O Planeta TV

"Desencontro" define o programa de Fátima Bernardes

Por: Jeferson Cardoso

Pronto, agora posso comentar tranquilamente sobre o "Encontro com Fátima Bernardes". A Fatinha, como é chamada por Sandra Annenberg, não precisa entrar em pânico. A Rede Globo não é a Rede Record e saberá driblar a baixa audiência, que já era previsível. Uma pesquisa será realizada para avaliar o formato (já desgastado). Enquanto isto, o programa será mantido fielmente às 10h30. Em outra emissora...

O formato do "Encontro" é uma decepção. Sou muito mais o "Mais Você". Não tenho argumentos com programa de conteúdo abatido. Só tenho duas curiosidades: 1º) A Rede Globo tem certeza que o "Encontro" foi produzido em oito meses? Se sim, a decepção é ainda maior. 2º) "Esse programa não é parecido com nenhum outro que está no ar. É um sonho antigo que eu vinha amadurecendo". Fatinha, digo, Fátima Bernardes, estava lúcida quando disse isso aos jornalistas?

Não sei se esse tal "Encontro" tem vida longa, mas uma coisa é certa: não tem como permanecer com três programas semelhantes. Continuo batendo na mesma tecla: o "Bem Estar" deveria ser deslocado para as manhãs de sábado. Com isto, a Globo poderia ressuscitar a "TV Globinho" com uma hora de duração, das 11h às 12h. É um crime ignorar as crianças no período de férias. O lançamento do matinal, no mínimo, deveria ter acontecido em agosto.

Após ajustes, o "Encontro" pode até se firmar na liderança, mas dificilmente ultrapassará a marca dos 7 pontos, o que já é muito.

Na Moral

Ta aí, posso estar enganado, esse programa parece ser interessante. Pedro Bial é fera e está totalmente envolvido no projeto. "Na Moral", a princípio, parece entreter.

Carrossel

Incrivelmente, estou viciado na novelinha do SBT. Adoro aquelas crianças. Lucas Santos, que interpreta o Paulo Guerra, é uma revelação. O texto de Íris Abravanel é fraco. A autora, no entanto, impõe ritmo à história, tornando-a agradável.

"Carrossel" é um fenômeno de audiência. Acredito que, mesmo com o horário político a partir de agosto, o sucesso será mantido.

Rebelde

Não estou acompanhando Rebelde, mas vi uma chamada "louca" no intervalo de "A Fazenda". Parece que a Record obrigou, novamente, a autora Margareth Boury a investir em cenas de ação. Não faz sentido. É melhor tirar do ar.

Como noveleiro, acho que a Record precisa se livrar da parceria com a Televisa e investir em uma novela inédita e com carga dramática na faixa das 19h30. Bons tempos os de "Prova de Amor" e "Bicho do Mato".

Sábado Total

Para a alegria das bandas de pagode e funk, a RedeTV! estreou o "Sábado Total", uma versão atual do antigo "Sabadaço", da Band. Acompanhei a estreia do programa via Twitter e fiquei surpreso com sua estrutura. Um cenário bonito e enorme. Gilberto Barros teve o apoio do jornalismo, com direito a um helicóptero. É um programa povão, com games, totalmente adequado para as tardes de sábado. Um acerto da RedeTV!.

Elenco

A Rede Record está reforçando seu casting contratando ex-globais. Larissa Maciel, Guilherme Winter, Samara Felippo e Gustavo Leão são os últimos nomes. A emissora, que precisa reconquistar a confiança do público, terá que fazer uma mega divulgação de suas novas novelas. "Vidas em Jogo" fez "sucesso" por mérito de Cristianne Fridman porque se dependesse da campanha da Record...

A melhor atriz

Amadinhos, vocês acham que vou ficar em cima do muro? É óbvio que Adriana Esteves, até o momento, é a melhor atriz do ano. Claudia Abreu e Taís Araújo estão ótimas em "Cheias de Charme". Só que interpretar uma vilã no horário nobre não é para qualquer um. Adriana, sem desmerecer outros atores, carrega "Avenida Brasil" nas costas. Enfim, dedicarei o próximo post à novela das nove e entrarei em detalhes.

A Fazenda

Viciado em reality show, acompanho a quase todos os programas do gênero, entre eles: BBB, A Fazenda, Ídolos, O Aprendiz, Casa dos Artistas e Fama. Sempre tenho meus participantes favoritos e sigo com eles até o fim. Nesta quinta edição de "A Fazenda", comecei torcendo por Ângela, Penélope e Léo Áquilla. Mudei radicalmente de opinião. Ângela já é milionária; Léo não é o santo que aparenta ser; e, Penélope quer ser a dona da verdade. Não tenho mais nenhum favorito, mas os peões estão fortalecendo Nicole. Gosto dela, não para ser a vencedora. Mas quem deveria vencer?

Quem acompanhou a edição desta terça (3) ficou no mínimo intrigado. A produção arrumou um jeito de Gretchen, a fofoqueira, permanecer no jogo. O "poder da chave" imunizou os peões que estavam no celeiro. Quem acompanha o programa sabe que era grande a probabilidade das "peças-chave" irem para o celeiro. Com "jeitinho" a produção muda o rumo do jogo para tentar manter seus "pífios" 12 pontos de audiência.

Walcyr às 21h

Walcyr Carrasco entregou uma sinopse para às 21h e agradou a direção da Rede Globo. É uma história contemporânea ambientada num hospital. Se aprovada, deve entrar na sequência de "Salve Jorge".

Sinceramente, acho um absurdo! Nada contra o autor, mas a atitude da Globo. É uma falta de respeito com Benedito Ruy Barbosa e Manoel Carlos. Torço para que a emissora cumpra a ordem e que Walcyr ocupe a vaga de Silvio de Abreu (deslocado para às 19h) ou Gilberto Braga (que só quer saber de escrever minisséries).

Talentosas!

"O pequeno Buda", a próxima novela de Thelma Guedes e Duca Rachid, será ambientada no Tibet. O protagonista da história sofrerá um acidente ao escalar o Everest e será socorrido por um grupo de monges. Ele se tornará grande amigo de um lama, que morrerá e um outro monge ficará sabendo que a alma dele reencarnou em alguém no Brasil. A procura por esse "pequeno Buda" será o centro do enredo. Com informações da jornalista Patrícia Kogut, do O Globo.

Talento define essas autoras!

Falando no horário das 18h. Se não mudar, a ordem é:

Setembro/2012 - Novo Tempo
Março/2013 - O Caribe é Aqui – título provisório -, de Walther Negrão
Setembro/2013 – O Pequeno Buda

Abraços!


Deixe o seu comentário