no Emmy Internacional

Uma análise do desempenho de audiência das novelas: a maioria longe da meta!

Por: Jeferson Cardoso

A detentora da pior audiência do horário das 18h, "Lado a Lado", superou a recordista de vendas (e audiência), "Avenida Brasil". Pra mim, não é nenhuma surpresa. A qualidade dessa novela é inquestionável, e a banca do Emmy não leva em consideração a repercussão.

Quando a novela chegou ao fim, em março, fiz uma pequena análise do folhetim (http://oplanetatv.clickgratis.com.br/blogs/curtas-e-quentes/lado-a-lado-a-novela-que-comecou-muda-e-terminou-calada.html). Lamentei a narrativa da segunda fase, que ficou arrastada, e sem ganchos. Os autores fugiram do tradicional e, mesmo sem agradar a maioria, "Lado a Lado", com ótimas atuações e uma sinopse interessante, foi aplaudida pela mídia e pelo seu pequeno público conservador. Gostava da novela, mas sem muita empolgação. E, claro, detestava o núcleo do teatro, e acreditava que João Ximenes Braga e Cláudia Lage deveriam explorar melhor os vilões. Enfim, apenas uma opinião pessoal.

Apesar da baixa audiência, "Lado a Lado", na minha humilde opinião, não faz parte do ranking das piores novelas produzidas no horário. Pelo contrário. Há novelas bem piores, com audiência surreal. Mas isso não vem ao caso. O que interessa mesmo é que "Lado a Lado", que começou muda e terminou calada, conquista o título mais invejável da categoria e nos leva a refletir: audiência ou qualidade. O que, para nós telespectadores, vale a pena? Pra mim, a segunda opção. No entanto, a primeira pode refletir na segunda.  

Novela é entretenimento ou produto comercial? Pra mim, as duas coisas, com prioridade à segunda opção. Cumpre o dever de entreter, mas só vinga se der lucro (desde as ações de merchandising à exportação) à emissora.  

A Globo, como patrocinadora do Emmy (um absurdo!!!), deve ter mais uma novela indicada no próximo ano. Certamente, "Joia Rara" concorrerá à categoria. Que venha mais um prêmio, favorecido ou não. Chupa Televisa! Hahahahahah!

Meu Pedacinho de Chão

Começou a disse-me-disse envolvendo os protagonistas da nova novela das seis, escrita por Benedito Ruy Barbosa. Confira os nomes confirmados no elenco: Alessandra Maestrini, Bruna Linzmeyer, Bruno Fagundes, Daniel Camillo, Daniel de Oliveira, Juliana Paes, Lima Duarte, Marcelo Serrado, Matheus Nachtergaele, Ney Latorraca, Osmar Prado e Patrícia França.

Por fim,  Yasmin Gomlevsky dará vida à professora Juliana e formará par com Jhonny Massaro, que interpretará o peão Zelão. Eles são os personagens principais. Marcelo Serrado e Bruna Linzmeyer, segundo consta, serão os vilões.

Estou confiante na produção dessa novela. No passado, a parceria entre Luiz Fernando Carvalho e Benedito Ruy Barbosa funcionou muito bem. E, acima disto, adoro o texto e narrativa do autor. Suas novelas são arrastadas, mas fascinantes. É tudo questão de gosto. O meu aprecia as novelas coerentes, clássicas, e mais tradicionais.

A próxima novela do Mago

Com estreia prevista para agosto, após a Copa do Mundo, alguns nomes já estariam sendo reservados para a próxima novela de Aguinaldo Silva. São eles: Eriberto Leão, Adriana Birolli, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra, Isis Valverde, Lilia Cabral, Marina Ruy Barbosa, Milhem Cortaz, Rodrigo Simas, Viviane Araújo e Susana Vieira.

Lembro que reserva não garante o nome na trama. As produções que estrearão antes têm prioridade. Ou seja, qualquer um pode ser escalado para o remake de "O Rebu", por exemplo. Assim como aconteceu com Tony Ramos.

Domingo da Gente

Sinceramente, a programação de domingo é uma merda. Desculpe o desabafo, mas paciência tem limite. É incrível o nível de criação do diretor Vildomar Batista. Esse "Domingo da Gente" é uma mistura do antigo formato do "SuperPop" (Funk) e do  "Programa Raul Gil" (uma versão bem piorada do "Para quem você tira o chapéu?"). O nível desse programa é muito ruim.

No último domingo, a transmissão da Fórmula 1 ajudou o programinha a alcançar picos de 13 pontos no Ibope.  É muito para algo que não merece nem o traço. Daqui a pouco todo esse fogo se apaga, e a audiência se iguala ao fracasso do "Domingo Legal", do SBT.

Falando no programinha comandado por Celso Portiolli... Parece que a direção do SBT está desanimada com a pífia audiência – entre 5 e 7 pontos. Há chances de sair do ar. Obaaaa!!!

Junto & Misturado

A partir deste domingo, a Globo exibirá a segunda temporada da série escrita por Bruno Mazzeo. Um fracasso produzido – e cancelado – em 2011. Boa parte do material está gravada há dois anos.

É difícil compreender o retorno desse seriado. Não sei o que se passa na cabeça da direção artística da Globo. Contenção de gastos? Seria a explicação mais óbvia.

Silvio Santos e Pânico na Band agradecem à Vênus Platinada.

