O Planeta TV

Dramaturgia atual da Globo: boas novelas e para o público certo!

Eta Mundo Bom!, Totalmente Demais e Velho Chico são os destaques.

Por: Jeferson Cardoso

Há um ano, Silvio de Abreu se viu obrigado a fazer ajustes na ordem de autores para driblar a baixa audiência das novelas da Globo. O diretor de dramaturgia escalou Walcyr Carrasco para às 18h, e convocou Benedito Ruy Barbosa para a faixa das 21h. Foi dele também a ideia de resgatar o público jovem às 19h, aprovando a sinopse de Totalmente Demais, dos autores que ainda escreviam Malhação Sonhos. Na época, muitos questionavam e duvidavam que as alterações dariam resultados.

Pois bem, hoje, presenciamos números de audiência surpreendentes e boas novelas. Quem diria! Eta Mundo Bom, Totalmente Demais e Velho Chico são perfeitas para os seus horários de exibições.

Às 18h, Walcyr Carrasco com uma história simples, de texto repetitivo, às vezes boba, está batendo recorde de audiência porque fala com o público certo. Pode-se questionar a qualidade do texto, mas a narrativa não. Eta Mundo Bom! pode não ser a queridinha de muitos, mas é boa.

Totalmente Demais, às 19h, é uma obra – que para mim – indescritível. Nunca pensei que assistiria à uma novela perfeita como essa. O sucesso dela é consequência do talento dos autores; esforço do elenco; e óbvio, da ótima parceria entre produtores e diretores. Sou fã de TD+. Vivo ela intensamente. Sentirei muita falta.

Pelas chamadas, subestimei o trabalho de Luiz Fernando Carvalho. Velho Chico, até o dia de hoje, meus amigos, é uma história linda, emocionante e confesso: estou encantado. E o que me impressionou nesses 18 capítulos foi a estupenda direção. Sim! Sim! Sim! Preciso, aliás, devo não só parabenizar a Luiz Fernando, mas também agradecê-lo pelas brilhantes cenas e ótima condução da história idealizada por Benedito Ruy Barbosa, e escrita dignamente por Edmara Barbosa e Bruno Luperi.

Velho Chico é linda demais. A estética dessa novela me fascina. O estilo lúdico, que não é tão marcante, é o diferencial. Discordo quando dizem que é uma novela cinematográfica. Torço para que terceira fase seja tão linda quanto as primeiras.

Depois de "apanhar", Globo deve ter aprendendo que, para atingir o sucesso, não é preciso apenas inovar, basta caprichar no convencional.

Estratégia errada

A Globo errou ao colocar a reprise de Anjo Mau na faixa das 15h. Sobre o fiasco de audiência, de 10 pontos, não sou capaz de opinar. Mas é merecido. A divulgação foi péssima. No dia da estreia, muita gente não sabia que essa novela seria reprisada. Isso não justifica o fracasso, ainda é cedo. Temos que aguardar o desempenho da reapresentação na faixa das 17h. Há quem se incomoda com a imagem da novela, que fica quadrangulada em televisores de alta definição.  

Imagem da reapresentação de Anjo Mau, na Globo. Foto: Reprodução/Globo

Sem identidade

A saída de Monica Iozzi não alterou a audiência do Vídeo Show, que mantém uma audiência entre 9 e 11 pontos. O público desse tipo de programa não está interessado no time de apresentadores, o que importa é o conteúdo. O que chama a atenção, na verdade, é o casting da Globo.

O sucesso do VS não depende do apresentador, mas é preciso ter cautela porque os âncoras precisam ser espontâneos e carismáticos. Maíra Charken não está bem na função. Em alguns momentos, ela se vê obrigada a tentar fazer graça, mas não consegue porque não é comediante. Penso que a Globo deveria ter deixado Joaquim Lopes na bancada. Ele não é humorista, mas já tinha conquistado boa parte da aceitação do público. A contratação de Rafael Cortez seria útil, se o mesmo fosse apresentador fixo.

