O Planeta TV

Católicos, mais da metade dos brasileiros, rejeitam Apocalipse

Novela da Record TV critica religião e sofre no Ibope.

Por: Jeferson Cardoso

Sergio Marone em cena de Apocalipse/Record TV

No último post até elogiei a sinopse de Apocalipse. Um dia após a publicação, sou surpreendido com ataques à Igreja Católica. Se não bastasse isso, a trama central ficou arrastada. A segunda fase, no meu ponto de vista, foi desnecessária. E a primeira foi longa. A novela, que parecia caminhar para uma zona de conforto, ficou desconfigurada/estranha.

De péssima divulgação (há muito tempo não novela tão mal apresentada como esta), os primeiros capítulos de Apocalipse passaram despercebidos. A Record TV até tentou iludir com imagens de tsunami, mas a narrativa, a história, infelizmente, não agradou. A emissora esqueceu de apresentar as tramas para o público. No dia da estreia a única coisa que nós sabíamos era do tal tsunami. Hoje, ninguém sabe nem o que vai acontecer no capítulo do dia seguinte. É lamentável, triste. Lamento porque gosto de competitividade. Isso atiça a concorrência, evita o comodismo. Quem ganha é o público. Porém, a Record TV faz por merecer o primeiro fracasso de uma trama bíblica. As intervenções dos Bispos – com ordens vergonhosas de Cristiane Cardoso – são dignas de uma rejeição. Muito me admira uma pessoa que se diz evangélica – conselheira e defensora de uma igreja que vive de pensão de seus fiéis julgar (apontar os dedos) e tentar convencer o mundo de que os católicos são os responsáveis pelo “fim do mundo”. A “magnífica” supervisora de texto vem causando sentimento de ódio e conflitos envolvendo religiões. Deve ser frustrante para um autor ter seu texto alterado. O pior deve ser para os atores darem vidas às personagens de textos distorcidos ou de perfis modificados. Enfim, não sei o que de fato está acontecendo nos bastidores. Não sei quem é o certo, nem quem é o errado. Sei apenas que estou diante de uma tragédia. No ar, não é agradável. O que se vê é só violência, violência, violência, e maldição. A culpa é da Igreja Católica, segundo a Igreja Universal do Reino de Deus.

Infelizmente, não consigo torcer por uma coisa tão negativa e distorcida. Apocalipse é pesada, não passa mensagem otimista. É complicado.

Sairei em defesa de Vivian de Oliveira. O texto de Apocalipse é bom. Eu posso até estar exagerando, mas das bíblicas é o mais bem escrito. Evoluiu absurdamente em relação à Os Deus Mandamentos. Digo até que é melhor que o de Walcyr Carrasco em O Outro Lado do Paraíso. É uma covardia o que estão fazendo com a autora, com censuras e alterações nos scripts.

Parece que a direção da Record tem um pacto com Sérgio Marone, que deve até ganhar por fora para narrar as cenas de sua personagem. É muito feio, não faz sentindo. No ar, é uma vergonha.

Sérgio Marone tenta fazer cara de mal em Apocalipse. Foto: Reprodução/Record TV

Particularmente, acho que a Record não vai saber lidar com esse enorme fracasso. E, infelizmente, acredito que atingirá o setor de dramaturgia da emissora, que “deve” extinguir a faixa das 19h45. Não se espante se a novela de Cristiane Fridman for anunciada como a substituta de Apocalipse. Por ora, é a minha análise (fria e revoltante) da situação.

A audiência, de 6/7 pontos, é mais do que merecida. Já se esperava algo em torno dos 8/9 pontos, uma vez que estrearia em novembro e um mês após O Outro Lado do Paraíso. Agora 6 pontos, sejamos sinceros: é resultado de um tiro no pé. Foram mexer onde não deviam. O público católico que se afastou, não volta mais. Podem até implorar.

A grande virada

Walcyr Carrasco não precisou nem de um mês para virar o jogo e firmar um pacto com o público, que está alucinado com o ritmo de O Outro Lado do Paraíso. Confesso que não sou muito fã da novela, pois não curto o texto, mas admito que a narrativa ficou muito boa após o início da segunda fase. Bianca Bin é um espetáculo em cena. A permanência de Laura Cardoso foi um acerto. Adoro a Caetana, diversão garantida!.

