O Planeta TV

DEPENDE DE NÓS....

Por: Jeferson

Sobre as prévias exclusivas... O Planeta TV! sempre sai à frente com as médias exclusivas. E, claro, deixaremos vocês sempre informados. Mas, não é minha obrigação postá-las todos os dias. Estou estudando, o concurso está chegando. São 107 vagas e uma delas tem que ser minha! Logo mais a noite, postarei as prévias desta terça. O consolidado de segunda, ainda não foi divulgado pelo Ibope.

Dos poucos minutos em que acompanhei o “Teleton”, a sensação foi deprimente. Um espetáculo desorganizado e sem emoção. Ficou claro o descaso do povo brasileiro em relação ao evento. Óbvio, nos dias de hoje, não é qualquer um que tem 5 reais para doar, bem como, é direito dos empresários e de grandes empresas colaborarem. E assim foi o Teleton. Após todo o espetáculo de Silvio Santos e Hebe Camargo, anunciaram 19 milhões, dos quais, 25% foram participações do público. O evento tem como ajudar pessoas deficientes, no entanto, se não atingissem a meta, Silvio Santos poderia, tranquilamente, como grande empresário que é, contribuir para a construção de um novo hospital. No fim, as cortinas se fecharam e todos aplaudiram.

Mas por que faltou emoção? Simplesmente porque os objetivos dos apresentadores eram pedir, pedir e pedir. A cada 30 segundos, um abria a boca para anunciar o telefone. Lastimável. Sem querer ser hipócrita ou egoísta, esses tipos de eventos na televisão são desnecessários, pois isto é dever do governo. Se eles não fazem, cabe a nós, sofredores e trabalhadores fazer o bem ao próximo.

Mudando de assunto...

Ano que em novidades no “Vídeo Show”. Daí eu pergunto, que novidades? Que eu saiba, por enquanto, é só uma: a nova direção. Agora o programa está no comando de Boninho. Entra ano e saí ano, o “Vídeo Show” não muda simplesmente nada!!! O quadro “Vídeo Game”, já deu o que tinha que dá e ainda insistem no erro...

Muitos não sabem, mas vale apena reforçar. A meta de audiência do “Vale a Pena ver de Novo” é de 20 pontos; de “Malhação” 25; de “Negócio da China” 30; de “Três Irmãs” 35; e “A Favorita” 45. Enquanto a Globo não vir a público e divulgar sua nova meta, essa é que esta valendo. E assunto encerrado!

Benedito Ruy Barbosa quer escrever para o horário das 21h. Vem cá, com essa crise de audiência, você acha que a Globo apostaria? Ele até pode voltar, mas vai ter que esperar por Glória Perez, Manoel Carlos e Silvio de Abreu. E, provavelmente, depois na seqüência volta Aguinaldo Silva.

Dizem que a Record prepara mudanças no “Programa da Tarde”. Aquilo não precisa de mudança e sim que seja rifado da TV.

É impressionante o trabalho da autora Cristianne Fridman na novela “Chamas da Vida”. Este assunto vale a pena comentar. Fica para o próximo tópico!

Vocês sabem por que “O Melhor do Brasil” está registrando melhor audiência com Rodrigo Faro? Não precisa ser vidente para tentar adivinhar. Porque a atração enfrenta as piores novelas já vistas no horário das 18h e 19h. Aí fica fácil, não é mesmo?

A Record não sabe o que quer! Parece que está com medo?!?! Agora decidiu por “Betty, a Feia”. Daqui a pouco, resolvem adaptar “Maria do Bairro” ou quem sabe “A Usurpadora”. Fala sério!

Iris Abravanel já está escrevendo sua segunda novela. Pelo andar da carruagem, a trama deve estrear em meados de 2020.

O MOTIVO DE UMA QUEDA

Por Nelson Gonçalves Junior (DA COLUNA CRITICATV! EXCLUSIVO DO SITE)

Muitos reclamam que as novelas globais perderam qualidade. Muitos dizem que a Globo não é mais a mesma de antes, que o nível técnico e de criatividade caíram, e que estes seriam os maiores motivos pelos índices de audiência terem desabado.

Entretanto esta teoria é totalmente precipitada se fizermos uma análise um pouco mais aprofundada do que acontece no nosso meio televisivo atual.

Primeiramente que as criticadas “Negócio da China”, “Três Irmãs” e “A Favorita” não são folhetins ruins. Podem não ser tramas geniais, dignas de ficarem guardadas na memória por décadas, mas também estão longe de serem um fiasco total. Elas apresentam elementos fundamentais e de reconhecido agrado ao gosto do brasileiro.

Nos demais segmentos da emissora, pouca coisa se alterou. O jornalismo continua com a mesma fórmula, idem para os programas de entretenimento. Ou seja, nada mudou na Plim Plim.

E é neste ponto que começamos a identificar os motivos da queda global. Nos últimos 40 anos, a emissora mantém o mesmo formato de programação e programas. Televisão é hábito, mas quando se torna algo burocrático, o telespectador tende a desligar o aparelho ou mudar de canal.

A Globo se acomodou numa liderança tranqüila e numa forma de fazer televisão que parecia ser a fórmula eterna do sucesso. E realmente foi por muitas décadas.

Outro dificuldade global em se manter no topo deve-se ao fim do monopólio. Por mais questionável que seja o nível da programação da TV Record ou das insanidades de Silvio Santos, a concorrência existe, chegou para ficar e complicou os diretores globais, acostumados a não ter que tomar grandes (e ousadas) decisões.

Foi assim que um SBT, de programação muito menos engessada, explodiu com fenômenos como “Casa dos Artistas” e “Programa do Ratinho”. Importante ressaltar que, neste caso, não houve competência para transformar estes programas em verdadeiros alavancadores de audiência dos demais horários do canal.

No caso da Record, a idéia de se montar uma estrutura idêntica a global nos trouxe duas constatações: primeiro que o formato global realmente é forte; e segundo que duas emissoras “iguais”, apenas fazem a mais antiga (no caso a Globo) parecer ainda mais obsoleta.

A concorrência também causa um problema particular nas novelas da Plim Plim: o desgaste. Antes o telespectador tinha poucas opções de folhetins fora da Globo. Era uma novela mexicana de Silvio Santos e olhe lá.

Já nos dias de hoje...Band, Record e SBT possuem, juntas, mais de seis outras opções de tramas para quem assiste televisão. O excesso de exposição das novelas também gera um desinteresse natural.

E se não bastasse todos estes motivos, podemos somar outro agravante, que é a fuga de pessoas da televisão para outras mídias, como a internet. Para que assistir o que “mandam”, se eu posso ver na web o que eu quero, como eu quero e quando eu quero?

Enfim, os motivos da queda de audiência da Globo são diversos e estão transformando o modo como se faz televisão em nosso país, mas é inegável reconhecer que em meio a todas estas dificuldades, a emissora carioca continua líder absoluta. Se no futuro será assim, ai já é outra história...

PS: Acabou a festa e a censura chegou! A partir de hoje, serão recusados comentários de pessoas que não respeitam opiniões de outras. Portanto, dê a sua opinião sem tentar responder opiniões alheias. Idem, para aqueles que exageram nos emoticons.


Deixe o seu comentário