O Vídeo Show é um programa que oscila bastante. Infelizmente, na maioria das vezes, para baixo. Estava numa boa fase, mas voltou à estaca zero. Entendo que a produção não consegue identificar o público que realmente assiste ao programa. A identificação, obviamente, não é fácil porque a audiência de um programa diário é rotativa. Entretanto, a gente percebe que o VS tem muita enrolação. Na verdade, não tem uma identidade. A rotatividade de repórteres e apresentadores atrapalham e, acredito, que dá um desanimo na equipe.  

Promete!

Bruno Ferrari e Nathalia Dill. Foto: Divulgação/Globo

O clipe de Liberdade, Liberdade é fantástico. Estou numa enorme expectativa. Acredito que será mais uma novela que idolatrarei. Hahahaha! Que fase! Só lamento pelo horário de exibição, na faixa das 23h30. A Globo deveria inverter com a linha de shows. Ninguém merece.

A próxima das nove

Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari garantiram um elenco maravilhoso para A Lei do Amor (título definitivo). Torço para que eles apresentem uma boa história, com abordagem política apenas como pano de fundo.

Já vi Regina Duarte e Claudia Abreu numa mesma novela (Três Irmãs), mas pagando mico. Agora, espero que as mesmas recebam papéis à altura. Para um papel ser bom não precisa de protagonismo. Regina Duarte, não será a protagonista, mas pode ser uma ótima coadjuvante, como aconteceu em Sete Vidas. 

Quanto às informações da sinopse, ainda é cedo para criar ilusões referentes à próxima das nove. O elenco é bom, mas se a história não for... Em relação ao título, não gostei muito, mas acostuma. Uma pena não terem usado o Sagrada Família. 

Nova temporada

Na próxima segunda, dia 4, a partir das 20h30, a Record estreia a nova temporada de Os Dez Mandamentos. Depois de perder público, com reprises de minisséries, a emissora da Barra Funda deve se armar para assegurar a vice-liderança e ameaçar, novamente, o império da Globo.

Particularmente, acredito no sucesso. Para a estreia, acredito em um audiência entre 16 e 18 pontos. O confronto direto com Velho Chico, às quartas, promete. O Jornal Nacional, hoje de volta a casa dos 30 pontos, deve recuar para 25.

Resta saber como a TV Globo vai lidar com a concorrência. Se vai manter Velho Chico no horário tradicional ou jogá-la para as 21h40 ou 22h. Hahahahahaha!

Ficarei de olho no desempenho da Globo após o encerramento do capítulo de Os Dez Mandamentos. Velho Chico deve perder público no confronto (só não pode passar a vergonha da antecessora, sendo vice e marcando apenas 17), mas precisa "disparar" quando a novela da Record acabar. Se isso não acontecer (de imediato), xiii...

É isso. Gostaram do clipe de "Liberdade, Liberdade"? A re-re-re-reprise de Anjo Mau fará sucesso? Quais as apostas para o confronto entre Velho Chico x Os Dez Mandamentos? Estão curtindo o estilo lúdico e da narrativa convencional da novela das nove da Globo? E o que acharam do título da novela das nove, A Lei do Amor?

Obrigado pela atenção, e até o nosso próximo encontro. ;)



Publicidade

Comentários (24) Postar Comentário

Guilherme Azevedo comentou:

Em relação a Velho Chico, to tentando gostar da trama, to achando essa semana melhor, a direção tá menos inventiva, mais real, a trilha sonora tá tocando mais. Não é o tipo de novela que mais me agrada, mas to tentando gostar. Acho que a melhor qualidade da trama é também o maior defeito, que é a direção do Luis Fernando Carvalho. É a melhor qualidade porque é o que diferencia a trama, é o que marca a novela, com boa fotografia, figurino, cenas, trilha sonora. Entretanto, quando a direção exagera no seu tom lúdico, prejudica a trama como um todo. Acho que Anjo mau fará sucesso sim novamente, tem uma boa trama, excelente elenco, ótimo texto. Gostei do clipe de Liberdade, Liberdade, acho que vai ser uma boa novela, meu medo é que não faça sucesso pela temática pesada da trama. Os dez mandamentos vem aí pra incomodar a Globo mais uma vez, espero que menos do que na primeira temporada.


