O Planeta TV

Encantadora, novela das sete da Globo é Totalmente Demais

O folhetim é sucesso de crítica e audiência.

Por: Jeferson Cardoso

Falar da novela das sete é totalmente demais. Trocadilho à parte, meus queridos, que folhetim é esse? Há três meses no ar, TD+ é tudo de bom. Chama a minha atenção a maneira como os autores (Rosane Svartman e Paulo Halm) conduzem a história, de ritmo eletrizante. Ainda, com mais três meses pela frente, é cedo para dizer que TD+ é perfeita, mas, hoje, beira a isso. Talvez seja um exagero, no entanto, o universo e os personagens desta novela me encantam.

O pano de fundo da novela é o concurso homônimo ao título, que não cansa o público, mas que irrita alguns jornalistas cri-cri-críticos. O concurso, no entanto, não é o alicerce de Totalmente Demais. A história não se move apenas nisso. Há diversos conflitos, principalmente paralelos à trama central. É um novelo, novelaço.

Quando os autores mudaram a personalidade de Fabinho (Daniel Blanco), pensei: surtaram. O comportamento dele, no contexto da novela, é compreensível. É um menino rebelde, mimado que tenta conquistar a confiança do pai. 

TD+ vive o momento de troca de casais, o que é necessário em qualquer folhetim. Para aproximar Arthur (Fabio Assunção) de Eliza (Marina Ruy Barbosa), os autores uniram Leila (Carla Salle) e Jonatas (Felipe Simas). Criou-se também um romance entre Rafael (Daniel Rocha) e Lili (Vivianne Pasmanter), para haver um triângulo com Germano (Humberto Martins). Nesse momento da história, Carolina (Juliana Paes) perde espaço, ficando sem função. Daqui a pouco, seguindo a lógica, os autores reaproximarão a personagem de Arthur. É importante ressaltar que Carolina mudou de personalidade para atender a um grupo de discussão. E entramos na parte final: com quem Eliza deve terminar? Com o seu sapo, é claro.

Foto: Divulgação/Globo

Outra coisa que me encanta em Totalmente Demais é a trilha sonora, inclusive a internacional. A trilha instrumental utilizada em quase todas as cenas é outra marca da novela.

Rosane Svartman e Paulo Halm capricham no texto; adoro quando eles fazem trocadilhos e referências aos filósofos e escritores. Os autores também estão de parabéns pelas abordagens atuais e importantes para a sociedade, como a homofobia.

Taí uma novela que merece todo o sucesso que tem.

Tá acabando!

Prometi não falar sobre A Regra do Jogo, mas preciso fazer uma observação. É verdade que não assisto a esta novela (não gosto, não faz meu tipo), no entanto, preciso fazer um elogio. No feriadão de Carnaval, deparei-me com uma cena estupenda. Uma em que Vanessa Giácomo e Cauã Reymond se entregam ao ponto de transbordar emoção na telinha. Na cena, Tóia revela a Juliano está grávida de Romero. Valeu a pena, e só. 

Na reta final, como era de se esperar, a audiência reagiu. Só que um pouco tarde. A quatro semanas do último capítulo, a média é de 27,4 pontos. Termina com 28. Merecido. #ProntoFalei

A nova das nove

O teaser de Velho Chico decepcionou muita gente. A Globo então antecipou as chamadas. É impossível não fazer comparações com Meu Pedacinho de Chão e até mesmo com Hoje é Dia de Maria.  

Quem está acostumado com uma trama ágil, certamente, não gostará de Velho Chico. Acredito que os primeiros capítulos, principalmente a primeira fase, irão agradar. A minha preocupação é com o ritmo da terceira fase. Benedito Ruy Barbosa tem uma narrativa lenta (isso não quer dizer que seja ruim). É um profissional de primeira. Eu, particularmente, sou fã. Vocês sabem que eu gostei de Meu Pedacinho de Chão, que não agradou muita gente e não foi um sucesso.

