O Planeta TV

Dramaturgia atual da Globo: boas novelas e para o público certo!

Eta Mundo Bom!, Totalmente Demais e Velho Chico são os destaques.

Por: Jeferson Cardoso

Há um ano, Silvio de Abreu se viu obrigado a fazer ajustes na ordem de autores para driblar a baixa audiência das novelas da Globo. O diretor de dramaturgia escalou Walcyr Carrasco para às 18h, e convocou Benedito Ruy Barbosa para a faixa das 21h. Foi dele também a ideia de resgatar o público jovem às 19h, aprovando a sinopse de Totalmente Demais, dos autores que ainda escreviam Malhação Sonhos. Na época, muitos questionavam e duvidavam que as alterações dariam resultados.

Pois bem, hoje, presenciamos números de audiência surpreendentes e boas novelas. Quem diria! Eta Mundo Bom, Totalmente Demais e Velho Chico são perfeitas para os seus horários de exibições.

Às 18h, Walcyr Carrasco com uma história simples, de texto repetitivo, às vezes boba, está batendo recorde de audiência porque fala com o público certo. Pode-se questionar a qualidade do texto, mas a narrativa não. Eta Mundo Bom! pode não ser a queridinha de muitos, mas é boa.

Totalmente Demais, às 19h, é uma obra – que para mim – indescritível. Nunca pensei que assistiria à uma novela perfeita como essa. O sucesso dela é consequência do talento dos autores; esforço do elenco; e óbvio, da ótima parceria entre produtores e diretores. Sou fã de TD+. Vivo ela intensamente. Sentirei muita falta.

Pelas chamadas, subestimei o trabalho de Luiz Fernando Carvalho. Velho Chico, até o dia de hoje, meus amigos, é uma história linda, emocionante e confesso: estou encantado. E o que me impressionou nesses 18 capítulos foi a estupenda direção. Sim! Sim! Sim! Preciso, aliás, devo não só parabenizar a Luiz Fernando, mas também agradecê-lo pelas brilhantes cenas e ótima condução da história idealizada por Benedito Ruy Barbosa, e escrita dignamente por Edmara Barbosa e Bruno Luperi.

Velho Chico é linda demais. A estética dessa novela me fascina. O estilo lúdico, que não é tão marcante, é o diferencial. Discordo quando dizem que é uma novela cinematográfica. Torço para que terceira fase seja tão linda quanto as primeiras.

Depois de "apanhar", Globo deve ter aprendendo que, para atingir o sucesso, não é preciso apenas inovar, basta caprichar no convencional.

Estratégia errada

A Globo errou ao colocar a reprise de Anjo Mau na faixa das 15h. Sobre o fiasco de audiência, de 10 pontos, não sou capaz de opinar. Mas é merecido. A divulgação foi péssima. No dia da estreia, muita gente não sabia que essa novela seria reprisada. Isso não justifica o fracasso, ainda é cedo. Temos que aguardar o desempenho da reapresentação na faixa das 17h. Há quem se incomoda com a imagem da novela, que fica quadrangulada em televisores de alta definição.  

Imagem da reapresentação de Anjo Mau, na Globo. Foto: Reprodução/Globo

Sem identidade

A saída de Monica Iozzi não alterou a audiência do Vídeo Show, que mantém uma audiência entre 9 e 11 pontos. O público desse tipo de programa não está interessado no time de apresentadores, o que importa é o conteúdo. O que chama a atenção, na verdade, é o casting da Globo.

O sucesso do VS não depende do apresentador, mas é preciso ter cautela porque os âncoras precisam ser espontâneos e carismáticos. Maíra Charken não está bem na função. Em alguns momentos, ela se vê obrigada a tentar fazer graça, mas não consegue porque não é comediante. Penso que a Globo deveria ter deixado Joaquim Lopes na bancada. Ele não é humorista, mas já tinha conquistado boa parte da aceitação do público. A contratação de Rafael Cortez seria útil, se o mesmo fosse apresentador fixo.

O Vídeo Show é um programa que oscila bastante. Infelizmente, na maioria das vezes, para baixo. Estava numa boa fase, mas voltou à estaca zero. Entendo que a produção não consegue identificar o público que realmente assiste ao programa. A identificação, obviamente, não é fácil porque a audiência de um programa diário é rotativa. Entretanto, a gente percebe que o VS tem muita enrolação. Na verdade, não tem uma identidade. A rotatividade de repórteres e apresentadores atrapalham e, acredito, que dá um desanimo na equipe.  

Promete!

Bruno Ferrari e Nathalia Dill. Foto: Divulgação/Globo

O clipe de Liberdade, Liberdade é fantástico. Estou numa enorme expectativa. Acredito que será mais uma novela que idolatrarei. Hahahaha! Que fase! Só lamento pelo horário de exibição, na faixa das 23h30. A Globo deveria inverter com a linha de shows. Ninguém merece.

A próxima das nove

Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari garantiram um elenco maravilhoso para A Lei do Amor (título definitivo). Torço para que eles apresentem uma boa história, com abordagem política apenas como pano de fundo.

Já vi Regina Duarte e Claudia Abreu numa mesma novela (Três Irmãs), mas pagando mico. Agora, espero que as mesmas recebam papéis à altura. Para um papel ser bom não precisa de protagonismo. Regina Duarte, não será a protagonista, mas pode ser uma ótima coadjuvante, como aconteceu em Sete Vidas. 

Quanto às informações da sinopse, ainda é cedo para criar ilusões referentes à próxima das nove. O elenco é bom, mas se a história não for... Em relação ao título, não gostei muito, mas acostuma. Uma pena não terem usado o Sagrada Família. 

Nova temporada

Na próxima segunda, dia 4, a partir das 20h30, a Record estreia a nova temporada de Os Dez Mandamentos. Depois de perder público, com reprises de minisséries, a emissora da Barra Funda deve se armar para assegurar a vice-liderança e ameaçar, novamente, o império da Globo.

Particularmente, acredito no sucesso. Para a estreia, acredito em um audiência entre 16 e 18 pontos. O confronto direto com Velho Chico, às quartas, promete. O Jornal Nacional, hoje de volta a casa dos 30 pontos, deve recuar para 25.

Resta saber como a TV Globo vai lidar com a concorrência. Se vai manter Velho Chico no horário tradicional ou jogá-la para as 21h40 ou 22h. Hahahahahaha!

Ficarei de olho no desempenho da Globo após o encerramento do capítulo de Os Dez Mandamentos. Velho Chico deve perder público no confronto (só não pode passar a vergonha da antecessora, sendo vice e marcando apenas 17), mas precisa "disparar" quando a novela da Record acabar. Se isso não acontecer (de imediato), xiii...

É isso. Gostaram do clipe de "Liberdade, Liberdade"? A re-re-re-reprise de Anjo Mau fará sucesso? Quais as apostas para o confronto entre Velho Chico x Os Dez Mandamentos? Estão curtindo o estilo lúdico e da narrativa convencional da novela das nove da Globo? E o que acharam do título da novela das nove, A Lei do Amor?

Obrigado pela atenção, e até o nosso próximo encontro. ;)


Deixe o seu comentário