Jeferson Cardoso respondeu:

Guilherme, também acho que Os Dez Mandamentos incomodará. Só não deve chegar à liderança (em São Paulo). Já em alguns estados, isso é fato. Rsrs


Danilo Santos comentou:

Olá Jeff estou gostando de todas as novelas, velho chico esta otima, concordo com você em tudo. Sobre a reprise de anjo mau torço para que ela suba, é uma trama que prende o publico e tem tudo para fazer sucesso. Quanto voce acha que ela vai marcar as 16:30? E realmente aquelas bordas pretas incomodam muito, aqui é sinal analógico. Abraço!!


Jeferson Cardoso respondeu:

Danilo, acredito que marcará uns 14/15 pontos. Deve subir aos poucos. Uma pena que o desempenho da primeira semana prejudicará a média geral.


Vlad comentou:

É sempre assim: a globo descarta títulos muito legais para colocar coisas que tenham as palavras Coração, Vida ou Amor......affffff, tenham paciencia: Amor a Vida se chamaria Em Nome do Pai.....Lado a lado seeria o titulo lindo de Insensato Coração......Agora Sagrada Familia, um título lindo, deu lugar a mais um Amor.....


Jeferson Cardoso respondeu:

Pois é! E dizem que novela de Gloria Perez também não será À Flor da Pele. Pode isso?


Pedro comentou:

Não acredito nesse sucesso to de os dez mandamentos, a record saturou enchendo a gente de reprises, filmes bíblicos. O certo era passar escrava mãe, para o publico sentir saudade do gênero. Acho Eta mundo bom, bem razoável, Totalmente Demais é muito boa, adequada pro horário, Velho chico é linda demais, biscoito fino. Sobre Anjo Mau, a globo erra em colar uma trama na outra, a audiência já consolidou, tanto que nas últimas semanas a reprise mediana no ibope de caminho das índias tá indo muito bem, deviam começar anjo mau segunda, mas acredito no sucesso da reprise, a trama de anjo mau é melhor que a reprise antecessora.


Jeferson Cardoso respondeu:

O público de Os Dez Mandamentos é fiel. Apostei 16 para a estreia, um índice que considero altíssimo para os padrões da Record. Rsrsrs. Anjo Mau é fantástica, mas é visível o sucesso das novelas mexicanas do SBT.


Paulo comentou:

Acredito que a Globo trocou o título de Sagrada Família para evitar a patrulha dos religiosos fundamentalistas, visto que Babilônia antes mesmo de estrear sofreu uma campanha depreciativa por esses grupos, que influenciou a audiência e o desenrolar da trama e resultou na bomba que foi, como também aconteceu com Salve Jorge. Por essas experiências anteriores, lançaram mão de um título genérico. Quanto às novelas, todas que estão no ar são ótimas, mas Velho Chico me emociona demais. É uma obra-prima.


Jeferson Cardoso respondeu:

Paulo, vamos torcer para que Maria Adelaide e Vincent Villari surpreendam com uma boa história, sem foco na política. É tenso!



Gabriel Cardoso respondeu:

Jeferson, na verdade, o foco principal da trama é a política, onde praticamente todos os personagens vão ter algum envolvimento! Por esse motivo a novela foi adiada para depois das eleições desse ano,...