Tá nítido nas chamadas que Velho Chico será um folhetim clássico, óbvio, tradicional. Tem tudo para começar razoavelmente bem e não sofrer uma rejeição como A Regra do Jogo e Babilônia. Claro, depende da forma como será apresentada e conduzida.

A direção, sob a responsabilidade de Luiz Fernando Carvalho, deve sim usar os efeitos e aquele universo mágico – algo parecido com aquilo que foi apresentado em Meu Pedacinho -, mas com cautela para que as cenas não fiquem tão teatrais. No mais, é torcer para que Edmara e Bruno Barbosa – os autores – consigam apresentar uma história encantadora. Do início ao fim, e não só no fim. Se vacilar, o público não perdoa.

Por ora, recuso-me acreditar que Velho Chico será tão ruim quanto A Regra do Jogo. Porém, não coloco minha mão no fogo.

Tchau!

Finalmente acabou o circo plantado por Monica Iozzi na bancada do Vídeo Show. É vida que segue. A audiência do programa, sem a atriz, digo, apresentadora, segue na mesma, oscilando entre 8 e 10 pontos. Vice-líder atrás do Balanço Geral SP (Record).

O que dá audiência ao Vídeo Show é o casting de estrelas da Globo. #Fato

Repete mais que tá pouco!

Continuo gostando de Eta Mundo Bom! Algumas coisas incomodam, como os diálogos repetitivos e cenas bobas. A história, muito simples, não deslancha. Essa novela é um remix de todas as outras de Walcyr Carrasco.

Demorei a entende o núcleo do humor, mas não gosto dos personagens. Tenho uma certa implicância com as mesmices de Elizabeth Savalla em cena. Por outro lado me surpreendo com o esforço de Camila Queiroz. Ela está muito bem com aquele sotaque carregado.

No meu ponto de vista, há um erro grave com a protagonista de Eta Mundo Bom!. Filomena, defendida por Débora Nascimento, é uma personagem torta. Não tem como torcer para ela. Entendo que a intérprete não está no tom ideal, mas vejo que se o autor realizar uns ajustes no perfil da personagem favorecerá a atuação da atriz e também irá melhorar a aceitação da mocinha, que até agora parece uma figurante.

Credo!

Tem gente assustada com o título da novela de Walther Negrão, que foi batizada de Arigatô Amore Mio. É ridículo, concordo. Não tem como defender um título desse. A história de imigrantes japoneses parece que será um negócio da china.  #Deboche Hahahahahahahahaha!

Quando?

Duvido que a segunda temporada de Os Dez Mandamentos seja levada ao ar antes de abril. Também acredito que a continuidade da história será produzida em 100 capítulos.  A Terra Prometida deve ficar para o final de agosto ou início de setembro, após as Olimpíadas.

A Record continua despreparada e, nos bastidores, trabalha de forma amadora. É impossível compreender a dificuldade que a emissora tem para dar início às gravações de Os Dez Mandamentos. De certa forma, o atraso deve favorece-la. É bom esperar o lançamento de Velho Chico para conseguir chamar a atenção da imprensa e também daqueles que não se apegaram à novela da Globo. Vai ser interessante o confronto entre Os Dez Mandamentos e Velho Chico. A disputa de ser acirrada, principalmente às quartas.

É isso. Totalmente Demais é tudo isso mesmo? Quais as impressões das chamadas de Velho Chico? Por que A Regra do Jogo demorou tanto a decolar? E o que dizer sobre o título da próxima das seis da Globo?

Obrigado pela a atenção, e até o nosso próximo encontro.



Comentários (41) Postar Comentário

Eduardo comentou:

Totalmente demais é tudo isso sim muito boa torço para que o Artur fique com a Elisa é muito chato aquele Jonas.Quanto a Velho Chico espero que não seja parecida com Meu pedacinho porque detestei aquela besteira.Que venha uma trama rural original e não artificial!


