O Planeta TV

Com belíssima fotografia, "Flor do Caribe" precisa ter uma história para contar

Por: Jeferson Cardoso

Amadinhos, sei que estou devendo um post sobre "Salve Jorge", no entanto, priorizarei a nova novela das seis.

A belíssima fotografia de "Flor do Caribe" chama atenção. E só. O primeiro capítulo foi convincente, só que nem só de belas paisagens se faz uma novela. É preciso ter uma história para contar. Os primeiros capítulos deixaram a desejar. O autor Walther Negrão optou por focar no clichê: o jovem que arma um golpe e rouba a namorada do melhor amigo. Os núcleos paralelos, que tendem a ser melhor que o tema central, ainda não tiveram a chance de despontar. Sem a apresentação desses núcleos, ainda é cedo para chegar a uma conclusão mais coerente. Aguardemos.

Estou decepcionadíssimo com o tema de abertura. Nada contra a intérprete, mas que música infeliz! Se não bastasse o ritmo lento, somos obrigados a acompanhar as imagens, exibidas vagarosamente, dando a impressão de que não acaba mais. Coisas do Jayme Monjardim.

As interpretações também decepcionaram. A maioria ainda está em busca de um tom para seus personagens. Grazzi Massafera, tadinha, evoluiu, mas segue fraquinha. Para variar, encontrou um par à altura. Henri Castelli está fraquíssimo!!! Já o novato Igor Rickli, na pele do vilão, por incrível que pareça, é o melhor em cena. A grande decepção, no entanto, ficou por conta de Juca de Oliveira. Esse ator consagradíssimo escorregou feio numa cena de surto, simplesmente não convenceu. Também senti falta do sotaque nordestino, presente apenas no personagem de José Loreto.

Quanto à audiência, a média de 18 pontos é considerada baixa. No entanto, é melhor começar na média ou com números um pouco abaixo e ir conquistando a audiência do que o contrário. Só não pode repetir o feito de sua antecessora, que ficou empacada do começo ao fim.

"Flor do Caribe" é fraquinha, sem muitos ramos. Precisa convencer para não passar batida.

O Profeta, mais um fracasso do Vale a Pena Ver de Novo

Quando disse que este não seria o melhor momento para a reprise de "O Profeta" foi justamente imaginando a dificuldade que ela encontraria para reerguer o horário. Pegar a faixa em baixa, não seria tarefa fácil nem para um grande clássico.

Não estou defendendo o remake escrito por Thelma Guedes e Duca Rachid, pelo contrário. Os capítulos iniciais são até merecedores de um "traço". Se a Globo respeitar o telespectador, reduzindo o número de intervalos comerciais, certamente, "O Profeta" melhorará o seu desempenho. Atualmente, com quatro breaks (de 6 minutos cada), está impossível acompanhar o "Vale a Pena Ver de Novo". É praticamente um em sequência do outro. Às vezes, "O Profeta" tem um bloco menor, de 5 pontos. Pode?

Acredito que "Paraíso" ou "Páginas da Vida" teria sido a melhor escolha para levantar a audiência da Venus Platinada.

Globo diz que não há metas

Recentemente, durante a coletiva de "Flor do Caribe", Carlos Henrique Schroder, novo diretor geral da TV Globo, "extinguiu" as metas de audiência.

Sobre a queda de audiência:

"Estamos fazendo um longo estudo. Tem uma série de fatores extra-TV. Um dia de calor no Rio e em São Paulo hoje impacta a audiência. Um feriado, um dia de pagamento de salário… Isso tudo afeta o número de TVs ligadas. Não [atinge] só a Globo, mas a TV aberta como um todo", discursou.

Quanto às metas:

"Não há meta. Temos que tirar da frente a obrigação de entregar pontuação. Temos que entregar o produto. A audiência virá como consequência.", afirmou.

Portanto, as metas para as novelas das seis (25 pontos); das sete (30 pontos); e das nove (40 pontos) se tornam lendas.

Diante dos sucessivos fracassos, é melhor levar em consideração outro tipo de meta, como, por exemplo, àquela cujo objetivo seja reconquistar a fidelidade do público.

Sem metas, a Globo não tira o rótulo de fracasso de suas atuais (sem exceção) novelas. Sinto muito!

Balacobaco

Não sou telespectador desta novela, portanto, sou suspeito para opinar sobre. Curioso, pelo fato da audiência ter aumentado, resolvi espiar uns capítulos. Levei um susto! Com cenas curtas, apelando para o melodrama, e com todos os personagens em destaque, fiquei zonzo com tamanha bagunça. A comédia ruim também continua presente.

Perdão, essa novela não me convence. Em respeito aos profissionais, não comentarei mais sobre. Nem para analisar os últimos capítulos, do qual não pretendo acompanhar. FIM!

Rainha da Sucata

Alguém acompanha a reprise de "Rainha da Sucata" no Viva? Os fãs que me perdoem, mas que novela fraca. Como esta trama alcançava 60 pontos? Misericórdia!!!! Hoje em dia, talvez não passasse dos 30 pontos.

Sim, eu sei que logo mais começam ir ao ar os capítulos que Silvio de Abreu foi obrigado a apelar para o drama. Estou aguardando justamente por eles.

Por fim, o Portal OPTV – www.portaloptv.com.br está a todo vapor. A estreia deve acontecer no dia 1º de maio. Além da mudança visual e editorial, pretendo surpreender com uma nova parceria. O acordo já está firmado.

Estão curtindo "Flor do Caribe"? E "O Profeta", que foi vice-líder nesta quinta-feira – perdeu para o "Programa da Tarde" de 10 a 9 -, reverterá essa situação crítica? É tenso!


Deixe o seu comentário