Gabriel Cardoso comentou:

Sobre as novelas das Globo, não há o que dizer a não ser parabenizar. Em cada horário, uma trama envolvente e adequada, e todas com elenco de peso dando show de atuação. Sobre A Lei do Amor, não curti muito não, ainda preferia A Mais Forte, mas enfim... Liberdade, Liberdade tem tudo para ser excelente e ainda ganhar repercussão (como foi Verdades Secretas), mas o clipe achei meio parado, meio sem emoção. Os Dez Mandamentos deve ter audiência parecida com a temporada anterior, mas acho que eles deveriam dar um tempo para dar espaço a Escrava Mãe, que já foi toda gravada e será exibida junto com a novela de Moisés. Faltou apenas citar Haja Coração, que estreia em abril, e parece que será muito boa também. Aguardemos hahaha
Ps.: Regina Duarte ficará menos de uma semana no ar em ALDA, pois a personagem dela morrerá tbm. :/


Jeferson Cardoso respondeu:

Regina Duarte participação de uma semana? Sacanagem!!!! Acho que Liberdade, Liberdade terá um estilo mais de minissérie. Uma mistura de A Muralha com Xica da Silva. Rssrsrs



Rafael respondeu:

Já eu acredito que será uma mistura de Memorial de Maria Moura com Xica da Silva. Torço muito pelo sucesso.


Juany comentou:

Soy Uruguayo pero miro la Globo, y debo confesar que despues de un período malo, Globo está con excelentes novelas a la muestra.
Eta, te hace reir, olvidar de los problemas, asi como Totalmente Demais, solo que esta tiene una historia mucho más linda y que te envuelve, debe terminar con 26puntos de media no? o llega a 27?
Velho chico, lo unico que no me gusta es el exceso de instrumentales que le ponen, parece que estamos en un velorio, pero la historia está muy linda, tenía miedo de que sea una historia lentay arrastrada, pero no, tiene un ritmo, bastante interesante.
Liberdade,Liberdade adore el clip, no va ser un suceso estrondoso como verdades secretas, pero creo que va tener una historia, mucho más interesante...
Demoró pero el trabajo de Silvio de Abreu, muestra sus frutos.
Soy un visitante del blog muy a menudo, aunque a veces demore en colgar las noticias, me gusta la forma que las cuentan, saludos desde acá :)


Jeferson Cardoso respondeu:

Juany, gracias. Rsrsrs. De fato, Velho Chico tem uma carga dramática bem forte. Não me incomoda tanto, mas entendo seu ponto de vista. Acredito que Totalmente Demais, no arredondado, terminará com 27 (26,5).


Neto comentou:

A lei do amor. Bom título e pelo q li em uma parte da sinopse achei boa, um elenco primoroso. Eta Mundo Bom! Todo mundo fala do Walcyr ser repetitivo, ms confessem o cara é bom e vemos isso nos números. Totalmente demais é a novela melhor produzida nos últimos anos no horário das sete. Fotografia, é tudo de bom em Velho Chico, espero q a história ganhe mais agilidade, não sou mto fã. Anjo Mau acho q passará dos 16 pontos. Liberdade, Liberdade, vai ser um sucesso p horário. Os Dez Mandamentos, acredito eu q vai ter uma boa audiência, ms q não vai incomodar tanto a Poderosa, e nem vai obriga-la a mudar o horário do JN e VC.
Então é isso Jefferson....

marcellus comentou:

Tirando Alem do tempo, nenhuma novela da globo presta.
Ja desisti da globo. Assisti os 10 mandamentos,
1001 noites e agora Fatmagul ( que pra mim eh a melhor ate agora)
Nada de cenas de sexo nessas novelas. Nada de drogas e mesmice das novelas da globo.
Ainda bem q eu sei controlar o que eu quero assistir.


Lucas respondeu:

Você está louco querido?


Karol comentou:

mesmo sendo "o mais do mesmo" Eta Mundo Bom consegue apresentar uma história que prende o público, não duvido nada que logo chegue nos 30 pontos. Sobre TD+ não posso opinar afinal não assisto, já Velho Chico assisti alguns capítulos e achei linda, de cara da a impressão de ser uma versão mais séria de Eta Mundo Bom, porém tem uma história linda, o estilo dela é encantador, porém o único defeito é o abuso de músicas nas cenas, tem cenas que toca mais música do que falas..parece cinema mudo..enfim merecia mais audiência!
sobre a nova temporada dos 10 mandamentos acho que começa em alta mas não vai segurar muito o público..vai acontece que nem antes estoura até um certo ponto depois a audiência despenca

Veja também

Publicidade