Jeferson Cardoso respondeu:

Eduardo, tem um pouco de teatro. Isso está claro nas chamadas. Rsss


Selma comentou:

Sinceramente, TD+ É a melhor novela em exibição , Me encanto com Tudo! , Acho que 'Velho Chico' será meio lenta, mas não algo na vibe "Em Família" Porquê se for será um fiascão... , Sobre 'A Regra' Estou achando esse último mês maravilhoso, É Uma pena que a trama veio ficar realmente interessante após a virada da Tóia,Agora sim estou acreditando que daqui pro Capítulo final alcança finalmente os sonhados 40 Pontos... , Agora sobre o título da novela do Negrão, Só tenho uma coisa a dizer : RI - DI - CU - LO! Preferia Sol Nascente mesmo...


Jeferson Cardoso respondeu:

Será que ela consegue os 40 pontos? Acho que o recorde será de 38 (ou não).



Sandy Leah Love respondeu:

vai sonhado querida JECquiane 40 pontos nem de pico



Sandy Leah Love respondeu:

vai sonhado querida JECquiane 40 pontos nem de pico


Fernando Oliveira comentou:

Se você demorou a entender um simplório núcleo de humor de uma novela como Eta Mundo Bom, você acabou de assinar seu atestado de visão limitada! #deboche. Se você confessa que não assisite A Regra do Jogo, assinou seu atestado de incompetência para falar sobre algo que não vê! #deboche. Passou um bom atestado de assíduo telespectador de Totalmente Demais. Também sou. Concordo com o que falou sobre a novela. Por fim, ainda é cedo par falar de Velho Chico que mostra a competência da Globo em fabricar suas novelas. Os Dez Mandamentos 2 sai em abril, quem sabe dia 30! #deboche. Tem alguma novidade sobre o Vale A Pena Ver De Novo?


Jeferson Cardoso respondeu:

Demorei a compreender a proposta do núcleo de humor, é muito infantil. Mas a proposta é essa porque é inspirada no conto O Comprador de Fazendas, de Monteiro Lobato. A próxima reprise da Globo é Anjo Mau. A Globo ainda não divulgou a data de estreia.



Keyla Keulla respondeu:

Bem, acho que a ala de comentários aqui sempre foi legal, com pessoas que pelo menos ao meu ver, eram de pessoas sensatas, que concordavam com a opinião contrária de outras pessoas, tinham até mesmo uma forma de repassar conhecimentos de dramaturgia mas faz algum tempo que aqui se tornou uma verdadeira caça a cabeça de quem criticar um mero detalhe bobo de A Regra do Jogo, aqui defendem com unhas e dentes a novela. Claro, eu cada um tem o seu direito de se expor, mas quando chega ao ato de ficar debochando, implicando e até mesmo levar ao ato de subentender que alguém é leigo de televisão beira claramente a mediocridade. Gosto de A Regra do Jogo, é a novela pelo menos digna pra mim desde o fim de Amor à Vida em 2014, mas aqui no site a ala de comentários sempre exalta o excelente roteiro (que possui texto mediano que leva a repetições claras como a palavra "assassino" dita milhares de vezes), reviravoltas impressionantes (que sempre é reciclado de uma obra passada do autor como falsas mortes a exaustão (3 só nessa novela), ação desnecessária para maquiar barrigas) e o autor (que é tão adorado no site, que ganharam a alcunha de "JECquianes"). Sinceramente, vejo que o JEC é mais uma autor comum que se repete, possui erros, se limita. Mas isso todos são. Todos os autores tem erros, não são perfeitos como pintam na ala de comentários nesse site. Eu gosto das tramas do João, afinal quem não adorou A Favorita e Avenida Brasil? Mas vejo que talvez uma tentativa falida de tentar levantar ego de um autor que é admirado aconteça aqui, mas vamos ser francos, o JEC errou com A Regra do Jogo e espero que ele conserte seus erros, busque tentar se reinventar numa outra ocasião. Beijos de Luz a todos.



