O Planeta TV

ET'S OFUSCAM AUDIÊNCIA DE "OS MUTANTES - CAMINHOS DO CORAÇÃO"

Por: Jeferson

Tanta empolgação para nada. A teledramaturgia da Record, um dos pilares da estratégia da emissora para minar a liderança da Globo, vive momentos difíceis em termos de audiência nas últimas semanas.

Veja só o desempenho de “Os Mutantes – Caminhos do Coração”. A trama de Tiago Santiago, a aposta da Record, fechou o mês de agosto em 14 pontos. E em setembro (até o dia 03) está registrando 13 pontos. Chamas da Vida tem igual movimento de queda. Em julho, quando estreou, a média da novela foi de 15 pontos. Agora em setembro (também até o dia 03), a novela está com 12 pontos.

Enquanto isto, na Globo, “A Favorita” empacou em 36 pontos. Será que os telespectadores foram abduzidos pelos ET’s da novela da Record?

Falando em audiência, o SBT está consolidando pelo segundo mês consecutivo a vice-liderança nacional de audiência - empatado com a Record, que desde o ano passado isolara-se na segunda colocação e buscava fustigar a Globo em busca da liderança. Os dados são do mês de Julho, vamos aguardar os números de Agosto. Pode-se esperar no mínimo outro empate técnico.

É impressionante a falta de atenção que a TV Globo está tendo em relação à divulgação de suas novelas. As chamadas de “Três Irmãs” são fraquíssimas e se quer existe propagandas da reprise de “Mulheres Apaixonadas”. Se bem que divulgação, hoje em dia, não está adiantando muita coisa. Fizeram relançamento de “A Favorita” e até a trama não emplacou. Só um detalhe, os teasers de “Negócio da China” estão programados para serem exibidos a partir do fim de semana. Ou seja, são tantas coisas a serem anunciadas que uma sempre será esquecida.

Que maravilha, as novelas sem exceção despencaram na audiência. Há um mês a Globo marcava 37 e a Record 20, somando 57 pontos. Hoje a Globo marca 36 e a Record 13. Isto mostra que cerca de 10 pontos foram parar no espaço. Quando questionei isto há um mês fui acusado de estar em pânico porque às novelas da Record caíram. Queridos, quero que vocês fãs alucinados sintam na pele a realidade. O Horário Político não é desculpa para esta queda. Continuo batendo na mesma tecla: sou a favor do fim de monopólio, com isto, seria interessante surgir no mercado um outro instituto para bater de frente com os dados do Ibope, principalmente considerando os telespectadores do interior, uma vez que os dados são baseados apenas na Grande São Paulo, tornando os dados inconsistentes. As pessoas viajam para o interior no fim de semana, mas não deixam de acompanhar o seu programa favorito. Áqueles que acham que estou preocupado com a audiência das novelas da Record, prepare-se vem estréias por aí e as coisas podem ser assustadoras.

Média dos três primeiros capítulos de “Mulheres Apaixonadas”: 16 pontos. Xiii...

Palavras de Claudete Troiano: “Olha você onde é que eu vim parar, no SBT!”. Precisa dizer mais alguma coisa? O bingo continua, por enquanto, ninguém quis arriscar, mas este programa se durar dois meses no SBT, é milagre!

A Record diz que gastou cerca de US$ 70 milhões para transmitir com exclusividade os Jogos de Inverno de Vancouver, em 2010, o Pan-Americano de Guadalajara, em 2011, e, finalmente a Olimpíada de Londres, em 2012. Espera-se pagar a conta e lucrar com o bolo. Quem quiser pagar pelos 3 eventos para anunciar na emissora em um zilhão de inserções a serem distribuídas por 4 anos poderá desembolsar em torno de US$ 54 milhões. E, claro, há a opção de se anunciar só por Guadalajara ou por Vancouver, antes que Londres chegue. Até lá, a missão da casa é reconstruir o departamento de esportes e convencer a platéia sobre a mudança de canal do cardápio. Amém!

Pela manhã a disputa não é para ver quem será lider ou více. E, sim, para quem consegue escapar de uma audiência pífia. Outro dia, a Globo em diversos momentos amargou 3 pontos de antipico. Esta semana, o SBT teve a proeza de marcar 2,5 de anti-pico. É meus amigos, a televisão deixou de ser a primeira opção de lazer dos brasileiros. O ibope diz que a culpa é da internet. Então tá!

Foi preciso a audiência cair para a Record dizer que vai começar a exibir o pacote de filmes inéditos. É tarde demais. A Globo fez isto com o filme Homem Aranha 2 e quando foi exibir viu a audiência lá embaixo. Isto que dá brincar com o telespectador. Nada mais do que merecedor!


Deixe o seu comentário