Saudades

Assistindo à reprise de "Hilda Furacão", que é uma ótima minissérie, percebo o quanto faz falta a presença de alguns atores à telinha, como os de Ana Paula Arósio, Rodrigo Santoro e Danton Mello. Uma pena Arósio ter desistido da carreira de atriz.

Não posso deixar de citar também Eloísa Mafalda, Paula Autran, Eva Todor, Rosi Campos, Mara Manzan. Alguns, infelizmente, já nos deixaram, outros são lembrados apenas para papéis pequenos, os chamados figurantes. Entendo, a idade pesa. Apenas estou lamentando a ausência de grandes talentos em novelas.

Audiências

Não sei como ainda continuo apegado aos benditos números, já que os mesmos não correspondem a realidade. Enfim, farei uma pequena análise das produções que estão no ar:

A reprise de "O Cravo e a Rosa" tem um desempenho superior ao de "O Profeta", mas não é um sucesso. O folhetim acumula apenas 13 pontos em São Paulo, enquanto no Rio de Janeiro ultrapassa os 20 pontos. Está indo bem no Painel Nacional de Televisão (PNT), mas na capital paulista a média geral está abaixo da meta (mínimo 15 pontos), portanto é fracasso. Uma comparação com a média da antecessora, "O Profeta", talvez enalteça a trama de Walcyr Carrasco. Só que para isso muitos fatores devem ser levados em consideração. "O Profeta", por exemplo, recebia com 7 pontos de "Vídeo Show". Já atual recebe com 12!

"Malhação" é um programa que ainda rende frutos à Globo. Sim, acredito nisso. É óbvio, que a novelinha está desgastada, no entanto, ainda garante a liderança e dá lucros à emissora. Duvido que um programa de entretenimento na faixa das 17h30 consiga os dois dígitos de audiência. Entendo que "Malhação" é um fracasso, mas há outra opção para o horário. Talvez, outra novela.

"Joia Rara", pra mim a maior decepção do ano, é merecido um dos maiores fracassos das 18h. Estou exagerando? Talvez.  É um tipo de novela que não me agrada. A imagem é ruim; a história – repetitiva e óbvia – não desperta a minha atenção. O elenco (praticamente o mesmo de Cordel Encantado) é, pra mim, um erro. Carolina Dieckmann e Mariana Ximenes, que trabalham pela primeira vez com Thelma e Duca, são as surpresas. No mais...

"Além do Horizonte", dispenso comentários. O fracasso é assustador e merecido.

"Amor à Vida", a novela mais esculachada do horário nobre, tem alcançado ótimos índices de audiência. A novelinha de Walcyr Carrasco não repete o mesmo sucesso de "Avenida" e "Fina", mas está longe de ser um fracasso. Daqui a dois meses, todos sentirão falta dos 35/36 pontos alcançados por ela. 

"Pecado Mortal", o seriado da Record (como assim?), não agradou e nem vai agradar. Com 6 pontos de média, a trama de Carlos Lombardi entra para lista de fracassos da emissora.  A novela é boa, mas o público não acompanha o seu ritmo (absurdamente acelerado).  É uma obra composta praticamente por dois personagens (Carlão e Patrícia). Tenho que confessar: já estou abusado desses dois. 

"Chiquititas" repete o sucesso de "Carrossel". Nos últimos dias, com a queda do número de televisores ligados (share), a audiência caiu para 9 pontos. Apesar da queda, a média ainda está acima da concorrente e do patamar esperado pela a emissora.

Metas esperadas, porém não oficializadas:
Vale a Pena Ver de Novo – 15 pontos
Malhação – 18 pontos
Novela das 18h – 25 pontos
Novela das 19h – 30 pontos
Novela das 21h – 35 pontos
Novela da Record – 10 pontos

Com base nas médias esperadas para os respectivos horários:

A reprise de "O Cravo" deve chegar ao fim com 14 pontos. Fracasso!
A atual temporada de "Malhação", que deve ficar no ar até junho, deve fechar com 14 pontos. Fracassão!
Ainda acredito que "Joia Rara" consiga se firmar entre 20 e 23 pontos a partir de janeiro; e talvez consiga cravar 20 pontos de média geral. Fracassão!
 "Além do Horizonte", coitada, deve alcançar - em sua melhor fase - uma média de 25 a 27 pontos, o que já será tarde demais. Sendo otimista, acredito que essa novelinha consiga 21 pontos de média geral. Fracassão!
"Amor à Vida" ainda tem dois meses pela frente, e ainda pegará pela frente a semana de Natal e Ano Novo. A sua média geral deve ser de 36 pontos. Nem fracasso, nem sucesso! Tá bom, é sucessinho! Hahahahaha!
"Pecado Mortal", tadinha, deve terminar com 7 pontos. Fracassão!
"Chiquititas", sem conclusão. Não tem data para terminar. No entanto, acima de 8 pontos, no meu ponto de vista, é sucesso.

 Meus caros, brincadeira à parte, vamos pedir à Santa Clara para iluminar as ideias dos autores e que eles possam produzir ótimas sinopses. Nós telespectadores não merecemos essas histórias que estão no ar. É a treva!

Ah, Cristiane Fridmann vem aí, olê olê olá! Fridmann vem aí, olê olê olá! Obaaaaaaaaaa!

Tchau! Até o nosso próximo encontro. Amém! ;)


Deixe o seu comentário