A volta arrasadora de Clara (Bianca Bin). Foto: Reprodução/TV Globo

No Ibope, tudo indica que O Outro Lado do Paraíso ultrapassará a média de A Força do Querer. Até o momento acumula 32 pontos. Se nada mudar, a trama ficará no ar até o dia 18 de maio. Ou seja, são mais cinco meses pela frente. Nos últimos dias, com frequência, vem atingindo médias acima dos 40 pontos. Com Walcyr não se brinca.

Que destino horrível!

Depois de ter destruído o Legendários, migrando dos sábados para às sextas-feiras, a Record TV vai sujar a imagem do Programa da Sabrina. A ideia é que o programa da Japa seja exibido mais tarde, a partir das 22h30. E recebendo, adivinha de quem: séries ou filmes evangélicos. Hahahahahahahahahahaha! Preciso falar mais alguma coisa?

Aí meu coração!

Silvio de Abreu decidiu: Aguinaldo Silva vai escrever O Sétimo Guardião – aquela sinopse que, aparentemente, não tinha nada de regionalismo – e vai ser lançada dia 12 de novembro. Trata-se da substituta de Segundo Sol, de João Emanuel Carneiro. Veja bem, meus queridos, se O Sétimo Guardião começar capengando como O Outro Lado Paraíso e precisar ser relançada quase no Natal, vocês acham que o resultado vai ser o mesmo?. Será um contexto diferente. E se João Emanuel Carneiro não entregar tão bem? Aí meu coração! Silvio de Abreu está querendo aprontar para cima do Mago? Só observo.

Brincadeiras à parte, não seria melhor evitar o lançamento de uma novela com data próxima às festas de fim de ano?.  

A próxima de JEC

Dennis Carvalho está conseguindo montar um bom elenco para Segundo Sol. Tomara que João Emanuel Carneiro reveja suas falhas em A Regra do Jogo e nos surpreenda. A novela irá ao ar num período que lhe favorecerá, acredito. Diferente de anos anteriores, desta vez, o ano eleitoral irá contribuir para recordes. Desta fonte, até A Força do Querer bebeu. #Deboche

É isso. Peço desculpa pelo meu desabafo sobre Apocalipse, mas não aguentei. Na opinião de vocês, Vivian de Oliveira pedirá para sair? O que esta novela, de fato, tem de bom? De texto questionável, O Outro Lado do Paraíso merece todo o sucesso que está fazendo?

Obrigado pela atenção. Um feliz Natal e um próspero Ano Novo. Dramaturgicamente, que 2018 seja surpreendente. Na vida real, que tenhamos saúde e saibamos lidar com os aumentos de impostos e com as crueldades dos políticos.

Até o nosso próximo encontro. ;)



Comentários (36) Postar Comentário

Fabio porcel comentou:

Parece mais uma crítica preconceituosa contra os evangélicos e um texto bem fanboy puxa saco da globo...


Jonas respondeu:

Acho que você está um pouco equivocado.



Felipe Fernandes respondeu:

Os católicos são maioria eles católicos conservadores q tbm davam toda a audiência às outras tramas bíblicas aí a Record deu um tiro no pé criticando preconceituosamente parte do seu público a deixou de acompanhar a trama e mostrou sua força de boicote o q a IURD tenta fazer com a Globo só o q resta è o público evangélico q representa esses míseros 6 pontos entao não vem crítica os católicos não tá


César Silva comentou:

Apocalipse virou um desastre total. Um desrespeito com a autora, com os autores e principalmente com o público. Como Marcílio Moraes disse: as novelas da Globo são sucesso porque os Marinhos nunca meteram a mão nisso. A narração do Sérgio Marone é patética, fora do tom, destoa do bom texto que a Vivian escreve (o pouco que vai ao ar). Queria ter visto a novela que a Vivian planejou, sem interferências. Não sei como ela não deu uma banana pra esse povo e abandonou esse barco, seria melhor pra carreira dela. Não ter o nome mais associado a isso que virou a novela.
Já O Outro Lado do Paraíso é uma tipica novela do Walcyr: uma boa narrativa, mas com personagens rasos, maniqueístas, sem camadas. E um texto que chega dá vergonha de ouvir, nem na boca dos melhores atores isso que ele escreve saí natural. A audiência é apenas o reflexo da catarse que histórias de vingança causam... O publico - inclusive eu - adora uma história de volta por cima e vingança, mesmo que sem armas, o que a Clara já disse uma 787 vezes... hahaha...


