O Planeta TV

Escrava Mãe finalmente será exibida, haja coração!

A concorrência de emissoras beneficia o telespectador.

Por: Jeferson Cardoso

Depois de adiar (duas ou três vezes, até perdi as contas), a TV Record, finalmente, levará ao ar a novela Escrava Mãe. Quando exibiu as primeiras chamadas, em novembro, a emissora criou uma grande expectativa naqueles que acompanhavam Os Dez Mandamentos. Logo depois, veio a frustração: o folhetim – que contará a história da mãe de Escrava Isaura – será exibida na faixa das 19h30, mas ninguém sabia quando estrearia. A decepção foi geral, desde o telespectador até aos profissionais envolvidos.  

A direção artística da Record, com medo de não cometer dois erros – o primeiro de não ter exibido na sequencia de Os Dez Mandamentos -, optou por esperar o fim de Totalmente Demais, obra de grande sucesso da Globo e considerada como "um sucesso extraordinário" por Anderson Souza, diretor de dramaturgia da emissora. A Record havia anunciado a estreia de Escrava Mãe para o dia 30/05, mas teve que adiar para o dia seguinte porque quem dita a regra na faixa das 19h30 é a TV Globo.

As chamadas despertam o interesse e Escrava Mãe, mesmo com o amadorismo da TV Record, tem chances de dar certo. É uma opção a mais para o telespectador, o mais beneficiado com a concorrência. O elenco é bom; a história parece ser interessante; e com agilidade, romantismo e dramaticidade, Escrava Mãe deve sim fazer sucesso. Claro, talvez não consiga – de imediato -os 15 pontos de audiência. O que não tirará o mérito de ser um sucesso. Particularmente, acredito que essa novela oscilará entre 10 e 13 pontos. É um achismo e torço para que dê mais.

Inicialmente, Haja Coração não deve segurar os 30 pontos de Totalmente Demais. Independente da concorrência de Escrava Mãe, a fuga do público será inevitável. Por que acredito nisso? Pelas chamadas, percebo que Haja Coração apostará no humor pastelão, que não é o forte de Totalmente Demais. Deverá haver um certo receio do telespectador. No entanto, acredito que Haja Coração segura a audiência na casa dos 24/25 pontos.

O que assistir no próximo dia 31, às 19h30? Na estreia, usarei bastante o controle remoto e espiarei tanto Haja Coração quanto Escrava Mãe. Infelizmente não conseguirei fazer isso todos os dias e terei que optar por uma. Dificilmente não gostarei de Haja Coração. Adorei Alto Astral e sou fã de Daniel Ortiz. A novela das sete da Globo tem que ser muito ruim para eu não acompanhar. Conhecendo o estilo de Ortiz, bem mexicano, sei que vou gostar.

Gostando ou não, sendo telespectador ou não (porque posso me decepcionar e parar de assistir), de Haja Coração espero que a Record consiga emplacar o seu novo horário de novelas para que tenhamos sempre uma opção e para que a Globo não fique acomodada.

A redenção de Carolina

Amo a personagem de Juliana Paes em Totalmente Demais. Sempre defendi a performance da atriz nessa novela. A Carolina é, para mim, um dos grandes destaques desse novelaço. Infelizmente, por conta de pesquisas (grupo de discussão), em alguns momentos, o perfil da personagem foi alterado. Um tiro no escuro dos autores que, no fim, perceberam que a personagem era queridíssima.

Juliana Paes manteve-se firme com os ajustes e segurou o tom e a torcida do público, levando-os às lágrimas no capítulo desta sexta-feira (20), quando Carol decide manter a adoção de Gabriel, após saber que ele é portador do vírus HIV. A redenção da personagem é – para mim – o momento mais emocionante, e tocante, de Totalmente Demais.

Essa novela – uma das melhores que já assisti – fará uma enorme falta. Mais isso é assunto para o próximo post.

Cansativa!

Estou um pouco decepcionado com os rumos de Velho Chico. Com a saída de Edmara Barbosa, e Benedito Ruy Barbosa à frente, a novela empacou e está cansativa.

Passarei a assistir com menos frequência, assim não pego no pé desse tipo de novela que fazia falta às 21h. #Deboche

Será que vão mudar mesmo o visual de Afrânio (Antonio Fagundes)? Se sim, a TV Globo confirmará a insatisfação com a trama que ela acreditava que, facilmente, atingiria os sonhados 30 pontos de audiência.  

Nessa altura do campeonato, torço mesmo é para que a emissora antecipa a estreia de A Lei do Amor para o fim de agosto. É uma decisão que agradaria a todos. Rssrs

Loucura!

Não consigo entender o que passa na cabeça de Elias Abrão, o superintendente artístico da RedeTV!. A troca de horário do TV Fama e RedeTV News foi uma loucura!.

