O Planeta TV

COM AUDIÊNCIA EM BAIXA, GLOBO VIVE SUA PIOR FASE!

Por: Jeferson

A TV Globo vive um momento crítico. Não é a primeira vez. Em 2000, a emissora carioca passou por uma fase parecida. Na época o SBT, em seu auge, abalou a novela das oito com o show de bizarrices no Programa do Ratinho, pela manhã registrava o terceiro lugar atrás dos desenhos inéditos do SBT e estréia de Eliana na Record. À tarde, com a estréia de Ana Maria Braga os índices caíram pela metade e a única alternativa foi colocar a apresentadora pelas manhãs e selecionar reprises de novelas que bateram recordes de audiência para elevar seus índices. Enfim, a emissora conseguiu reerguer e em 2005 registrava índices de audiências impressionantes. A novela “Senhora do Destino” e “América” chegavam próximo aos 70 pontos de pico e 64 pontos de média. O tempo passou e hoje a Globo vive o seu maior pesadelo.

Nos últimos dois anos, a Globo já perdeu aproximadamente 25% de sua audiência. Sua média diária, hoje, varia entre 16 e 19 pontos. Em um passado bem próximo (2004-2006), essa média era de 22 e 24 pontos. Hoje, com o surgimento de novas tecnologias, como a TV Digital, e o alcanço da classe D e E à Internet, proporcionou a fuga dos telespectadores da TV. Isto, obviamente afeta não só a Globo, mas também a todas as emissoras. Como a Globo é líder isolada, conseqüentemente é a que mais perde público. Se já não bastasse a fuga dos telespectadores, o crescimento da TV Record vem proporcionando a queda da concorrente. Querendo ou não, a emissora do bispo Edir Macedo praticamente dobrou sua audiência nesse período de declínio da Globo. Em 2004, a Record registrava uma média de 4 pontos, hoje, varia entre 7 e 8 pontos.

Sim, tanto a fuga dos telespectadores quanto o crescimento da Record estão abalando a estrutura da TV Globo. Nos últimos meses, pela manhã, disposta a evitar o crescimento da Record, a Globo convocou Boninho para reformular o programa “Mais Você”. A reformulação apresentada foi um reality show de culinária e um formato mais jornalístico. Ou seja, apostaram na fórmula da concorrência. De nada adiantou! A Record segue à frente com seu jornalismo e a revista eletrônica, “Hoje em Dia”, apresenta um melhor desempenho em relação ao programa de Ana Maria Braga. À tarde, nem mesmo a reprise de “Mulheres Apaixonadas” consegue obter índices próximos aos 20 pontos. E, é importante ressaltar, que neste horário, a Globo não tem concorrência. O horário é composto apenas, por programas de péssima qualidade, tais como “Balanço Geral” e “Programa da Tarde” que estão no ar apenas para preencher a péssima grade vespertina da emissora.

E à noite? Bom, aí já é um ponto assustador. A novelinha, “Malhação”, já não chama mais a atenção como antes. Desabou em audiência e conseqüentemente levou junto a novela das seis. O público das duas novelas é bem parecido, ou seja, o desempenho de uma influência a outra. Então quer dizer que o desempenho da novela das 7, depende do das seis? Não! Aí a história já é outra. O problema está na própria novela! A novela das seis não depende só de “Malhação” e sim de seu potencial, coisa que não se ver a muito tempo.

A crise passa pelo “Jornal Nacional” e chega até a novela das oito – que ainda é a mais assistida no país. E, por que a novela “A Favorita” está com o pior desempenho em nível nacional (37 pontos) e uma das piores na Grande São Paulo (38 pontos)? Pelos dois motivos já citados: baixo número de ligados (share) e crescimento da Record com a novela “Os Mutantes”. Existe outro fator que será abordado em seguida. Pare e pense: Alguém já imaginou uma novela na Record registrar 15 pontos de audiência (média geral até o momento) com picos de 27 contra a principal novela da Globo?

As novelas da Globo assustam!

As audiências apresentadas pelas novelas são reflexos de sua realidade. Posso até estar enganado, mesmo se não houvesse a fuga dos telespectadores, não acreditaria no sucesso de “Negócio da China”, “Três Irmãs”, “A Favorita” e Cia. Por um simples motivo: empolgação! Essas novelas não empolgam, não tem história, não convencem. O que estou querendo dizer é: se a TV Globo vive hoje sua pior fase é porque ela quer!

Percebe-se que na Globo existe um favoritismo muito grande em relação aos autores. Cá entre nós, aprovar a sinopse dessas novelas citadas é o cúmulo do absurdo. Sei que muitos aqui gostam da novela “A Favorita”, mas a realidade tem que ser dita. De novelas mexicanas bastam aquelas que o SBT se livrou. O autor João Emanuel Carneiro responsável por grandes sucessos às 19h mostra que não estava preparado para ser lançado em horário nobre. Daí você pergunta: só digo isto porque a novela é um fracasso, se fosse o contrário... Aí que você se engana! Vou reafirmar: a novela é fracasso porque não tem história, não chama a atenção dos telespectadores!

Não preciso nem comentar sobre “Negócio da China” e “Três Irmãs”. Essas sim são péssimas. Confesso que às vezes vejo algumas cenas de Giovanna Antonelly, mas o resto é resto. Aquilo é vergonhoso e anote, o autor Antonio Calmon vai ficar algumas noites sem dormir, porque a Globo não vai aceitar por muito tempo uma audiência de 22 pontos. Idem para Miguel Falabella! Essa novela das seis.... é ruimmmmmmm!!! Sem comentários!

A Globo precisa perceber que os autores precisam ser renovados. E se quer mantê-los, que os recicle. Porque a mesma história de sempre, não dá! Continuo apostando em Gloria Perez que abordará um assunto interessante e novo! Muitos querem fazer comparações da sinopse com “O Clone”. Uma história não tem nada haver com a outra. Agora se vai dá ibope é que são elas.

Sobre novela, chamo a atenção de vocês para “Chamas da Vida”. Cristianne Fridman vem mostrando um excelente trabalho. Opinião pessoal: no momento é a única novela que vale apena acompanhar.

Prometo não falar de novelas por um bom tempo, idem daquele insuportável “Ídolos” da Record. Dêem sugestões de assuntos que devemos discutir. O espaço é seu. Comente!


Deixe o seu comentário