O Planeta TV

Fabulosa, Novo Mundo marca época contando história do Brasil

Novela das seis da Globo é uma das melhores produções do horário.

Por: Jeferson Cardoso

Foto: Divulgação/Globo

Há algum tempo afirmo que Novo Mundo é uma das melhores novelas das seis. Pois bem, hoje, a duas semanas do último capítulo, tenho convicção disto. É divertida, ágil, bem escrita e surpreendente. É, pra mim, bem superior à Cordel Encantado. Mas, aqui não cabem comparações. Uma não tem nada a ver com a outra. São dois sucessos, cada um no seu tempo. Pelo conjunto da obra, prefiro a atual por dois motivos: 1) de gosto; 2) criatividade do início ao fim dos autores (Alessandro Marson e Thereza Falcão). O elenco, muito bem escalado, surpreendeu. Com destaques para Viviane Pasmanter, Guilherme Piva e Ingrid Guimarães. O trio (Germana, Licurgo e Elvira) superou as expectativas e dominou parte da história. Aponto ainda as ótimas atuações de Gabriel Braga Nunes, em seu melhor momento na Globo, e de Caio Castro, ator esforçado que supera seus limites a cada trabalho. E, claro, Letícia Colin, a eterna Vivi, que brilhou!!!

E Chay Suede e Isabelle Drummond? Bom, no começo impliquei com as personagens deles, Joaquim e Anna. Os atores estavam bem, mas os papéis estavam chatos. Não sou fã desse casal meloso. Por sorte, o maquiavélico Thomas movimentou a trama central, e a irritação deu lugar à torcida pelo casal principal.

Foto: Divulgação/Globo

Das paralelas, não posso deixar de destacar a linda história de amor entre Cecília (Isabella Dragão) e Libério (Felipe Silcler). É desse núcleo, para mim, a cena mais arrepiante de Novo Mundo, quando Sebastião (Roberto Cordovani) manda Idalina (Dhu Moraes) para o tronco e dá uma surra na escrava. Outro momento marcante, e tão esperado, foi à cena que Dom Pedro descobriu as traições de Domitila (Agatha Moreira) e a expulsou de casa. A sequência teve uma boa atuação de Rômulo Estrela, que, no meu ponto de vista, está pronto para dar vida a um protagonista.

Novo Mundo contou parte da história do Brasil: a indepência do país; a escravidão; dos índios; e outros temas que remetiam os dias atuais. Sacadas geniais, como a atual situação política, e os direitos das mulheres. E tudo apresentado como fábula, sem didatismo. Os autores não substimaram o público. Não exigiram dele o conhecido histórico. 

Apesar de alguns atropelos iniciais, como os sotaques carregados e alguns vacilos da produção, como a cena de Drummond usando celular de última geração (que mico!!!), Novo Mundo foi se ajustando até despontar. Essa obra fará uma imensa falta. Já estou sofrendo por antecipação de saudade desse novelão incrível!!!

Foto: Divulgação/Globo

Incrível

Como sabem, gosto muito, muito, muito mesmo de A Força do Querer. Na semana passada, foram várias as emoções. Capítulos incríveis, marcantes, históricos! É, para mim, uma das melhores novelas das 21h que já assisti. Gloria Perez está inspiradíssima, mas o recheio do bolo é a entrega dos atores. É incrível como tudo deu certo nesta novela. O capítulo da última terça (29/08), da transformação de Ivana, foi um show de arte cênica. Foi lindo, emocionante. Até chorei.

Cada um tem seu ator/atriz ou personagens favoritos. Poderia fazer um texto gigante elogiando o elenco, um por um. No entanto, serei breve e apontarei apenas quatro nomes, que considero como os destaques, "os donos "da novela: Maria Fernanda Candido, Carol Duarte, Emílio Dantas e Lília Cabral.

Joyce, Ivana, Rubinho e Silvana: três personagens magníficos, defendidos por intérpretes de altíssimo nível. São papéis complexos e que só deram certo graças às ótimas atuações. Os telespectadores se identificaram e torceram.  