Acredito que o público do TV Fama seja o mesmo das novelas da Globo e Record. E na faixa das 19h já existem inúmeros telejornais.

RedeTV News é bom jornal e penso que deveria ir ao ar na faixa das 21h30.

Olha a Hora é até viável (apenas para o estado de SP), mas ninguém merece ficar duas horas com Luciano Facciolli repetindo a todos instante: olha a hora, olha a hora, olha a horaaaaa. É frustrante.

Parece que o jogo virou, não é mesmo?

Com a ajuda de Marcelo Rezende, Geraldo Luís conseguiu o perdão do alto escalão da Record e reassumirá o comando do Domingo Show, neste fim de semana.

Geraldo fez por merecer a punição, só que o Domingo Show não é o mesmo sem ele.  A espontaneidade do apresentador e a forma como ele conta as histórias dos convidados são as marcas do dominical.

Não sou defensor desse tipo de programa, mas tem gente que gosta. Televisão é isso: é feita para todo o tipo de público e assiste quem quer.

Não deu certo!

A reprise de Anjo Mau esboça reação de audiência, mas oscila bastante. A média final deve ser, de no máximo, 15 pontos, isso se não empacar nos 14. Será praticamente o mesmo desempenho de Caminho das Índias.  

À tarde, a Globo tem feito a alegria do SBT, que vive uma ótima fase com as novelas mexicanas. Não vou estender com esse assunto, o fato é que a Globo não tem acertado nas escolhas de suas reprises. A sorte da emissora é que Eta Mundo Bom! puxa a a média de Malhação, senão... Ela precisa acertar com a sucessora de Anjo Mau porque Eta Mundo Bom! acaba em setembro e um erro pode abalar a nova temporada de Malhação (que recebeu o subtítulo de Pro Dia Nascer Feliz).

Talvez essa seja a hora de apostar num grande clássico como Cheias de Charme, Avenida Brasil ou Por Amor.

É isso. Será que Escrava Mãe freará a audiência da Globo no horário das 19h? Velho Chico tem fôlego para mais quatro meses? E quais as apostas para a próxima reprise da Globo?

Abraços e até o nosso próximo encontro, que será inteiramente dedicado à Totalmente Demais. =D



Publicidade

Comentários (15) Postar Comentário

Nandoaraujo_TV comentou:

Realmente Escrava Mãe parece ser uma ótima novela, mas minha falta de confiança na Record me faz passar longe de suas produções.
Haja coração acredito que vai emplacar, eu tenho o mesmo receio referente ao humor pastelão se ele predominar não vou assistir.
Acho que Anjo Mau reagiu bastante e deve terminar com 15 a meta do horário. Espero que a próxima novela seja um clássico .
Larguei Velho Chico não aguentei o marasmo da novela e sigo sem vela a 8 capítulos.
Eta Mundo Bom independente da sucessora vai fazer uma falta a Globo. Os números dessa produção são assustadores é um fenômeno sem limites.

Marcio comentou:

Anjo Mau está oscilando por culpa da própria Globo. Tem dias que vai ao ar ás 15, outros às 16. Apenas por isso. Logo vem as Olimpíadas, ou seja, Anjo Mau vai seguir conforme a música toca.
Aposto em 16 pontos de média. Espera a Nice ficar toda boazinha.


Jeferson Cardoso respondeu:

Marcio, Anjo Mau acaba antes das Olimpíadas. Rsrrs


Rafael comentou:

Realmente Totalmente Demais lacrou e aposto o ultimo capitulo de uns 38 pontos.Sobre velho chico ja poderia ter acabado,é mto depressiva e nao tem cara de novela das 9.É cara de minisserie e ponto final.Haja Coraçao acredito no sucesso e pelo elenco q tem.Acho q Malu Mader,Carolina Ferraz e Ellen Rocha devem chegar chegando.


Jeferson Cardoso respondeu:

Rafael, verdade. Às vezes, acho Velho Chico com cara de filme, tipo Central do Brasil Rssrs


Andre comentou:

O pior de velho chico e a atuação de Fagundes ... Parece q engoliu um oboé e metade do elenco sussurra, aquela personagem da Torloni que diga rs ... É uma trama bobinha, mas da pra assistir. O que nao pode e vir uma trama agua com açúcar rs. MAA e Vicent Villari terão que agradar de imediato, e torço, pois ela escreve muito bem


Jeferson Cardoso respondeu:

Andre, verdade. Penso que Velho Chico seria uma linda novela das seis. Rsrs


Cláudio Santos comentou:

Sobre o vale a pena ver de novo até gosto de anjo mau e uma excelente novela da década de 90 mais não me chama a atenção, na reprise dela no viva acompanhei ela na integra em 2013 e 3 anos depois a globo trás ela de volta e editada ai não dá né com tantas boas opções que a globo tem cordel encantado, paginas da vida, cama de gato, cheias de charme, escrito nas estrelas, paraíso, morde & assopra, a vida da gente, o beijo do vampiro, sonho meu, a padroeira, nossa são tantas opções de novelas inéditas que poderia ser reprisada e a globo continua aposto suas fichas em reprises recém acabadas do viva daqui a 2 anos eles inventam de reprisar Laços de família não duvidem disso, volto a dizer anjo mau e muito boa mais já assistir recentemente BA integra no viva, e dentre as opções que o Jéferson citou de reprise ficaria entre avenida Brasil ou por amor no final escolheria por amor essa pelo menos passou no viva em 2010 a 6 anos atrás e na minha o humilde opinião e um clássico de novela essa eu assistiria com todo prazer kkkk

João comentou:

Parabéns pela a crítica, Jeferson. Agora, relacionado ao VPVDN, não espere algo bom saído de lá não. Há anos a Globo transformou a faixa num tapa buraco da programação, trata o programa feito algo inútil, sendo que ele é um grande fator pra levantar a grade noturna dela e a emissora ignora. Certamente ela acha que qualquer novela é uma boa opção pra sessão contanto que seja sucesso na versão original, ignorando totalmente se ela é datada ou não. Como prova do descaso da faixa, tomo como exemplo a reprise de Anjo Mau que tem dias que começa 14:45, outros que começa às 15:30 e até mesmo vi começar às 17:10, sendo que o horário certo dela é às 16:30. Além disso, há cortes bruscos de edição das novelas, em que ganchos finais são de uma pessoa atendendo telefone, entrando num carro ou num núcleo avulso qualquer. Sinto que a próxima reprise será do Walcyr e não tô brincando, ele é coringa da Globo pra hora que ela bem entende. Uma pena. Mas se a Globo tiver uma luz de bom senso, não duvido que venha Maneco no horário devido a reprise muito repercurtida de Laços de Família no VIVA. Se a Globo optar por Avenida ou qualquer novelão excelente das 21h depois de 2010 é melhor tomar cuidado, pois boa parte das novelas dessa faixa foram grande sucesso devido a fatores externos como a boa fase econômica, ascensão da classe C e etc que hoje dá uma ilusão de que a trama é datada mesmo sendo atemporal.


Jeferson Cardoso respondeu:

Obrigado, João. Há tempo o horário do VPVN é instável. E deve continuar, já que a Globo tem os direitos de transmissão da Eurocopa e também da Liga dos campeões. Também não duvido que Globo venha de Morde & Assopra. Hahahahaha


Alan Medeiros Otani comentou:

Anjo Mau chegando à casa dos 17 pontose, com inúmeras torcas de horários, não deu certo? Acho que tá dando certo, sim! Globo tá tão satisfeita que nem edita os capítulos. Novela ficará no ar até setembro!


Jeferson Cardoso respondeu:

Refiro-me a média final, de 12,7 pontos. Até onde sei, Anjo Mau ficará no ar até o início das Olimpíadas; assim como Malhação.


Dira comentou:

E sobre Velho Chico ser A SEGUNDA PIOR AUDIÊNCIA de uma novela no horário nobre, não vai destacar isso como fazia exaustivamente com A Regra do Jogo? Ou vai apagar meu comentário novamente? Só sei que Babilônia e A Regra são infinitamente superiores a atual em termos de história.


Rafael respondeu:

Tambem concordo.Acho q nao so as 2 ultimas foram as melhores,como tb as anteriores.Ate Em Familia,eu conseguia ver.Pelo menos dava pra ver,essa nao consigo ver sequer 5 min



Jeferson Cardoso respondeu:

Se ela fechar com essa marcar, certamente, levará destaque. Por ora, estão empatadas. Velho Chico ainda tem três meses pela frente...


work bitch comentou:

"Conhecendo o estilo de Ortiz, bem mexicano, sei que vou gostar." olha, eu acompanho o curtas e quentes a muitos anos e na época de a favorita vc vivia criticando a novela pq era muito mexicana. no mínimo agora incoerência vc defender um autor por ter estilo mexicano q vc criticava no passado

Rodrigo comentou:

Para mim a única coisa que vale a pena em Velho Chico é a trilha sonora impecável. Já a história: zzZzzZzZz... Essa novela seria perfeita para o horário das 18hrs. Que venha A Lei do Amor urgentemente!
Estou ansioso para ver Haja Coração. Não era nascido quando passou Sassaricando e estou bem curioso. Escrava Mãe vai ficar pro DVR.
Quem me dera porder assistir Anjo Mau. Aonde moro está passando Cabocla no VPVD (ninguém merece!). Espero que a próxima reprise seja uma novela mais recente da última década que a Globo já parece ter esquecido.

Veja também

Publicidade