Fernando Oliveira respondeu:

Eu disse e repito, para criticar algo é necessário a pessoa assistir, conhecer sobre o que fala. O autor da matéria confessou em seu texto "É verdade que não assisto a esta novela (não gosto, não faz meu tipo)" portanto meu comentário não é caça às bruxas, muito menos diminui a importância da coluna Curtas e Quentes, que ao meu ver contribui para a discussão dando voz ao leitor. Não gosta dos meus comentários, entra na fila, mas eu só falo do que assisto!


Rafael comentou:

Velho Chico sera uma novela atipica das 9,a começar pela historia e pelo elenco,onde a maioria dos atores sao novatos e teremos poucos atores veteranos.As chamadas caracteristicas do Luis Fernando onde as cenas sao escuras e dao um ar de teatro,espero q so seja so a aparencia mesmo.Acho q 30 capitulos a 1 e 2 fase sao mta coisa e a globo nem confirmou ainda o dia q estreia,acho q deve esperar mais essa semana pra ver se realmente é dia 14.Sobre a Regra do Lacre,desde novembro a novela ta otima,so quem viu mesmo sabe o q estou dizendo e nao de fato nas ultimas semanas.Sobre Vanessa Giacomo a personagem poderia ser chata,caracteristico da personagem,mas ela defendeu mto bem e a virada da personagem so engrandeceu o talento dela q a meu ver esta melhor do q a Antonelli e o Nero.A Antonelli é carismatica,mas faz as caras e bocas dos ultimos personagens.O Romero nao sei definir se sinto odio ou pena.Mas o elenco em si foram mto bem,uma pena q as premiaçoes de 2015 foram encerrada a tempo e nao deram a chance a Vanessa Giacomo,Marco Pigossi,Renata Sorrah,Jose Abreu,Debora Evelyn.Uma pena q nao serao indicados a 2016.


Fernando Oliveira respondeu:

Falou e disse tudo sobre A Regra do Lacre. É desde novembro, o sucesso não é de agora e só quem acompanha desde o início sabe do que estamos falando.


nandoaraujoTV comentou:

Totalmente Demais é demais mesmo, a novela tem um frescor do horário das 19hrs mas não deixa de abordar temas importantes como a homofobia.
A Regra Do Jogo pra mim segue ótima com seu núcleo principal tivemos várias cenas ótimas além dessa do Cauã e da Toia o quarto branco criado por Romero e de arrepiar e trouxe cenas memoráveis e prometi com o incêndio causado por Toia e Atena outra cena de ficar na memória.
Era Mundo Bom é simples e totalmente tradicional sem grandes surpresas ou reviravoltas mas cumpre o seu papel de fidelizar o público desse horário deve terminar com a maior audiência dos últimos tempos na faixa.
Record sem preparo nenhum agora vem Sansão e Dalila a sorte e que o grande público não tinha assistido a essas produções que na reprise batem a audiência da primeira vez que foram transmitidas ficando entre 12/14 pontos.
Acredito que Velho Chico vai começar muito bem e conseguir conquistar a média tão sonhada dos 35 pontos.


Jeferson Cardoso respondeu:

Nando, inicialmente, 35 pontos acho difícil. Se conseguir 28 pontos na primeira semana é bom. Tem é que manter isso nas semanas seguintes. Não pode é cair para 25, senão....



nandoaraujoTV respondeu:

Então Jef mas se não conseguir nas primeiras semanas os 35 não vai ser depois que a record colocar Os Dez Mandamentos 2 ???? que vai conseguir.