Sou fã, mas não sou lesado. Gente, o que fizeram com a voz de Ivan? Do encanto à frustração. Não gostei nada, nada, nada. O tratamento de áudio na pós-produção, modificando a voz da atriz, no ar, não ficou legal. Comentei com um, que brincou: “é gás hélio!”. É rir para não chorar.

Foto: Reprodução/Globo

A pouco mais de um mês do fim, Gloria Perez começou a desenhar alguns desfechos. Zeca voltou a se aproximar do grande amor de sua vida, Ritinha; e Jeiza, finalmente, será amada por Caio. Restarão apenas duas dúvidas para o último capítulo: o destino de Bibi Ostentação (que - até agora - de bandida não tem nada, mas está ficando perigosa), e espero que não termine impune; e a ligação entre Ruy e Zeca através do colar, ou seja, a profecia do índio que diz "que o brotar das águas vai juntá-los e separá-los de novo".  

E o ibope, heim? Quem diria!!! Merecidamente, A Força do Querer terminará com 35 PONTÕES. #NuncaPensei  

O mais do mesmo

A julgar pelas chamadas, Tempo de Amar parece uma novela água com açúcar, com foco em casal romântico. Chatice!!! Só não pode ser do mesmo nível que Sol Nascente, e muito menos ser do mesmo patamar que I Love Paraisópolis. Não estou criando expectativa. Espero ser surpreendido, porém tenho minhas dúvidas.

Exagerada

Vou na contramão de que considera Belaventura uma boa novela. É bem escrita, mas é mal executada. O texto é muito bom, porém os cenários são feios (lembram os de Máscaras); a sonoplastia é horrível (os ouvidos doem); e os efeitos gráficos deixam a desejar. A vila, cidadezinha, sei lá o que é aquilo, no meio da mata é muito fake. É também uma novela violenta. A parte cômica não tem nada de engraçada, nem as trilhas incidentais que acompanham as cenas. O que era para ser engraçado, fica sem graça no ar.

No quesito audiência, no meu ponto de vista, Belaventura é uma novela que daria errado mesmo recebendo de 15 pontos do Cidade Alerta. A rejeição é clara, notável. Por ora, faz por merecer.

É vida que segue.

Agradável

Pega Pega segue batendo recordes. Não faz o estilo dos jornalistas, mas é muito querida pelo público final. Há quem diga que a novela não é querida. Pode até não ser a preferida da maioria. Muitos falam mal, porém não perdem um capítulo. Quanto mais questionam, mais o Ibope sobe.

Eu gosto de Pega Pega. É uma novela diferente, de suspense, drama e comédia. No início, revoltado com os quatro primeiros capítulos, até tentei parar de assistir, mas não consegui! Para aqueles que menosprezam a trama, aquela boa gargalhada da Sandra Helena. Hahahaha!

Pede pra sair!!!

Não acredito que O Sétimo Guardião sairá do papel. Torço pelo anúncio oficial de cancelamento. Já até fiz um post sobre assunto, e gostaria muito que Aguinaldo Silva abrisse mão da sinopse [que parecia ter pouco regionalismo e muito realismo fantástico]. Lamentavelmente, o dramaturgo foi muito ingênuo em levar a proposta para a Master Class dando chance para o oportunismo.

Lucro

A Globo transformou o Vale a Pena Ver de Novo num produto rentável, porém broxante. É um intervalo atrás do outro, e com cortes grotescos. Senhora do Destino, por exemplo, está sendo exibida desconfigurada. Se a versão original é arrastada, imagina essa recheada de anunciantes. Não sei como vocês se sujeitam a tanto. #Deboche

É isso. Gostaram de Novo Mundo? Estão animados com as chamadas de Tempo de Amar? O que justifica o sucesso de Pega Pega? E o que acharam da voz estranha de Ivan em A Força do Querer?.

Obrigado e até o nosso próximo encontro! ;)


Deixe o seu comentário