O Planeta TV

Babilônia é uma novela sem foco e estímulos

Globo iludiu o público como se fosse uma novela movida por vilãs.

Por: Jeferson Cardoso

Glória Pires e Adriana Esteves em cena de Babilônia (Foto: Reprodução/TV Globo)

Passada a semana de estreia e as devidas apresentações, não tenho uma boa impressão de Babilônia. É uma novela esquisita. Não sei por onde começar.

Dispenso comentários sobre o beijo entre Estela (Nathália Timberg) e Teresa (Fernanda Montenegro). Não vou perder tempo com isso porque, no meu ponto de vista, o problema dessa novela é outro. A cena pode ter influenciado, mas tudo indica que a falta de interesse é pela a história e demais personagens apresentados.

Uma pergunta: você se identifica com alguma personagem? É complicado. Uma novela para dar certo precisa agradar a maioria. É o produto de maior audiência da TV. Penso que só agradar não é o suficiente, precisa convencer. O público só vai acreditar no universo dos autores e torcer pelos personagens, se eles apresentarem, no mínimo, um lado positivo. Não dá para torcer para Beatriz (Gloria Pires), que é assassina e trai o marido; por Inês (Adriana Esteves), com sua louca obsessão pela colega de infância (será que é lésbica?); e por aí vai (filha que na bate mãe; prostituição, corrupção, tráfico de drogas...). É tenso.

Babilônia é, até então, uma novela sem estímulos. É tradicional, mas ultrapassada. Tem ritmo, mas parece aquelas novelas de Gilberto Braga escritas na década de 1990. Não sei se é implicância minha, mas acho a sinopse fraca. Só que ainda é cedo para chegar a essa conclusão.

Sempre desconfiei do fracasso de audiência desta novela. Por vários motivos: Gilberto Braga não é popular; a sinopse aposta muito na crítica social e política; a rixa entre vilãs não é convincente;  a falta de humor; repetições de atores; péssima divulgação (iludindo o público como se fosse uma novela de João Emanuel Carneiro); repetições de temas da antecessora (casais gays e homofobia); muitos núcleos paralelos; entre outros.

Devido aos baixos índices de audiência (assustadores), qualquer coisa é motivo de reclamação. A mim, Babilônia não incomoda muito. Conheço o estilo de Gilberto Braga, portanto sabia mais ou menos o que seria apresentado. Não me iludi com chamadas, sei que o autor gosta de segurar a história e apresentar uma reviravolta em torno do capítulo 40.

O problema maior de Babilônia, no meu ponto de vista, é falta de foco. Os capítulos são dispersos e o trio de protagonistas não é forte, tampouco as vilãs.

Pela terceira vez, se eu não tiver perdido as contas, Gilberto Braga pesa a mão. O seu maior erro em Babilônia é seguir o modelo de novela da década passada. Hoje em dia, um folhetim precisa ser movido por uma trama central ou personagem principal. Incomoda-me também o fato do autor só trabalhar com os mesmos atores e diretor. Ele precisa se libertar de Dennis Carvalho.

Do elenco, Thiago Fragoso tem atuação segura e está muito bem. É o único que encontrou tom certo e não lembra em nada seus trabalhos anteriores. Já os demais atores pouco se inspiraram. A personagem de Glória Pires é muito séria e vulgar; a Inês de Adriana Esteves só sabe xingar e falar mal de pobre.

Obviamente, Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga farão ajustes em busca de popularidade. A audiência, de 27 pontos, nem mesmo os pessimistas apostavam. Aos que diziam que os 33 pontos de Império eram pouco, só lamento. Babilônia  é ousada e tem ingredientes para driblar a rejeição, mas vai lutar é para alcançar o público de Em Família.

Impressionante!

Os Dez Mandamentos impressiona pela qualidade de enredo, produção, imagem, figurino e efeitos especiais. Eu não dava nada por esta megaprodução, mas é um novelaço. A primeira semana foi impecável. A abertura é genial. Alexandre Avancini reitero o que já afirmava: é o melhor diretor de novelas deste país.

Parabéns a todos os envolvidos, em especial à pequena Isabella Koppel, que deu show de atuação no papel de Miriã. Claro, não posso deixar de elogiar também as ótimas performances de Samara Felippo e Mel Lisboa.

Novela encantadora

Estou cada dia mais apaixonado pelos personagens de Sete Vidas, e impressionado com a narrativa. Lícia Manzo aprendeu com os erros de A Vida da Gente e apresenta uma novela fascinante que nem mesmo o suposto incesto entre irmãos foi capaz de espantar o público. Sabe por quê? Ela deu pistas nos primeiros capítulos de que Júlia (Isabelle Drummond) pode não ser filha de Miguel (Domingos Montagner), portanto não seria irmã de Pedro (Jayme Matarazzo). O público entendeu a mensagem da autora e se entregou. Não tem como não amar o casal de protagonistas.

Sete Vidas é quase perfeita. Que seja assim até o fim.

Sucesso arrebatador!

A reprise de O Rei do Gado é um fenômeno de audiência. Você deve estar se perguntando: fenômeno? Sim! Hoje em dia, alcançar de 18 a 20 pontos de média  no horário da tarde é uma proeza. A Globo não pode errar na escolha da substituta. É preciso ter cuidado porque nem todos os sucessos do passado conseguem despertar a curiosidade da maioria do público saudosista (principalmente das donas de casa), como foi o caso de Cobras & Lagartos.

Senhora do Destino e Por Amor seriam apostas seguras.

A melhor novela no ar

Estou precisado falar sobre Alto Astral, a melhor da atualidade. Não esqueci. Estou esperando o momento oportuno porque quero dedicar um post inteiro a ela.

Band: demissões em massa

É triste a situação da Band, principalmente das afiliadas. A emissora demitirá inúmeros profissionais e tirará programas do ar.  Não está fácil nem para a TV Globo, que, desde o ano passado, adotou a política de corte de custos devido à situação econômica do país. Com isso, a maioria dos contratos dos atores passou a ter validade apenas durante a exibição da obra na qual eles trabalham.

Insatisfeita com os resultados de audiência e, principalmente, de publicidade, a Band abriu mão de Luiz Bacci. O "menino de ouro", que adora um programa de telebarraco e mundo-cão, tenta agora retornar às origens: SBT ou Record. Deveria seguir o exemplo de Márcia Goldschmidt e sumir da TV.

O que Babilônia tem de bom e de ruim? Gilberto Braga conseguirá reverter a rejeição de novela? Gostaram da primeira semana de Os Dez Mandamentos? Sentirão a falta de Luiz Bacci? Sete Vidas é tudo isso que enxergo? Dê sua opinião! ;)

Bom, é isso. Obrigado pela atenção e até a próxima. Fiquem atentos! OPTV apresentará novidades no layout (que neste fim de semana pode ficar instável - com imagens fora do lugar). Espero que gostem! Por ora, só posso adiantar que ele ficará compatível em celulares e tablets.


Deixe o seu comentário