Fellipe comentou:

TD+ é a melhor novela em exibição.Gostosa de assistir, o tempo voa. Amo a personagem da Pasmanter, Lili, e a forma como seu romance com o fotógrafo esta caminhando. A cena exibida ontem, 20/02 na qual o personagem Max foi espancado, doeu o coração. Confesso que chorei na cena, pelo personagem e por saber que isso acontece todo dia na vida real. Parabéns aos autores pela abordagem. E que o Max mostre que uma violência assim deve ser denunciada.
Estou apaixonado pelas chamadas de Velho Chico. Creio que essa primeira fase tenha um clima parecido com "Meu Pedacinho de Chão" e "Hj é dia de Maria", mas não tão exagerado, mais pé no chão. Na fase que se passa nos dias atuais, creio que será diferente. Luis Fernando Carvalho tem uma direção ótima, vide "Os Maias", "O Rei do Gado", "Renascer", "Esperança". Ele só precisa inovar um pouco o estilo dele, que fica maravilhoso em minisséries, mas que em novela cansa demais.
Video Show: Assistia todos os dias, amava, mas agora trabalho. Vida de adulto né :( , hehe. Mas todas as vezes em que puder ver ao programa com a Mônica apresentando, eu senti falta de uma coisa importante: Da fase em que o Video Show dava destaque aos bastidores da programação, entre outras coisas maravilhosas, e não a palhaçadas sem graça nenhuma dos apresentadores! Pronto falei haha.
Quanto a Regra do Jogo, que o JEC se reinvente (isso inclui trocar a direção de sua próxima novela tbm). Ele terá um bom tempo pra isso, já que a fila do horário está imensa.
Arigatô Amore Mio é a próxima mexicana das tardes do SBT ou a próxima das 6? Não entendi, to confuso aqui! hahahahahahahaha


Jeferson Cardoso respondeu:

Felippe, será que ele não escreve uma para as 19h antes? Rsrs



Fellipe respondeu:

Bem que podia né Jeferson. Fazer igual ao Walcyr e voltar ao horário que o consagrou, o das 19h hahaha Já que vamos ter a estreia de Maria Adelaide com Vincent Villari e Duca Rachid com Thelma Gudes às 21h.


Lucas comentou:

Totalmente demais:É a melhor novela no ar pra mim,sem duvida,uma delicia,encantadora,e a melhor novela das 7 em anos,quase no capitulo 100,e os autores não deixaram a peteca cair,segue agil e sempre com acontecimentos que movimentam não so a trama central,como todas as otimas paralelas,como você mesmo diz,é um novelaço.A troca de casais,foi muito bem elaborada pelos autores,que são tão bons,que conseguiram deixar a trama ainda melhor,tem casais de todos os gostos,impossivel torcer por um só,são feras em criar romances.Marina Ruy Barbosa tem quimica tanto com Felipe Simas,quanto com Fabio Assunção,este por sinal,tem lindas cenas com Juliana Paes,outra nucleo que chama atenção,é o que envolve Lili,Rafael e Germano,é a trama mais complexa e dramatica da novela,e os autores tão otimos,desde o começo a novela tava dando entender que teria uma historia de amor entre Rafael e Lili,e o modo que os autores conduziram isso foi sensacional,é impressionante a quimica entre Daniel Rocha e Vivianne Pasmanter,apesar de alguns ainda torcerem por Germano e Lili,mais pela vasta parceria dos atores de outras novelas;o casal Rafael e Lili surpreendeu,e vem agradando,as cenas dos dois são de pura sintonia,texto lindo,e quimica,para dar e vender,são cenas tocantes,impossivel não torcer para eles,é uma linda historia de amor,que ainda aborda,o preconceito contra relacionamentos de diferença de idade,e junto a isso,o machismo e outros temas,sacada genial,e esta agradando a maioria,mesmo com algumas pequenas criticas nas redes sociais,o "publico mesmo" gosta,ja que a audiencia da novela so cresce,e você,o que esta achando desse lindo romance entre Rafael e Lili,Jeff ??? Concluindo,Totalmente demais é um novelão delicioso,a audiencia esta cada vez maior,graças a qualidade da novela,otimas atuações,personagens cativantes,lindos romances,humor;drama e romance na medida certa,uma historia agil e que trilha sonora em kkk,um novelão.