Augusto respondeu:

o que a Clara já disse uma 787 vezes... hahaha... kkkkkkkkkkkkkkkkk não aguento o texto dessa novela.


Henrique comentou:

Walcyr Carrasco não escreve novela para a crítica, o telespectador comum não se preocupa com texto, com quantas vezes ele repete uma expressão, enfim. Queremos emoção, reviravoltas, e isso ele sabe fazer como ninguém. Ele é um autor popular, dar o que o público quer. Essa virada no ibope era só questão de tempo.
E como vc mesmo disse: Com Walcyr não se brinca.
Pisa mais Walcyr, pisa mais que tá pouco.

Jonas comentou:

Pois é... Quis desrespeitar o público tai o resultado. Acho que tá na hora da Record aprender com os seus erros. Ao contrário de muita gente, acho também o texto de Vivian bom. Mas isso não importa (Belaventura tem texto excelente e flopa...) Já o Walcyr é "do povão" e sabe o que o público quer assistir.

LULA MOLUSKO comentou:

acho é pouco pra Record , foi contando vitoria antes da hora ! tem comer muito feijão com arroz pra poder competir com a globo . o outro lado do paraíso é uma excelente promessa de novelão , peca no texto que é raso , mas a historia em si , vai dar 35 ou mais pontos na média - pisa menos walcy - acho que segundo sol vai ser boa , mais tranquila do que a a regra do jogo .

LULA MOLUSKO comentou:

GENTE O QUE VCS ACHARAM DAS PRIMEIRAS CENAS DE DEUS SALVE O REI ? PRA MIM SÓ AS CHAMADAS SAMBOU NA CARA DE BELAVENTURA INTEIRA . CHUPA RECOPIA


Perpetua Do Agreste respondeu:

Um porre!



eduardo respondeu:

Tá com cara de filme, excelente chamada de Deus Salve o Rei, bom é que se distanciou de Que Rei Sou Eu. Porém os traços de GOT, ali estão bem presentes...vamos ver oque vem por ai.


Luiz comentou:

Olha, o português aí tá tenso, mas deu pra entender. Historicamente a Record já deveria ter aprendido que intervir em algo que não conhece só pode dar ruim. Pelo visto não vão aprender nunca

robson comentou:

é MARAVILHOSO ver o dono desse blog engolindo Walcyr sucesso! KKKKKKK e tá morrendo de medo de Aguinaldinho n ter a mesma capacidade numa novela de fim de ano KKKKKKKKK, entregou legal. No fundo ele sabe quem é melhor de verdade. HAHAHAHAHAHA
TENHO CERTEZA QUE NÃO VAI LIBERAR MEU COMENTÁRIO, N TEM CORAGEM

Mr Mercedes comentou:

Mas é lógico que o antiCristo não virá do catolicismo, afinal o sujeito será carismático e enganará a muitos e todo mundo sabe que a igreja católica não tem culhões para tal feito profético. Só se engana com o catolicismo àquele que quer se enganado.


Erlon respondeu:

satanica...



Felipe Fernandes respondeu:

Talvez venha do carisma dos pastores ladrões q enganam os trouxas e pega dinheiro dos fiéis , o anti Cristo nada mais é q um falso profeta q vai vir é enganar um monte de gente coisas q esses pastores já fazem só q não em escala mundial como acontecerá no Apocalipse verdadeiro biblico


ANTONIO GOMES GUERRA comentou:

Quero é q essa recocopia nao se fecha as portas kkkkkkk


Mr Mercedes respondeu:

Vai aprender a ler e escrever primeiro. Larga as novelinhas e estuda pouco, analfabeto. Que patético.



Michell respondeu:

E A TV MANCHETE VOLTE AO AR NO LUGAR DA RECOBREGA


Veja também