Jeferson Cardoso respondeu:

Lucas, há química até entre Leila e Jonatas. É incrível a sintonia entre os personagens. Adoro a Lili, e amo a Vivi Pasmanter. Uma linda personagem e um acerto dos autores aproximá-la de Rafael. Estou sentindo falta da Dona Stellinha. Uma figura!!! =D


Bernardo comentou:

Velho Chico tem tudo pra arrebentar. A Regra do Jogo tem partes chatas e partes incríveis. Oq é a atuação de Joss de Abreu? Meu Deus. Aquele núcleo da Família Stewart é espetacular. Na minha opinião é melhor que o núcleo principal. Por outro lado ninguem merece o núcleo da Suzana Vieira. E pensar que ela já foi uma das melhores atrizes do país. TD+ é totalmente incrível. Melhor novela em exibição.


Fernando Oliveira respondeu:

Susana realmente está num papel ingrato. Por isso vou assistir Mulheres de Areia no Viva, uma de suas melhores atuações, Clarita. Mas sobre a Béba, ainda acho que ela terá função na derrocada do Gibson.



Jeferson Cardoso respondeu:

Ainda acho que é uma novela de uma cena boa por capítulo. Acredito que não tenho sorte e dou espiada em capítulos "fracos". Rsrss


Cássio Leão comentou:

Acho TD+ realmente totalmente demais, gostei muito da sua crítica em relação a esse novelaço das 7! E vamos combinar, o horário das 19h estava precisando de uma trama assim, faz tempo. E que continue cada dia melhor, como tem sido desde o começo. Quero falar um pouco sobre A Regra do Jogo, por mais que vc não tenha gostado, e acho q é pq não faz o seu estilo como vc msm disse, a novela está arrebentando. Acho q ela deve assustar os mais apegados ao estilo tradicional de novela, pq ela vem com uma pegada de 'série americana', porém eu gosto muito do novo, de inovar e isso o JEC fez com muita sabedoria. Não tem um capítulo q não me deixa louco pra ver o próximo, enfim é uma novela digna de 40 pontos nos dias de hj. Acho uma pena vc não comentar do números, quem diria q a Regra chegaria a picos de 40 e médias de 35 frequentemente. Depois do fracasso de Babilônia e do furacão bíblico da Record, "nunca pensei". Enfim, vc disse q deve terminar com 28, mas analisando os números não precisa ser nenhuma gênio pra ver q a novela deve terminar com 29 pontos, subindo assim 4 pontos em relação a última. E por fim, afirmo q a Regra é um sucesso sim, mesmo com final de ano, carnaval, e enfrentar uma fenômeno q foi os 10 Mandamentos, e depois de pegar o horário com 25 pontecos, vai entregar pra Velho Chico nos 40 e com média de 29. SUCESSO! Até a próxima.


Jeferson Cardoso respondeu:

A média final será de 28. A média geral, até quinta (18/02), é de 27,5. Não tem como fazer milagre com três semanas. Só se mitar todos dias, sem exceção, acima dos 36 pontos. A novela demorou muito a reagir....


Talita comentou:

A Eliza deve ficar com o Arthur!! A história dos dois é baseada na obra My Fair Lady, onde o criador se apaixona por sua criação. Além disso, Arliza também possui elementos de Orgulho e Preconceito, que retrata um amor considerado proibido, já que, o sr. Darcy é rico e Elizabeth é uma moça humilde e sem posses. Queremos Arthur e Eliza apaixonados no final para mostrar que para o amor não há idade e que o amor transforma!


Jeferson Cardoso respondeu:

Talita, já eu gosto - e muito - da Eliza e Jonatas. A princesa e o sapo. Rsrs


Veja também